Granola em Pó do Jamie


Manhãs deliciosas. Desde a simples torradinha com manteiga e cevada quente até às panquecas fofas com frutos e maple, passando por um chocolate quente, batidos frescos de fruta da época, iogurtes caseiros, waffles com toppings crocantes, scones e croissants quentinhos, papas de aveia generosas em especiarias, muffins com sementes e fruta, e muitas e muitas granolas. Adoro. 

Acho que conseguia viver só de comer pequenos-almoços e brunch. Claro que variando o conteúdo e juntando umas saladas verdes, fritattas com legumes, tostas ricas e ovos das mais variadas formas. 
Muita fruta à mistura e uma boa dose de carinho à mesa, e consigo imaginar mesas perfeitas, onde me vejo rodeada de quem gosto, a comer de forma relaxada e com tempo. Assim podem ser algumas das nossas manhãs mais preguiçosas, em dias de folga. 





Mas nem sempre há tempo para viver esta refeição da manhã com todo o amor que ela merece. Cabe a cada um de nós arranjar forma de tornar cada manhã deliciosa e o mais saudável possível. Mesmo que seja "à pressa". Preparar umas "overnight oats" ou uma granola e barrinhas de muesli não é nada complicado. É uma questão de planear e ter sempre peças de fruta à mão. Até um leite de frutos secos, sementes ou cereais se faz tão bem e se mantém no frio por alguns dias. Tudo caseirinho e nutritivo, para nos dar energia para enfrentar o dia da melhor forma.

Gosto mesmo de fazer granola. Encher o frasco com granola caseira para alimentar manhãs e lanches da semana. Por norma adoro granolas crocantes e cheia de "clusters", mas desta vez fiquei curiosa ao ver a Granola em Pó no livro novo do Jamie, Receitas Saudáveis. Fiquei na dúvida se valeria a pena experimentar, reduzir tanta coisa boa e crocante a pó, mas assim que comi uma colherada rendi-me a ela. É mesmo boa.
Para além da forma como aqui a sirvo, o Jamie no livro dá muitas mais sugestões para a utilizar. Desde papas de aveia, smoothies, bebidas quentes e até em panquecas. 
Só boas ideias para ter manhãs deliciosas e saudáveis!





Granola em Pó Espetacular
(adaptado do livro Receitas Saudáveis, de Jamie Oliver)

500 gr de flocos de aveia
125 gr de frutos secos sem sal (avelãs, amêndoas, nozes)
50 gr de sementes (abóbora, girassol, sésamo, chia, linhaça)
125 gr de frutos desidratados (arandos, passas e figos secos)
2 colheres (sopa) de cacau em pó
raspa de 1 laranja pequena

para servir:
iogurte natural, fruta fresca da época, mel e canela


Preparação

Num tabuleiro colocar a aveia, os frutos secos e as sementes, misturar bem e levar a forno pré-aquecido a 180ºC, a tostar durante uns 20 minutos, mexendo a mistura umas duas vezes enquanto está no forno.
Fora do forno, juntar as frutas desidratadas, o cacau e a raspa de laranja, envolvendo.
Colocar por porções num processador e triturar até ficar um género de pó grosso.
Guardar em frasco hermético para conservar.
Servir colheradas da granola com iogurte natural, fruta da época em pedaços, canela e um fio de mel.

Bom Apetite!





50 comentários:

  1. Babei! Tenho de experimentar essa receita ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Não passo sem granola! Já fiz assim para juntar em bolos, paes e tambem para comer mais rapidamente com iogurte! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa ideia de a juntar a um pão! Estou a adorar esta versão.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Nunca comi, nem fiz!
    Mas tem um óptimo aspecto.
    bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ratolinha, tens de experimentar granola! Nem que seja uma vez mulher!
      Mesmo que não seja esta em pó, faz uma versão normal.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Olha, querida... tive a mesma reação inicial quanto ao reduzir tanta coisa boa a pó! ;) Mas ficou marcada para experimentar e agora, com este teu post, fiquei ainda com mais vontade de o fazer!
    Bjo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, foi o que eu pensei, mas ao mesmo tempo fiquei curiosa e teve de ser feita!
      E eu ando com vontade de fazer o teu pão-de-ló de chocolate, beijinhos.

      Eliminar
  5. Olá Inês!
    Também já tenho o livro do Jamie e confesso que quando vi a granola reduzida a pó não me conquistou, mas ao ver este post e os teus comentários fiquei com bastante vontade de experimentar!
    Adorei as estrelinhas de diospiro... São lindas as tuas fotos!
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando vi, pensei, está tudo louco, agora reduzir granola a pó, mas pronto a curiosidade tomou conta de mim e cá está ela, feita e aprovada!
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Adoro granolas e esta deve ser mesmo uma delicia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sabor dela é mesmo bom! A receita original leva ainda café para além do cacau, mas para mim assim está perfeita.

      Eliminar
  7. Olá querida!
    Esta foi também a receita do livro do Jamie que mais me intrigou, sabias?! Reduzir a pó um conjunto de coisas tão boas e estaladiças (também adoro os clusters que as granolas fazem e como logo alguns enquanto uma granola arrefece no parapeito da janela!). Percebi a lógica de a usar como uma espécie de mix já pronto a usar em batidos, papas e panquecas, mas como topping torci um pouco o nariz. Mas agora que a menina já deu a sua opinião positiva, estou tentada!!! E essas fotos?! Just gorgeous :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não fui só eu a pensar o mesmo. hihi
      Para mim é positiva sim :) só falta experimentar a versão panqueca! Que o resto fica bom sim. Gorgeous you!
      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Inês minha querida,
    Iniciar o café da manhã com uma refeição saudável é muito bom!
    Gostei muito da tua granola, super rica!
    Lindas e deliciosas fotos!

    Bjs, fique com Deus! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom não é? Se começarmos as manhãs de forma nutritiva e saudável, parece que temos muito mais energia pelo dia fora.
      Um beijinho.

      Eliminar
  9. Adorei esta sugestão, mesmo saudável e nutritiva. Tenho de me aventurar na minha granola :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  10. Olá Inês: aqui estou como tu: reduzir a pó tanta coisa boa? Mas se dizes que vale a pena, vou ter que experimentar. O sabor deve ser delicioso!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de experimentar Márcia!
      Tenho a certeza que haverá quem não goste desta versão, assim como conheço pessoas que nem de granola com clusters gostam, mas há que experimentar para poder opinar. Por cá, eu e a minha avó andamos todas contentes a comer pela manhã esta granola, e o sabor sim, e muito bom. beijinho.

      Eliminar
  11. Hummm Inês, parece-me boa, mas estranha.... Reduzir a pó a granola crocante.... Ainda não tenho o livro, mas está na lista :)
    Vou testar esta "granola"
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acaba por ser crocante na mesma, menos mas sim, porque não fica em pó mesmo, consegues sentir uns pedacinhos, adoro com iogurte e fruta. Experimenta!
      Um beijinho.

      Eliminar
  12. Essa receita ficou marcada para fazer mal o livro chegou. Estou a terminar as granolas que entretanto tinha para me aventurar nessa 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És cá das minhas :) eu nem consegui deixar acabar a última que tinha, tive que fazer esta para matar a curiosidade, e assim vario entre dias nos tamanhos hehe
      Beijoca

      Eliminar
  13. Inês,
    Acho que o espanto é geral quando olhamos e vimos granola em pó... eu própria ficaria reticente com esta receita. Mas sem dúvida o resultado fantástico já me conquistou. Irei certamente experimentar e quem sabe oferecer alguns pacotinhos de granola em pó no Natal.
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu marquei logo Ana, e não consegui esperar muito tempo para a fazer, ainda por cima tenho sempre estes ingredientes em casa. Podes oferecer a granola e pôr as várias ideias de receitas onde se pode usar no rótulo! É boa ideia é :)
      Beijinho.

      Eliminar
  14. Oh linda, cada vez que vejo uma granola dá-me uma vontade louca de ir fazer uma. mas outras coisas se metem pelo meio :-(
    O meu pequeno almoço é kefir, todos os dias! De certeza que ficava lindamente com esta granola a fazer-lhe companhia.
    Oh céus... mais um livro que "sou obrigada" a comprar ;-)
    Adorei... e as estrelinhas, LINDAS
    Beijinho grande
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo o mesmo, quando encontro uma granola nova, demoro-me nessa página ou nessa receita e fico cheia de vontade de fazer e comer na hora. Sim, o kefir fica bem com esta menina granola. Compra o livro sim, vais gostar!
      Um beijinho.

      Eliminar
  15. Doce Inês, apaixonada como sou por Granola fiquei super curiosa com esta receita.
    Sei que ia gostar mas confesso que a textura mais coesa e forte da tradicional me cativará mais.
    E esse livrinho que deve ser aquela maravilha!

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, neste momento ando apaixonada por esta, mas sei que em breve vou ter de fazer uma com aqueles clusters e mel, e especiarias :) acho que ias gostar mesmo muito deste livro, apesar de não ser o meu favorito do Jamie, mas com boas ideias sim.
      Um beijinho minha linda.

      Eliminar
  16. Fizeste-me curiosa também! Adoro aglomerados de cereais nas granolas, mas parece-me que vale a pena experimentar esta receita :)
    Também sou fã de pequenos-almoços! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã, aventura-te! Temos de experimentar de tudo, nem que seja para dizer "não gosto muito" e "gosto mais assim ou assado".
      Um beijinho.

      Eliminar
  17. Hum... eu fiquei rendida! Tragam o iogurte... mas de côco please XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maravilha com iogurte de coco, e umas lasquinhas de coco tostadas em cima.

      Eliminar
  18. Olá Inês!
    É impossível não ter uma manhã deliciosa e saudável e não conseguir sair de casa com um enorme sorriso nos lábios com uma granola destas ao pequeno almoço. Confesso que também me intriga o facto de reduzir tanta coisa deliciosa a pó, mas com uma apresentação como a tua, só pode mesmo ser deliciosa e saber bem.
    Eu adoro granola e amo tomar o pequeno almoço. Nunca saio de casa sem pequeno almoço e gosto de o tomar sentado. O segredo está mesmo em variar e experimentar receitas deliciosas como a granola do Jamie. Ainda não tive tempo de explorar o livro, mas tenho de me dedicar a esse assunto. ;)
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro, intriga mesmo toda a gente :) mas sabe bem na mesma, acabas por sentir um ligeiro crocante e o sabor é delicioso. Tomo sempre o pequeno-almoço em casa, é um hábito que não custa nada, aliás custa bem menos que tomar fora de casa.
      Um beijinho.

      Eliminar
  19. Eu acho que também era capaz de viver de pequenos almoços, desde que tivesse muitas granolas, frutas e pão com abacate por mim estava óptimo :P
    Fiquei muito curiosa com esta versão, deve ser ideal para aquelas manhãs em que acordar é tão difícil que nem dá vontade de mastigar ihih

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha, adorei essa! E olha que dá mesmo jeito, fica mesmo em papinha e come-se bem fácil hihi
      Beijinho.

      Eliminar
  20. Oh pá fiquei in love!
    Ganola nunca pode faltar e as fotos estão um mimo ♥
    Bjinhooos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a granola e os teus iogurtes! Que nunca faltem!
      Beijinhos.

      Eliminar
  21. Amei essa idéia, Ines, eu também poderia viver só Brunch!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Mariana, por mim era brunch todo o dia, todos os dias!
      Um beijinho.

      Eliminar
  22. Também fiquei de olho nesta receita, mas tal como dizes, como não era "crunchy" fiquei na dúvida :)
    Ainda bem que fizeste e confirmas que é boa :D
    um abraço
    sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo sim Sara :) tenho comido dela quase todos os dias e continuo fã.
      Um beijinho.

      Eliminar
  23. Ai pequenos almoços desses demorados só ao domingo!
    Mas era mais justo que tivéssemos sempre direito a esses pequenos almoços! Também viveria facilmente deles!
    Mas esta granola está maravilhosa!
    Como tu, acho que pensaria se valia a pena triturar tanta coisa boa, mas está visto que sim :)
    Ficou linda querida :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por mim era todos os dias hehe, mas se calhar também perdia a sua graça, e eu era capaz de engordar uns kilinhos :)
      Sim, vale a pena experimentar, nem que seja uma vez, eu já repeti a dose e tenho comido quase diariamente, adoro.
      Um beijinho minha linda.

      Eliminar
  24. A ideia de transformar granola em pó parece extravagante, mas todas essas coisas gostosas devem ficar boas tanto crocantes como em pó. Esta receita me lembrou a granola de bacon do novo livro do Nigel, também acho excêntrica :)
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Tati,
      assim como essa de bacon, fico sempre curiosa com essas coisas diferentes do habitual.
      Um beijinho.

      Eliminar
  25. Adorei a ideia desta granola em pó, muito práctico e delicioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Marisa, super fácil de preparar e fazer, e comer!

      Eliminar