Tarte de Abóbora e Especiarias // Spiced Pumpkin Pie



E eis que é Outono, tempo das cores douradas, dos laranjas e castanhos. É tempo de árvores despidas e folhas no chão, dias mais frios e que pedem aconchego. Dos primeiros serões à lareira e a mantinha no sofá. Da comida de forno e de conforto. É tempo de uvas e vindimas, e tábuas de queijo com uvas. É tempo de cogumelos, e por cá ainda vamos procurar míscaros nas florestas e pinhais, depois das primeiras chuvas. É tempo de castanhas assadas, e tão bom que é esse perfume. Das romãs cheias de bagos que parecem jóias. E dos doces diospiros que se comem à colher com canela ou são de roer. Das pêras, as maçãs e os marmelos, e todas as compotas e marmeladas e geleias que se espalham no beiral da janela. E das bonitas e extravagantes abóboras.

Este ano temos a casa invadida por abóboras. Algumas de cá e outras que chegaram por mãos amigas, as melhores prendas sempre. São de todas as cores e feitios, vão estando espalhadas pela casa, a servir de enfeite até serem aproveitadas e servirem de refeição. Adoro decorar a casa conforme a estação do ano, e nesta altura são as abóboras que se juntam com velas e galhos secos a animar os nossos recantos.
São óptimas em sopas e estufados, em saladas quentes e em compota. Em bolos e em tartes. E como eu gosto tanto de sobremesas, quis experimentar uma tarte de abóbora à americana. Apesar de já ter provado nunca tinha feito uma cá em casa. E a propósito do Halloween e para a Makro Portugal, saiu esta tarte bem rústica e cheia de sabores de Outono.
















(scroll down to english version)

TARTE DE ABÓBORA E ESPECIARIAS

1 placa redonda de massa quebrada
350 gr de puré de abóbora (cerca de 650gr em crua)
4 ovos 
250 gr de açúcar amarelo
1 colher de sopa de mel
200 ml de natas para bater
Raspa de ½ laranja
Pitada de sal
2 colheres de sopa de farinha de trigo (bem cheias)
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/8 de colher de chá de noz moscada em pó
1/8 de colher de chá de cravinho em pó
1/4 de colher de chá de cardamomo em pó


Preparação

Untar com manteiga uma tarteira bem alta, com cerca de 22cm de diâmetro e forrar com a massa quebrada, ajustando bem à base e laterais, e cortando o excesso das bordas. Picar a base com um garfo e reservar no frio até usar.
Para fazer o recheio juntar todos os ingredientes numa taça ou liquidificador e bater bem até ficar homogéneo. Colocar o recheio dentro da tarteira e levar a forno pré-aquecido a 180ºC, durante 45-60 minutos. Poderá ser necessário colocar papel de alumínio no topo, a meio da cozedura, para não queimar a tarte. Está pronta quando ainda ligeiramente mole no meio mas com palito seco ao espetar. Deixar arrefecer antes de desenformar, e servir só em fria, idealmente passadas umas 4-6horas, ou uma noite.
Para servir, enfeitar as laterais com açúcar em pó e umas nozes caramelizadas.
Nota: cozer a abóbora em água, com uma casca de laranja e um pau de canela, e deixar a drenar bastante tempo para perder a água em excesso.

Bom Apetite!




 

(english version)


SPICED PUMPKIN PIE

1 store-bought pie crust
350g pumpkin puree
4 eggs
250g light brown sugar
1 tbsp honey
200ml whipping cream
zest of half orange
Pinch of salt
2 tbsp all purpose flour (heaped)
1 tsp cinnamon
1/2 tsp ginger
1/8 tsp nutmeg
1/8 tsp clove
1/4 tsp cardamom


Method

Grease a pie dish with 22 cm diameter. Place the pie crust in the pie dish and adjust it to the sides and base, cutting the excess out. Pick the base with a fork and place it on the fridge.
To make the filling, place all the ingredients left in a food processor and beat until all is blended well.
Place the pie filling over the pie crust and put in the oven pre-heated to 180ºC, for around 45-60 minutes. While it's cooking keep in mind to check it, it may need some aluminium foil on top to prevent the pie from burning. It will be ready when the middle is still a bit soft to touch but an inserted toothpick comes out clean.
Let it cool before unmolding and serve it only after 4-6 hours or keep it overnight for the next day.
When serving, dust with some icing sugar and decorate with caramelized walnuts.

Enjoy!




6 comentários:

  1. This is the time to enjoy pumpkin pie, great post!xoxo


    www.cantiquejoice.com

    ResponderEliminar
  2. Também fiz uma tarte de abóbora, adoroooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica tão bom, adoro a textura e o sabor, o aroma das especiarias.
      Vou voltar a fazer mais vezes, de certeza :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Já fiz duas vezes a tarte de abóbora, adorei e a família também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber Helena, fico mesmo muito contente que tenham gostado!
      Um beijinho.

      Eliminar