French Toast com Chocolate e Banana



Há algo nos pequenos-almoços que me seduz. Especialmente se forem com tempo. Acho que já o disse, mas volto a dizer, que não me importava nada de comer esta refeição mais vezes, a outras horas do dia. Como que "brunchar" sempre que apetece, e substituir lanches, almoços e mesmo jantares com coisas boas das manhãs. Sem pressas.
Não consigo ficar indiferente a um prato cheio de panquecas empilhadas e com maple syrup a escorrer. E quem diz panquecas, diz waffles, croissants, folar torrado com manteiga, pão doce caseiro com compotas, rolinhos de canela a sair do forno, scones, muffins com fruta e outras coisas boas. Há dias em que só me apetece comer destas coisas. 

E foi neste domingo passado, que tive vontade de comer rabanadas. Eu que nem sou muito de fritos. Mas lá veio o apetite por algo tão bom e com uma crosta de açúcar e canela. A melhor solução para mim é fazer no forno em vez de fritar, ficam sempre mais do meu agrado. E são uma óptima solução para gastar pão duro (eu nunca deito fora pão, ou congelo, ou uso em torradas, croutons e pão ralado, nada de desperdícios). 
Que a vontade seja feita. E já que vai ser feita, que seja em grande estilo, afinal de contas é domingo (muitas vezes o meu único dia de folga e aventuras destas gulosas). 
Lembrei-me do livro 'Top with Cinnamon' da Izy Hossack (ela sabe de bons pequenos-almoços!) e foi lá que encontrei estas rabanadas ou french toast de forno. Com creme de chocolate e avelã e banana. Só vos digo que não me importava nada que fosse outra vez domingo!







French Toast com Chocolate e Banana

4-5 fatias de pão duro
75-100 gr de creme de chocolate e avelã (nutella caseira ou de compra)
200 ml de leite (vaca ou vegetal)
2 ovos biológicos
1/2 banana madura
2 colheres (sopa) de açúcar mascavado
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
1/2 colher (chá) de canela em pó


Preparação

Cortar o pão em cubinhos e colocar metade num tabuleiro pequeno (15x20cm). Com uma colher pequena espalhar metade da nutella em cima do pão. Colocar o restante pão noutra camada em cima, e espalhar a restante nutella.
Num liquidificador colocar o leite, ovos, banana em pedaços e o açúcar mascavado, e triturar até ficar homogéneo. Espalhar este molho por cima do pão, tendo o cuidado de que este fique todo embebido.
Nesta altura poderá colocar película aderente no tabuleiro e refrigerar até levar ao forno, caso queira preparar com antecedência (à noite, para de manhã só ter de colocar no forno).
Para levar ao forno, misturar o açúcar demerara com a canela e salpicar a superfície do pão no tabuleiro. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante uns 25 minutos, até ficar dourado e crocante na crosta. Servir morno.

Bom Apetite!




44 comentários:

  1. Bem Inês estamos em sintonia ... ainda esta semana andeva a folhear alguns livros para fazer algo para este fim de semana (caso haja tempo claro!!) e foi então que me veio parar às mãos esse livro da Izi. Um livro que por sinal ADORO, e não é que olhei para essa receita. Anotei os ingredientes para ver se tinha tudo e está preparada para assim ser reproduzida. Hoje com esta maravilha por ti feita mesmo aos meus olhos, reforço a ideia de a preparar. Acredito que deva ser deliciosa.
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito do livro da Izy e já há imenso tempo que não lhe punha a mão :) como há sempre pão duro e bananas maduras em casa foi logo a vontade primeira!
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Olé!! Isso é que é maneira de começar o dia! Eu também adoro pequenos almoços, são sem dúvida a principal refeição do dia, embora quase sempre desvalorizados. Adorei a sugestão!
    Beijinhos!
    Amélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim não me importava nada de começar muitos dias hihi mas não pode ser sempre, só mesmo em domingos mais preguiçosos e gulosos. Um beijinho Amélia.

      Eliminar
  3. Inês, partilho as mesmas ideias em relação ao pequeno-almoço! Nem sempre foi assim, mas de há uns anos para cá o pequeno-almoço tornou-se a minha refeição favorita, levanto-me sempre 20 minutos mais cedo para poder prepará-lo e saboreá-lo com calma (se for "a correr" não vale a pena; a sensação é totalmente diferente!). gostei muito desta sugestão, e certamente irei reproduzi-la num qualquer dia de preguiça, chuva e frio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe tão bem não é? Mesmo que seja uma bela torradinha e uma cevada quente. Não podemos é sair de casa sem o tomar.
      Espero que proves e aproves!

      Eliminar
  4. Bem, que maravilha. Tem um aspecto fantástico. Bem bom.
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Oh meu deus.... Não posso vir aqui!!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (risos) fico contente! mas podes continuar a vir sim :)
      beijinhos.

      Eliminar
  6. Escusado será dizer que estou na tua 'equipa' quando à preferência por pequenos almoços. Adorei esta sugestão de French Toast e julgo que é perfeita para qualquer momento do dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que sim Su, quer seja inverno, verão, hora de almoço, lanche ou jantar, umas french toast assim vão sempre bem!
      Um beijinho.

      Eliminar
  7. Meu deusssss!!! Eu que sou assumidamente apaixonada por bread puddings, french toasts e afins, acabei de me apaixonar por esta tua maravilha!
    Não tenho o livro mas era capaz de o comprar só por esta imagem! Que maravilha!
    Haverá melhor pequeno almoço?! Não! :D

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, acreditas que quando o comecei a preparar me lembrei de ti e pensei "a susaninha bem que podia aqui estar a comer um pedacinho comigo". É um livro que ias adorar!
      Eu por mim quero mais domingos destes, um beijinho.

      Eliminar
  8. Sou como tu no que respeita aos pequenos-almoços e agora fiquei cheia de vontade de experimentar a tua versão!
    Aii! Que maravilha, Inês! :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Bem nem te digo a gula que agora me deu....Foi só ler os ingredientes e comecei a salivar...
    E com isto tudo já sei que no fim de semana sai um pequeno almoço GULOSO!!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que hajam sempre domingos assim, é o que desejo!
      Apesar de ter uma apresentação "mal jeitosa" vá rústico, é delicioso!! Beijinhos.

      Eliminar
  10. Deus do céu! Isto está com um aspeto daqueles de ir à lua e voltar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É delicioso sim :) aqui a opinião foi a mesma, voltar a fazer sempre que tivermos um domingo preguiçoso e guloso!
      Um beijinho.

      Eliminar
  11. Hmm, que bom (= também adoro pequenos almoços e esta parece a sugestão perfeita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que venham pequenos-almoços bons e deliciosos!
      Um beijinho.

      Eliminar
  12. Este pequeno-almoço soa mesmo deliciosamente bem!
    Sou como tu, podia viver só disto :)
    Beijinhos
    Ana Costa || www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não é? Ainda bem que não sou eu, a gulosa dos pequenos-almoços e brunchs. Mas por outro lado é melhor ser mesmo só em dias ocasionais, para não começar a rebolar hihi
      Um beijinho.

      Eliminar
  13. Que delícia estou eu a ver, com um pequeno almoço destes fico logo alegre para o dia todo, não fosse este levar só coisas que eu adoro, parece feito de propósito para mim :)

    Gulosoqb



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Carla, se começarmos assim um dia de folga, ele corre logo melhor e com muitos mais sorrisos!
      Um beijinho e experimenta!

      Eliminar
  14. Inês,
    Cá eu, adoro, ou melhor, AMO!!!! comida de pequeno almoço, mas prefiro-a ao almoço, para um brunch, ou até jantar, pois acho que é a melhor comida do mundo (vivam os pequenos almoços a qualquer hora do dia, mas não logo de manhã, lol)!!
    Sinceramente, só com o teu veredicto e aprovação faria esta receita, pois no livro, não me chamou de todo a atenção!!
    Beijocas,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia, sim pode ser pelo dia dentro, haja apetite e gula!
      E tantas vezes que vi o livro e passava sempre por ela sem a ver, até que voltei a ver com olhos de ver e a encontrei, assim mesmo a pedi-las!! E que bem que nos soube!
      Um beijinho.

      Eliminar
  15. Olá Inês: este é um pequeno-almoço principesco! Que bela maneira de começar o dia. Tem um aspeto fantástico!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mesmo aos domingos Márcia, visto-me de princesa em pijama pela manhã dentro e dou-me a estes luxos :) ainda bem que gostaste!
      Um beijinho.

      Eliminar
  16. Meu deus que bom aspetoooo!!
    Tenho mesmo de experimentar <3 Adoro banana e adoro chocolate!
    Beijinhos

    Blog Denise de Assis
    Facebook Page
    GIVEAWAY aqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Denise, obrigada! Eu o aspecto acho meio rústico, mas de sabor e textura acho perfeito para animar manhãs de inverno preguiçosas.
      Um beijinho.

      Eliminar
  17. Ó Inês, já mergulhava a colher nesse tabuleiro. Por mim tanto faz ao pequeno almoço ou ao lanche! É o tipo de decadência que adoro, é tão reconfortante :)
    Beijinhos
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha Sara, eu mergulhava até ao almoço e jantar :)
      Conforto e gula a postos! Um beijo querida.

      Eliminar
  18. Isto é daquelas coisas que como só com os olhinhos ;-)
    Banana gosto, chocolate derreto-me! Tem tudo para me deliciar.
    Pequeno almoço em jeito de pequeno almoço, só mesmo ao fim de semana. Durante a semana por vezes até me esqueço de tal... menos do meu kefir, esse é diário ;-)
    Em boa companhia... de certeza que esta french toast seria ainda mais divinal, querida.
    Muitos beijinhos e bom resto de semana.
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este tipo de pequeno-almoço será mais sempre a um domingo, em jeitos de brunch ou mesmo ao lanche. E para partilhar numa mesa com boa companhia, beijinho.

      Eliminar
  19. Também sou fã de pequenos-almoços, mas seria mais se os meus tivessem sempre esse aspeto! Que perdição :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, até sabia melhor o resto do dia! Mas não pode mesmo ser todos os dias, por isso são mesmo ainda mais especiais esse momentos em que os partilhamos e saboreamos devagar.
      Um beijinho.

      Eliminar
  20. Eu também sou fã de pequenos almoços!
    Infelizmente só são como gosto ao domingo, mas sabem sempre tão bem :)
    Adoro esse livro! Ela sabe sim de pequenos almoços :)
    Esta receita é deliciosa! Um pequeno almoço tão docinho, que bom :)
    Já fiquei aqui a imaginar o pequeno almoço de domingo.
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha,
      eu por mim comia coisas boas destas todos os dias, mas não pode ser nem há tempo nem calças que aguentem lol
      Podia era ser domingo mais vezes, assim a meio da semana só para saborear a vida devagar e aproveitar!
      Um beijinho.

      Eliminar
  21. Querida Inês!
    Chocolate e banana é daquelas combinações que me convencem sempre e nesta receita não é excepção. Esta French Toast da Izy está linda e tão apetecível. Não me importava de poder saborear uma coisa dessas todos os dias, era sinal que tinha tempo para esses pequenos almoços demorados e deliciosos que falas. E sim, também adoro o folar torrado e com compota e deliro com uma pilha de panquecas imersas em maple syrup....Oh My God, já estou a salivar e ainda por cima já é fim de semana. :)
    Um beijinho. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha, adoro os teus comentários :) olha eu, acabadinha de jantar e a ver estas coisas dá-me logo fome, assim por algo guloso, e com nutella então sim sim. Obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  22. This looks so delicious, chocolate & banana is such a great combination!

    http://beautyfollower.blogspot.gr

    ResponderEliminar