Polvo no Forno Aromático


Há momentos especiais. Trocas de experiências e carinho. Lembro-me quando era pequenina, uns 8 anos, íamos passear de carro, e o meu pai deixava-me conduzir (ou pensava eu)! Ia ao seu colo e ele retirava as mãos do volante, colocava eu as minhas, e lá ia a controlar o carro, uma emoção! Sentia adrenalina e tinha medo, mas ao mesmo tempo não queria que terminasse a aventura.
Um pai está sempre lá, o seu carinho e amor são inabaláveis. Sentimos segurança e sabemos que somos amados. Percorremos juntos um caminho de amizade e aprendizagem. E muita aventura.
Cá em casa não somos de comemorar datas disto nem daquilo, mas o dia do pai acaba por ser um dia especial para nós, um dia que nos une.
Este polvo, que fui encontrar no baú das receitas, não foi feito neste dia. Não gostei das fotografias e acabei por as colocar de lado e ficou esquecido. Não sei porquê, mas não consigo tirar boas fotografias a moluscos e peixes em geral. Mas não podia deixar de o colocar aqui, porque foi uma receita feita a dois, por mim e pelo meu pai.
O meu pai tem muito jeito para a cozinha (às vezes não tem é paciência!), faz grandes feijoadas, açordas, cabidelas, bacalhaus, petiscos e mariscos, tudo na perfeição. E é sempre um prazer poder aprender com ele. Este polvo, aprendemos os dois a fazer com o chef Henrique Sá Pessoa, e ficou já como uma receita nossa. Fica super tenro, suculento e perfumado. Nem imaginam os aromas libertados durante o tempo no forno. É qualquer coisa de maravilhoso. E foi ao lembrar-me desses aromas, que tive a certeza que o tinha de partilhar convosco.
Um polvo que não foi feito para o dia do pai, mas sim, feito com o pai, com carinho e sempre a aprender.


Polvo no Forno Aromático
(receita do chef Henrique Sá Pessoa)

1 polvo fresco
2 cebolas
2 tomates
1 cabeça de alho
1 folha de louro
tomilho fresco q.b.
alecrim fresco q.b.
azeite q.b.


Preparação

Colocar uma quantidade generosa de azeite num tabuleiro. Colocar uma cebola e um tomate em fatias, os dentes de alho e o louro. Por o polvo em cima (não necessita de salgar o polvo).
Colocar mais azeite e o alecrim e tomilho a gosto. Por cima, juntar mais uma cebola e o tomate cortados em fatias e tapar o tabuleiro com papel de alumínio. Levar ao forno durante umas 2 horas a 200ºC. Servir com batatinha a murro.

Bom Apetite!


54 comentários:

  1. GINJINHA MINHA AMIGA,
    É MUITO GRATIFICANTE TER BOAS LEMBRANÇAS DOS PAIS. EU GOSTAVA DE VESTIR AS ROUPAS DO MEU PAI E CALÇAR AS BOTINAS QUANDO ELE CHEGAVA DO TRABALHO TODO SUADO, PARA MIM ELE ERA UM GRANDE HERÓI E AINDA É.
    AMEI O QUE VC ESCREVEU, VC É UMA PESSOA DE BONS SENTIMENTOS, LINDA E ILUMINADA.
    COM CERTEZA O SEU PAI É MUITO FELIZ DE TER UMA FILHA COMO VC. ESTE POLVO FICOU BOM DEMAIS, ÓTIMA RECEITA!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
    BJS ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pais são sempre nossos heróis não é mesmo?
      Obrigado querida.

      Eliminar
  2. Ficou fantástico o prato de polvo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esta pratinho é tão bom!!! Aromático, delicioso...nham, que aspecto fantástico!

    Biejinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro este tipo de refeição, que maravilha!

    ResponderEliminar
  5. Com este aspecto maravilhoso, já comia, até fiquei com água na boca.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que aspecto delicioso, já se comia...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. São essas lembranças de pequenina que se guardam no fundo do nosso coração.Este polvo a dois deve ter feito as vossas delicias!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  8. é uma excelente ideia para cozinhar polvo, nunca experimentei cozinhá-lo no forninho.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro polvo e este ficou uma maravilha, seu aspecto é delicioso!

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Ainda não comi assim, mas depois da sua receita não vai demorar muito.
    Bjo

    ResponderEliminar
  11. Ginja conduzir com 8 anos podias ter ido presa :):)
    São estes pequenos momentos que nunca se esqueçam passados com os que mais gostamos, que dois cozinheiros... o polvo esta com um aspecto optimo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Ginja querida, mais uma vez vc me leva a lembranças afetivas deliciosas.Já aqui no Brasil, eu ainda pequena, e papai limpando e fazendo o polvo que tinha conseguido achar para comprar( não era habitual polvo no Brasil, aliás até agora ainda não o é).Ele fazia parecido com o seu e ainda sobrava um pouco para o arroz de polvo que era d e l i c i o s o!!!! Infelizmente não tenho mais esse meu HERÓI, nem tampouco posso comer mais polvo(virei alérgica), mas ainda me delicio com as lembranças que o polvo me trás. Muitos beijos cheios de carinho da Gina

    ResponderEliminar
  13. um prato feito a 2 tem sempre outro sabor :)o polvo ficou com um aspecto delicioso e eu deliciei-me a ler a tua história! beijinho grande

    ResponderEliminar
  14. Querida Ginja!
    O teu polvo aromático...Não deve ter ficado nada mau...Mas o melhor desse polvo são a ternura e as recordações a que está ligado!
    Sentimentos tão bonitos e recordações de infância tão deliciosas!...Tornam esse polvo quase mágico!!!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  15. Esse polvo deve ter ficado maravilhoso, mas mais maravilhoso ainda, é o facto de ter sido feito com o teu pai! Boas recordações, as aventuras com os pais!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. São tão importantes as nossas memórias;)
    Querida Ginja, sabes que tenho esse episódio( ingrediente secreto) guardadinho, é verdade, adorei essa receita e quero muito fazê-la.
    O resultado é espectacular, muito bom.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duxa, eu adorei esse episódio! E assim que vimos esta receita, eu e o meu pai sabíamos que a tínhamos de fazer. E sim, é deliciosa! Toca a fazer! Beijinho.

      Eliminar
  17. Querida Ginjinha,
    O que eu já sonhei com este polvinho! :) Que maravilha!
    Sabes, concordo contigo, todos os dias são ideais para mimar-mos quem amamos e relembrar aqueles episódios divertidos (como este que nos contas, que aventura ihih)que fizeram a nossa infância muito mais feliz e que nos tornaram pessoas melhores...gostei muito de saber que este polvo foi feito "a meias" com o teu pai, já vos imagino, deliciados, à espera dele e a sentir o aroma perfumado pela casa! Amiga, fizeste muito bem em tirá-lo do báu, as fotos estão bem lindas e apetitosas! :) e os meus parabéns aos dois chefs!
    Um grande beijinho querida e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia que tu irias gostar, como fã de polvo! O meu pai tem muito jeito para a coisa :) É sempre divertido partilhar a cozinha e sentir estes aromas.

      Eliminar
  18. Não resisto a um prato de polvo... este já me deixou de agua na boca!! bjks

    ResponderEliminar
  19. Ginja nunca cociné el pulpo al horno, cuántas cosas aprendo contigo!!! Tienen una presencia muy buena, no se por que dices que no te gustan las fotos. Se ven estupendas. Seguro que con tanta especia tiene un saborín peculiar y muy rico. Gracias por la receta y un besazo a tu padre. Besinos para ti.

    ResponderEliminar
  20. Ginja querida,
    Saudades de vc! Passei uns dias com problemas no computador, mas aos poucos estou colocando as visitas em dia.
    Parabéns ao seu pai pelo seu dia!
    É muito bom ter um pai participativo, o meu também é assim.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  21. Ginja minha flor, estou passando rapidamente pois estou adoentada, com uma gripe muito forte, tosse, e sem disposição para nada. Espero estar melhor amanha, pois desde domingo que estou ruinzinha. Vim ver seu polvinho que foi para o dia dos pais, mas que vale mais por ter sido feito por voces dois. Pais são tudo em nossas vidas, sinto muita, muita falta do meu querido, o melhor pai do mundo hehe
    Saudades imensas. Adorei esse polvinho e imagino mesmo o aroma que deve ter ficado em sua cozinha. Linda refeição. Gostei muito. Bjocas querida amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josy, espero que melhore rapidamente amiga! Beijinho grande.

      Eliminar
  22. Polvo...ai Polvo...é do que mais gosto comer, e assim no forno torna-se perfeito :)

    ResponderEliminar
  23. Ai gosto tanto de polvo... Um destes dias testei uma receita de polvo no forno, um pouco diferente e que resultou mesmo bem tb...
    Adorei esta tua sugestão, ficou mesmo apetitoso!!!
    beijinhos kida

    ResponderEliminar
  24. Olá Ginja,
    Também tenho muitas memórias ternas da infância e das coisas que fazia com o meu pai: os passeios na natureza, o "conduzir" o carro, a construção do presépio em que fazíamos as peças que nos faltavam... e agora tenho pena de não poder cozinhar para ele, pois só pode ser virtual!
    Bjnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, a construção do presépio também é uma boa lembrança! Iamos apanhar musgo e ervas ao pinhal. As corridas de bicicleta e as quedas também :) Beijinhos.

      Eliminar
  25. GOSTO MUITO DE POLVO E A TUA SUGESTÃO FICOU UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  26. Um prato perfeito para ser servido com muito amor... de pai.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  27. Adoro polvo, e a tua sugestão parece-me deliciosa Ginga, tenho de experimentar :))Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  28. Gosto bastante de polvo e este parece-me perfeito e bem saboroso e quando feito assim a dois sabe ainda melhor :)..beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Ginja, não sabes como eu gosto disto! Achas que posso fazer usando polvo congelado, ou é melhor ser mesmo polvo fresco? Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, já experimentamos com um polvo congelado e não ficou mal, ficou foi o molho mais "aguado". Preferi com o fresco!

      Eliminar
    2. Obrigada Ginja. Quando fizer este polvo vou então usar um fresco. Beijinho

      Eliminar
  30. Olá Ginja,
    A foto está linda e o polvo, um dos meus preferidos, está com um aspecto que até já marchava a esta hora da manhã, pois deixou-me mesmo a salivar...
    Linda homenagem ao teu pai. Uma verdadeira ternura que me emocionou! Obrigada pelos teus lindos posts e receitas fantásticas.
    Beijinhos
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu Lia, pelas tuas palavras. Este polvinho marcha a qualquer hora!!! :)

      Eliminar
  31. Olá Ginja:)

    Adoro polvo e a maneira preferida de confeccionar e comer é assado no forno.
    Adorei o aspecto do teu e pelos ingredientes e pela tua descrição deve ser mesmo delicioso.
    E se foi feito por ti e pelo teu pai foi regado na dose certa de amor e o resultado está aí. Perfeito!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Só aprendi há alguns anos a gostar de polvo, e agora até qs sinto o cheirinho do teu! Tu acreditas que aqui não há nada de polvo, nem lulas, nem choco, nada.... só tèm uma palavra para este tipo de peixes e só se vende calamares,,,, e e!!
    Hoje saio daqui com um valente ataque de inveja

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana :), a sério que não há moluscos por aí? Realmente não me lembro de ter comido nada disto quando estive na Suécia. Era mais à base de carne e arenque (e umas salsichas...). Acho que teria imensas saudades de polvo, das saladas, do arroz e deste prato. Quando cá vieres tens de te abastecer :)

      Eliminar
  33. Olá minha querida vizinha!:)
    Que bonita homenagem ao teu pai amiga, embora a receita não tenha sido feita para o dia do pai, veio cheia de boas recordações e uma grande dose de carinho e amor entre pai e filha:) E que sorte teres um pai cheio de dotes culinários, o meu pai safa-se a fazer uma salada de atum com cebola e talvez (se tiver muita fome e estiver inspirado) uma omelete!!:D Mas embora não partilhemos muitos momentos na cozinha, partilhamos depois à mesa!
    Adorei o teu texto, ler as tuas recordações e ler como vocês aprenderam a fazer este maravilhoso polvo, que ficou fantástico! E as fotos estão bem apelativas, quase dá para sentir o aroma que emana desse tabuleiro!! Gostei muito da receita, deve ficar uma delícia e com as batatinhas a murro ainda melhor!:)
    Um grande beijinho minha querida e desculpa não passar mais cedo, estes últimos dias têm sido complicados com muito trabalho e o tempo anda a fugir-me... E queria agradecer-te a preocupação e carinho que me deixaste, nem imaginas como fico contente por saber que te lembraste de mim!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que estás bem Alice! Fico contente de saber :) Não te preocupes, eu sei o que isso é, ficar sem tempo...
      Sim, o meu pai tem mesmo jeito para certas comidinhas! É uma sorte :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  34. Que belas recordações! Também partilho algumas parecidas, a conduzir no colinho do pai. Infelizmente perdi o meu muito cedo, quando cozinhar era... coisa de adultos,nada interessante!
    Vi o programa (no youtube) em que o Henrique Sá Pessoa faz esta receita de polvo, mas ainda não experimentei,acho que as "horas" no forno me desmotivaram. Depois desta descrição estou convencida!
    Bjs

    ResponderEliminar
  35. Ginja, minha querida,
    Que texto tão terno. Gostei imenso da maneira como descreves uma parte da tua infância.
    Quanto à receita de polvo, olha, queria pedir-te para fazeres qq coisinha para o banquete para não ser só eu a cozinhar, pode ser? Eu sei que estás a anuir portanto, se não te importas, leva este polvo.
    Um xi coração da
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, fizeste-me sorrir amiga! Claro que levarei :)
      Aliás, eu tinha planeado aparecer com muitas surpresas elaboradas por mim, mas eram surpresas :) É preciso é ter estômago avolumado para este banquete! beijinho grande.

      Eliminar
  36. O meu pai também era e é muito especial, tenho muitas saudades...
    o polvo está divinal, nunca fiz no forno, como é uma receitaaprovada pelo teu pai vou ficar com ela.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  37. Hummmm que bom aspecto... deve ficar uma delicia!
    Vou levar contigo ^^ hihihi

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Obrigado a todos pelos sempre carinhosos e motivadores comentários. Eu sei que 2 horas no forno pode parecer desmotivador...mas acreditem que vale bem a pena! Um abraço.

    ResponderEliminar
  39. Ginjinha, venho agradecer-te a força que me deixaste e o teu carinho e amizade, as tuas palavras fazem-me sentir logo melhor, obrigada! Não me ligues muito, isto foi uma nuvem que por aqui passou mas não tarda já estou outra vez "boa":D
    Um grande beijinho de melhoras e coragem também para ti minha querida, realmente não é muito animador uma tarde e noite de trabalho pela frente, ainda para mais assim gripada... Mas vais ver que passa num instante e que essa gripe também se vai embora rápido!:)

    ResponderEliminar
  40. Caríssima
    Achei a tua receita muito chic!
    As fotos ficaram perfeitas, parabéns!
    Bjim com muito karim
    Léia

    ResponderEliminar
  41. Deve ter ficado uma delícia beijos

    ResponderEliminar
  42. Uma receita a quatro mãos cheia de sentimento. Aproveitemos então os nossos pais enquanto os temos.
    E vou experimentar esta ou outra receita de polvo porque agora fiquei com vontade.
    Um abraço
    Patrícia

    ResponderEliminar
  43. Olá Ginja,
    Passei para me deliciar mais uma vez com este polvo divino e para te deixar um beijinho de bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar