Brownie de Chocolate e Avelã na Skillet // Chocolate and Hazelnut Skillet Brownie Cake





Continua a busca pelo melhor brownie de chocolate. Digamos que é uma saga que não me importo nada de continuar a provar e aprovar, com mais ou menos gulodice. Gosto mesmo de brownies, dos mais simples e leves, dos mais densos e ricos, dos mais saudáveis, dos mais doces, dos mais crocantes no topo e moles no meio. Não sou esquisita não. Mas dentro das várias receitas que já meti no forno, esta foi das que mais gostei. E repeti muitas mais vezes.

A receita deste brownie é simples de fazer, numa frigideira de ferro, forrada com papel vegetal e forno com ele. Fica denso e húmido, e o topo com as avelãs para mim é mesmo perfeito. 
Vem de um livro que gosto mesmo muito e aconselho a darem uma vista de olhos, o "Land & Sea" da Alexandra Dudley. Ela é uma simpatia, e as receitas são simples mas celebram o melhor da vida e os melhores ingredientes. Agora está na altura de meterem este brownie no forno e aproveitarem o doce da vida.











(scroll down for english version)


BROWNIE DE CHOCOLATE E AVELÃ NA SKILLET
(receita adaptada do livro "Land & Sea" de Alexandra Dudley)

300g chocolate negro (70%) em pedaços
175g manteiga sem sal
2 ovos grandes
1/2 colher (chá) de pasta de baunilha
100g de açúcar mascavado claro
30g farinha de espelta
1 colher (chá) de fermento
pitada de sal
50g avelãs tostadas, e ligeiramente cortadas


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar com papel vegetal antiaderente uma frigideira de ferro com 25-30cm de diâmetro.
Colocar o chocolate e a manteiga numa panela em lume brando, para o chocolate derreter devagar. Mexer de vez em quando até derreter. Retirar do lume e deixar arrefecer uns 10 minutos.
Numa taça grande bater bem os ovos com o açúcar e a baunilha. Adicionar a mistura de chocolate à dos ovos e mexer até ficar bem misturado.
Adicionar a farinha, fermento, sal e a maioria das avelãs e envolver suavemente só até ficar bem misturado.
Colocar a mistura na frigideira, salpicar com as restantes avelãs o topo e levar ao forno por 25-30 minutos, tendo o cuidado de não deixar cozer demasiado. Deve ficar cozido mas ainda meio mole no meio.
Servir ainda morno e simples, ou com iogurte grego natural, chantilly ou gelado.

Bom Apetite!


//

(english version)


CHOCOLATE AND HAZELNUT SKILLET BROWNIE CAKE
(recipe adapted from "Land & Sea" by Alexandra Dudley)

300g dark chocolate (70%) roughly chopped
175g unsalted butter
2 large eggs
1/2 tsp vanilla paste
100g light brown sugar
30g spelt flour
1 tsp baking pwder
pinch of salt
50g toasted hazelnuts, roughly chopped


Method

Preheat the oven to 180ºC and line a 25-30cm diameter skillet with baking parchment.
Combine the chocolate and butter in a saucepan over a low heat, allowing the chocolate to melt slowly. Stir occasionally and remove when melted. Let it cool for 10 minutes.
In a large bowl, whisk the eggs, vanilla and sugar. Add the chocolate mixture to the egg mixture and whisk until combined.
Add the flour, baking powder, salt and most of the hazelnuts to the chocolate mixture and gently stir until just combined.
Pour the mixture into the skillet and sprinkle the remaining chopped hazelnuts on top and bake for 25-30 minutes, making sure you don't over-bake it. It should be cooked but still have a slight wobble in the middle.
Serve warm just as it is, or with some greek yogurt, whipped cream or icecream.

Enjoy!







4 comentários: