Sobremesa de Abóbora e Chocolate



Porque passa o tempo tão rápido? Cada vez mais rápido, quase não tenho a sensação de nada no meio dos dias que passam a correr. Passou o verão sem férias, chegou o outono e em breve já é natal. Parece que já vejo o fim ao ano. Um ano que passou depressa, mas demasiado sentido. Sinto-me tão confusa e perdida. De verdade. Lutei mais do que alguma vez lutei, e mesmo assim sinto que parte de mim se perdeu neste ano.

Não gosto desta sensação, de me perder. Tenho dificuldade em encontrar o eu, o eu mais feliz. O eu que sabe que vai ficar tudo bem e me acalma. Mas como chegar até esse lugar? Ando numa caminhada longa, em todos os sentidos. Corpo, mente e alma. Para que o lutar faça sentido e para que o eu se encontre. Por razões de saúde, tudo foi adiado e fiquei com a vida estagnada. Passei a viver um dia de cada vez. Talvez por isso pense mais em como me sinto, não só fisicamente, mas também emocionalmente. No que me faz mais feliz. No que quero para a minha vida.

E talvez por isso também, vivo mais o momento presente. Celebro as pequenas coisas. As pequenas vitórias e as pequenas conquistas. Tudo isso me parece mais importante. E as pessoas, família e amigos, quem tenho ao meu lado sempre, sem me julgar. É com essas pessoas que quero estar, enquanto percorro este caminho incerto e de descoberta pessoal. E quero sempre fazer mais do que me faz feliz, das coisas triviais. Caminhar à beira do mar, ler um livro novo ou antigo, fazer um lanche com os amigos, abraçar a minha gata e a minha avó, meditar e yoga, preparar uma sobremesa e fotografar, fotografar mais. Vou devagar e a sentir tudo pelo caminho. Até me encontrar.









Sobremesa de Abóbora e Chocolate
(receita do blog Floating Kitchen)

2 tâmaras medjool
1 chávena de puré de abóbora assada
1/2 chávena de iogurte grego natural
125 gr de chocolate negro derretido
1 colher (sopa) de cacau em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de gengibre em pó 
1/2 colher (chá) de pasta de baunilha
pitada de noz moscada e cravinho
pitada de sal

Topping:
iogurte grego natural
bolachas de especiarias esmagadas (usei speculoos)
chocolate preto picado 


Preparação

Colocar os ingredientes todos num processador de alimentos e triturar até obter um creme homogéneo e sedoso (se as tâmaras estiverem mais duras, colocar em água quente a demolhar por 5 minutos, e usar depois descartando a água). 
Colocar o creme em dois copos maiores e gulosos ou em quatro porções mais pequenas. Cobrir as tacinhas ou copos com película aderente e levar ao frio.
Servir com umas colheradas de iogurte grego, cookies esmagadas e chocolate picado a gosto.

Nota: esta sobremesa é bastante leve e suave, adorei o contraste do creme leve com as texturas dos toppings. Não fica demasiado doce, o que a torna ainda melhor e nada enjoativa. É tão simples de fazer no processador, e ideal para quando temos sobras de puré de abóbora.

Bom Apetite!









26 comentários:

  1. É uma receita muito interessante! Fiquei curiosa com o sabor da mesma.
    Continuas a surpreender-nos com as tuas deliciosas receitas.

    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula, obrigada pelo carinho.
      A receita não é minha, mas adorei os sabores!
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Suas fotos são sempre inspiradoras, delicicadas e bem cuidada nos detalhes. Desejo que você se encontre em breve e refaça seus caminhos, ou invente outros, talvez. Te entendo bem, do lado de cá sinto-me perdida e vez ou outra me encontro...
    beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tati, espero mesmo encontrar-me. Mesmo que demore, não tenho pressa. Mas vou seguindo o meu caminho, talvez inventando um novo como dizes.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Olá! :)

    Ficou com um aspecto incrível, já vou daqui a salivar ahahah

    Beijinhos
    Arco-íris na Cozinha | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  4. Também sinto que este ano me voou das mãos, e levou tanto de mim. Estourei os miolos e cansei-me até á exaustão com trabalho este ano, e dou por mim quase a termina-lo com uma sensação dúbia de profunda gratidão pelas coisas boas que alcancei mas ao mesmo tempo com uma sensação horrivel de não ter sido o suficiente, de nunca nada do que eu faço é o suficiente, e de que por mais que me esforce, lute, trabalhe, jamais conseguirei alcançar algo digno de se mostrar. Sensações dúbias, que me levam a perder tempo dentro da minha cabeça em busca de como fazer mais, de como melhorar, de como progredir, e me deixam de rastos. Mas tal como tu, celebro todas as pequenas vitórias e no meio deste deserto que deixo que me atinja de que é tudo em vão, de repente um pequeno nada deixa-me a dar pulos de alegria quase como se tivesse ganho um Nobel da literatura. A contrapartida é que um nada feito e dito com a pior das intenções me deita abaixo durante semanas, mesmo tendo eu consciência de que é desimportante no grand scheme of things. Esta sobremesa, em contrapartida, iria de certeza desanuviar-me os dias mais tempestuosos, por isso já a marquei para experimentar. Bolas, tem chocolate, tem abóbora, como é que eu podia não gostar???

    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ruth, por teres partilhado comigo um pouco do que sentes. Que é um pouco do que eu sinto. Vamos ver se o caminho se torna mas fácil e me encontro, às vezes penso que a vida é mesmo assim, e tudo tem um propósito.
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Que engraçado há uma semana atrás fiz umas panquecas de abóbora e disse ao namorado que como há mousse de chocolate feita com abacate e com batata doce, que devia ficar interessante com abóbora! A pensar que ia criar uma obra prima, afinal já foi criada, ahah! E tem bom aspecto, tenho que experimentar. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes fazer que vais gostar! É mesmo, foi bom ter descoberto esta ideia. Sabe bem e usa os produtos da época :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Concordo contigo, o tempo voa e parece que não temos tempo para tudo o que nos faz bem. O ideal é viver um dia de cada vez, apreciar as coisas mais simples como referiste, que são as mais valiosas. Dedicarmo-nos ao que nos preenche a alma e agradecer cada benção e cada dia. E as respostas virão.
    Adorei a receita, ai que vontade de pegar num potinho e deliciar-me, fiquei curiosa com a combinação de sabores.
    Lindo como sempre ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim, concordo com as tuas palavras. Agradecer sempre o bom, e ter calma, que o caminho pode ser tortuoso mas havemos de lá chegar. Ou não. Mas o não chegar a um lado certo não quer dizer de todo que seja mau. É preferível aproveitar o agora e o caminho feito.
      Um beijinho sweetie.

      Eliminar
  7. Oh Inês, como eu me revejo nas tuas palavras. Estamos em sintonia.
    Acredita que tudo se irá ajustar. Às vezes penso que estas coisas que temos de passar são para o nosso crescimento pessoal.
    Deixa que as coisas se desdobrem.

    Fotos sempre lindas.

    Um beijinho e um xi-coração apertadinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tenho a certeza disso doce Patrícia.
      Todos teremos estas fases, e não têm de ser necessariamente más, apesar de o parecerem à primeira vista.
      Espero que tu também te encontres!
      Um grande beijinho linda e obrigada.

      Eliminar
  8. vou só comentar com uma frase: "há males que vêm por bem".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, mas escusava de ter sido tão mau! :)
      Ou de ainda ser às vezes. Mas em frente se faz caminho!
      Um beijinho.

      Eliminar
  9. Inês minha princesa,

    podia dizer-te tanta coisa neste teu post, mas acho que já te disse quase tudo,e eu sei que tu és mais forte do que pensas e que com todo este teu esforço para melhorares vais descobrir forças que nem sabias que as tinhas, és uma miúda que merece o melhor e esse melhor virá depois desta batalha,quero é ver essas posições do yoga.
    Mas sabes, sinto o mesmo em relação a este ano passou a voar, um ano que tem coisas más e que por elas adiei muitas coisas, um ano de partidas inesperadas, mas um ano em que fortaleci o amor por pessoas que estavam afastadas e não as vou deixar desligar, deixei de fazer apanhados do ano pois existem tantos percalços mas este ano vou pensar em tudo que podia fazer e não fiz.
    Bem, esses copinhos têm um bom ar e eu adoro abóbora até acho que fica bem em tudo, chocolate é que não é o meu forte, mentira!!!
    Adoro as fotos e esse vestido lindo :)

    Adoro te minha princesa do Nilo :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha amiga, sei que se fosse por vontade de ambas, estávamos era a beber uns Portinhos e a comer bolo mais vezes juntas! Foi um ano tão difícil, obrigada por me teres ajudado sempre e por me teres vindo visitar!!
      Um beijinho minha loira.
      PS: estou à espera dos meus chocolates!

      Eliminar
  10. E a vida vai-se construindo assim, enquanto procuramos por nós próprios. Lindas palavras e fotos deliciosas (como sempre).
    Um beijinho grande :)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que essa é a verdade, a vida vai fluindo enquanto nos procuramos e encontramos. É capaz de ser sempre assim, e vamos aproveitando o caminho, o que ele tem de bom para nos dar. Obrigada doce!
      Um beijinho.

      Eliminar
  11. A melhor forma de desacelerar o tempo é desligar tudo e ir olhar o mar, um rio correndo, qualquer monte de água em movimento. Chega dá uma paz!
    Não gosto de abóbora (ou jerimum, em Pernambuco), mas até que deu uma vontade de provar.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stella, verdade mesmo! Nada como ir olhar o mar, adoro. É um porto de abrigo e de de paz.
      Sabe mais a chocolate que abóbora, eras capaz de gostar!
      Um beijinho.

      Eliminar
  12. Sophisticated photos!

    https://dinamighty.com/black-boots/

    ResponderEliminar
  13. Inês,
    Amei a receita esta com um aspeto delicioso. Gosto muito do contraste da abóbora com chocolate, com o toque das outras especiarias deve ser uma maravilha. Obrigada por partilhar mais uma delicia

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Minha doce Inês,

    Só hoje consegui visitar-te, aqui, neste teu cantinho que tanto gosto tenho em cá vir.
    Ao ler o teu texto, sentido bem sei, até porque tento estar atenta a ti, sei o que este ano tem sido difícil. Mas é das coisas boas, das pequenas conquistas, dos dias bons, das pessoas que estão ao teu lado e que gostam de ti assim, como tu bem escreves-te sem te julgarem. Um novo ano se aproxima a passos largos, e de forma mais ou menos desordenada, vais conseguir!! Um novo ano irá recompensar-te todos os momentos menos bons deste ano.
    Quanto a mim, por cá estou e estarei, sempre a caminhar junto a ti. E prometo, estar mais presente, pois este tempo que escorrega entre os dedos é tão culpado de não estar mais dias contigo.
    Quanto a esta receita, que há a dizer nada. Somente ir para a cozinha e começar a prepara-la. E depois, convidar-te para te sentares à mesa comigo :)

    Beijinho enormes :)
    #Anita

    ResponderEliminar