Chamuças em Crepes de Arroz





Sabe bem viajar num prato de comida. Sabores exóticos que se confundem com outras paragens e nos levam a sítios distantes, ao alcance do palato.
Pegar em pequenos tesouros, como especiarias, folhas de crepes de arroz, são sempre momentos especiais, de descoberta. Mais ainda quando nos chegam por mãos amigas, da querida Marmita.
Enquanto não vou mais perto destes sabores numa viagem a sério, ou numa passagem pelo Martim Moniz na sua companhia, vou brincando com os novos ingredientes, que me deixam sempre entusiasmada.
Obrigado Marmita! Pela caixinha cheia de cheiros e sabores. Pela amizade e pelas conversas sempre animadas. Agora, vamos lá provar estas chamuças, bem diferentes das habituais, mas deliciosas. Com cheiro a petisco e viagens.







Chamuças em Crepes de Arroz
(adaptada do blog My New Roots)

8 folhas de crepes de arroz
azeite q.b.
sal q.b.
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher (chá) de caril da marmita
1 cenoura média
3/4 chávena de ervilhas frescas
3/4 chávena de grão cozido
1 chávena de espinafres frescos
1/2 colher (chá) de gengibre seco ralado
2 colheres (sopa) de pistachios tostados
1 colher (sopa) de coco tostado

Dip de Manga:
1/2 manga sem casca
sal q.b.
fio de azeite
raspa de 1/2 lima
sumo de lima q.b.
1 pitada de coentros em pó
6 folhas de hortelã
1/4 chávena de coentros frescos


Preparação

Para o dip de manga, colocar a manga em pedacinhos, com a raspa de lima, algumas gotas de sumo, os coentros e a hortelã picados, um fio de azeite, e triturar com a varinha mágica. Temperar com sal a gosto e mexer. Reservar no frio até servir.
Preparar o recheio das chamuças, colocando numa frigideira um fio de azeite, a cebola picada e o caril. Cozinhar até a cebola amolecer, e depois adicionar o alho picado e o gengibre seco.
Juntar a cenoura em cubinhos pequenos (do tamanho das ervilhas) e deixar cozinhar uns 5 minutos. Adicionar depois as ervilhas e o grão e deixar cozinhar mais um pouco. Temperar com sal a gosto.
Por fim, adicionar os espinafres, os pistachios picados e o coco, envolvendo bem e desligando o lume.
Numa taça colocar água e mergulhar as folhas de crepe de arroz uma a uma, até ficarem maleáveis (é importante não deixar demasiado tempo na água, se não ficam mais quebradiças).
No centro do crepe colocar uma boa quantidade de recheio e em seguida dobrar a folha com muito cuidado, de maneira a obter um formato triangular. Repetir os passos com os restantes crepes.
Colocar as chamuças num tabuleiro untado com azeite e pincelar os seus topos com azeite.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC e deixar cozinhar por uns 15 minutos, ou até tostarem ligeiramente na superfície. Servir quente com o dip de manga.

Bom Apetite!



 
 
 
 


47 comentários:

  1. Ohhhhhh este post.. Vou só ali buscar os lenços de papel!!! AMEI <3 que bonito

    ResponderEliminar
  2. Uma combinação de ingredientes que nos permite viajar através do sabor! Sem dúvida que essa é das melhores valências da cozinha!
    Um beijinho e uma semana 5*

    ResponderEliminar
  3. é bom viajar através dos nossos petiscos!
    fiquei cheia de curiosidade de provar uma dessas chamuças :)

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro chamucas mas destas nunca tinha visto!
    Que excelente aspecto :)

    ______________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  5. Que sugestão fabulosa :D
    Adorei tudo!
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  6. Eu já tenho aqui o bilhete, para ir nessa viagem contigo!!
    As especiarias e eu, ainda estamos na fase da descoberta! E os aromas... Esses são os que mais me fascinam!!
    Fiquei rendida aos teus crepes, melhor dizendo às tuas chamuças!! Ainda que ande a descobrir, o caril já faz parte da prateleira la de casa! Adoro grão como seja e assim acompanhado deixa-me com vontade provar!!
    Por isso já podes por uma chamuça para mim!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  7. Adorei a cores e feitas com papel de arroz devem ficar bem diferentes das chamuças habituais

    ResponderEliminar
  8. Olá Ginja!
    Estou a ver que o problema da ausência de net está resolvido e, nos entretantos, ofereces de presente estes deliciosos crepes!
    É tão bom viajar pelos sabores, não é?!
    Que refeição deliciosa... adoro grão e adoro caril. Quando voltar de vancances vou experimentar!!!

    Beijinhos e ah! Bom fusion festival!!!!

    ResponderEliminar
  9. perfeito!
    adorei entrar nesta viagem de aromas e sabores, melhor só mesmo se tivesses cozinhado para mim hehe
    as fotos estão lindas demais :) a sério, não consigo parar de olhar :)
    a Marmita deve estar num poço de lágrimas hehe
    beijo enoooooorme****

    ResponderEliminar
  10. O meu tipo de comida... sempre que passo no martim moniz fecho os olhos e viajo :)
    Adorei estas chamuças, além de mais saudáveis ainda são sem glúten :)

    Bjinhos

    Sara

    ResponderEliminar
  11. Que viagem fantástica! Uma alternativa bem mais saudável dos que as tradicionais :)

    ResponderEliminar
  12. Isso ficou com um aspeto fantástico!!!! :D

    ResponderEliminar
  13. Ai que lindas!!!! As cores, tudo, tudo perfeito. Também ando de olho nessas chamuças do new roots, mas acho que vou optar por aproveitar o recheio para fazer algo diferente :)

    Quando dás um saltinho ao Porto? Estou cá em agosto (só tenho férias em setembro)!

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha! Nunca experimentei levar ao forno os crepes de arroz, tem ar de ficar muito bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Muito interessante esse prato! Nunca tinha visto.
    Adorei a dica!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Adorei!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  17. Adoro chamuças! As melhores que já comi foram feitas pela Indra, uma senhora indiana, e o aroma que ficou lá em casa é inesquecível. Estas tuas também devem ser maravilhosas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. O que eu adoro chamuças!! Sou louca por comida indiana! Nunca comi em crepe de arroz, mas pelo aspeto parecem deliciosas :)
    Já tenho uma lista enorme de receitas tuas para experimentar ;)

    R de Rita

    ResponderEliminar
  19. Achei a receita muito interessante.
    Ficaram tão lindas....amei.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Querida Ginja
    Também adoro sabores exóticos.
    Como é bom ganhar presentes e esse caril está com uma cor linda.
    Não conhecia chamuças e adorei a receita!
    Um abraço e tenha uma linda semana.
    Léia

    ResponderEliminar
  21. Tão original! :D

    Adorei, e vou anotar esta receita! Tenho de experimentar!
    Adorei!*

    ResponderEliminar
  22. Olá, Ginja!
    Esta tua sugestão de hoje deixou-me com água na boca!!! Que maravilha! Levo uma!!!!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  23. Ginjinha minha doce filhota, gosto também de provar novos sabores, ganhei cardamomo no blog da Mary e estou louca para prová-los. Esses crepes de arroz eu não conheço, porém, percebe-se que são gostosos, e com esse recheio que leva tudo que gosto (adoro grãos, espinafres, coco, ervilhas, pistache) e fechar com chave de ouro com dip de manga ai ai ai não tem como não ficar uma maravilha todos esses sabores. Além de um visual super bonitinho. Gostei demais. Agradeço sua força e carinho lá no meu bloguito, vc é muito querida. Obrigada viu? Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  24. Inês,a cor dos ingredientes só dá vontade de engolir isso tudo até a última migalha.Com tal ingredientes o que pode correr mal?
    Vou sonhar com esse crepes...
    bjns,violeta

    ResponderEliminar
  25. A descrição já dá vontade de provar! :|

    que maravilha

    beijinho do atelier Lu_Tec

    ResponderEliminar
  26. Olá Ginja, adoro chamuças e esta tua interpretação é muito interessante! Devem ser deliciosa, com esses ingredientes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Que coisa maravilhosa, os pratos tão coloridos, divinalll.

    Beijos

    ResponderEliminar
  28. Ginja, minha doce amiga, estas chamuças são tão suaves que ficaria a olhar para elas horas esquecidas. Adorei esta publicação. Muito mesmo.
    Beijinho grande a não te esqueças que espero por ti ( a esperança é sempre a última a morrer :) ).
    Maria

    ResponderEliminar
  29. Ginja... Sem palavras, completamente! Tudo o que sai das tuas mãos sai perfeito e emana carinho na confecção... Mais uma vez um post de tirar o chapéu, e umas fotografias de estarrecer!
    Muitos beijos minha amiga.
    Cláudia

    ResponderEliminar
  30. Que chamuças especiais! Viajei nas tuas lindas fotos e palavras inspiradoras. Adoro viajar por aqui, ainda não me tinha esquecido da beleza do teu blogue!
    E não vou de mãos a abanar, levo a receita!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  31. Também me vou abastecer ao Martim Moniz de crepes de arroz, mas para fazer crepes (http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2013/07/crepes-de-arroz-com-legumes-e-tofu-e.html). Hei-de experimentar em chamuças, ficaram super originais e de certeza deliciosas!

    ResponderEliminar
  32. Bom dia Ginja,
    Adorei esta versão de chamuças, linda apresentação e sem dúvida um delicioso sabor.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  33. Desta forma nunca exprimentei chamuça, nem sei se ja comi crepes de arroz mas parece me muito bem =D

    ResponderEliminar
  34. Que maravilha Ginja! Adorei, devem ser deliciosas! Onde arranjaste os crepes de arroz? Farto-me de procurar e nada! um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes foram oferecidos, mas vieram do Martim Moniz em Lisboa, encontras nas lojinhas de lá. Perfeitos para fazer os spring rolls.
      Beijinho.

      Eliminar
  35. Que lindas querida :)
    Estão tão bonitas, tais como as fotografias!
    Eu adoro viajar, conhecer pessoas, culturas, comidas diferentes! Gosto sempre de experimentar coisas novas :)
    Perdia-me com as tuas chamuças!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  36. Minha doce amiga Ginja.
    Mais uma receita e sugestão, que eu não conhecia. Adorei saber que as folhas de papel são gostosas e podem fazer chamuças!
    Como sempre você nos brinda com belas fotos, textos encantadores,criatividade e receitas muito saborosas, além de bem elaboradas.
    Amei!!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Inês querida,

    Andas bem ? :)
    Espero que o tempo te brinde com mais momentos prazerosos e inspiradores para que sempre nos possas trazer as tuas deliciosas e invulgares receitinhas !
    Parabéns pelos miminhos da Marmita, é sempre bom recebermos mimos dessa forma tão ternurenta ! :)

    As tuas chamuças são invulgares e adoráveis, ficaram mesmo bonitas e têm ingredientes deliciosos ! :)
    Seria um mimo poder degustá-las na tua companhia ! :)

    Um grande beijinho *


    Isabel

    ResponderEliminar
  38. Original (como sempre) e delicioso (igualmente).

    Ficaram fabulosas essas chamuças amiga!!!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  39. O que eu adoro estes aromas......... caril........ Claro esta que esta receita esta ja guardada! Em breve trago noticias :-)

    ResponderEliminar
  40. As chamuças ficaram lindas, essa receita da Sarah é muito original :)
    Estou de olho no dip de manga, só ingredientes bons!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Adorei estas chamuças, dá mesmo vontade de provar uma :))
    Beijinhos
    http://comidinhasdakelly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  42. Não sei do que gosto mais, se das chamuças, se do dip de manga (que já apontei a receita no top prioridades!), se das fotos ou do texto que emana carinho e amizade :)

    A receita parece maravilhosa :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  43. Que chamuças fantásticas, adorei esta tua versão, fiquei cheia de vontade de experimentar, tenho que comprar esses crepes de arroz!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  44. Apesar de andar na sombra, tenho vindo aqui ao teu cantinho sempre dos meus encantos. Gostei tanto destas chamuças. Lindas e tão saudáveis que nos prendem só de as olhar.
    Beijinhos minha querida
    Maria

    ResponderEliminar