Parfait de Quinoa e Outono





O passado domingo estive presente no Mercado de Sabores, que decorreu na Alfândega do Porto. Estive presente a convite do Porto.come a fazer um showcooking.
Imaginam um palco grande, mesmo enorme, cheio de luzes, muitas e muitas pessoas a assistir? Pois, eu não imaginava. De repente ali estava eu, pequenina, mas cheia de força, sempre disposta a enfrentar mais um desafio. Uma cozinheira amadora. Foi como me apresentei. Com uma paixão pela culinária.

A edição deste ano foi muito gira, associou a gastronomia à música portuguesa. Estiveram presentes imensos chefs e músicos, e muitos bloggers que admiro. Uma mistura de sabores e sons portugueses, uma autêntica viagem pelos sabores nacionais. Temos tantas coisas boas no nosso país. 



 


Eu apresentei um Parfait de Quinoa e Outono. Foi a sobremesa eleita, por ser agradável e fresca, ao mesmo tempo com sabores e texturas de Outono em cada camada. Simples de fazer. Arrisquei um pouco ao levar quinoa num doce, desconhecida para muitos que estavam presentes. Mas porque não arriscar? 

Ainda tive o prazer de estar à conversa com o chef Luís Baena que é uma simpatia, e começou por dizer que me conhecia (olhe que não chef!). No final mandei-lhe uma sobremesa com cumprimentos e ele achou super querido! :) Houve pessoas que me vieram perguntar mais coisas sobre a quinoa, e a Luisa Sobral passou e fez olhinhos à minha tacinha! As borboletas por essa altura já tinham ido voar para outros ares.

O mais importante nesse dia, foi ter imensos bloggers e amigos junto a mim no showcooking. Senti-me apoiada e acarinhada. Com a Ana, a Rosa, a Naida, a Teresa, a Luísa, a Maria João, o Filipe e a Ondina.
Foi um dia que nunca irei esquecer. Obrigado a todos. E obrigado ao Porto.come pelo convite.
Vamos agora degustar?







Parfait de Quinoa e Outono
(serve 4-6 copinhos)

Camada de Iogurte: 4 iogurtes gregos naturais, canela em pó q.b.
Camada de Quinoa: 1/2 chávena de quinoa, canela em pó q.b.
Camada de Maçã Caramelizada: 4 maçãs, 4 colheres (sopa) de açúcar mascavado, 50 gr de manteiga, 1 colher (chá) de canela em pó
Camada de Crumble de Nozes: 1/4 cháv de farinha, 1/4 cháv de açúcar mascavado, 25 gr de manteiga, 1/2 colher (chá) de canela, 1/4 cháv de nozes picadas grosseiramente


Preparação

Lavar bem a quinoa e levar a cozer num tacho com o dobro de água, durante 10-12 minutos, com o tacho tapado. Aguardar um pouco e com um garfo, separar os grãos. Misturar uma pitada de canela e envolver. Colocar num prato a arrefecer completamente.
Preparar as maçãs caramelizadas, começando por descascar e cortar em cubinhos com 1-2cm. Colocar numa frigideira grande antiaderente e adicionar o açúcar, canela e margarina em pedacinhos. Levar ao lume até ferver, e deixar cozinhar em lume brando por 5-10 minutos, até as maçãs ficarem ligeiramente mais tenras e o molho caramelizar. Reservar num taça.

Para o crumble, misturar todos os ingredientes numa taça, com as pontas dos dedos, até obter uma espécie de areia molhada. Espalhar o crumble num tabuleiro com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, por uns 10-15 minutos, mexendo a cada 5 minutos para evitar que queime. E até que fique douradinho e crocante.
Para servir nos copinhos, colocar primeiro uma camada de iogurte, seguida de uma camada de quinoa e depois maçãs caramelizadas. Repetir as camadas e servir com o crumble por cima.

Bom Apetite! 








61 comentários:

  1. Olá Ginja!
    Que momento fantástico!
    A tua sobremesa é diferente e cheia de sabor... mais uma para a minha lista do must do. Adorei as diferença das camadas e textura.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Ginjinha...não me imagino assim num palco assim, gigante...mas é verdade que com o apoio dos bloggers amigos é outra coisa :)
    Pelas fotos dá para notar que estiveste muito bem e a sobremesa, essa é perfeita para esta estação, só pelos ingredientes e apresentação tenho a certeza que é deliciosa :) Foi uma excelente sugestão, boa e saudável!

    Parabéns e bom fim de semana.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Ginja :) O parfait parece-me uma delícia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Parabéns...pelo showcooking e pela receita! Nunca comi quinoa, mas tenho visto em tantas receitas que ando curiosa para experimentar!
    Beijinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho tanta pena de não estar mais perto!!! Sim porque eu estaria sentadinha na primeira fila so para te ver!!
    E nao me admira que te tenham feito olhinhos às tacinhas, oh eu aqui a fazer também!!!
    Sabes o que me faz lembrar a quinoa?? A tapioca! Pronto ja sei que nao é a mesma coisa, mas faz-me lembrar!
    E este parfait, pois é perfeito!!! Fiquei tentada a experimentar, mesmo com a quinoa!!! É que aquele toque da maçã e do crocante deixam-me curiosa!!!
    :)
    Um perfeito mais que parfait!!!
    Beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
  6. Que lindaaaaa!! A Ginja e a sobremesa!! :) Quem me dera ter conseguido ir, mas tive tanto trabalho no fim de semana!! Ainda bem que há fotos para eu pelo menos ter um cheirinho! ;) *

    ResponderEliminar
  7. Que linda sobremesa
    Pelas fotos, parece-me que estiveste muito bem!

    ResponderEliminar
  8. Que sobremesa perfeita. Parabéns, estavas óptima no mercado de sabores. Bjs

    ResponderEliminar
  9. Estiveste muito bem de certeza e esta Parfait parece perfeita ;)

    www.semjeitonenhum.com

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Ginja,
    Ótima participação no showcooking, como seria de esperar, delicioso parfait (mais que perfeito), combinação perfeita e harmoniosa de ingredientes. Muitos parabéns.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  11. Ficou lindo e com quinoa agrada-me e muito
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Um parfait, perfeito ;)
    Ficou muito bonito, e gosto de todos os ingredientes, deve ficar muito saboroso.
    E as fotos dão mesmo vontade de mergulhar uma colher na taça e provar, já, já :)

    ResponderEliminar
  13. Inês,
    Que bela e original sobremesa. Eu também gosto muito de quinoa, mas nunca experimentei em doces. Este acho bem simples e os sabores envolvidos são todos do meu agrado pelo que qualquer dia experimento. Fiquei a pensar que com banana caramelizada também não deve ficar nada mau. Com ou sem borboletas, estavas óptima.
    Bom fim de semana e beijinhos
    PS. Cá espero as bolachinhas LOL

    ResponderEliminar
  14. Eu e a Teresa bem que queriamos provar, mas já não sobrou para nós... ainda bem que partilhaste a receita, pelo menos agora posso fazer em casa. Sim, que hoje está um dia de Outono, perfeito como este parfait :)

    ResponderEliminar
  15. Estive na Alfândega esse Sábado de manhã mas noutro evento. Como estava em trabalho e ansiosa por entrar em fim-de-semana porque fazia um ano de casamento, vim logo embora... Mas deve ter sido muito giro, pelo menos animação não faltava :) Adorava ter visto. A sobremesa ficou linda.

    R de Rita

    ResponderEliminar
  16. Olá, Ginja!
    Que dia bem passado! E este parfait tem um aspecto excelente!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  17. Adorei ver-te no palco,
    agora só falta provar a sobremesa ;))
    estás super gira nas fotos!

    ResponderEliminar
  18. Querida Ginja,

    De amadora já começas a ter muito pouco! És tão destemida a testar novos sabores e combinações, saudáveis sobretudo, que fazes tremer qualquer chef de renome! E o teu parfait só podia ter o teu nome escrito: é lindo, é diferente e é uma versão mais saudável que qualquer outra que possamos inventar! Muitos parabéns! Estavas top em palco e nem as luzes ofuscam a tua paixão pela cozinha!

    beijinhos e bom fim-de-semana
    (ps: o meu vai começar com as tuas panquecas de banana e mirtilos que fiquei literalmente a babar-me quando vi as fotos)

    ResponderEliminar
  19. É um prazer assistir aos teus showcookings! E a melhor parte é mesmo provar.
    Adorei a textura e os sabores. Vou tentar fazer aqui em casa.. E depois mostro-te :)
    Muitos beijinhos e sucesso.
    ***

    ResponderEliminar
  20. É um prazer assistir aos teus showcookings! E a melhor parte é mesmo provar.
    Adorei a textura e os sabores. Vou tentar fazer aqui em casa.. E depois mostro-te :)
    Muitos beijinhos e sucesso.
    ***
    Rosa (Be Nice)

    ResponderEliminar
  21. Oh Inês, este teu Parfait é mesmo perfeito. Pena tenho eu de não ter estado no Mercado de Sabores e ter tido o privilégio de assistir ao teu showcooking e ter provado esta delicia. Mas obrigado por teres vindo partilhar a receita e tenho a certeza que deve ser divinal.
    Beijinho.

    Célio.

    ResponderEliminar
  22. Quinoa é também desconhecido para mim. Mas pelo aspecto destas fotos, dá mesmo vontade de experimentar...
    Muitos parabéns pelo sucesso e sempre em frente, querida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Não é o que eu digo amiga??
    Ainda vais ser mais famosa que o Gordon e a Lorraine e ai de quem disser o contrário, pois talento e genica e bom gosto não te faltam. falta-te aquele empurrão para te tirar da tua confort zone e ir em frente, mas para isso estou cá eu para te dizer sempre, "hã, vá, põe-te já a mexer e toca a pensar em algo...", lol!!
    Parabéns amiga. Fico muito feliz com cada passinho que dás rumo ao sucesso!!
    Quanto à tua sobremesa, o aspecto é super tentador e até quem nunca provou quinoa vai querer provar e ficar fã!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  24. Ginja,

    Parece ter sido uma experiencia fantastica, imagino o friozinho na barriga ao ver tanta gente. Escolheste muito bem o que apresentar no evento, este parfait para mim e perfeito, reflecto o Outono, comida saudavel com estilo. Parabens querida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Querida Inês: admiro a tua coragem de enfrentares tanta gente e de ainda levares uma receita com quinoa,que nem toda a gente conhecia ( eu,por ex. sou uma delas). No entanto devo dizer-te que essas tacinhas estão divinais!!!Adoro o crumble de nozes por cima.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  26. Que sobremesa simples e deliciosa! Só utilizei quinoa na sopa ou então junto com arroz, nunca pensei em fazê-lo na versão doce ;)
    Parabéns pela apresentação adorava ter assistido, quem sabe numa oportunidade cá por lisboa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Parabéns pela tu participação, já tinha visto no facebook! Fico muito feliz por ti, tu mereces! A receita é fantástica, nunca comi quinoa em sobremesa mas deve ficar óptima!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  28. Que sugestão fantástica! Será o meu lanche ou o meu pequeno-almoço?

    ResponderEliminar
  29. Ginja minha linda,
    parabéns pela participação, vc merece por ser tão talentosa e faz
    tudo com amor e carinho, suas receitas são maravilhosas e as fotos tbm!
    Essa sobremesa ficou criativa com um aspecto delicioso.

    Bjs, bom fds, fique com Deus ♥

    ResponderEliminar
  30. Que receita tentadora!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Parabéns pela tua participação, Inês! Fizeste sucesso de certeza, porque esse parfait de quinoa está uma verdadeira tentação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Parabéns Ginja
    Sem ter estado presente aposto que com essa apresentação foi um sucesso. A humildade é uma virtude que nos dias de hoje anda um pouco perdida. Gostei desse parfait perfeito ;)
    Um beijo e continuação de sucesso!

    ResponderEliminar
  33. Oh! minha querida e corajosa Ginjinha tão pequenina lá no palco, mas com uma garra enorme, que felicidade de vê-la assim feliz realizada e fazendo sucesso. Não duvido nenhum pouco da deliciosa sobremesa que com certeza fez sucesso aos presentes. Sorte a deles poderam experimentar essa delicia. Como sempre você usou da sua dedicação e amor pela culinária, e talentos estão ai para serem descobertos e divulgados. Parabéns minha linda. Belissima apresentação.Beijinhos filhota, peço a Deus que se abram leques de oportunidades cada vez mais para você. Bom final de semana

    ResponderEliminar
  34. Tenho sempre pena de não poder estar em nenhuma destas coisas!
    Que delicia :) imagino as borboletas na barriga perante um grande público :)
    Mas correu na perfeição pelo que vi e li. Ainda bem! Fico super contente!
    Quanto à sobremesa acho maravilhosa :) e se há pessoas que não conhecem passaram a conhecer e vão adorar a quinoa! :)
    Um grande beijinho querida e parabéns :)

    ResponderEliminar
  35. Gosto imenso de quinoa mas nunca arrisquei uma sobremesa.
    Adorei a sugestão
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  36. Parabéns pela tua participação! Sem dúvida, um sucesso! Fiquei super curiosa quanto à quinoa numa sobremesa! Nunca experimentei...mas isso vai mudar :)))

    Beijinhos,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. Que compenetrada Ginja!! Gostei muito de te ver em acção e principalmente de te conhecer! Felizmente tive a sorte de conseguir provar esta bela sobremesa e posso confirmar que estava deliciosa! Ainda bem que esta foi a tua escolha, a quinoa surpreendeu-me bastatnte! Um beijinho!

    ResponderEliminar
  38. Olá Inês! Parabéns pela participação! Tu mereces, és muito corajosa! :) É um sucesso, sem dúvida!
    Adorei a sua receita, tão original, tão diferente! Deve ter ficado muito bom!
    Obrigada pela excelente sugestão!
    Beijinhos* ;)

    ResponderEliminar
  39. Querida,

    este parfait é mesmo... perfeito!
    É tão lindo e tão guloso que vou levar a receita comigo.
    E mais uma vez, fantásticas fotos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Deve ter sido mesmo um dia inesquecível. Não sei se teria coragem :) Parabéns pelo sucesso. Mereces! Esse parfait tem um aspeto delicioso. Nunca provei quinoa em doces, mas parece fazer sentido, no meio dos outros ingredientes :)
    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  41. Olá Inês,
    Com certeza foi um dia inesquecível, para ti e para todos os que puderam estar presentes e apreciarem esta deliciosa sobremesa.
    Este parfait ficou lindo, muitos olhos gulosos estavam a cobiçá-la.
    A maça com a canela misturada em quinoa é deveras original, nunca me passaria pela cabeça juntar estes ingredientes num doce, mas o aspeto é muito tentador.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  42. Olá Inês, :)

    Gostei imenso de te ver no Mercado de Sabores, uma experiência decerto memorável para ti, pois que são oportunidades únicas para aprender, para brilhar, para mostrar, tal como tu sabes fazer ! :)
    O parfait está... precisamente isso... perfeito ! :)
    Os contrastes estão fantásticos e produziram um resultado final delicioso sem dúvida...
    Muito parabéns uma vez mais, desejo-te toda a felicidade numa área que é difinitivamente a tua praia ! :) :)

    Um beijinho grande ! :)

    ResponderEliminar
  43. Olá querida Ginjinha!
    Não sei qual destas duas maravilhas terá mais umas gramas no prato da balança!! Se estas fotos lindas em que deves sentir-te muito feliz e orgulhosa, ou, a tentação de uma Parfait de sonho. Sabores e aromas indescritíveis para paladares exigentes, gostei muito.
    Parabéns minha querida e muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  44. Enhorabuena, Ginja! Pero es que no te mereces otra cosa que hacer disfrutar a cuántos más y mejor de la pasión que tú pones en la cocina.
    Qué vértigo, con tanta gente... pero cuando uno está haciendo lo que le gusta y con gente que la arropa, todo es mucho más fácil.
    Qué vasitos más deliciosos, a degustar lentamente disfrutando de su sabor y frescor.
    Besitos y feliz semana!

    ResponderEliminar
  45. Ui que medo, um palco tão grande!! Mas qualquer dia já estás uma profissional nisto!
    Que giro que deve ter sido, gostava muito de ter assistido :)

    Quinoa doce parece-me óptimo :) Ficaram lindas as sobremesas!

    beijinho*

    ResponderEliminar
  46. Olá Inês,
    Estava a ver as tuas fotos e a pensar que não me consigo imaginar numa situação dessas!
    Isso sou eu, mas tu estás no sitio certo e brilhas como uma estrelinha.
    Gostaria de ter estado ai sentadinha a assistir.
    Tenho a certeza que estás no inicio de um caminho de sucesso, tens talento, garra e arrojo!
    Eu estarei por aqui para te aplaudir.
    Parabéns.Quanto ao parfait está perfeito!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  47. Deve ter sido uma experiencia unica :) Muitos parabéns! O Parfait está "parfeito"! :)

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  48. Aposto que te comportaste lindamente no showcooking :) muitos parabéns!
    A receita parece deliciosa! Obrigada por partilhares conosco, e não só com aqueles que te viram no mercado ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  49. Minha querida e doce ginja!!! Adorei ver.te e adorei a sobremesa. És uma estrela e só tens de te soltar mais... Adoro-te!!

    ResponderEliminar
  50. Excelente experiência e excelente sobremesa :)
    Essa mistura só pode ter resultado num sabor fantástico!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  51. Também nunca experimentei quinoa, mas só pelo aspeto desse parfait.. estava disposta a arriscar :) Ainda bem que te corre tudo pelo menlhos Ginga, espero que continues assim. Muita sorte!! Beijocas.

    ResponderEliminar
  52. Querida Inês,

    é bom ver o teu esforço e trabalho como blogger reconhecido pelo público!! Mereces isto e muito mais!
    Aqui já se encontra quinoa mas ainda não a comprei. Ainda não me senti com coragem para a experimentar e nunca imaginei que desse para fazer sobremesas!! Hoje já aprendi uma coisa nova aqui,
    Muitos parabéns pelo teu sucesso e pelas fotografias de babar que nos apresentas sempre.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  53. Que bom aspecto Inês! Deve ser ótima essa sobremesa!

    Parabéns pela tua participação, parece-me que correu muito bem!

    Beijinhos
    Arco-íris na Cozinha

    P.S.: aproveito para te convidar a participar neste sorteio de uma ecogarrafa da Tupperware a decorrer no blogue, http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/2013/09/giveaway-ecogarrafa-tupperware.html

    ResponderEliminar
  54. Olé mi niña... ficou linda a tua tacinha, nunca provei quinoa doce deve ser óptimo! Tiveste muito bem mesmo nã estando lá sei que tiveste! um beijo

    ResponderEliminar
  55. Só tenho uma palavra: PERFEITO! desde a sobremesa à oportunidade de estares nesse evento :) Adorei a reportagem :P

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  56. Ahhh correu tudo bem, parabéns!! Ficas muito bem num palco grande e cheio de luzes. :D
    A sobremesa também parece fantástica!
    Um dia em cheio. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  57. Que linda :)... Adoro ver-te nestas andanças, tenho mto orgulho mesmo :)
    beijinhos

    ResponderEliminar