Tarteletes de Aveia com Chia e Açaí



Tarteletes ao pequeno-almoço? Sim, eu quero! Saudáveis e deliciosas, para começar o dia da melhor forma ou mesmo para um lanche ou sobremesa. Adorei a ideia e foi logo uma das primeiras receitas marcadas para fazer no livro novo da querida Mafalda Rodrigues de Almeida. 
O "Superalimentos - Refeições com Mais Vida" está lindo, e cheio de boas ideias para comermos de forma mais saudável, utilizando superalimentos e receitas cheias de vida. 

Às vezes com horários de trabalho intensos, nem sempre tenho tempo para comer da melhor forma, embora tente sempre. E neste livro encontro óptimas ideias para manhãs, refeições, lanches e sobremesas. Não é mais um livro só de batidos e sumos verdes, ou de trufas saudáveis. O que gosto nele é que tem imensas refeições caseiras. Tenho marcadas receitas como Pão de Pêra com Lucuma e Nozes, Queques de Cacau com Sésamo, Batata-Doce Recheada com Quinoa e Feijão Preto, Pizza de Mozzarella em base de Bróculos, Porco com Molho de Amendoim e Arroz de Matcha e Lima, Salada de Framboesas, Beterraba e Amêndoas Caramelizadas, Noodles de Abóbora com Gambas e Curcuma e Rolo de Ricota com Mirtilos. Convida a ir para a cozinha.

Comecei pelas receitas das manhãs, que gosto sempre tanto. E com aquela vontade de Primavera com gosto a Verão. Não resisti a trazer os primeiros morangos para casa, para matar saudades. E sentir o cheirinho a dias de sol e de manga curta que anseio. 
Preparem as bases na noite anterior, e pela manhã é só colocar o iogurte natural, a fruta fresca (framboesas no original) e os toppings ao vosso gosto. Garanto que vai saber a Verão e a sobremesa, que são duas coisas que me animam sempre!
Entretanto fiquem atentos ao facebook do blog, eu e a Mafalda temos uma surpresa para os leitores do Ananás. 






Tarteletes de Aveia com Chia e Açaí

base:
100gr de flocos de aveia finos
30 gr de nozes
1 colher (chá) de sementes de sésamo
1 colher (chá) de coco ralado
1 colher (chá) de açaí em pó
1 colher (chá) de óleo de coco derretido
1 colher (chá) de mel

topping de iogurte e fruta:
300-350 ml de iogurte natural
morangos e mirtilos q.b.
sementes de chia q.b.
mel q.b.


Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar a aveia, nozes, sementes, coco ralado e açaí num processador de alimentos e triturar até obter uma farinha granulada. Juntar o mel e o óleo de coco derretido e triturar até ligar. 
Dividir a mistura por 3 a 4 formas de tarteletes untadas (dependendo do tamanho delas) e forrar com a mistura de aveia, pressionando bem nos cantos e laterais. Levar ao forno a 180ºC durante uns 8-10 minutos ou até começarem a dourar nas pontas. 
Deixar arrefecer e depois rechear com iogurte natural e servir com fruta a gosto, salpicar com sementes de chia e um fio de mel.

Bom Apetite!






29 comentários:

  1. Como usar o óleo de coco e como se derrete? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Su, eu derreto ao lume numa panelinha ou no microondas aos poucos. Por norma em todas as receitas derrete-se antes de usar, porque ele é sólido.

      Eliminar
  2. Ai que lindas tarteletes. Eu também sou perdida pelas receitas da manhã. A vida nem sempre nos dá tempo. É verdade. Eu vejo-me constantemente a preparar o pequeno almoço de véspera. Não conheço o livro mas fiquei interessada pela tua descrição. Fotos sempre lindissimas! Um beijinho.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sarinha!
      O livro está muito giro e interessante, com boas ideias para manhãs e lanches e mais importante para as refeições do dia-a-dia.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Um pequeno almoço diferente mas com certeza delicioso!!!
    Adorei a sugestão.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Pois, comida de pequeno almoço é a minha preferida e comida de pequeno almoço para sobremesa, melhor ainda!!!
    Adoro tanto morango lindo (snifffff... :))) ), eheheh!!
    A lista de receitas que enumeras já me deixam a salivar, especialmente as salgadas.
    Fico à espera que as publiques para eu copiar.
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro comida de pequeno-almoço!
      A qualquer hora do dia. E ando viciada nos morangos ;)
      Vou ver se faço os hamburgers de abóbora e quinoa em breve.
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Tão lindas, deliciosas e nutritivas. Que mais se pode pedir?
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia!
      Manhãs felizes com tartes que mais parecem sobremesa :)

      Eliminar
  6. Que delícia de tarteletes.
    Ficaram lindíssimas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/carbonara-de-caril.html

    ResponderEliminar
  7. Hello, minha linda Inês!
    Lindas e saudáveis, fazem a alegria de qualquer paladar!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Comemos com os olhos também.
      E comer com um sorriso faz sempre bem e ainda nos sabe melhor.
      Um beijinho.

      Eliminar
  8. Minha querida Inês, cada vez mais tento variar o meu pequeno almoço. Adopto receitas novas, opto por algo diferente. E mesmo durante a semana onde o tempo corre mais rápido, mesmo assim tento reproduzir uma refeição em que não só aconchegue o estomago como também me satisfaça a alma e o coração.
    EStas tarteletes serão brevemente convidadas a juntarem -se à mesa comigo.

    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes Ana!
      Começar o dia com estas tartes deixa qualquer um animado :)
      Sou como tu, gosto de variar, mas nem sempre tenho tempo. Mas nos dias em que se consegue variar e adorar, ficamos sempre com a alma e o coração satisfeitos.
      Um beijinho.

      Eliminar
  9. Gosto tanto desta receita Inês :)
    Adoro a base de flocos de aveia que torna tudo mais saudável e adoro receitas assim, que parecem sobremesas para o pequeno-almoço!
    Ah e as fotos tão bonitas, tão primaveril :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, eu também adoro pequenos-almoços que parecem sobremesas! Não podia ter escolhido melhor forma de partilhar este livro.
      Um beijinho.

      Eliminar
  10. Ficaram lindas!
    Cheiram a Verão!
    Açaí na base... que interessante :)
    As partes dos pequenos almoços também são das minhas preferidas!
    E umas tartes ao pequeno almoço soam lindamente :D
    Adorei as fotografias.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que venha o verão Joana!
      Eu bem quero :) e esta receita irá acompanhar muitos desses dias. Também pensei em colocar o açaí no iogurte para dar um tom lilás ao recheio!
      Obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  11. Bem... Ontem recebi de surpresa um balde de óleo de coco e agora já não tenho desculpa para não fazer esta receita!!! �� Está mesmo top! Como sempre!! ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não exageres no óleo de coco!!
      Espero que faças e gostes muito :) um beijinho.

      Eliminar
  12. Adorei este pequeno almoço, parece uma sobremesa está linda, e as fotos também estão lindas. Beijinhos boa semana
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Inês, estas tarteletes estão mesmo lindas, com elas trouxeste a Primavera para a mesa e melhor ainda, para a mesa do pequeno almoço. Tal como tu também sou adepto destas "sobremesas" ao pequeno almoço. Tenho andado viciado nos pudins de chia com fruta, adoro. E agora que chegaram os primeiro moranguinhos biológicos cá a casa, estou mesmo tentado a experimentar esta tua versão das tarteletes. :)
    O livro da Mafalda está realmente lindo e cheio de boas sugestões para fazer refeições com mais vida.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célio, o livro da Mafalda está mesmo lindo sim!
      E agora que começam os primeiros moranguinhos só me apetecem coisas boas destas!
      Um beijinho.

      Eliminar
  14. Adoro! Que lindas e que aspeto delicioso! Beijinho

    Thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Que tarteletes tão giras! Ficaram com um aspecto divinal :P

    Nunca experimentei acai, mas agora fiquei curioso ;)

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar