Porridge de Forno com Maçã e Canela



Nunca tinha comido papas de aveia até há uns dois anos atrás, acreditam? Não fizeram parte da minha infância, nem dos meus pequenos-almoços.
Hoje em dia sou uma pessoa que adora comer, comer bem, de forma saudável a maioria dos dias e outras vezes petiscar até mais não. De facto pecar é delicioso mas só de forma pontual. Ficam os fins-de-semana guardados para esses devaneios.

Mas nem sempre fui de "boa boca" como diz a minha avó. Em pequenina era um "pisco" a comer. Não aceitava comida e era sempre uma complicação fazer-me comer. Diz a minha avó que havia dias que os meus pais se fartavam e era ela que me tentava alimentar a bem. Havia música feita com panelas e tachos para me entreter na hora de comer. O que é certo é que acabava por comer! Mas era preciso alguma paciência. Disto não tenho memória. Só do que me contam.

Também dos pequenos-almoços em pequenina, não me lembro de muito. Sei que detestava leite e sei que os meus pais nunca me obrigaram a beber. Mas recordo-me do cheiro dele quente na cantina do jardim escola, e do tormento que era senti-lo. Sei que havia sempre torradas e fruta, iogurtes e cereais muesli dos bons na mesa, e de aos sábados e domingos ser mais tardio e com direito a mais coisas, mais demorado, e com todos sentados à mesa. 

Não sei precisar quando me tornei de "boa boca" mas lembro-me perfeitamente de refeições pela manhã que me sabiam mesmo bem. De gostar de comer de tudo à mesa. E do que não gostava, bem, ou comia ou não comia, não havia cá fazer prato especial ou diferente para quem não gosta disto ou daquilo. Sem ser obrigada fui acabando por gostar de tudo um pouco, de comer sempre legumes e sopa a todas as refeições e fruta. Aproveitando sempre o que vem da horta e do pomar.



Falando ainda no pequeno-almoço, trago-vos esta receita de papas de aveia ou porridge, feitas no forno. Especialmente para o fim de semana ou dias de folga. Para fazer e saborear com calma.
O facto de ser feito no forno e com maçã e canela remete logo para o Outono, adoro esta combinação para manhãs mais frescas e fica perfeito servido num brunch ou mesmo ao lanche.
Não resisti a provar esta receita inspirada num livro que adoro, o "The Oh She Glows Cookbook", um livro vegan onde apetece fazer e comer quase tudo.
Gosto quando isso acontece, um livro inspirar-me a cozinhar mais e de forma diferente do habitual, com menos carne, e de forma saudável.
E adoro papas de aveia ao pequeno-almoço. Desde que as comecei a fazer, que continuo. Umas vezes de maneira bem mais simples, no dia-a.dia, e variando conforme a fruta da época. Mas desta vez foi para servir a todos à mesa, com tempo e com "boa boca".




Porridge de Forno com Maçã e Canela
(adaptado de "Oh She Glows Cookbook", de Angela Liddon)

2 chávenas de flocos de aveia
2 colheres (sopa) de açúcar de coco
1 colher (chá) bem cheia de canela em pó
1 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
1/2 colher (chá) de sal
2 chávenas de leite (amêndoa, aveia ou à escolha)
1/4 chávena de maple syrup
1/2 chávena de puré de maçã
2 maçãs descascadas e em cubos pequenos
nozes picadas q.b.


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar ligeiramente um tabuleiro de forno de tamanho médio.
Numa taça juntar a aveia com o açúcar de coco, a canela, o fermento, gengibre e sal, mexendo bem.
Noutra taça misturar o leite com o maple e o puré de maçã.
Juntar esta mistura do leite aos secos da aveia e misturar muito bem.
Adicionar a maçã em pedacinhos e envolver na mistura.
Colocar no tabuleiro e alisar a superfície. Salpicar com nozes picadas a gosto.
Levar ao forno por uns 25 minutos ou até a mistura estar consistente e a maçã tenra.
Servir morno ou frio, com iogurte ou creme de coco e um pouco de maple e canela.

Nota: para o puré de maçã usei maçã assada, da qual retirei a polpa e esmaguei até obter 1/2 chávena.

Bom Apetite!





42 comentários:

  1. Inês, tem excelente aspecto e fui toda contente a pensar que já tinha receita para este fim de semana... não sei onde vais buscar alguns ingredientes... leite de amêndoa, açúcar de côco, maple syrup... ahhhh assim não fica igual... :(
    Da minha infância lembro que a minha mãe fazia questão de nos acordar (somos 3 irmãs) cedo ao sábado (porque era a hora que os meus pais acordavam) para tomarmos o pequeno almoço juntos... coisa que por exemplo, quando eu um dia tiver filhos, não devo conseguir fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jú,
      eu sei, às vezes são complicados de encontrar certos ingredientes, mas tentei seguir a filosofia do livro de onde retirei a receita e fiz a receita sem açúcar refinado e de forma vegan, mas o leite podes usar o normal, que já usei e fica bom. o açúcar de coco podes omitir ou subtituir por mascavado. E o maple já se encontra bem em alguns sítios, de qualquer forma podes usar mel ou agave. Encontras em lojas de produtos naturais. Tentei que fosse uma receita o mais saudável possível e em concordância com o livro.
      Beijinho.

      Eliminar
  2. É uma excelente ideia de pequeno almoço! Ando um pocuo receosa em começar a comer papasd e aveia por causa da textura, também não fui habituada desde miuda a esse tipo de pequenos-almoços (as hipoteses eram torradas ou cereais). Pelo aspecto das fotos acho que me vou aventurar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tânia, aventura-te! Nem que sejam as tradicionais de tacho ou as overnight oats.
      Com canela e fruta da época e uns pedacinhos de coco e sementes a salpicar tenho a certeza que vais gostar :) beijinho.
      É uma questão de gostos é verdade, mas eu tb pensei não gostar e adoro!

      Eliminar
  3. Inês, leio a descrição da tua infância e revejo-me em tudo (ai o cheiro do leite...). Nunca fiz porridge no forno mas parece-me uma excelente ideia :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Acreditas que nunca comi? Mas parece delicioso

    ResponderEliminar
  5. Já fiz uma receita parecida, não sei se foi do Oh She Glows (do blogue) mas acho que sim! :-) Vou experimentar de novo seguindo a tua receita, tenho para aqui maçãs a dar com um pau! :-D

    ResponderEliminar
  6. Olá Inês!!!!
    Nunca comi nada parecido, adoro aveia, comia mingaus quando criança, mas hoje em dia costumo servir com frutas e iogurte, mas não conhecia essa receita! A combinação de ingredientes me parece ser farta na saciedade e deve ser um deleite de sabor!
    Beijos e ótimo dia pra ti!! =)

    ResponderEliminar
  7. Oi Inês,
    Do jeito que gosto: saudável e gostoso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  8. Olá Inês, adoro aveia, é daquelas coisas que nunca é demais!!
    Mas assim nunca comi, tem tão bom aspecto que vou levar, para mais tarde fazer!!
    Beijinhos! :)
    http://cozinha100maneiras.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  9. Adoro papas de aveia, mas também só há cerca de 6 anos é que elas entraram na minha vida. Nunca as fiz no forno, mas convenceste-me com esta receita :)

    ResponderEliminar
  10. O teu Porridge está lindo Inês! :)
    Achei engraçada esta sintonia de publicarmos estas papinhas tão boas no mesmo dia ;)
    Nunca tinha feito papas de aveia no forno, apenas as tradicionais, que também nunca fizeram parte da minha infância.
    Quando vi a receita do Ramsay apaixonei-me e tinha de experimentar. Ainda por cima praticamente não leva açucar...
    Conhecia aveia há uns aninhos, através do meu pai que era grande consumidor deste cereal. Adoro o seu potencial!

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
  11. Muito me surpreendeu saber que nunca tinhas provado papas de aveia...! Eu faço imensas vezes (mas só com leite e na panela) e adoro combinar com fruta e canela (adoro porque são muito fáceis de fazer, além de serem saudáveis e baratas!). Adorei o teu porridge. Aposto que vais ficar viciada! bj
    Amélia

    ResponderEliminar
  12. ai que maravilha :) eu sempre fui uma "boca santa" hehehe e sempre adorei quase tudo :) na infância não achava muita piada a papas de aveia porque eram sem graça nenhuma, só com casca de limão e leite. agora junto-lhes cereais, fruta, doce, sementes e adoro :)
    as fotos estão lindas lindas :) beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Fizeste-me lembrar a minha infância, mais precisamente em tempos da escola primária. Detestava leite e aproveitava a distracção dos meus pais e... PIA ABAIXO COM ELE! Que mau... eu sei. Hoje vejo que não o deveria fazer, desperdício de leite e do dinheiro dos meus pais! Se os meus filhos o fizessem FICAVAM DE CASTIGO, na certa ;-)
    Hoje já bebo, no entanto não consigo beber leite simples (nem digo o que me acontece!), tem sempre que ter, pelo menos, um pouco de açúcar.
    Quanto ao teu porridge! PERFEITO... como tudo o que sai das tuas mãos :-)
    Beijinhos e até breve ;-)
    Cláudia

    ResponderEliminar
  14. Ginja minha querida,
    comer bem não significa deixar de comer é só comer alimentos mais
    saudáveis e sem exagero, não é?
    Eu não dispenso uns docinhos mas adoro receitas saudáveis tbm, rsrs...
    Delícia minha amiga essa sugestão que vc nos proporciona para o café da
    manhã ou lanche da tarde, eu adorei, hummmmmm...!

    Bjs, fica com Deus ♥

    ResponderEliminar
  15. Fiquei cheia de vontade de experimentar esta tua sugestão!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  16. Querida Ginjinha quando pequena adorava mingau de aveia, minha mãe fazia tão docinho e eu sempre pedia mais hehe. Achei super interessante sua receita, com ingredientes ricos em sabores, resultando em um ótimo lanchinho saudável. Ficou lindo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Esta é daquelas receitas que apetece ir a correr fazer. Não me escapa, num fim de semana próximo.

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  18. Olá Inês, fizeste-me lembrar o meu percurso, também nunca fui nada de "boa boca" e até continuo um pouco assim, para mal dos meus pecados, o meu pequeno herdou isso da mamã. Acreditas que papas de aveia só experimentei há coisa de uns meses? Pois é, e fiquei fã!
    Adorei esta combinação e vou experimentar com certeza, alguns dos ingredientes não são fáceis de encontrar, mas adapta-se!
    Bjinhos e resto de boa semana

    ResponderEliminar
  19. Tens razão...passei esse pormenor! Um beijinho grande.
    Amélia

    ResponderEliminar
  20. Olá Inês!
    O teu porridge está irresistível e olha, eu nunca comi papas de aveia. Mas a avaliar pelo que tenho visto em alguns blogs (acho que é a Vera que é fã de papas de aveia) acho que ando a perder uma coisa bem deliciosa.
    Eu também detestava leite em miúdo, ainda hoje não sou fã e detesto o cheiro do leite simples. Ao contrário de ti, a minha mãe obrigava-me a beber o leite ao pequeno almoço e as recordaçoes não são nada boas, por isso já podes imaginar...
    Depois de ver esta tua receita fiquei com vontade de experimentar as papas de aveia.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Nem me parecia porridge, com tão bom aspecto :)
    Eu ainda me estou a habituar a papas de aveia porque em criança não gostava nada! Mas o gosto muda com o tempo por isso, vou me habituando!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Bom dia Ginja,
    Aqui em casa adoramos a aveia, é o cereal que mais consumimos, lógico incluindo as papas e as vitaminas.
    Aqui também é complicado conseguir alguns produtos mas dá para preparar em casa ou adaptar, gostei da receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  23. Olá Inês,
    Eu também só descobri as papas de aveia há poucos anos e fui eu que as dei a conhecer aos meus pais depois :) Sou fã delas com leites vegetais e é o meu pequeno almoço habitual, principalmente no inverno em que adoro coisas quentes, que me aquecem a alma logo ao acordar.
    Também nunca fui boa boca durante a minha infância e adolescência, coisa que a minha mãe gosta de me recordar quando me queixo dos meus filhos :) , mas o ter começado a gostar muito de cozinhar fez-me mudar e crescer.
    Adorei esta sugestão de porridge saudável e cheia de sabor, assim como a da Susana, que vocês andam em sintonia. E como me sinto assim "perseguida" por porridge graças a vocês acho que terei de resolver a questão na cozinha ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Minha querida,
    eu lembro-me da minha tia bisavó comer papas de aveia. Lembro-me de provar e não gostar (há uns 15 anos). Agora tenho umas quantas receitas marcadas para fazer! eheh
    Ainda bem que os hábitos alimentares mudam, ainda bem que passamos a comer de tudo :)
    É tão bom quando os livros são assim :D
    Os sabores escolhidos são fantásticos para os dias de outono :)
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  25. Os nossos gostos vão mudando com o tempo....eu hoje sou muito melhor boca do que era antes.
    E adoro papas de aveia. Esta tua sugestão parece-me algo divino com esses ingredientes...imagino o cheirinho que ficou na casa...
    Bjinho

    ResponderEliminar
  26. Me identifiquei tanto com seu post. Na infância também era difícil de comer, e infelizmente meus pais cediam ao doce (era mais ou meu pai, acho que é essa coisa de mimar a filha), mas mesmo comendo pouco, eu colocava um monte de comida no prato e minha avó reclamava que eu tinha "o olho maior que a boca", ninguém me obrigava a comer o excesso e aos poucos aprende a me servir do tamanho da minha fome. Também não afeita a diversidade de alimentos, até que uma amiga me falou que se ela conseguia colocar na boca, mastigar e engolir é porque ela gostava do alimento, ou podia se acostumar a ele. Bem, ela disse isso quando tínhamos uns 20 anos e eu estava com anemia, era magrinha feito vara verde. Depois disso passei a olhar os alimentos novos sem julgar e minha alimentação ficou tão variada, e nunca mais tive anemia.
    Este porridge me parece o que chamamos de mingau, um pouco mais grosso. Não sei se é a mesma coisa, mas de todo modo, parece delicioso.
    beijos!

    ResponderEliminar
  27. Querida Ginja,

    pois eu fui o teu oposto de criança no que toca a papinhas de aveia ;)
    lembro-me tão bem em miúda comer o "porriche" da minha avó (como ela o chamava), simples, só com leite, 1 c.colher de açúcar e casca de limão, nas noites frias de sábado no sofá. Adorava as papas e o momento - eu, a minha a avó e o meu querido avô, os três juntos a passar o serão.
    Só em adulta é que as comecei a fazer ao pequeno-almoço, também muito simples, só com uns pedacinhos de maçã e um fio de mel. É um conforto que me enche a alma de saudades boas...

    Já tinha selecionado algumas receitas de porridge no forno, mas nunca de decidi a experimentar nenhuma delas. Mas adorei a tua, perfeita com as maçãs e a canela, e estou decidida a fazê-la por estes dias ;)
    As fotos são lindas, como sempre. Como tu.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  28. Querida Ginja, que receita simples e maravilhosa! Adorei e vou levar ;) beijinho

    ResponderEliminar
  29. Eu também era pisca para comer, mas lembro-me perfeitamente, a minha avó cantava, dançava, inventava histórias, ia comigo e com o prato do almoço para o pé do rio (que é mesmo ao lado de casa dela) para me fazer comer enquanto eu atirava pedras à água.... um suplício, coitadinha da minha vovó!
    Também não gostava de leite nem de papas, deitava tudo fora, e hoje estava capaz de comer uma tigelinha bem cheia dessa delícia! :) Até parece que vem aqui o cheirinho! Tenho de comprar esse livro, ando a adiar há muito tempo :P

    beijinhoo*

    ResponderEliminar
  30. Então somos iguais. Tb era um pisco a comer e agora olha p mim toda lampeira. Gostei destas papinhas. Mas gostava mais q viesses brunchar comigo!

    ResponderEliminar
  31. Olá Inês,

    Eh eh, eu sempre fui muito boa a comer!!! Mas sempre comia de tudo, sopa, legumes, peixe, tudo não fazia cerimónia, mas não podia ver pimentos, e arroz com sangue, ainda agora não como nem mesmo em casa de pessoas conhecidas, faz-me uma confusão danada, e pior é que me diziam sempre que era arroz de chocolate, ah também não gosto de leitão!!!
    Tenho uma história super engraçada com as papas de aveia, por volta dos 13 anos li numa revista cor de rosa que um truque da Demi Moore era comer papas de aveia, pois está claro que eu pedi logo para comprarem e andei assim uns bons tempos, mas depois desisti.
    Hoje em dia faço no microondas para mim e para o meu irmão, faz-nos lembrar o arroz-doce, mas o meu pequeno-almoço é sempre uma cevadinha e um pão, custa-me tanto mudar.
    Sem dúvida que a regra de não existir prato especial só porque não se gosta foi fundamental, é pena que não seja assim com muitas crianças.
    Esse livro desse ser mesmo uma tentação, vou cuscar um pouco mais.
    Porridge no forno é algo que nunca comi, mas olho para o teu que está tão bem camuflado que nunca iria adivinhar o que era, que me dá vontade de já fazer um.
    Maçã e canela é das minhas combinações favoritas e com os flocos até parece um crumble!!!
    Bem reconfortante, parece que lhe sinto o cheiro e quentinho, que maravilha, vou buscar dois iogurtes e tratamos já dele :)

    Um beijinho grande Inês

    ResponderEliminar
  32. Querida Ginja, boa noite!
    Papas de aveia fizeram parte da minha infância e quando preciso de conforto faço uma receita que eu adoro e é muito rica e substituo uma refeição!
    Na minha infância nunca tive problema para alimentar-me e tomava leite como uma bezerrinha - hehehehe!
    Hoje só tomo leite vegetal, pois a lactose me pesa um pouco,
    Adorei essa receita, pois maçã e canela é uma das minhas combinações preferidas.
    Te desejo uma ótima semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  33. Olá Inês :)

    Eu também era um pisco, segundo palavras dos meus pais...
    Mas ainda era,talvez, pior que tu pois ao que consta, raras eram as vezes em que comia e os alimentos permaneciam no estomago, parece que os meus pais passaram bastantes maus bocados comigo... :(
    Hoje em dia já não sou assim felizmente e há poucas coisas de que não gosto mesmo !
    Destas tuas papas penso que sim, que iria gostar muito porque os elementos que as compõem são todos do meu total agrado !
    Lindas fotos !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Bom dia, Inês!
    Também nunca tive o hábito de comer papas de aveia e só recentemente é que as "descobri" e comecei a variar as suas aplicações/utilizações. Adorei o aspecto destas tuas tacinhas!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  35. Eu adoooro papas de aveia, mas ultimamente não tenho comido, é isso e panquecas... Comecei a comer quark/queijo batido ao pequeno almoço e, mesmo com frio, não largo nada disso :P Ainda por cima é mais prático, as papas fazem-se rapidamente no microondas mas no fogão são bem melhores...
    Porridge, o nome mais chique alguma vez inventado! Comparemos: Porridge. Papa. Porridge. Papa. É... porridge é bem melhor :P
    Também não gosto de leite, e o leite fervido cheira mesmo mal... Quando faço papas de aveia com leite e o fervo antes é horrível ter de cheirá-lo! Mas pronto, como já mencionei anteriormente, já não tenho problemas com lacticínios :P
    Nunca fui um "pisco", o meu irmão mais novo sempre foi alvo de comparações, coitado :P Ele é que é um esquisito :P
    Esse porridge (não papa) parece mesmo bom ;)

    ResponderEliminar
  36. Oi ines, nao curto aveia mas a cara parece taaaao boa, olha q vou tentar hein : D
    Ines me visite tbm:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderEliminar
  37. Inês,
    ao ler o teu texto, a tua história e a relação com a comida, fez-me lembrar a minha mana :) Eu sempre fui "boa boca" mas lembro-me das fitas dela e o que a minha mãe fazia para tentar que ela comesse algo... foi sempre magrinha e saudável, mas acredito que deve ser um desespero para os pais. Os meu filhotes nunca me deram problemas na alimentação, comerem sempre de tudo a desde sempre adoram sopas. Só não comiam aquelas papas de frasco que davam tanto jeito nas viagens :) só ara serem do contra :)
    Adorei esta maneira de fazer papas de aveia, ficaram tão apetitosas. Cá em casa todos gostamos mas nunca experimentei fazê-las sem ser da forma mais simples. Naturalmente vou roubar-te a receita, fazendo umas alterações, porque aqui onde moro não encontro o açúcar de coco, vou usar mascavado ou amarelo.
    vai saber tão bem nestes dias fios e chuvosos...
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  38. Ai meu deus! Só pelo aspecto já tenho água na boca. Deve, com toda a certeza ser uma delícia ❤
    Tenho de experimentar.

    cacaucaramelo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  39. Que está lindo e apetitoso está, mas bem sabes que não lhe metia a colher nem por nada, pois só o nome porridge já me deixa com os pêlos ouriçados...
    Beijos linda,
    Lia.

    ResponderEliminar