Snacks de Banana e Muesli



Quando estava em Barcelona, os meus horários de refeições eram muito diferentes de cá. Pelo menos a hora de almoço era aquela que mais demorava a chegar. Muitas vezes tomava o pequeno-almoço às 7h e só almoçava por volta das 16h ou mais tarde ainda.
Era um suplício, às vezes estar em cirurgias a manhã toda e sentir a minha barriga a roncar! E eu a desfalecer. Claro que comigo andavam sempre peças de fruta e bolachas de compra, saquetas e saquetas, espalhadas pelo cacifo, pelos bolsos, pelas malas e pela cozinha do hospital.
Os outros veterinários de lá já sabiam, quando não me encontravam, estava eu escondida na cozinha a roer bolachas e bananas!


Para mim é super importante comer bem, e não estar muitas horas sem comer. Gosto de comer pouco mas com qualidade e várias vezes ao dia, e a meio da manhã ou da tarde tem mesmo de ser!
Claro que na minha profissão, muitas vezes nem sempre o posso fazer e bem, da forma mais saudável.
Mas tento cada vez mais ter isso em atenção no que toca aos lanchinhos, quando estou cheia de fome. Em vez de me encher de porcarias (ok, às vezes acontece!) tento fazer lanches mais saudáveis, com frutas e iogurte natural com granola, e barrinhas ou snacks.



Estes snacks eram tudo o que desejava ter tido comigo em Barcelona, a acompanhar essas horas (demasiadas) sem almoçar. Adoro. São docinhos, mas sem açúcar. Bem mais saudáveis que muita bolacha que enfardei.
Banana madura e tâmaras para adoçar, e outras coisas boas à mistura, para saciar e comer de forma rápida quando não há mesmo tempo para mais.
Vão direitinhos ao Desafio Receita Saudável da Maria, ou não gostasse eu tanto de desafios e de coisas boas e saudáveis.



Snacks de Banana e Muesli

6-8 tâmaras descaroçadas
1 colher (chá) de manteiga de amendoim caseira
1 banana pequena madura
canela em pó q.b.
2 colheres (sopa) de amêndoas cruas com pele
2 colheres (sopa) de flocos de coco
1 chávena de flocos de aveia (bem cheia)
2 colheres (sopa) de arandos secos


Preparação

Colocar as tâmaras de molho em água morna durante 15 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar um tabuleiro com papel vegetal antiaderente.
Num processador de alimentos, colocar as tâmaras e pulsar bem, até ficarem desfeitas. Adicionar a banana, a canela e a manteiga de amendoim e pulsar novamente até obter uma papa. Juntar as amêndoas e o coco e triturar ligeiramente. Por fim juntar a aveia e os arandos e pulsar até combinar bem os ingredientes e se formar uma pasta mais sólida e consistente.
Com as mãos ligeiramente molhadas de água, formar bolinhas do tamanho de nozes e colocar no tabuleiro preparado.
Levar ao forno durante mais ou menos 15-20 minutos a 180ºC, ou até dourarem ligeiramente.
Deixar arrefecer antes de comer.

Bom Apetite!




23 comentários:

  1. Bom dia! Quanto tempo duram depois de feitas? Dão para guardar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu guardo num frasco fechado e hermético, por uns 5 dias. São melhores nos dois primeiros dias, mas dão perfeitamente para guardar, não por muito mais que isso.

      Eliminar
  2. Olá Inês: os lanchinhos a meio da manhã e da tarde são muito importantes e , realmente, nem sempre é fácil tê-los à mão. Esta sugestão é excelente. Para além de lindos ( e não há dúvida de que os olhos também comem) são bem saudáveis e devem ser bem saborosos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Que querida e deliciosa proposta, Inês! :)
    Adorei estas bolinhas e não duvides que as vou fazer.
    Nem sempre consigo comer bem, mas sou incapaz estar demasiadas horas sem comer... é das situações que fisicamente mais dificuldade tenho em suportar.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Inês! Eu também ando sempre com qualquer coisa para ir roendo durante o dia. E estes snacks saudáveis são uma ótima opção.
    Ficaram lindos!
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Vanda

    ResponderEliminar
  5. Eu também tento respeitar as horas das refeições pois quando fico horas a mais sem comer, a sensação depois é que nada sacia e como muito mais do que necessário!
    Adorei esses snacks, são uma ótima sugestão para levar na mochila para a praia e para manter a linha ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro Inês! São a minha cara :)
    Percebo bem o que dizes, acontece-me exactamente o mesmo durante as consultas.... Estas lindas bolinhas são o snack pefeito!
    bj
    sara

    ResponderEliminar
  7. Olá Inês,

    ai o quanto eu gosto e Barcelona, mas gosto mais de ti:) e olha que não é por trazeres coisas boas.
    Pois eu não dispenso o meu lanche da manhã por volta das 10 horas e o da tarde às 16 horas até acho que fico sem forçinhas ao longo do dia se não meto nada à boca.
    Não sei como consegues ver "tripas" Inês eu desfalecia ao primeiro corte, o meu pai fez autópsias e às vezes lembra-se de contar umas coisas e assim que fala em cortes dá-me umas voltas à barriga, sim sou uma fraca :(
    Gosto tanto de banana e sempre uma por dia como, adoro, adoro e aveia é uma verdadeiro pitéu.
    Uns snacks viciantes de certeza, com ingredientes tão bons e saudáveis, até são perfeitos para as idas à praia, deliciosos.
    Comemos um cada uma e no fim fazemos esse sudoku que tanto gosto.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Os lanches também são sagrados para mim, de manhã e de tarde, tu sentias a tua barriga a roncar e a minha às vezes grita bem alto que precisa de comida eheh uns snacks com fruta ou umas bolachinhas vêm sempre comigo, por isso adorei esta ideia, com banana e manteiga de amendoim, arandos, aveia, só coisas que adoro, estão mais que vendidas!! :D

    Beijinho***

    ResponderEliminar
  9. Uns snacks maravilhosos para os intervalos das refeições! Imagino que se os apanhasses em Barcelona, lhes chamasses um figo :) Adorei a apresentação, como se fossem castanhas assadas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Inês eu adoro ler um pouquinho sobre o seu dia-a-dia como veterinária. Sempre foi meu sonho estudar veterinária, mas acabei mudando de idéia no último ano escolar. As vezes me arrependo tanto...
    Eu amo snacks saudáveis com aveia como esse! Obrigada por compartilhar a receita =)

    ResponderEliminar
  11. Má, agora quero castanhas :P Tinhas mesmo de pôr aí esse jornal? :P (e estive quase a tentar resolver o sudoku ;))
    Parecem mesmo boas. Odeio não ter tempo para comer, quando adormeço de manhã (poucas vezes, felizmente) e tenho de disparar para fora de casa acho extremamente chato não poder sentar-me a comer o pequeno-almoço com calma antes de começar oficialmente o dia... E quando se prolonga inesperadamente o tempo sem comer também é chato, mas pronto, acontece... e se acontecer, é sempre bom ter uma destas bolinhas à beira :)

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Ginja,
    Também sigo esse ritmo alimentar de comer várias vezes ao dia e pouca quantidade de cada vez.
    Lindos snacks, nutritivos e pelos ingredientes muito saudáveis.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  13. Que bom! Devem ser deliciosos, e uma excelente participação no desafio da Maria! :-)

    ResponderEliminar
  14. Ai Ginja Maria, que é desta que eu passo a comer almôndegas a meio da manhã :p

    ResponderEliminar
  15. Lindos, perfeitos, maravilhosos! E acima de tudo...devem ser uma delicia :)
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  16. Quando tinha 15 anos fizemos um intercâmbio com uma turma em Valência. Na casa da rapariga em que fiquei, perguntaram-se o que é que queria levar para comer a meio da manhã. Como não estava habituada a lanchar, disse que não queria nada - o que eu não sabia era que as manhãs deles duram até às 16h!!! Depois de uma "manhã" a passear por toda a Valência sobre um sol abrasador já via estrelas. Foi remédio santo, passei a levar sempre o "bocadillo"... :P Estas trufinhas tinham dado um jeitaço!

    ResponderEliminar
  17. Olá Ginja
    Todos os locais de trabalho deveriam ter no minimo fruta. Passei muita "fominha" por trabalhar horas seguidas sem fim. Ainda mais mesmo com fome não consiguia comer "porcarias", esperava até chegar a casa. Mas nunca me lembro de ter saído sem pequeno almoço, já com café incluído. Excepção para as difíceis manhãs de análises :(
    Adorei essas bolinhas saudáveis e portáteis.
    Beijo

    ResponderEliminar
  18. Tão lindos :)
    Eu adoro snacks assim!
    É tão melhor comer assim :) É tão melhor comer bem e com algo feito por nós!
    Aiii... tantas horas seguidas! É natural que escapasses para comer qualquer coisa! Eu também escaparia!
    Combinado um lanche com essas maravilhas todas :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. É mesmo muito importante não comer o que nos cai na mão quando nos dão esses ataques de fome. Estes biscoitos são mesmo uma boa ideia, e são redondinhos, dá mesmo vontade de os roer devagarinho, acompanhados de um sumo ou um smoothie fresquinho :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Muito bonitos esses teus snacks, tu já sabes o quanto sou fan de bananas por isso tudo o que leva este fruto é divinal. beijos

    ResponderEliminar
  21. também sou como tu, não consigo estar muitas horas sem comer :) ou pelo menos sem trincar algo. adorei estas" bolinhas" :) apetece comer uma e outra e outra sem parar hehe uma delicia :) (e adoro esta tábua :) beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Adoro estes teus snacks e esta tábua linda onde os fotografaste e adoraria Barcelona se lá já tivesse ido, mas como ainda não realizei esse sonho, não posso concordar contigo!
    Sabes que eu também não posso estar horas sem comer, mas simplesmente porque é um acto o qual não consigo controlar e #depoisnãochores, lol!!
    Beijocas amori,
    Lia

    ResponderEliminar