Sopa de Cenoura e Funcho Assados


Sempre gostei de sopa desde que me lembro. Nunca fui uma daquelas crianças que torcia o nariz a um prato de legumes, salada ou sopa. Havia legumes que provavelmente não gostava tanto como hoje em dia, mas sempre comi a minha sopa com gosto.
Aliás, basta saber que as melhores sopas de minha casa são feitas pela minha avó. Logo isso traz outro sabor à sopa. É ela que desde sempre faz grandes panelas cheias de sopa a fumegar. Todas as sextas ela faz uma sopa à lavrador fabulosa, algumas vezes feita à fogueira. Pratos de sopa substancial, comida de conforto nas noites mais frias.

Depois veio a minha vez de tentar fazer sopa. Nunca consegui que ficasse com o sabor que ela coloca nas dela. Mas safo-me bem. Quer na faculdade, quer quando estive fora do país, não passava sem fazer a minha sopa de legumes. É algo que não pode faltar nunca em casa. Muito importante na nossa alimentação. Um prato de sopa todos os dias. Até quando vou de férias, tento ir para sítios onde possa preparar uma sopa.
E quando chego tarde do trabalho a casa, cansada e sem vontade de cozinhar, sabe tão bem ter já sopa feita e aquecer uma tacinha. 

As minhas sopas preferidas são cremes de legumes. De preferência verdes. Com muitos bróculos, espinafres, couve-flor, nabiças e um toque de coentros. E gosto muito de sopas com legumes assados. Durante o Inverno e com o forno a lenha aceso é fácil preparar legumes assados e transformar as sopas mais simples, em pratos com muito mais sabor. Como é o caso deste creme de cenoura e funcho assados. O facto de caramelizarem no forno, torna a sopa deliciosa. E eu que durante os últimos anos recusei-me a comer creme de cenoura, depois de ter ficado farta da papa de cenoura e batata com hortelã que me serviam na cantina da faculdade, fiz as pazes com esta sopa. 
A receita vem deste livro lindo, um projecto que une seis mulheres da comunidade judaica de Sydney, onde há a partilha de tradições culinárias e receitas de família. Feito a muitas mãos e com histórias para comer, para se celebrarem à mesa.





Sopa de Cenoura e Funcho Assados

5-6 cenouras médias
1 bolbo de funcho
azeite q.b.
sal q.b.
1/2 colher (chá) de sementes de funcho
1 cebola picada
1 colher (sopa) de polpa de tomate
1,25 litro de água quente

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Descascar as cenouras e cortar em rodelas. Reservar os raminhos/folhas do bolbo de funcho e cortar o bolbo em quartos e depois em fatias. Colocar as cenouras e bolbo num tabuleiro, regar com um fio de azeite e salpicar com sal. Levar ao forno por 40 minutos ou até ficarem caramelizados e tenros.
Colocar as sementes de funcho numa frigideira e deixar tostar por 2 minutos, sem queimar. Colocar num almofariz e esmagar as sementes.
Colocar um fio de azeite numa panela a aquecer e juntar a cebola picada e as sementes esmagadas, deixando cozinhar até a cebola amolecer. Adicionar a polpa de tomate, os vegetais assados e a água quente. Deixar cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Temperar com sal a gosto e reduzir a sopa a puré, usando uma varinha mágica ou um liquidificador.
Servir quente, com os raminhos de funcho. Pode ainda servir com uma colherada de iogurte natural ou créme fraiche se desejar.

Bom Apetite!




29 comentários:

  1. Querida Ginja,
    eu tbm adoro sopas independente da estação, no calor eu gosto das sopas frias.
    As sopas tem sabor de boa lembranças, a minha mãe fazia sopas de legumes e
    macarrão de letrinhas, eu e os meus irmãos comíamos formando palavras, era tão bom, rsrs.
    A tua sopa ficou com uma cor linda e convidativa, amei!

    Bjs, feliz quarta-feira! ♥

    ResponderEliminar
  2. Ah que sopinha tão boa, querida! Adoro sopas com legumes assados, mas nunca fiz com funcho... tenho de experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito de sopa :))
    as tuas fotos fazem-me sempre suspirar!

    ResponderEliminar
  4. que sopinha maravilhosa.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que delicia. Uma sopinha reconfortante. Ficaram lindas as fotos. Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Que sopa deliciosa!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adoro sopinhas assim , esta linda e apetece mesmo comer
    E com pão para acompanhar jã nem preciso de mais nada
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Querida Inês,
    tal como tu eu adoro sopinhas! Há sempre sopa em casa e as refeições começam com uma sopinha! E sabe tão bem! No Inverno ainda sabem melhor, bem quentinhas!
    Não conheço o livro, mas adorei!
    Está com tão bom aspecto, com uma cor tão bonita! :) Apetece mesmo meter a colher!
    Um beijinho grande querida

    ResponderEliminar
  9. Adoro sopa. A tua sopa ficou com uma cor lindissima.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/17-edicao-da-bundtmania-e-um-bundt-cake.html

    ResponderEliminar
  10. Olá Ginja,
    Adoro sopas independente da estação do ano, são sempre bem vindas, essa está perfeita em apresentação e em combinação de ingredientes.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  11. Também sou super fã de sopas. Vou ter de experimentar esta :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Inês,
    Sopa nunca falta por aqui, e os pequenos tomam uma boa dose de legumes dessa forma sem reclamar. Eu adoro legumes assados, mas nunca os usei numa sopa, apesar de já ter lido como fica muito mais deliciosa. Esta tua com funcho, que eu adoro, ficou com uma cor maravilhosa, e dá vontade de saborear uma tigela grande.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Hmm que delícia! Adoro sopa!
    BJ,
    Marília

    ResponderEliminar
  14. Ginjinha querida também aqui em casa gostamos muito de sopas. Costumamos saboreá-la a noite, no calor ou no frio sempre é bem vinda, e de legumes é muito saborosa, em cremes melhor ainda. Essa sua de cenoura ficou com uma linda cor. As sopas das avós são sem dúvida as melhores que há, e com elas aprendemos muito. Gostei muito da sua sopinha, bem reconfortante. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adoro a cor de uma bela sopa de cenoura :) Ficou perfeita e claro, excelentes fotos :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  16. Olá Inês: também não me lembro de franzir o nariz a sopas na minha infância. Adorava as sopas que a minha mãe fazia ( e ainda faz) como ninguém.Ainda por cima, estas sopas eram muitas vezes acompanhadas por um conto infantil a que eu nunca consegui resistir,rsrs.
    Adorei a tua sopinha e sabes que com funcho nunca provei. No entanto tenho-o visto à venda ( quando era criança o funcho crescia selvagem pelos caminhos e era bem fácil de conseguir,hoje só comprando). Vou levar a receita,pois a carinha desta sopa está mesmo apetitosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  17. tem optimo aspecto!
    bejinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Inês querida,

    olho para essa porta linda e já me vem à cabeça os dias quentes, é uma cor a combinar com o Verão, é tão amorosa.
    Por cá temos sempre sopa, mas nem todos comem, o Ruizinho nada, nunca gostou e sempre incentivamos mas não há forma de comer, já eu e os meus pais começamos sempre o jantar com um prato de sopa, ao almoço é que nem sempre.
    Gosto delas com muitos legumes, menos nabos esses não podem estar, todos os anos, congelamos pedaços de abóboras e chuchus para a base das sopas e é o que mais usamos
    A tua sopinhha está com a cor que mais gosto, um creme de cenoura que bom, o sabor do funcho é que não consigo imaginar, mas que tem um aspecto tão bom tem Inês e ainda colocas esse pão para se tornar mais apetitosa pois adoramos colocar pedaços de pão torrado no cimo.
    Tenho que experimentar levar os legumes ao forno pois realmente deve ser ainda mais saborosa.

    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  19. Delícia! Adoro sopa também, desde pequena. :-)

    ResponderEliminar
  20. Eu gosto muito das sopas da minha mãe, mas eu mesma não consigo fazer boas sopas, falta de prática, talvez. Lendo seu texto lembrei do meu avô, português (infelizmente não pude conhecê-lo) que fazia questão de tomar sopa como entrada em todas as refeições, segundo contava minha avó, foi uma lembrança calorosa.
    Fiquei curiosa com esta combinação de funcho e cenoura, nunca fiz sopa de cenoura, deve estar na hora de experimentar, por aqui logo chega o outono.
    beijos

    ResponderEliminar
  21. Eu nunca gostei muito de sopa, mas um creme de legumes sempre foi a minha preferida. Acho que é pela cor laranja da sopa que me deixa sempre muito tentado.
    A tua sopa está tão bonita. Adoro a cor, assim com os raminhos de funcho no final a dar um belo toque!! :)
    E esse livro parece muito bonito :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Não sou fã de funcho, mas a tua sopa está tão linda que de certeza comia e não me queixava ^_^
    Um abraço

    ResponderEliminar
  23. Na casa dos meus pais sempre, mas sempre mesmo não falta sopa às duas refeições.
    São sempre sopas cremosas, com muitos vegetais e cores apetecíveis.
    São realmente um conforto em dias de família e sempre que visito os meus pais, lá está o cheirinho da sopa à minha espera, logo que entro em casa.
    Gosto de sopas suculentas, cremosas e cheias de cor. Tal como está a tua 💛
    Beijinhos querida
    C

    ResponderEliminar
  24. Também gosto muito :) Principalmente com repolho, é mesmo boa!
    Adorei a sugestão... Uma sopa bem saborosa :)

    ResponderEliminar
  25. Olá Inês,

    Como já te tinha dito no Instagram, eu sou um sopeiro, adoro sopa e desde pequeno que me lembro de gostar e comer sopa. A minha mãe fazia uma sopa deliciosa, ao lume, numa panela de ferro, com couve e/ou nabiças, batata, feijão, cenoura e por vezes ainda adicionava carne. Aquela sopa ficava a cozinhar durante algumas horas e tinha um sabor indescritível.
    Hoje também faço as minhas sopas e não sendo tão deliciosas como as da minha infância, tento sempre torná-las bem deliciosas e de preferência com muitos legumes.
    A tua sopinha tem um aspecto muito tentador, convida a meter a colher, de tão deliciosa que está. ;) E a receita parece ser bem deliciosa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Quando saí de casa dos meus pais uma das coisas que achava que nunca ia aprender a fazer era sopa! Afinal é mais fácil do que pensava, mas mesmo assim continuo sem as fazer, a minha mãe é a minha grande fornecedora eheh :P mas esta é definitivamente para fazer, adoro sopas de cenoura e assim assada com o funcho soa-me a sopinha da boa :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  27. Ginja, eu também sempre gostei de sopa desde que me lembro e as minhas preferidas são cremes de legumes!!!!!
    Já fiz inúmeras combinações e adorei a tua receita - quero experimentá-la!
    Bjim com karim
    Léia

    ResponderEliminar