Mousse de Chocolate Branco com Morangos


Há receitas que não precisam de muitas palavras. Que não precisam de adjectivos. Só precisam de uma colher à mão. Que se conseguem comer no silêncio, mas com todos juntos à mesa. Um doce momento. Uma doce sobremesa. Saboreada só com pequenos suspiros.
E enquanto esperamos que os morangos cresçam na horta, não resisto a comprar alguns e a comer. Os primeiros do ano. É sempre uma emoção o que a Primavera traz com ela. Que nos inspira a encher frasquinhos com a estação, em forma de sobremesa.

Foi com os primeiros morangos que adaptei uma receita de um livro novo bem doce, o "Sweet" da Sam Linsell. Uma mousse de chocolate branco. Com morangos. Em camadas num swirl. Um doce prazer, cada colherada. Uma nuvem fofa e doce, como lhe chamámos. Como se derrete na boca.
Eu que "sou mais bolos" e mais "chocolate negro" rendi-me a esta mousse.
Em dias que nos faltam palavras, ou simplesmente não são necessárias, preferimos admirar o que nos rodeia, o que a estação nos brinda, embora inconstante no seu passo. Os dias maiores, as camisolas de manga curta, as flores, as cores, as frutas, as coisas simples que cada vez mais apreciamos.
Sabe sempre bem algo que torne esses dias mais doces. Como esta receita. Simples e doce.






Mousse de Chocolate Branco com Morangos
(adaptada do livro "Sweet" de Sam Linsell)

200 gr de morangos
250 gr de chocolate branco Pantagruel
100 ml de leite
250 ml de natas frescas
2 claras batidas em castelo
45 gr de açúcar
morangos a gosto para servir


Preparação

Lavar bem os morangos, cortar em pedaços e triturar até obter um puré. Reservar.
Derreter o chocolate branco com o leite, em banho-maria. Deixar arrefecer até ficar morno.
Bater as natas frescas até ficarem firmes, em ponto chantilly.
Bater as claras em castelo, e aos poucos juntar o açúcar continuando a bater como se fosse preparar um merengue, até as claras ficarem bem brilhantes.
Adicionar o chocolate já morno às natas frescas e mexer delicadamente. Juntar depois as claras e envolver sem bater demasiado, para reter o máximo de ar.
Pode optar por nesta fase adicionar logo o puré de morangos à mousse, espalhando e depois com a ajuda de uma faca, criar um efeito swirl, e colocar depois em 6 taças ou frasquinhos. 
Ou colocar camadas de mousse alternadas com camadas de puré de morangos, directamente nas tacinhas onde vai servir. 
Levar ao frio por umas 2 horas antes de servir, bem fresco e decorado com morangos inteiros ou cortados em pedaços.

Bom Apetite!






26 comentários:

  1. Que excelente aspecto! À 1ª vista pareciam iogurtes :)
    Deve ser uma delícia!
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida!
    Quanto amor! Quanto carinho! Dá pra sentir o carinho que vc coloca nas suas receitas.
    As fotos são lindas e as receitas sempre irresistíveis!
    Bela sobremesa!

    Bjs no seu ♥

    ResponderEliminar
  3. Ohhhh adoro, adoro! Que bonitas taças :D

    ResponderEliminar
  4. Essas mousses ficaram com um aspecto maravilhoso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/crepes-gratinados-recheados-com-pasta.html

    ResponderEliminar
  5. A tua descrição faz com que eu guarde já esta receita! Eu não muito morangos, mas quando inseridos numa bela receita! De todas as maneiras ele adora! :)

    ResponderEliminar
  6. Olá minha querida Ginja!
    Antes de mais, ainda não te dei parabéns nova e tão "tua" imagem no blog... está ainda mais bonito, mais teu.
    Perco-me sempre nas tuas fotos e receitas e já tenho umas quantas impressas na minha capinha das receitas de sempre. Dos teus gelados, das tuas bolachinhas, dos bolinhos, das roscas... é sempre uma viagem doce passar por aqui e estes copinhos estão qualquer coisa. É impossível não começar a salivar quando olhamos para eles!
    Mais uma para a lista a experimentar.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. adoro chocolate branco, e essa combinação é deliciosa, adoro, magnifico.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  8. Que aspeto maravilhoso! Deve ser uma combinação absolutamente irresistível!

    ResponderEliminar
  9. Nunca fiz mousse com chocolate branco
    Esta é bem simples e tem um aspecto delicioso
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Só pelas fotos, dá vontade de entrar no computador e levar uma tacinha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Mnham mnham!!
    Receita simples e com um aspecto delicioso... e as fotografias estão muitos bonitas, pois tanto os morangos como as groselhas dão sempre um toque especial :)

    Beijinhos e continuação de um excelente trabalho

    ResponderEliminar
  12. dias simples e sobremesas simples e saborosas, adoro!!!

    ResponderEliminar
  13. Querida Ginjinha gosto de chocolate negro, ou branco os dois me atraem sempre. Essa combinação de chocolate branco e morangos deu um ar leve e suave a sua sobremesa Com certeza eu iria gostar e muito. As fotos como sempre estão divinais. Sempre muito caprichosa. Adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Inês!!!
    Você tem total razão, as sobremesas tem o poder de aquecer nossos corações!
    Eu adoro chocolate branco e a combinação com o morango fica sublime! Receita já anotada por aqui!!!
    Beijos! =)

    ResponderEliminar
  15. Olá Inês: como resistir a tanta doçura? Ficam lindas,lindas estas tacinhas e devem ser uma delícia! É como dizes. " palavras para quê?". As fotos falam por si.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Olá Inês
    Quase que consegui sentir o sabor desta tua nuvem docinha, é qua estas fotos deixam-nos degustar cada detalhe com imenso prazer e alguns suspiros!
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. ok, confesso, até eu não resistia a uma tacinha dessas ;)
    já estou a imaginar a cremosidade que devem ter....
    bjo
    sara

    ResponderEliminar
  18. Que linda mousse! Estou com a Sara, também não me fazia de difícil a uma tacinha :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Que tentação essa mousse,....as fotos estão lindas :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  20. Estão tão bonitas :)
    Gosto mesmo quando os frutos vermelhos começam a aparecer, ficam sempre tão bem em qualquer sobremesa!
    Gosto de chocolate branco e acredito que estes copinhos estejam uma verdadeira tentação (para além de super bonitos)! Sobrou algum que dou um pulinho ai? :)
    De facto as mangas curtas, as cores, as sandálias no pé (estas ainda não são para já) sabem tão bem... e uma sobremesa fresquinha e colorida também :)
    Um beijinho grande querida

    ResponderEliminar
  21. Inês querida,

    adoro quando as tuas receitas trazem natas :)
    Realmente há receitas que não se precisa de falar muito, basta uma colher e levar à boca para sabermos que nunca mudam, são boas sempre.
    Eu gosto de morangos, mas gosto mais de amoras, e temos tido tantas caixas mas acho que sempre que sabem a terra, não há como os nossos, e os de cá já estão carregados, ficam tão giros nos vasos.
    Adorei tanto esse tabuleiro, que lindo.
    Chocolate branco? Hum, adoro Inês, é uma sugestão tão boa, bonita e simples de fazer, e eu metia aí já uma colher, tenho que admitir que no fim ia lá ao copito com o dedo.
    Eu já andei de manga curta, mas de sandálias não, não e hoje já está a chover.

    um beijinho grande

    ResponderEliminar
  22. Olá Inês!
    Que sugestão deliciosa que nos trazes! Adoro a simplicidade mas ao mesmo tempo elegância desta receita que faz tanto lembrar a primavera! Morangos são sempre bem vindos, seja em sobremesas ou mesmo ao natural e a combinação deles como chocolate branco devem fazer desta mousse algo inesquecível. Para além de que ficou linda. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. que bonitos frasquinhos Inês. Também me tenho consolado com morangos, e até fiz com eles uma compota sugar-free, eh eh eh :)

    ResponderEliminar
  24. Bom dia Ginja querida!
    Amo a primavera e tenho comido muitos morangos nos últimos dias.
    Chocolate é a combinação perfeita para essa frutinha e enquanto lia o modo de preparar a receita, fui salivando!
    As tuas fotos ficaram tão perfeitas que pensei que pudesse pegar uma cadeira e sentar-me com vocês para saborear essa delícia.
    Bjim e tenha um ótimo domingo.
    Léia

    ResponderEliminar
  25. Também não são preciso muitas palavras quando imagens tão bonitas mostram o quanto devem ser deliciosas essas taças. Eu aceito uma e prometo que só vais ouvir suspiros da minha boca ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Parece-me uma combinação fantástica, o chocolate branco com os morangos... E a mousse fica muito gira :) Eu não tenho morangos a crescer no jardim, só compro mesmo... E de vez em quando já vou comprando uns, mas ainda não estão famosos :)

    ResponderEliminar