Um Ceviche e uma Exposição de Fotografia



Os dias primaveris e as coisas frescas para comer à mesa. É tempo de pratos mais leves e cheios de vida e cor. É tempo de comer morangos e saboreá-los num ceviche. Adoro ceviche! Faz-me logo pensar em dias de sol, quentes e em mesas coloridas e prontas a petiscar. O Verão quase a chegar e os dias de sandálias nos pés, areia e mar, e comer lá fora. 
A receita deste ceviche é inspirada no livro "Cru" da Inês Simas, ao qual juntei a salicórnia. Pensar que sempre tive salicórnia aqui tão perto de casa e só há uns dois anos me comecei a interessar por ela. Fica deliciosa em pratos de peixe, com ovos, risottos, saladas. Esta que vêem no prato foi apanhada nas salinas da Figueira, do solo para a mesa.

A ideia deste prato surgiu depois de um convite bem especial. Uma exposição de fotografia, com a salicórnia como tema. Mais um desafio lançado, desta vez pela querida Guida Cândido do Arquivo Fotográfico Municipal da Figueira da Foz. 
Adorei a ideia, a salicórnia em fotos, em receitas, na mesa, no meu prato. Cheia de verde, de expressividade e textura.
O evento "À Beira Sal Plantada, a Salicórnia Amada" decorre este Maio na Figueira da Foz, entre o Mercado e o Museu do Sal, com showcookings, degustações, conversas e a minha exposição de fotografia "Verde Sal".

Resta-me agradecer o convite, é sempre tão bom ver como a minha cidade me apoia e acarinha. É sempre gratificante partilhar as minhas fotografias. Fotografar e criar os meus cenários, as minhas mesas. Muito grata por tudo. Por estes momentos em que sorrio mais alto, e me permito sonhar. Em que os sentimentos e as palavras se captam através de uma lente, e se formam imagens que contam histórias de cá e de mim.
A abertura da minha exposição é já esta semana, dia 5 de Maio, no Mercado Municipal da Figueira. 
Fica a receita deste maravilhoso e fresco ceviche com salicórnia, para vos abrir o apetite.
Espero por vocês na minha cidade.







Ceviche de Salmão com Morangos e Salicórnia

300 gr de salmão fresco
sumo de 3 limas
sumo de 1/2 limão
1 colher (chá) de flor de sal
2 colheres (sopa) de leite de coco
1 colher (chá) de mel
azeite q.b.
4 folhas de hortelã (mais para finalizar)
8 morangos (mais para finalizar)
1/4 cebola roxa 
50 gr de salicórnia fresca


Preparação

Limpar as peles e espinhas do salmão e cortar em cubos de 3 x 2 cm. Regar com o sumo das limas e limão e temperar com a flor de sal. Reservar durante 15 minutos, deixando assim os citrinos "cozinharem" o salmão. 
Misturar o leite de coco com o mel até se dissolver.
Cortar os morangos em quartos ou cubos, picar a hortelã e metade da cebola roxa (a outra metade fatiar finamente e reservar para finalizar). Lavar bem a salicórnia e picar ligeiramente (eu prefiro manter inteira para sentir toda a textura).
Envolver tudo no salmão e regar com um fio de azeite.
Colocar em pratos e enfeitar com mais cubos de morango, folhas de hortelã, a cebola fatiada finamente e um fio de azeite. Está pronto a servir. 
(serve 4)

Bom Apetite!




'Verde Sal', por Maria Inês Mendes
Mercado Municipal Eng. Silva, Figueira da Foz
Datas: 5 de Maio até Junho 2017
Entrada Gratuita


25 comentários:

  1. O prato está absolutamente fantástico e deve ter um sabor tão bom como o aspecto! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sabor é de facto maravilhoso, foi uma boa combinação de ingredientes :)

      Eliminar
  2. Um prato bem bonito e a fazer lembrar a primavera.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Opah, que orgulho! Muitos Parabéns Inês, tu mereces todo esse destaque do teu trabalho que é tão inspirador. Imagino que devas estar mega feliz, ainda para mais sendo a tua ("nossa") cidade a dar esse valor. Muito, muito bom, vamos ver se é desta que te visito. Que a exposição seja um sucesso, como foram as anteriores e que venha o verão e os dias quentes e os chinelos e os petiscos com os amigos!
    Este ceviche está simplesmente maravilhoso e as imagens estão lindas!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo bom sentir este apoio da cidade e de pessoas que me são muito queridas, já desde a primeira exposição!
      Obrigada Célio! Se vieres cá, apita! :) Um beijinho.

      Eliminar
  4. Parabéns pela exposição, mais que merecida!!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Inês, primeiro que tudo MUITOS PARABÉNS por mais uma exposição que pelo que me parece é linda. Estive presente nas últimas duas exposições, com enorme gosto, e assim o farei nesta. Não poderia faltar.Á tua cidade reconhece o teu talento, o teu trabalho e fa-lo muito bem. Por aqui resta-me estar presente a aplaudir mais um grande trabalho. Quanto a esta receita tem tudo para dar as boas vindas a um Verão que promete. Muitos Geladossssssssssss, muita praia, muitos pés descalços :)
    Beijinho enorme
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana!!
      Sei que vou ficar muito feliz com a tua visita.
      Se adoras ceviche, vais gostar imenso desta combinação de sabores, bem fresca.
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Querida Inês, que o teu "Verde Sal" seja um enorme sucesso, é tudo o que te desejo.
    O teu trabalho é lindo e merece ser exposto e reconhecido. Muitos parabéns e podes ter a certeza, se estivesse aí, iria ver a exposição e, com certeza, adquirir umas peças. Aliás, tenho uma a embelezar a minha cozinha e está exposta com muito orgulho e saudade...
    Esta cevidhe, não fosse eu amante deste tipo de comida, está de dar água na boca e salicornia, por cá, é algo que como sabes, não falta.
    Um beijinho e parabéns uma vez mais.
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia, ainda tens aquela foto? :)
      Obrigada pelas palavras! Este ceviche de facto animou a mesa, e como gostámos tanto, acabou por ser a cara da exposição.
      Um beijinho e obrigada!

      Eliminar
  7. Minha querida,
    sabes que podes contar comigo, não sabes? :)
    Certamente irei arranjar tempo para ir ver a tua exposição, são sempre tão bonitas e tão inspiradoras! E estar contigo é sempre um prazer :)
    Adoro ceviche! :)
    E esta tua está linda, com cores tão primaveris :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Joana, conto sempre contigo!
      Temos de combinar, com direito a um geladinho, que dizes?
      Obrigada!! Um beijinho.

      Eliminar
  8. Querida Inês, espero que a exposição esteja a ser um sucesso! Estivesse eu mais próxima da Figueira e seria a primeira a entrar!
    Tens um talento incrível, uma inspiração para mim, fotografas como se a cama estivesse nascido contigo, mereces este reconhecimento.
    Parabéns!
    Abraço, Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia adorar estar contigo Sara!
      É aquele carinho, que ambas sentimos uma pela outra :)
      Obrigada pelas palavras, por tudo, és uma querida.
      Um beijinho enorme.

      Eliminar
  9. Um prato delicioso e um prazer para os olhos
    abraço

    ResponderEliminar
  10. Grande Inês, sempre a mostrar o seu valor! Muito orgulho em ter uma amiga assim, corajosa e talentosa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou pequenina :) mas adoro sair da zona de conforto e fazer sempre mais!
      Um beijinho enorme.

      Eliminar
  11. Muitos parabéns Inês, consigo imaginar a beleza da tua exposição, o destaque é super merecido ♥ Adorava mesmo ir!
    Nunca provei ceviche mas parece-me tão bem essa combinação, e tão fresco para saborear no verão.
    Fotos lindas ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia!
      És uma sweetie. Tens de provar um ceviche, é um prato cheio de sabores e fresco, sabe tão bem.
      Um beijinho.

      Eliminar
  12. Segui o Blog!

    www.omundodapaulinha.com

    ResponderEliminar