Parfaits de Chia com Amoras e Mirtilos



Manhãs de verão que rimam com fruta da boa. Adoro esta altura do ano, com tantas cores e perfumes na mesa. São as meloas, os pêssegos e as nectarinas, as ameixas e os abrunhos, os mirtilos e as amoras, as framboesas e as melancias. E eu adoro começar o dia com fruta! Os pequenos-almoços podem ser mais rápidos ou mais lentos, para saborear devagar e com calma em jeito de brunch nos dias de descanso. E eu gosto deles com muita fruta da época e bem fresquinhos.
Desde os famosos gelados de banana congelada, às 'overnight oats' fresquinhas, ao bircher muesli, aos smoothies, barquinhos de meloa ou papaia com 'toppings nice', pudins de chia, e tacinhas de iogurte, granola e fruta. E claro torres de panquecas ou waffles com fruta, adoro.

A pensar nestes dias de verão e nas manhãs que pedem coisas boas e frescas (quase como se fossem sobremesas), trago a receita de hoje, que tenho feito várias vezes com pequenas variações. Se nunca provaram pudim de chia, provem! Até a minha avó adora e aqui no blog encontram algumas sugestões deliciosas. Eu sei que é uma cena da moda (e eu e as modas nunca nos demos bem), mas eu gosto de provar de tudo, quer seja moda ou não. E se gosto vou fazendo e comendo. Acredito sim que devo comer coisas que me fazem bem e que nutrem o meu corpo. Mas sem exageros, sem rótulos e sem fundamentalismos. Nada disso. Gosto de comer cores e o que me sabe bem. Gosto de pecar algumas vezes, sabe tão bem! E acima de tudo comer com prazer e provar um pouco de tudo. Se for saudável, tanto melhor.




Parfaits de Chia com Amoras e Mirtilos
(serve 2)

Para o pudim de chia:
250 ml de leite de amêndoa ou aveia
3 colheres (sopa) de sementes de chia
1/4 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de maple syrup

Para o iogurte lilás:
100 ml iogurte vegetal
1 mão cheia de amoras e mirtilos

Para servir:
granola caseira q.b. (receitas aqui, aqui e aqui)
compota de mirtilos ou amoras caseira q.b.
amoras e mirtilos frescos q.b.


Preparação

Começar por preparar o pudim de chia. Numa taça colocar as sementes de chia, adicionar o leite, a canela e o maple e mexer bem com um fouet. Deixar a descansar no frio, durante umas 2-3 horas para espessar, mexendo a meio do tempo (em alternativa poderá deixar durante a noite no frio e usar na manhã seguinte).
Para o iogurte, colocar as frutas com o iogurte num processador e triturar até ficar homogéneo.
Para servir, colocar em dois copos ou frascos, camadas alternadas de pudim de chia, iogurte lilás, granola e compota, mexendo ligeiramente com uma faca ou colher para criar um efeito swirl.
Servir com amoras e mirtilos frescos.

Bom Apetite!






27 comentários:

  1. Olá Inês!
    Adoro estas receitas... deu mesmo vontade de ir apanhar amoras! Tem um aspecto delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O verão e as amoras, duas coisas que adoro! E juntar assim num pudim, melhor ainda!

      Eliminar
  2. Hummm, levo a receita comigo.
    Tenho lá chia para consumir. :-) Só não gosto lá muito do leite de aveia mas faço com soja ou amêndoa que já gosto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/dia-um-na-cozinha-e-uma-delicia-branca.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clarinha, usa leite de amêndoa, fica delicioso!
      Espero que gostes, beijinhos.

      Eliminar
  3. Bem, acho que vou ali ao jardim apanhar umas amoras para experimentar esta delícia!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que é qualidade de vida, ir ali ao jardim apanhar amoras :) maravilha!!

      Eliminar
  4. Lá, está!...Comer de tudo e conforme o nosso corpo pede, mas sem fundamentalismos. Também é esse o meu lema. Ah, e adoro amoras silvestres. Faz-me lembrar a minha adolescência a viver numa quinta... :)
    Vou levar a receita. Obrigada! ;)

    https://magarosa3.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo. Eu como quase de tudo, com algumas regras, mas sem fundamentalismos e sem estar constantemente a pensar no que estou a ingerir. O nosso corpo também nos diz e ajuda a ver o que é melhor e o que nos faz feliz.

      Eliminar
  5. Faço muitas vezes pudins de chia para levar para o trabalho .
    Esse com amoras ficou com certeza uma delicia.
    A ver se ainda apanho alguma este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas apanhar algumas amoras São!
      Os pudins de chia são mesmo perfeitos para os lanches a meio da manhã e tarde :) beijinho.

      Eliminar
  6. Que post delicioso, Inês! O Verão é mesmo fantástico e tem tanta coisa boa para oferecer. Adoro a variedade e abundância de fruta que existe nesta altura do ano. Permite-nos variar em cores e sabores, quer seja ao pequeno almoço, almoço ou mesmo entre refeições.
    Sou como tu, nada de rótulos, nada de fundamentalismos, comer um pouco de tudo e sem exagerar, tudo com peso e medida. E sabe tão bem pecar de vez em quando... Aki os geladinhos!!!! LOL
    Os teus parfaits estão assim... "parfais" como só tu sabes fazer. Lindos e deliciosos!
    Um beijinho,

    Célio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe, o que seria de nós se não fosse o pecado da gula. Sabe tão bem! Ai os geladinhos, totalmente apoiado. Não vivo sem eles nesta altura (há de straciatella no congelador e bananas para os nicecream!).
      Obrigada Célio, um beijinho.

      Eliminar
  7. Gosto tanto inês :)
    adoro pequenos almoços assim, e acheia um piadão ao facto de a tua avó também gostar :D
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, a primeira vez que dei à minha avó para ela provar pensei mesmo que ela ia detestar ou dizer com simpatia que não era tão bom como os doces do costume lol, mas adorou! E então, sempre que faço, deixo-lhe uma tacinha no frio para ela comer ao lanche!
      Um beijinho minha querida.

      Eliminar
  8. Penso exactamente da mesma maneira: gosto de provar para poder falar, mesmo que seja avessa a modismos e a brainwashes. Posto isto, chia e eu não nos demos bem, é como a tapioca e a polenta, ou o abacate sem ser em guacamole. Tal como os pequenos almoços que não sejam básicos ao melhor estilo café com leite e pão com manteiga - se bem que o meu pão não é um pão qualquer, tem de tudo como a farmácia eheheheh. Mas ao lanche, fruta fruta e mais fruta, ás vezes com iogurte, outras vezes sem. Agora ando numa de fruta assada,ananás então, tem sido um vicio, daqueles que se me dá a fome a meio da manhã lá vou eu atacar!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ruth, há modas que também não me pegam, simplesmente não gosto (tipo alguns "pós" que se usam e abusam hoje em dia) ou não acho piada ou que me satisfaça. A bela da torrada com manteiga e uma cevada quente sempre foi algo que adorei comer pela manhã. Adoro fruta assada e desidratada, vício bom!
      Um beijinho.

      Eliminar
  9. Que maravilhoso parfaits de chia,.....deu vontade de provar,....as fotos estão um máximo!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  10. Estão tão lindos e com carinha de verão. Apetece agarrar num potinho e saborear com calma.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes pode ser com calma, ou com pressa, são amigos de todas as ocasiões :)
      Um beijinho querida Márcia.

      Eliminar
  11. "Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol.
    Ambos existem; cada um como é." A.C.

    https://www.youtube.com/watch?v=izGwDsrQ1eQ


    ResponderEliminar
  12. Eu cá gosto muito de pudim de chia e papas de aveia, muitas vezes é o meu jantar, prefiro jantares simples e leves. Penso como tu, gosto de experimentar coisas novas mas não sou fanática. Simplesmente provo e se gostar mesmo adopto, como foi o caso da chia :)
    Lindos os teus potes ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, adoro comer destas coisas ao jantar, sabe bem a qualquer altura do dia. E agora umas papas de aveia com canela e figos estão mesmo prontas a aquecer os dias mais frescos.
      É isso, experimentar e logo vemos, olha o caso do cheesecake raw que adoramos! Um beijinho sweetie.

      Eliminar