Quadrados Fofos de Coco e Limão





Adoro fazer bolos e bolinhos, vocês bem sabem. Domingo que é domingo, pede um destes bolos, bem simples como eu mais gosto. Para além de simples, com sabores que eu adoro, o coco e o limão que se juntam para dar uns belos quadradinhos. Que se comem ao sabor dos dias sem pressas.
Enquanto o fim-de-semana não chega, deixo já a sugestão desta receita. Perfeitos para partilhar num lanche de amigos, ou levar para a praia! E criar doces momentos.


Quadrados Fofos de Coco e Limão

175 gr de açúcar
4 ovos
125 gr de iogurte natural
raspa de 2 limões
sumo de 1 limão
75 gr de manteiga derretida e fria
50 gr de coco ralado
225 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento


Preparação

Untar um tabuleiro pequeno com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça juntar o açúcar e a raspa do limão, esfregando bem com as pontas dos dedos, até se libertarem os óleos da raspa e ficar com uma aparência de areia molhada. Adicionar os ovos e com a batedeira, bater muito bem até a mistura ficar volumosa e esbranquiçada.
Juntar o iogurte, a manteiga e o sumo de limão e mexer bem. Por fim, adicionar a farinha, fermento e coco e envolver bem na massa.
Levar ao forno até cozer (teste do palito). Desenformar e depois de arrefecer ligeiramente, cortar em quadrados. Polvilhar com açúcar em pó se desejar.

Bom Apetite!







52 comentários:

  1. para mim a simplicidade ganha tudo nas receitas! Coisas simples mas muito saborosas. gostei!

    beijinho do atelier Lu_Tec

    ResponderEliminar
  2. Não há nada melhor que fazer um bolinho caseiro e depois partilhar com quem gostamos!

    ResponderEliminar
  3. Pode ser 1 desses quadrados (ou 2 ou 3) aqui para estes lados se faz favor ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que delícia devem ser!
    Adorei a receita (que já tomei nota) e as fotos.

    Adoro acompanhar seu blog, ele está listado entre os que sigo.

    Um ótimo dia!
    Abraços

    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Querida Ginja,

    é reconfortante ver como a combinação de ingredientes tão simples criam algo verdadeiramente maravilhoso.
    Estes bolinhos têm um ar tão doce, apetitoso e até festivo! A sua aparência fez-me lembrar o Natal mas o seu sabor deve ser bem à verão!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ginja minha querida,
    quadradinhos perfeitos e com gostinho de limão
    e coco melhor melhor ainda!
    sugestão 10 para o lanche!

    Beijinhos, fica com Deus ♥

    ResponderEliminar
  7. Gosto. Aliás, estou a pensar fazer estes quadradinhos mas na versão lima e coco. Que dizes???? :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho mesmo bem Ondina!! Lima e coco ficam bem. Andava e pensar nessa combinação para um gelado :)

      Eliminar
  8. Ginjinha querida, são dois sabores que aprecio muito, coco e limão. Ficaram mesmo fofinhos esses quadradinhos, e deliciosos certamente. Gostei muito da receita, um belo bolinho para acompanhar um chá (aqui está frio) café, ou mesmo uma deliciosa limonada pois sei que por ai anda a ter calor. Lindos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Ginja,
    eu costumo fazer com laranja e coco mas a combinação limão e coco deve ser ainda mais fresca...momentos doces e felizes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fica maravilhoso com laranja e coco. É uma deliciosa combinação mesmo :)

      Eliminar
  10. Coco e limão é sempre uma associação vencedora! :-)

    ResponderEliminar
  11. Parecem mesmo fofos!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Gina,
    São dois sabores que me agradam muito, o coco e o limão, é uma receita perfeita para o lanche de domingo, ótima sugestão.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  13. Que quadradinhos tão lindos! Adoro a combinação de côco e limão, é sublime! Estes quadradinhos são perfeitos para um pequeno almoço mais guloso ou para o lanche :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Tão lindos e com aspecto tão fofinho, bem que provaria um ou dois rsrs bjs !!!

    ResponderEliminar
  15. Que maravilha! Deve ser uma delícia!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que interior tão fofo que eles têm .Devem comer se tão bem...Também gosto da conjugação do coco com o limão!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  17. Domingo e sem ser domingo! Com bolinhos assim ninguem se resiste Ginja! E ainda bem que tu gostas de fazer bolinhos, porque eu fico sempre a olhar para eles babada!!
    E estes quadrados são perfeitos!! Tal como tu dizes.... Para comer e saborear a diferença dos sabores, lentamente e sem pressa!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
  18. fazem lembrar uns que a minha avó fazia... assim aos quadrados... bom aspecto e optimos sabores! bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem mesmo cheiro a infância!! Por isso gosto tanto e faço muitas vezes :)

      Eliminar
  19. Que bolinhods mais apetitosos, Ginja! Deve ser uma combinação deliciosa, coco e limão! E devem estar tão fofunhos... Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Que quadradinhos tão apetitosos :) hummmm eu quero :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Tão lindos e tão fofos. Apetitosos! Ia bem agora!! Bjs :)

    ResponderEliminar
  22. Que delicia... Realmente domingo é um dia perfeito para fazer estas coisas boas.... Adorei o aspeto!

    ResponderEliminar
  23. Apetecia-me mesmo agora comer uns quadrados fofos desses!!
    Bjinhoooos

    ResponderEliminar
  24. O que eu comia agora um desses quadradinhos.. :) estão com o ar mais fofinho do mundo.
    beijocas

    ResponderEliminar
  25. Dois ingredientes que gosto muito.

    Bjocas

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Ginja,

    estes quadradinhos são mesmo perfeitos para fazer num domingo e comer ao lanche em família. Deliciosa combinação entre o coco e o limão!

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  27. Mmm gosto tanto da combinação do coco com o limão :D Até me fiquei a babar com esta sugestão! :)

    Beijinhos e tem um bom dia :)

    ResponderEliminar
  28. Hmmmm tenho que experimentar! Obrigada por ter partilhado a receita :)
    Adorei o blog, super simples e clean :) Já sou seguidora!!
    Também pode visitar o meu cantinho: http://comidinhasdakelly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. É mesmo com estes teus bolinhos que fico completamente rendida. Adorei tudo mas isso também já não se torna novidade não é?
    Beijinhos querida amiguinha. Sempre vens cá abaixo em Setembro? Gostava tanto...
    Maria

    ResponderEliminar
  30. Que maravilha, Ginja! Também adoro estes bolos simples mas cheios de sabor e caracter!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Um bolo singelo de aparência. Estou curiosa em relação ao sabor. Ainda não fiz um bolo assim, com sumo de limão. Linda foto também! Beijinho, Paula

    ResponderEliminar
  32. O acompanhamento perfeito para doces e felizes momentos. :)
    Uma combinação deliciosa e com essa textura fofa, não há melhor.
    Um beijinho

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Uma combinação perfeita!
    Adoro tudo que leva coco, estes quadradinhos estão lindos e dão vontade de atravessar o ecrã para os roubar :)mas como não posso fazer isso, levo mais uma receita tua para o meu caderninho.
    Também gosto muito de "culinar" nos fins de semana :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  34. Minha querida Inês,

    isto anda complicado de gerir!! O blogue anda um pouco ao abandono mas tenho tentado seguir pelo FB (torna-se mais fácil).
    Tal como tu adoro bolos e bolinhos, todas as ocasiões me parecem perfeitas para ligar o forno e por mãos á obra. E partilhando com os amigos ainda se torna mais especial! Gostei muito da conjugação de sabores, perfeita para a época estival :)

    beijinhos e se for caso disso boas férias!! Boa semana

    ResponderEliminar
  35. Que belos quadradinhos,simples ,mas deliciosos. Adoro a combinação do côco e do limão. Estão perfeitos!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  36. Olá amiga,

    Bolinhos que me lembram a Mãe, ela também era muito adepta deste tipo de quadradinhos ! :)
    Bolinhos feitos em tabuleiros que perfumam a cozinha e que saciam a gula por doce em qualquer ocasião!
    Têm uma cor linda e adoro os sabores que encerram ! :)

    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar
  37. Bolo de côco e limão é o meu preferido :) Côco e lima também é uma delicia...huumm que vontade de ter agora um bolinho aqui em casa!! Acho que me vou agarrar ao forno! :P

    beijinho*

    ResponderEliminar
  38. Há tanto tempo que eu não vinha aqui e tanta coisa boa pra minha dieta :) Acho que tens um problema grave com os bolos... um tipo de vicio sem explicação que eu adoro :D Como aqueles que certas pessoas têm pelo Amazon LOLOLOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serei eu viciada em bolinhos Marmita? :) Acho que sim!!
      Adoro fazer bolos e partilhar, mesmo que só prove um pedacinho!

      Eliminar
  39. Olá Ginja!

    Acabei agora mesmo de fazer o bolo e segui à risca a sua receita. Já o provei e tenho duas críticas (construtivas claro) a fazer. Primeira: Acho que devia levar menos limão. Segunda: Devia levar mais côco.

    Acho que o sabor do limão se sobrepõe e muito ao de côco, tanto é que nem se sente, o que é pena porque adoro côco.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz!
      Deve ser a minha veia que adora limão a falar sempre mais alto! A receita foi inventada por mim, e ao meu gosto pessoal. Adoro limão, a sua acidez e o perfume em bolos e não acho que fique exagerado nesta quantidade. Quanto ao coco, se colocamos demasiado o bolo torna-se mais seco e denso e eu prefiro mais fofo. Tudo depende do gosto pessoal de cada um!
      Obrigado pela opinião. Um beijinho.

      Eliminar
  40. Que lindos, Inês. Faço uns parecidos com laranja, mas com limão também devem ficar óptimos :)
    E já cobicei também o teu gelado de manga e maracujá (e as tacinhas às bolinhas!).
    As fotos estão cada vez mais bonitas! Parabéns.
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Teresa! Esse elogio vindo de ti, até me faz corar :)
      Com laranja também saõ deliciosos!!
      Um beijinho.

      Eliminar
  41. Olá Ginja!
    Experimentei fazer este bolo e ficou óptimo.
    Desapareceu rapidamente e só ficaram migalhas, o que é muito bom sinal :)
    Obrigada pela receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste!
      É um bolo super perfumado e fofo, adoro fazer e comer :)
      Quando desaparece rápido é sempre bom sinal.
      Um beijinho.

      Eliminar
  42. Olá Ginja
    É uma óptima ideia mesmo. Estou quase a ir de férias e é uma deliciosa sugestão para os meninos esfomeados depois das banhocas na praia. Vou ter que copiar... Nada de internet por aqueles lados! Só mesmo com muuuuuuita sorte!
    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  43. Olá!

    Parabéns pelo blog e pelas receitas. Está fantástico e já sou seguidora.

    Beijinhos

    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar