Convidei para jantar...Amélie Poulain

A Ana do blog Anasbageri, lançou um desafio bastante interessante. Se pudessemos convidar uma personagem dum livro ou filme para jantar, quem seria? O que lhe serviríamos? Não foi fácil escolher num mundo tão vasto do cinema e da literatura só uma personagem para receber no meu lar. São tantas as gostaria de ver sentadas à minha mesa.
A escolha acabou por recair numa personagem bem simpática, a Amélie Poulain, do filme Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain. Um filme de Jean-Pierre Jeunet que tanto admiro, que conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada de outras crianças, por pensarem sofrer de uma doença cardíaca. Uma infância isolada, a morte prematura de sua mãe e a transferência do afecto de seu pai para um gnomo de jardim, condicionaram a forma como se relaciona com os outros e com o mundo. Já em adulta, mudou-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde trabalha no café Deux Moulins, e decide reparar a vida dos outros, tentando trazer felicidade a todos que a rodeiam.





Seria um dia de Primavera solarengo. Amélie, chegaria cedo, ao início da tarde. Eu tentaria recebê-la da melhor forma possível, embora o meu francês esteja bastante enferrujado. Ambas esboçamos um sorriso tímido e iniciamos a nossa conversa.
Durante a tarde, um passeio à beira-mar que a surpreende. O vasto areal da Figueira não deixa ninguém indiferente. Aproveita para tirar uma foto ao gnomo de seu pai, na praia, para mais tarde lhe enviar a foto e o incitar à partida e descoberta de novos locais. Os salpicos do mar fazem-na sorrir e recordar momentos não vividos na infância.
Já em casa, uma limonada fresca feita com limões do meu limoeiro recebe-nos depois da caminhada longa. Ela prefere sentar-se no páteo, à sombra da laranjeira, com o meu gato ao colo. E é aí que coloco a mesa e sirvo o jantar, ao fim da tarde, para aproveitarmos a luz. Corre uma brisa suave e coloco música enquanto faço os últimos preparativos. Yann Tiersen é uma boa escolha, diz ela.
Para o jantar optei por fazer algo simples, aconchegante, usando o máximo de produtos caseiros e biológicos do meu quintal. Ela aprova, por gostar de coisas simples.
Um frango caseiro, feito no forno, acompanhado dum arroz de grelos da minha horta. Salada de tomate, cebola e orégãos (tudo da horta) numa taça à parte. Para sobremesa um leite creme queimado na hora. Sorrimos cúmplices ao quebrar a camada generosa de açúcar queimado com a ponta da colher, um prazer simples que partilhamos. Ela diz-me que está tudo do seu agrado. Aprecia os pequenos momentos da vida.
Despede-se, porque já se faz tarde, dizendo que adorou a refeição e o dia bem passado ao sol. Faz-me prometer uma visita a Paris, a tomar um chocolate quente e um croissant consigo no Deux Molins. Fica prometido, num abraço.

(como o post já vai longo, deixo apenas a receita do meu frango no forno, bastante apreciado pela Amélie e pela minha família)


Frango em Vinho e Tomate no Forno

1 frango caseiro
2 cebolas
3 dentes de alho
1 folha de louro
3 tomates
750 ml vinho branco
sal q.b.


Preparação

Partir o frango em pedaços (não muito pequenos) e remover o excesso de pele. Colocar o frango num tabuleiro. Temperar com sal. Por cima do frango colocar as cebolas às rodelas, os alhos descascados, a folha de louro e os tomates aos pedaços. Regar com uma quantidade generosa de vinho branco e levar ao forno bem quente a assar, até reduzir o vinho (+/- 1 hora).

Nota: a quantidade de vinho e o tempo total de forno vão depender do frango. Se for frango caseiro necessita de mais vinho e tempo no forno. Se for frango de aviário, demorará menos tempo e convém reduzir o vinho.

Bom Apetite!


40 comentários:

  1. Ginjinha,
    Excelente texto... E esse franguinho esta com um aspeto de comer e chorar por mais : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acho que a Amélie ia adorar comer este teu franguinho!Que delicioso aspecto!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Querida Ginja não me queres convidar a mim também :) :) Adorei o aspecto do frango, delicioso.

    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  4. A Amélie teve razões para apreciar esse frango.
    Excelente prato e excelente texto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu também ia gostar muito se tivesse sido convidada!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Querida Ginja....Adorei a descrição deliciosa do teu dia passado com a Amélie Poulin...
    Sem desafio algum, tenho várias vezes este tipo de fantasias...Já que sou muito solitária. E nos meus maus momentos, são essas fantasias que me ajudam....Mas voltando ao teu belo dia, a descrição que fazes dá para sentir aromas...Ruídos...Tudo! Depois a descrição desse menu tão simples mas ao mesmo tempo tão guloso é o grande final de um dia perfeito e calmo.... As fotos não mentem...Foi um dia em grande !
    Bjocas

    ResponderEliminar
  7. Ginja, que belo jantar. A tua convidada só podia adorar!! :D
    Eu adorei. beijinhos e tem uma óptima semana!!!

    ResponderEliminar
  8. Tenho a certeza que a tua convidada adorou a refeição que lhe proporcionaste, eu iria gostar imenso;)A nossa cozinha partilhada e em boa companhia, faz outro sentido;)
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  9. uma convidada à altura deste frango :) uma óptima semana beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Fiquei encantada com o teu texto... Amiga, já pensaste em escrever? É que tens jeito, a sério...
    O franguinho? É como nos habituaste, uma delicia :)
    um abracinho

    ResponderEliminar
  11. É um dos meus filmes de eleição. As cores, a música, os cenários de Paris e, claro, Amélie. Adorei a tua participação. Poderia ser a minha :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Bem, eu confesso que vi esse filme ainda muito jovem e não gostei pois na altura não percebi o sentido.
    Mas garanto-te que do teu frango gostei imenso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá:)

    Parabéns! Adorei!
    Fizeste uma boa escolha porque adoro o filme, as músicas, a personagem da Amélie Poulin. O jantar digno de uma pessoa como a Amélie. Tudo perfeito!
    Está também escrito que até parece que faço parte da cena, um espetáculo:)
    Também adoro franguinhos e outras coisinhas mais caseiras, tenho a sorte de normalmente me ofereceram esses miminhos:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. OLÁ MINHA QUERIDA BOA TARDE!
    QUE LINDO O SEU TEXTO PARABÉNS! TENHO CERTEZA QUE A SUA CONVIDADA FICOU ENCANTADA COM TODO ESTE CARINHO E COM ESTA RECEITA DELICIOSA!

    TENHA UMA SEMANA ILUMINADA!
    BEIJINHOS DE ♥

    ResponderEliminar
  15. Ginjinha, que escolha deliciosa a Amélie!! Esse filme é divinal, adoro-o e faz parte dos meus preferidos:)
    A tua história está fabulosa (como a personagem o é) e a escolha do menu muito acolhedora, com ingredientes frescos da tua horta, de certeza que ela adoraria! E o aspecto é maravilhoso!
    Gostei muito!
    Um grande beijinho e uma excelente semana:)

    ResponderEliminar
  16. Minha flor,
    Só agora vi a tua participação e nem sabes como me deixa feliz. tal como a Ilídia, esta também podia ter sido uma das minhas convidadas.
    Adorei a simplicidade do menú a forma como descreves o vosso encontro, quase me sentei à mesa convosco.
    Muito obrigada por teres aceite o desafio, esperemos que este seja o primeiro mês de muitos com convidados e estórias famtásticas.
    E deixo-te tb o convite para seres host deste passatempo num destes meses.
    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  17. Olá Ginja.
    Que bem escolhida, a convidada e a ementa. Sobretudo com a vantagem dos ingredientes da horta. Como eu gosto dos quintais!...
    Amélie faz parte do meu quotidiano. Nestes dias, e em muitos outros, é a música que Yann Tiersen fez para o filme que se vai ouvindo no trajeto casa/escola. Escolha da minha filha. Uns dias quer a Amélie, noutros a Regina Spektor.
    Parabéns pela participação.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  18. Que lindo, Ginja, adorei a descrição desse jantar, queria ser convidada também, rs. Beijos!

    ResponderEliminar
  19. Ginjinha, a convidada não podia ser melhor...esse é um dos meus filmes preferidos! Desde a música, os cenários dessa linda cidade...à própria personagem,que, além de linda, tem uma forma de ser bem especial e uma delicadeza muito própria!
    A tua participação está excelente, como sempre! A receita uma delícia, o texto também...conseguiste com que eu cheirasse esse frango, sentisse o sabor do açúcar crocante do leite creme...até o entardecer eu senti...5*! Os meus parabéns!
    Um grande beijinho miga e boa semana!

    ResponderEliminar
  20. A convidada é perfeita... doce, sensível, um verdadeiro encanto essa personagem! O teu prato...bem, esse frango está com um aspecto maravilhoso. Parabéns pelas escolhas.
    beijinho

    ResponderEliminar
  21. Um prato perfeito para receber a Amélie.
    Tudo muito bem escolhido.
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  22. Com um pratinho assim também eu queria ser tua convidada...ficou com muito bom aspeto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Ginja, seguro que Amélie se sentiría feliz de compartir tu mesa, con ese pollo de corral y la limonada de tu cosecha... Con su espíritu libre apreciaría tu jardín y todo lo bueno que compartes con ella. A mí me impresionó en su día la película. Tal es así que la tengo bien guardada en mi estantería y la veo de vez en cuando. Brindo contigo y Amélie y comparto con vosotras ese rico flan!!! Besinos.

    ResponderEliminar
  24. Óptima escolha da personagem.Magnífica escolha da receita. Parabéns. Adorei.
    Beijinhos da Maria

    ResponderEliminar
  25. Ingredientes da terra, tudo do melhor para uma convidada especial. Depois da infância que teve até consegui se transformar numa adulta bem equilibrada. Parabens pela participação. Excelente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Querida Ginja, até me ajeitei melhor em minha cadeira, baixei o som da tv, e me deliciei com seu desafio. Que riqueza de detalhes, tão real, e ao mesmo tempo, tão minucioso. Adoro o seu jeito de escrever Ginja, nos leva para dentro da história, seja ela real ou não. Com certeza Amélie adorou a refeição, e voltará mais vezes em seu aconchegante lar. Esse frango ficou perfeito, com um lindo visual e certamente delicioso. Parabéns amiga, voce conseguiu em um final de tarde, proporcionar momentos felizes que um dia ela tanto necessitou, e um carinho de uma amiga que nunca teve. Amei. Bjocas ótima semana

    ResponderEliminar
  27. UM FRANGO DELICIOSO DE CERTEZA QUE FEZ BASTANTE SUCESSO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  28. Uma personagem fantástica de um filme que me encantou:)
    Penso que a Amelie gostou da tua escolha: comida simples que vem da horta. Haverá algo mais genuíno?
    Beijo

    ResponderEliminar
  29. Engraçado, na minha cabeça a Amélie é vegetariana :) Mas eu não sou e esse frango seria saboreado com muito gosto!

    ResponderEliminar
  30. ó Ginja, isso é que é criatividade!! Com este menú, não é só a Amelie que ai vai parar, mas sim toda a blogosfera. Tens é de meter a receita do leite creme também, que eu sou uma perdida... Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  31. Boa escolha para jantar, acho que a ementa conquistaria qualquer um mas decerto colocou um sorriso nesta convidada.
    Gostei do teu texto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  32. Também já vi esse desafio, e acho muito bom! Uma ideia original e criativa :) Quanto ao frango, com certeza que ela adorou, quem não adoraria? Parece fantástico. Beijinho *

    ResponderEliminar
  33. Ginja, adoro vir aqui no seu blog! Sempre me surpreendo com receitas, textos e ideias incríveis!

    Acho muito legal essa união de vocês aí em Portugal. Posso roubar a ideia e postar esse desafio também? :)

    Delícia de frango. Deve ficar muito suculento!
    Grande beijo!

    ResponderEliminar
  34. Ginja querida, obrigada pela preocupação, sim estou melhor das costas graças a Deus. Espero que estejas bem também. Bjos amiga, obrigada e uma execelente noite

    ResponderEliminar
  35. A travessa e doce Amélie Poulain é uma convidada bem simpática (e deu o nome a uma gata que tive :)). Gostei imenso desse frango.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Ginjinha, adoro esse filme, adoro a Amélie! A sua espontaneidade criativa é genial! Única!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  37. Ginja,

    Excelente escolha de convidada e de receita! Gosto muito, muito da Amélie e ADORO a banda sonora do filme. Da próxima vez que comer frango assim, vou lembrar-me dela. E de ti. ;)

    Um beijo*

    ResponderEliminar
  38. Ficou com um aspecto fenomenal este teu franguinho e quanto a escolha da convidada, não podia ser de melhor bom gosto.
    Beijinhos para ti,
    Lia

    ResponderEliminar
  39. Que almoço maravilhoso! Viajei junto na descrição do dia! Delicia! O frango está bem com o jeitinho de comidinha da Amelie Poulain e tenho certeza absoluta que ela adorou o passeio! Beijos, Paula

    ResponderEliminar