Gelados de Iogurte com Morango e Ruibarbo


Adoro gelados, sorvetes, sobremesas geladas. Assim que chega o calor, faço gelados caseiros, para ter à mão de refrescar. No Inverno também gosto muito de comer um geladinho, mas com menos frequência, e prefiro os sabores mais quentes como os frutos secos, chocolate, caramelo e clássicos como a baunilha. Num dia frio, uma bolinha de gelado com um fio de chocolate negro derretido, granola ou amendoins crocantes consegue arrancar sorrisos aos gulosos da casa. Já no Verão que se aproxima, nos dias bem quentes, procuramos mais os sabores frescos da fruta.

Aproveitar a fruta da época e fazer gelados, coloridos. Se possível, que sejam menos calóricos, feitos com iogurte natural e adoçantes naturais como o mel e o maple syrup. Fazer sorvetes e granitas, e sentir aquele "brain freeze" que refresca. Tão bom!
Lembro-me quando era criança, só muito tarde provei um gelado de compra. O que eu costumava fazer era sumo de fruta e congelava com pauzinhos. Adorava sumo de laranja em forma de gelado, era divertido fazer e desenformar. E mais tarde lembro-me de também congelar iogurtes e servir gelados. 




Confesso que é um vício comer gelados. Adoro. E se há dias em que apetece um gelado feito a preceito, com ovos, natas, cremoso e pecaminoso, na maioria das vezes tentamos que sejam mais saudáveis. Menos calóricos, menos açúcares refinados, usando fruta da época ou congelada, mas nem por isso menos saborosos.
Um clássico que veio para ficar é sem dúvida o gelado de banana. Ter bananas bem maduras congeladas, e em poucos minutos temos um gelado delicioso e saudável para comer. Juntem-lhes outras frutas, cacau, canela e até ao pequeno-almoço podemos comer um geladinho!
Depois temos os 'frozen yogurt' e os gelados de pauzinho como este, com camadas de iogurte natural, morangos e ruibarbo numa compota ligeira. Bem leves e frescos. 
A receita de hoje enquadra-se na Semana da Obesidade Infantil, que decorre no blog Palavras que enchem a barriga. Uma proposta de um doce mais saudável para as crianças. Apelativo nas cores, gelado fresquinho, delicioso e sem culpas.




Gelados de Iogurte com Morango e Ruibarbo

1 e 1/2 cháv de morangos cortados
1 e 1/2 cháv de ruibarbo fatiado
sumo de 1/2 limão
2 colheres (sopa) de mel
250 ml de iogurte natural
1 colher (sopa) de maple syrup


Preparação

Colocar os morangos cortados em pedaços e o ruibarbo fatiado numa panelinha e levar ao lume com o sumo de limão e o mel. Deixar ferver em lume brando, mexendo de vez em quando, durante uns 15 minutos ou até amolecer e ficar em compota ligeira. Triturar com a varinha mágica ou no liquidificador e reservar no frio até arrefecer completamente.
Misturar o iogurte com o maple e fazer camadas alternadas da mistura vermelha com a de iogurte até quase encher as forminhas. Fechar e colocar o pauzinho. 
Levar ao congelador por uma horas até solidificar. E retirar do frio uns 10-15 minutos antes de desenformar e saborear.

Nota: se não tiverem ruibarbo ou não encontrarem, podem sempre usar a mesma quantidade em mais morangos ou outra fruta a gosto. Cuidado com as folhas de ruibarbo que são tóxicas, caso o plantem em casa, e as crianças vos ajudem na preparação da receita. Para os que têm dúvidas se as crianças muito pequenas podem comer ruibarbo, devido aos oxalatos, pelas informações que li e com alguns ingleses que falei, não há qualquer problema, desde que não seja em doses exageradas e que seja cozinhado.

Bom Apetite!






53 comentários:

  1. Que lindos! E tão simples de preparar, por norma não tenho o hábito de fazer gelados assim, só faço os "tradicionais" de comer em taças, mas a verdade é que desta forma são bem mais práticos.
    Uma sugestão bem apetitosa :)
    Beijinhos*
    Ana Filipa Costa - Petiscana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto dos tradicionais Ana Filipa! Nisso não sou nada esquisita hehe. Mas sabe tão bem um gelado de pauzinho :) obrigada, um beijinho.

      Eliminar
  2. Bom dia, Inês!
    Que lindos estes teus gelados! Perfeitos para matar "aquele" desejo de um qualquer coisa especial e muito mais saudável e nutritivo! ;)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a pensar nisso que os preparei, mas nem notas essa diferença, são tão bons que não faz falta as natas e o açúcar refinado. Um dia de verão num gelado!
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Olá Inês!!!
    Ficou lindo com essa explosão de cores! E adorei o fato de levar maple syrup!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrea,
      adoro usar maple syrup, só é pena ser tão caro. As cores são para ser devoradas com os olhos e com a boca :) beijinho.

      Eliminar
  4. São lindos! Quero comer um já :)
    http://douradorosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Excelente! Ficaram lindos e devem ser super saborosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão bons Ana, a minha avó adorou esta receita e já vamos para a terceira "fornada" deles. beijinho.

      Eliminar
  6. Wow love the colour of your popsicles!

    http://beautyfollower.blogspot.gr

    ResponderEliminar
  7. Nós aqui também fazemos gelados semelhantes quase todas as semanas quando começam os dias de calor. O meu guloso adora, eu por mim ,que sou friorenta, passo bem sem eles lol
    Estão os teus geladinhos querida inês :)
    um abraço
    sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, assim que começa o calor começa a vontade de os fazer com mais frequência, adoramos! Um beijinho querida.

      Eliminar
  8. Vou guardar Inês, para quando chegar a Portugal fazer muitos :)
    Gelados são das minhas coisas favoritas e quando caseiros, ainda melhor!
    Os teus são sempre uma tentação. Recordo-me de uns que publicaste o ano passado, yummy yummy :)

    Aproveita bem :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, também são das minhas coisas preferidas de fazer e comer :) a seguir aos bolinhos está claro ;) os do ano passado de mirtilos, adoro, são uma receita que fazemos muitas vezes. Um beijinho.

      Eliminar
  9. Querida Inês,

    eu também adorava fazer supo de laranja e congelar numas forminhas próprias para gelados que havia por casa dos meus pais.
    Ainda me estou a ver de olho no relógio, a contar os minutos que ainda faltava para que a digestão acabasse e eu pudesse ir dar uns mergulhos para grande tanque que há por trás da casa. Depois, super refrescada por fora, vinha para casa e lá ia eu direita ao congelador para me refrescar por dentro com um delicioso gelado feito de sumo natural. Que memórias tão boas!!
    Também adoro fazer gelados caseiros e esta versão vou guardar para experimentar. Por agora já tenho outra em mente, muito parecida. Mas esta tua ficou tão apetitosa que não ha-de faltar muito para experimentar e me deliciar.

    Um beijinho e bons gelados ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão boas essas memórias, que giro.
      Depois quero ver o teu geladinho. Beijinho.

      Eliminar
  10. E que lindos que ficaram os teus!
    Eu também me lembro de comer o primeiro gelado, e era sempre o mini milk! Eu bem pedia uns mais coloridos mas a resposta era sempre a mesma!
    E que bons que são os gelados feitos em casa :)
    Uma maravilha!
    E estes teus além de bonitos devem estar tão saborosos :)
    Perfeitos para uma tarde solarenga!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também foi dos meus primeiros, esse Joana, a par do epá e mais tarde o perna de pau, já era um dia de festa quando o comia!
      Um beijinho.

      Eliminar
  11. Querida Ginjinha, cada vez que vejo uma receita com ruibarbo fico super curiosa com seu sabor, e juntamente com morangos certamente ficou delicioso. As fotos estão lindas e seu gelado ficou muito profissional. Perfeitos. Beijinhos amiga, tenha um lindo final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josy, consegues arranjar ruibarbo no Brasil? Disseram-me que não. O sabor é curioso, acre e forte, mas combinado com morango eu adoro e não resisto. Obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  12. Obrigada pela tua participação Inês :D Os gelados ficaram com um aspecto incrível, acho que até me senti tentada a dar uma trinca no ecrã do computador :D Vou ter de experimentar a receita, senão acho que rebento! :D

    Beijinhos e muito obrigada pela tua participação :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana, pelo convite e por poder partilhar esta receita contigo, adorei.
      Tens de experimentar :) um beijinho.

      Eliminar
  13. Olá Inês,
    Estava aqui a anotar a receita e reparei que o sumo de limão não entra na descrição do procedimento. Quando é que é suposto utilizá-lo? Ou não é necessário de todo?
    Obrigado.
    Fabi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fabiana,
      obrigada pelo reparo! por lapso não mencionei na preparação, mas já está corrigido. Entra na preparação da compota ligeira. Mais uma vez obrigada por estar atenta! E espero que goste da receita.

      Eliminar
  14. (ai essa caçarola <3 )
    Adoro gelados de fruta, são os meus favoritos, seja verão, seja inverno! Claro que no Verão sabem melhor pelo factor frescura, a contrariar o calor mas para mim, não há nada melhor do que um gelado de morango num dia bem fresco. Ai de mim se não experimento ruibarbo em breve!
    Beijinho
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, eu adoro gelados, nesse aspecto acho que gosto de tudo e de todos :) mas os de fruta são os preferidos para o calor. Tens mesmo de experimentar o ruibarbo!
      Um beijinho.

      Eliminar
  15. Tão lindos!! Quem me dera poder provar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Que gelados bons! Já consegui provar ruibardo há dois meses atrás, duas hastes que foram para um mini crumble com maçã, já que ainda não tinha morangos e que foi degustado num ápice. Faz um contraste diferente mas saboroso e fiquei cheia de vontade de repetir. E eis uma boa maneira de o repetir, nuns gelados lindos, saudáveis e saborosos. Hei-de arranjar novamente e experimentar assim, já que adoro gelado. Com efeito, o meu problema desde criança, é que tenho uma certa dificuldade perante uma montra de gelado em escolher, gosto de tantos sabores que é difícil tomar uma decisão ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gori, sim faz um contraste diferente mas muito apetecível. Agora da próxima experimenta com morangos ou frutos vermelhos, vais gostar.
      Como te compreendo, na Figueira temos uma gelataria maravilhosa, cheia de sabores diferentes e bons, feitos artesanalmente, é difícil escolher só um, mas como adoro o mirtilo, no verão quase sempre cai nele a minha escolha. Beijinho.

      Eliminar
  17. Olá, minha linda!
    Visão maravilhosa! A gente primeiro come com os olhos e depois a gente degusta.
    Por aqui os dias estão frios mas eu não dispenso um geladinho de jeito nenhum.
    Os picolés de compra não são tão bem feitos como os caseiros, os teus estão de
    babar eu amei, hummmmmmmm...!

    Grande beijo e sucessos sempre! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade, os olhos comem :) e estes são bem apelativos tanto para crianças como para adultos. Sabe bem mesmo no frio. Um beijinho.

      Eliminar
  18. Ficaram absolutamente lindos e parecem tão deliciosos! Como tudo que tu faz, a vontade é de um desses nesse exato momento, haha! Também tô passando pra contar que o meu blog mudou de endereço! Agora o link é www.blogcaroltvrs.blogspot.com.br e eu ia ficar mto feliz com a tua visita *-* Agradeço desde já ❤

    Beijos, Carol!

    ResponderEliminar
  19. E tão bonitos que ficaram. Adorei!

    ResponderEliminar
  20. Eu quero é geladinhos! E se forem saudáveis tanto melhor!
    Ruibarbo... parece-me perfeito para juntar a iogurte e refrescar numa tarde quente desta Primavera (ainda). Sim, porque o Verão e férias e praia, ainda aí vem :-)
    Beijinhos grandes e agora vou lambuzar-me com este gelado.
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ando numa de gelados :) gosto tanto! ainda só fiz dos mais fáceis e sem a máquina, mas em breve quero por a menina a workar ;) um beijinho

      Eliminar
  21. Olá Inês,

    eu adoro gelados e seja com dias frios ou quentes, por cá não temos muita escolha, ou melhor nenhuma, embora haja os gelados do Sr. Lima um Sr. que vende numa carrinha antiga, vários sabores e artesanais, todos os anos tem sabores diferentes, faz fila, adoro e este ano ainda não lá fui.
    Recordo-me de em criança congelar os iogurtes ou aproveitar os copos e colocar gelos a congelar!!!
    A combinação de ruibarbo com morango é algo fascinante, mas se os morangos é fácil já o ruibarbo não, está estagnado o meu!!!
    Sabes que fiz com outra frutinha e saíram muito bons mas não eram muito doces.
    Lindos e gulosos os teus querida, apetecia um já, mas a compota também vinha à colherada!!!

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, tens de vir cá no Verão e vamos aqueles gelados :) esses artesanais devem ser tão bons. Estes ficaram bem docinhos, mas depende do paladar claro, e da doçura da fruta. Beijinho.

      Eliminar
  22. Olá Inês!
    Adorei esta tua sugestão de gelado, delicioso e bem mais saudável. Cá em casa também somos muito apreciadores de gelado e os preferidos são os que levam fruta. Frutinha boa, da estação para saborear sob a forma de gelado, há lá coisa melhor?! Também costumo ter sempre fruta congelada para usar nos gelados. Ainda tenho ruibarbo e amoras que colhi no ano passado e adoro usar nos gelados.
    Amei a tua sugestão, aliás, todas as tuas sugestões de gelados são sempre um encanto. ;)
    Um beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célio! Por cá apesar de termos a Emanha que conheces bem, sempre cheia de sabores tradicionais e de sabores da fruta da época, gosto muito de poder fazer alguns em casa, sabem tão bem! Beijinhos

      Eliminar
  23. Olá querida :)
    Amei os sabores e as cores destes popsicles :) O teu ruibarbo é tão vermelhinho...
    E as fotos estão um must, como sempre!
    Bjinho ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, adoro gelados de pauzinho! Este ruibarbo veio da raíz da minha amiga inglesa que mora cá e noto mesmo que é bem mais vermelhinho que o outro que plantei cá.
      Um beijinho.

      Eliminar
  24. Olá Ginjinha,
    Os geladinhos um refresco para o olhar, as fotos são lindas e sugestivas.
    Continuo sem saber a que sabe o ruibarbo... mas adivinha-se tão bom!
    Gostava de semear e tenho procurado as sementes mas em vão, onde se conseguem Inês?
    Tudo neste post me encanta, mas a ultima foto deixo-me presa ao ecran, come-se literalmente com os olhos.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenita, obrigada,
      o ruibarbo tem um sabor forte e acre, que combina bem com frutos vermelhos, tens de experimentar um dia a provar. A minha raíz que se tem aguentado melhor, foi-me dada por uma senhora amiga inglesa que mora cá e que o trouxe do Reino Unido. Acho que consegues sementes online, tenta ver no google. Beijinhos

      Eliminar
  25. Olá!
    Achei a receita curiosa e vou experimentar.
    Mas gostava só de saber onde adquiriu as formas de gelados. Nos sitios correntes não têm bom aspecto e parecem fracos. Não sei se pode divulgar onde comprou. No que puder ajudar agradeço.
    Obrigado e continue o bom trabalho.
    Cumprimentos,
    BA

    ResponderEliminar