Umas Trufas com o sabor do Café





O café motiva ao encontro, à conversa. A ficarmos juntos à mesa, em volta de chávenas aromáticas e estimulantes. Em irmos até uma esplanada, com amigos, tomar um cafézinho e dar dois dedos de conversa.
Um hábito, uma rotina, um gosto que muitos não prescindem. 
O café junta as pessoas, junta as conversas e promove bons momentos.




A Delta lançou recentemente novas embalagens, a sua Gama Origens, nas variedades Brasil, Timor, Angola, Colômbia, os cafés mais afamados do mundo. De sabores exóticos e ricos aromas, transmitem uma sensação de conforto a cada chávena. Para além disso as embalagens são práticas, com abertura fácil e fecho zip, permitindo conservar da melhor forma o produto. E são versáteis, podendo ser utilizado tanto em máquinas expresso como de saco. 
Deixei-me inspirar pelo lote "Timor" com um aroma rico e um sabor subtil com traços doces de chocolate, e preparei umas trufas, de chocolate e café, para saborear ao ritmo de uma chávena de café e boa conversa.






Trufas de Chocolate e Café

200 gr de chocolate preto 70% cacau
100 ml leite
2 colheres (chá) café "Timor Origens"
cacau em pó q.b. para enrolar


Preparação

Partir o chocolate em pedacinhos e derreter em banho-maria juntamente com o leite e o café, mexendo bem até a mistura estar homogénea, brilhante e cremosa.
Colocar a mistura num tabuleiro pequeno, de modo a que fique bem espalhado e solidifique mais rápido. Tapar com película aderente e levar ao frio por uma hora, de modo a permitir moldar as trufas.
Com uma colher pequena retirar um pouco da mistura e moldar as trufas com as mãos. Colocar no frio por uns 15 minutos. Passar por cacau em pó e servir de imediato.
Conservar no frio, dentro de um recipiente fechado.
Nota: não usei as tradicionais natas na preparação destas trufas, usei antes leite e ficaram com uma consistência muito boa e suave.

Bom Apetite!








58 comentários:

  1. Adoro a combinação de chocolate e café. Devem ser dos meus sabores preferidos. Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. Hummmm... que delícia de trufas. Adoro!!!
    As fotos sempre maravilhosas
    :D
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Tá lindo adorei.. sabes a minha avó chamava essa chavena de panêlo! Sempre que vejo isso lembro-me dela! Hoje comi caril e lembrei-me de vocês :D kiss vou já pro email!

    ResponderEliminar
  4. Adoro café ,diria até que sou viciada .
    É a primeira coisa que bebo mal saio da cama, sei que não é nada sudavel e então á dois que não bebo custa mas sei que tenho que beber só depois do almoço.
    Agora com o tempo quente sei que vou conseguir.
    Adorei essa lindas trufas e com sabor a cafe´eu ia adorar.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Uma dessas para acompanhar o meu café agora ia saber tão bem! Delícia...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Chocolate e cafe é certamente uma combinação deliciosa, as trufas ficaram lindas

    ResponderEliminar
  7. A Forma como escreves é tao delicada, acompanhada pelas imagens perfeitas fazem com que tenha uma vontade louca de provar, mas a minha nutricionista nao ia deixar =< fica o desejo
    Parabens pelo Blog Fantastico =D

    ResponderEliminar
  8. ADORO!!!!!! era capaz de comer tantas de uma vez lool e estas ficaram simplesmente lindas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adorei estas trufas, Ginja!
    Chocolate e café é uma combinação perfeita!
    Também já fiz parecidas e ficaram tão bem!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. E pronto... mais um post fantástico... em tudo! Não me dás hipótese de experimentar tudo. Preciso de um dia com 50 horas. Mais uma vez PARABÉNS, não há palavras...
    Bjs grandes
    CláudiaV.

    ResponderEliminar
  11. Ai ginginha, guarda lá uma trufa para mim que eu vou querer provar essa pequena maravilha :)
    Estão lindas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adorei, adorei , adorei!
    Fotos lindas, e uma receita fantástica! Café com chocolate... estou perdida!

    bjinhos

    Sara

    ResponderEliminar
  13. Tens razão, o momento do café é para mim um ritual. As chávenas bonitas, uma toalha de linho, os bolos, biscoitos ou bolachas para acompanhar, o chocolate preto que não pode faltar, uma cafeteira italiana, o aroma do café a pairar no ar, e as pessoas que se juntam em volta de uma mesa para saborear esta bebida que pode transformar um simples encontro num momento de puro requinte. Adoro. E estas tuas trufas de chocolate e café devem ser perfeitas para tornar este momento em algo ainda mais especial :)
    Bom fim de semana Ginja, beijinhos :)

    ResponderEliminar
  14. Café e chocolate... quem pode resistir?! Gostei muito :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Inês,eu sou viciada em café e tomo logo de manhã uma caneca e essas deliciosas trufas com aroma de café acompanhavam na perfeição o meu café matinal.Café com trufas de café dose dupla de prazer!Heaven!
    bjns e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Que trufas tão lindas!! Ficaram maravilhosas :)
    A combinação de café e chocolate é deliciosa!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Querida e doce amiga.
    Eu já sou viciada em café à tarde, imagina então, com essas deliciosas trufas. Vai ser um páreo duro para ver quem acaba primeiro.
    Gostosa combinação,perfeita!
    Beijinhos e bom final de semana

    ResponderEliminar
  18. Que delícia! Deu vontade de fazer e provar agora!
    Bj e bom fim de semana,
    Marília

    ResponderEliminar
  19. Que lindas que ficaram!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Gostei muito da ideia da utilização do leite em vez de natas. Estão lindas e acredito que muito suaves. Gostei também da tábua ;) Reconheço-a pois tenho uma igual que encomendei.
    Beijinhos querida
    Maria

    ResponderEliminar
  21. Adorei a ideia meus parabéns com certeza ficaram deliciosas beijos Luci

    ResponderEliminar
  22. Ai que bem me sabiam essas trufas fresquinhas e uma malguinha desse café, frio, e com uns cubinhos de gelo. Ai ai ai...
    Acho que fizeste lindamente em utilizar o leite na vez das natas, uma opção bem mais saudável. Já notei a receita, é perfeita para estes dias abrasadores! :)

    ResponderEliminar
  23. Ficaram fantásticas as trufas...liga perfeitamente o café e chocolate! Gostei! :)*

    ResponderEliminar
  24. Que boas!!! Acho que já experimentei esse café, é muito bom ;)
    Beijinhos, bom sábado!

    ResponderEliminar
  25. Adorei a combinação. Eu adoro ambos, chocolate e café!! As fotos estão lindas! Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  26. adorei. perfeitas para mim...
    bjinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  27. Querida Ginja
    Realmente não tem nada melhor do que tomar um cafezinho e jogar conversa fora!
    Adoro trufas, mas nunca comi com café! Pelo aspecto parecem deliciosas!
    Te desejo um ótimo fim de semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  28. Tão lindas!!

    Adoro chocolate e café, é uma combinação maravilhosa! Devem ter ficado simplesmente maravilhosas! :)

    ResponderEliminar
  29. Querida ginja!
    Um bom café e numa reuniam de amigos as
    trufas são as rainhas. Eu sou fã desse pedaços
    enfarinhados de cacau e quando as trinco é uma delicia.
    Beijinhos amiguinha.

    ResponderEliminar
  30. Olá Ginja adoro a combinação do cafe com o chocolate e estas trufas são dificeis de se lhes resistir. Numa boa companhia e com um cafezinho a acompanhar então...
    Beijinhos

    Mariana

    p.s o meu pc esteve com problemas, mas já esta a responder bem.

    ResponderEliminar
  31. Simplesmente irresistíveis!!!Impossível comer só uma!! Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  32. Hmmmm, que maravilha! Também ficam boas de certeza com "leite" vegetal, e esse apontamento do café deve ficar um espetáculo!

    ResponderEliminar
  33. Querida Ginjinha como gosto de trufas e se feitas com café, o sabor do chocolate fica mais intenso não fica? Que pequeninas preciosidades essas suas trufinhas, tão lindas, e a canequinha de café um mimo. Gostei muito da receita. Beijinhos, um lindo domingo

    ResponderEliminar
  34. Que lindas!!! Adoro trufas e essas, com o gostinho a café devem estar bem saborosas.
    Qualquer dia também faço. ;)

    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  35. Ahhhhh trufas ahhhhh, quero. :D
    Tão perfeitas Ginga, o sabor do café e o cacau fazem uma combinação fantástica.
    Beijinho

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Olá Ginja,
    Considero uma combinação perfeita, embora eu não possa consumir cafeína não passo sem os cafezinhos, adoro e essa combinação nas trufas é perfeita, divina.
    Beijo, bom domingo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  37. adoro as fotos! cada vez melhores (nao me canso de dizer :P)
    e as trufas hmmm tão perfeitas e gulosas :)com o sabor irresistível do café!
    um beijo grande e uma óptima semana***

    ResponderEliminar
  38. Trufas é a minha perdição! Então a acompanhar um cafézinho! Maravilha! Seja Verão ou Inverno caiem sempre que nem ginjas! ahaha ;)
    beijinho grande e belas fotografias!

    ResponderEliminar
  39. Inês,

    Adoro trufas !
    Nem poderia ser de outra forma, tão gulosa sou !
    Também já fiz, mas diferentes destas tuas, gostei imenso desta versão, ficaram lindas e o toque do café é divinal seja onde for !
    Quem é que não gosta de café, não é verdade ? :)

    Beijinho querida*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  40. Olá Ginja!!!

    Sabes, adoro o teu toque saudável em todos os petiscos, mesmo nos doces!!!

    Adoro oferecer trufas, sobretudo no Natal e vou de certeza absoluta experimentar usar leite em vez das natas, tão calóricas!!!

    Sobrou alguma destas deliciosas para acompanhar o meu refresco de café?! :)

    beijinhos....

    ResponderEliminar
  41. Ginja minha querida,
    sentar ao redor da mesa bater um bom papo e saborear uma
    xícara de café é bom demais!
    E vc arrasou com estas trufas que tem gostinho de quero mais...hummmmm!
    As fotos estão lindas, tudo perfeito!

    Tenha uma semana super abençoada!
    Bjs de ♥

    ResponderEliminar
  42. Parabéns pela escolha do CAFÉ da minha linda vila....onde vivi até há 4 anos atrás!!!! As trufas têm que ser deliciosas pois a combinação é adorável...
    Só maravilhas!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Que delícia!
    Esta combinação é perfeita e muito agradável!
    Mais uma vez as fotos estão lindíssimas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. E eu a pensar que as trufas eram uma dor de cabeça. Super fácil!

    poucotempo-com-grandesabor.blogspot.com/‎

    ResponderEliminar
  45. Oh Ginja... que delicia, tão apetitosas e lindas...
    Beijo e boa semana
    alecrim

    ResponderEliminar
  46. Minha querida :)
    que lindas trufas :) Estão encantadoras, tais como as fotografias! Estou rendida!
    Adoro café, acho que é o que dizes, junta pessoas, promove conversas e proporciona bons momentos! Acho que é a descrição ideal :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  47. Olá Ginja,
    que trufas fantásticas, gosto imenso mas nunca fiz.
    Além do chocolate, o café é o meu vício :) com esta receita ficaria encantada :)
    As fotos estão lindas!
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  48. Se há coisas fantásticas na vida uma será certamente o café que nos está, quase, sempre associado a longas conversas e encontros com amigos e a outra será, seguramente, o chocolate portanto, trufas com café só poderão ser "fantabulasticas" :)

    Beijinho do atelier Lu_Tec
    http://lu-tec.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  49. Comia agora mesmo uma com o meu café. São dois dos meu "vícios" e combinam na perfeição!

    R de Rita

    ResponderEliminar
  50. Olá Ginja,

    é sempre doloroso vermos alguém sofrer e as nossas mãos estarem atadas... sejam com pessoas ou animais... para mim estão na mesma categoria..
    Apenas temos de saber que fazemos o que pudemos e o resto está nas mãos da providência ou do que quer que esteja acima de nós.

    Um doce aconchega sempre um coração apertado e o teu gelado é um primor de doçura...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  51. hummmmm que bom aspeto tenho de fazer pois são até muito saudáveis (=


    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  52. Parecem-me taoooooooo bem! Que delicia!

    ResponderEliminar