O meu Ritual da Prova



Quem não gosta de molhar o pão no azeite? É um gesto que faz parte da nossa cultura e da nossa mesa. Da nossa tradição. Que nos une. O ritual da prova sempre fez parte da minha mesa. Algo que em minha casa todos adoramos. Há sempre um bom azeite Gallo na mesa e lembro-me desde pequena, deste gesto, algo tão simples e perfeito, como molhar um pedaço de pão no azeite.

Foi com enorme gosto que aceitei o desafio Gallo de provar a primeira colheita do Azeite Novo e a ele juntar a flor de sal, criando o meu ritual da prova.
Um azeite novo, fresco e complexo. Ao provar sentimos que está cheio de vida, sentimos toda essa frescura, o frutado, o picante, o amargo. Proporciona sabores surpreendentes, é mesmo perfeito para molhar o pão.

Ao Gallo Azeite Novo, juntei a delicada flor de sal e o pimentão doce. A seguir molhei um pedaço de pão e provei. Revivi memórias da nossa mesa. Doutros tempos. Os sabores do azeite, flor de sal e pimentão envolvem-se uns com os outros numa fusão harmoniosa e forte, realçando ainda mais o sabor deste azeite, e tornando a prova numa experiência sensorial única.
Era o pimentão doce que estava presente no "nosso" ritual da prova. Quando eu ficava em casa com o meu avô em pequena, na mesa havia sempre o pratinho com azeite e pimentão doce. Molhar o pão no azeite era um gesto cúmplice e que nos unia.
Carregado de afectos, foi esse momento que veio à memória, assim que provei o novo azeite.

Provem agora vocês este azeite novo, com estes sabores e digam-me se não é bom. Um pedaço de pão alentejano, um prato de azeite e começa assim bem qualquer refeição.
Um ritual tão português, pão e azeite, e sabores que nele se fundem e criam surpresa, tornam cada momento à mesa único e de celebração.
Este ano criem também o vosso ritual da prova, com os vossos sabores, experimentem novas combinações e deliciem-se. É das melhores coisas à mesa.





14 comentários:

  1. Adoro esse ritual da prova do azeite novo e é algo que está guardado na minha memória e sempre me transportará para a minha infância. O meu avô materno, durante muitos anos teve imensas oliveiras e todos os anos ele fazia o azeite para a família. Eu adorava ir com ele para o lagar passava ali algumas horas sentindo aquele cheiro enebriante que ainda hoje consigo tão bem identificar. Adorava quando chegava a hora de colher o azeite que escorria por uma bica e ele me dava um pedaço de pão embebido naquele néctar dos deuses. :)
    Obrigado por me fazeres lembrar desses momentos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro Célio, adoro sempre saber mais sobre as tuas histórias. Que boas lembranças :) de facto o nosso azeite é mesmo bom e nunca pode faltar na nossa mesa. Molhar um pedaço de pão nele é tão simples quanto delicioso e mágico, por nos lembrar todos esses momentos.
      Obrigada eu por partilhares.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. É dos maiores prazeres gastronómicos que há :) Só falta um queijo, presunto e vinho e estaria no céu :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo, isso arranja-se e compõe-se a mesa claro! Mas este ritual tão simples e tão português é de facto um grande prazer da gastronomia.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Inês,
    O ritual de molhar pão no azeite é algo que adoro e que também me traz boas memórias.
    Acho que é mesmo como dizes, algo bem português e que, acredito, trará boas memórias a todos os portugueses.
    Isso é o que para mim, além de cozinhar e partilhar, a comida mais me traz de positivo e lindo. As memórias!!
    Agora a moda é a mistura do azeite com o vinagre balsâmico,. mas eu prefiro esta. Com o pimentão doce, um bom pão alentejano como dizes e muita gente a molhar o pão ao mesmo tempo e a conversar alegremente...
    Belíssima "prova" esta tua.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Lia, a comida e as memórias de braço dado. São parte de nós e crescemos com elas, e vamos mantendo essas tradições que nos identificam a nós e à nossa mesa. Que seja sempre uma mesa cheia, bom pão e bom azeite e boas memórias.
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Não é uma maravilha esse ritual?
    Acho que é das coisas que sabe melhor, molhar o pão no azeite!
    Um bom pão e um bom azeite e muita conversa à mesa :) A melhor das entradas!
    Um beijinho grande querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por ser tão simples às vezes cai no esquecimento, este belo ritual. Vamos manter as nossas tradições e o que de tão bom temos por cá, o melhor mesmo!
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. 'Quem não gosta de molhar o pão no azeite?' - eu :P Nunca gostei muito e acho até estranho, embora goste do azeite noutras coisas. Mesmo assim, gostei muito de saber das tuas memórias, que são sempre tão boas! As fotos estão lindas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã, sempre a surpreender ;) Vá, faz um esforço e com um pedaço do teu pão ou broa preferida bem quente, molha neste azeite com a flor de sal e o pimentão e conta-me tudo!
      Obrigada linda, um beijinho.

      Eliminar
  6. Não conhecia esse ritual, mas parece-me bem... saboroso.
    Mas o que eu gosto mesmo, a sério, é comer um belo pedaço de pão caseiro com umas azeitonas a acompanhar. É delicioso!
    As azeitonas que eu apanhei no Outono estão quase no ponto e aí é que vai ser comer!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, tens de experimentar este ritual, não há nada melhor que molhar o pão no azeite :) e sim, azeitonas a acompanhar sempre muito bom. Imagino a felicidade com essas azeitonas caseiras!
      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Parece que esse cookkies devem ser uma maravilha. Vou tentar fazer. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As anzac com sementes? Sim, são muito boas, e super fáceis de fazer. Receita da Nigella não falha!

      Eliminar