Pipocas com Caramelo Salgado


O primeiro filme em que chorei foi o "Eduardo Mãos de Tesoura", há muitos anos. Foi nesse dia que percebi que os filmes contam histórias, transmitem emoções e facilmente entramos pelas imagens dentro. Era eu pequena e já adorava ver filmes, não só de animação. Comecei logo a fazer associações com o que ouvia e lia nas legendas e com a língua inglesa e mais tarde na escola, foi mesmo muito fácil aprender o inglês.
O último filme que me emocionei e que revi foi o "Mar Adentro".
Embora não vá ao cinema há imenso tempo, vou muitas vezes ao cinema em casa. E de preferência com pipocas e boa companhia ao lado!

Há filmes que vão ficar para sempre gravados, como o "Fabuloso Destino de Amélie", ou o "Lost in Translation" e até as suas bandas sonoras percorrem muitos dos meus dias. A música aliada ao cinema, recorda-me logo o "24 Hour Party People" e os New Order e os Joy Division.
Depois há cinema espanhol e francês que adoro, e nomes como Almodóvar, Tim Burton, David Lynch, Tarantino, Iñarritu, Gondry, Woody Allen e tantos outros que me fascinam nesta arte.
Na última maratona de cinema em casa, adorei ver o "Exótico Hotel Marigold", o "Ondine", o"Dallas Buyers Club", "Blue Jasmine" e mais uns quantos. Foi mesmo uma maratona, andava a precisar de uns dias assim ao domingo, filmes e pipocas, descanso e deixar a veterinária de lado por algumas horas.



Estas pipocas com caramelo salgado são maravilhosas. Acho que nos próximos sábados à noite e domingos de filmes vão ser a nossa companhia, muitas vezes. A receita está neste livro do Ramsay, e assim que o vi a prepará-las no seu programa de televisão, sabia que só podiam ser mesmo boas. As receitas dele não falham, e apesar de eu não morrer de amores pelo feitio deste chef, duma coisa gosto muito, as receitas dele são muito boas. E estas pipocas são viciantes, são mesmo! 

A primeira vez que fiz esta receita, a minha avó animou-se toda, ao ver as pipocas a saltar na panela. Lembram-nos sempre o avô. Falámos dele enquanto petiscavamos as pipocas ainda sem o caramelo. Desde pequena que me lembro de ver os meus avós comerem pipocas, e até para a praia levavamos um saquinho delas para partilhar com todos. O meu avô chamava-lhes "freiras", e sei que ele teria adorado provar estas. No filme da minha vida, só cá faltou ele para as comer na nossa companhia.




Pipocas com Caramelo Salgado
(do livro Ultimate Home Cooking, de Gordon Ramsay)

100 gr de milho para pipoca
200 gr de açúcar demerara
1 colher (chá) de sal
25 gr de manteiga
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
óleo vegetal q.b.


Preparação

Num tacho com tampa, colocar um fio de óleo e o milho. Levar a lume bem quente, tapar e assim que começarem a estalar, abanar a panela até o barulho parár. Descartar algum milho que não tenha rebentado e colocar as pipocas num recipiente largo.
Numa panela colocar o açúcar e o sal e levar a lume médio, deixando caramelizar, e ir abanando a panela em vez de mexer o caramelo, até ficar dourado. Juntar a manteiga em pedacinhos e mexer bem até derreter (uns 30 segundos). Baixar o lume e adicionar o bicarbonato de sódio, deixando borbulhar e mexendo até ficar homogéneo (é muito rápido), retirando imediatamente do lume e juntando o caramelo às pipocas, envolvendo muito bem.
Espalhar as pipocas num tabuleiro grande (usei papel vegetal antiaderente), e deixar arrefecer e solidificar à temperatura ambiente.
Depois quebrar os aglomerados de pipocas com um garfo ou com as mãos, e saborear no próprio dia.

Nota: Cuidado ao adicionar a manteiga, com os salpicos de caramelo quente! Quando adicionei o bicarbonato de sódio, não borbulhou como era suposto, mas ficou imediatamente com o aspecto homogéneo que vi no programa e resultou bem.

Bom Apetite!



33 comentários:

  1. que bommmm, adoro pipocas e essas estão magnificas.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Foi a 2ª receita que experimentei desse livro e adorei! São sem dúvida nenhuma a melhor companhia para um (ou vários) bom filme.
    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Sou um fã de pipocas e por isso esta dica será me muito útil :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Oh Inês!! O teu texto deixou-me a chorar!! Isso não se faz... As tuas palavras desencadearam todo um rol de memórias, emoções e recordações e depois bate a saudade.
    Quanto às pipocas, estou sempre muito tempo sem fazer, mas quando faço, é comer até não haver mais, e essas devem estar deliciosas. Também não gosto muito do Ramsay, mas o sacana do homem até tem umas quantas boas receitas ;)
    Beijinhos grandes
    https://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
  5. Ai socorro, estas pipocas vão assombrar-me enquanto não as fizer!
    Gosto muito de cinema, e muito lhe devo pelo meu gosto actual no que toca a música - foi graças à "Marie Antoinette" que conheci os Joy Division, os Cure, os New Order, so on, so on. Se for cinema de qualidade, temos sempre o que aprender e boas lições retirar dos filmes. É sem dúvida, uma arte maior :)

    ResponderEliminar
  6. Hummm Inês: que maravilha estas "freiras". Deu-me vontade de rir, pois é assim que o meu marido ainda hoje as chama ( só há pouco tempo é que foram rebatizadas como pipocas, pois cá era assim que eram conhecidas).
    Adorei a receita. Também já tinha visto este chefe fazê-las,mas entretanto esqueci-me. agora ,ao ver as tuas, fiquei com imensa vontade de as experimentar. Vamos lá a ver se atino , que eu e as pipocas não somos muito amigas,rsrs
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de pipocas, embora normalmente não me acompanhem na hora de ver um filme. Do que eu gosto mais é de misturar, na mesma taça, pipocas doces e salgadas. O doce e o salgado vão-se alternando na boca e, quando tiramos uma, nunca sabemos qual é o sabor que vai calhar. Por isso, acho que vou adorar estas pipocas de caramelo salgado :)
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  8. Ginjinha querida que delicia de pipoca e relato, com certeza seu vovozinho está sorrindo lá do céu ao ver essas "freiras" tão apetitosas. Adorei a ideia do caramelo salgado, pois não sou muito fã de pipoca doce. Ficaram lindas, a acompanhar um bom filme e em boa companhia dos nossos, não tem coisa melhor. Adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Isto sim são pipocas como deve ser! Perfeitas :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  10. Foi impossível ler as tuas palavras sem deixar cair uma lágrima! Fez-me lembrar também o meu avó que infelizmente tb nos deixou! Tenho pena de me esquecer de algumas das suas histórias, mas o seu feitio sério é engraçado permanece bem gravado na memória! Muitas vezes relembramos a sua maneira de falar, andar, de colocar as mãos sobre a grande barriga... Tenho saudades dele! ( neste momento não é apenas uma lágrima que me escorre pela cara...)
    As fotos estão maravilhosas como sempre e tenho a certeza que ia adorar essas pipocas! ❤️

    Um beijinho,
    Sandra

    ResponderEliminar
  11. Também aqui se pedem pipocas na hora dos filmes, em noites de fim de semana. Com caramelo nunca experimentei, mas tenho receio de uma coisa, e tu vais-me dizer; Não fica duro o caramelo? Conseguem-se trincar sem partir dentes) :-)
    "Fabuloso Destino de Amélie" foi dos que mais gostei e tenho o cd da banda sonora de Yann Tiersen! Acreditas que é o cd que mais gosto de ouvir espalhar-se pela casa quando estou de pano de pó na mão?
    Talvez para o próximo filme... caramelo :-)
    Beijinhos querida e gosto de lembrar também a minha avó... as suas palavras sábias, e o conhecimento que tinha de filmes, música e livros...
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia, não, não vais partir os dentes! ;) o caramelo tem uma textura diferente do normal, por ter a manteiga e o bocarbonato, claro que depois solidifica nas pipocas, mas fica normal de comer e trincar :) se a minha avó que tem placa as consegue comer, está tudo dito!! hehe
      Sim, a banda sonora é fabulosa, e adoro o Yann, já o vi várias vezes ao vivo e adoro.
      Um beijinho.

      Eliminar
  12. Estas pipocas metem as do cinema a milhas de distância...Tenho a certeza que o teu avô consegue saboreá-las lá de cima :)
    Também adorei o Fabuloso Destino de Amélie!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  13. Ai ca boas :)... Nós também fizemos pipocas cá em casa no fim-de-semana e sabem tãoooo bem!!!
    Ficaram lindas mesmo, super apetitosas
    beijinho querida Inês

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
  14. Olá, Inês!
    E quem é que resiste a um filmezinho com pipocas?! E estas, com este ascpecto bem guloso devem ter ficado perfeitas! ;)
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  15. Gijna minha querida,
    eu sou muito emotiva choro atoa quando o filme é emocionante, rsrs.
    Saborear pipocas e assistir um bom filme é um programa pra ninguém botar
    defeito e sendo pipocas mistas melhor ainda!
    Vou fazer a sua receita amei!

    Bjs, ótimo fds junto a sua família! ♥

    ResponderEliminar
  16. Bom dia Ginja,
    Também adora cinema, julgo que sempre fui fã, também de pipocas, essa receita deve ser maravilhosa, vou testar.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  17. Opa, fiquei com uma vontade gigante de uma sessão de cinema em família bem "regada" por muitas pipocas assim. Que bela sugestão para um tempo bem passado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Aiii!
    Eu adoro pipocas :)
    Adoro caramelo salgado, adoro, adoro, adoro :)
    E adoro filmes! Gosto tanto de maratonas de filmes em casa, com uma mantinha e em boa companhia! É a descrição perfeita de um fim-de-semana de Inverno para mim!
    Este ano não consegui ver os filmes dos Óscares antes, mas também nem os Óscares vi! Tenho que ver se agora me sento a ver os filmes, de preferência com um copo assim, cheio dessas pipocas =)
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
  19. Cá em casa também somos fãs de cinema e temos organizamos mesmo uma noite de cinema para amigos todas as semanas. Paradoxalmente nunca consegui associar as pipocas ao cinema (oficial ou em casa), e prefiro antes uma sobremesa sem muito 'crunch' para não interferir com o filme!!
    Aproveito para deixar alguns dos filmes que mais me marcaram recentemente - o documentário Watermark (2013), o filme Wood Job! de Shinobu Yaguchi com um humor muito especial, Laurence Anyways do jovem e talentoso Xavier Nolan (o Canada tem muito bom cinema para oferecer!) e um filme mais mainstream - Birdman com um fabuloso Michael Keaton.
    Beijinhos e bom cinema! *s

    ResponderEliminar
  20. Um post muito bonito! Já tinha vontade de ver um filme (quase todos os fins de semana vejo um ou dois) mas agora estou mesmo que não posso esperar mais! Ando a ver os Hitchcocks todos, adoro-os :) Quanto às pipocas... e ao Ramsay (por quem eu tenho de confessar que morro de amores ahah), já as tinha visto no livro, e também ando mesmo tentada a fazê-las - o problema é que quando quero por um filme a dar... nunca me apetece comer pipocas, muito menos com o caramelo :( Vou ter de marcar uma sessão de cinema de pipoca para me convencer a fazê-las!
    Beijinhos, bom fim-de-semana
    Inês

    ResponderEliminar
  21. Inês: era só para te dizer que experimentei estas pipocas e deram certo!!!! Ficaram ótimas e finalmente perdi o "medo" de as fazer.
    bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia, que bom! :) sõa tão boas não são? Ainda bem que perdeste esse medo!
      Boas "freiras", um beijinho.

      Eliminar
  22. Tão mas tão bonitas. Tenho de fazê-las assim na próxima "sessão de cinema" cá em casa

    ResponderEliminar
  23. Olá Inês,

    não me recordo de qual o primeiro filme em que chorei, mas lembro-me muito bem da primeira vez que fui ao cinema só com os colegas de turma, sem gente grande, hoje gostava de ir mais vezes mas nem sempre é possível :(
    Gosto do Tarantino mas não gostei do kill bill, mas o pulp fiction todos gostam.
    A minha avó chamava pinocas às pipocas, não as fazia mas trazia sempre uma saca delas coloridas, gostava tanto.
    As tuas estão mesmo lindas e tentadoras Inês, que boas dá vontade de pegar numas tantas e meter à boca uma manada!!!!
    Hoje está um dia de chuva e esta sugestão é perfeita para uma tarde de cinema no sofá:)
    Quanto à torta antes faziam com pedaços de marmelada mas com o tempo optaram por doce de ovos, embora nas romarias é habitua haver rodelas de torta de Viana com marmelada.

    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  24. Que belo texto, que belas recordações e que belo filme (o teu!) :)
    As pipocas estão com um aspecto maravilhoso, o caramelo salgado mesmo a combinar e a selecção de filmes também!
    Gosto de todos que mencionaste e não há (para mim!) nada como os filmes franceses, espanhóis e italianos. A língua e o sotaque dá-lhes outro charme, mesmo quando são estrelas de hollywood a interpretá-los :))

    Beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  25. O «Fabuloso Destino de Amélie» é mesmo giro, eu vi no último verão :) Também vi o «Lost in Translation» nessa altura, mas nem me lembrava, tive de ir pesquisar...
    Por acaso não costumo comer pipocas enquanto vejo televisão ou filmes, acho um bocado chato, prefiro chocolate negro :) Ainda assim, essas parecem incrivelmente boas, e estão lindas :)

    ResponderEliminar
  26. Em termos de filmes também somos parecidas, ou nao fossem os bonequinhos do meu bolo de csamento a Emily e o Victor da Princesa cadaver. (é este o nome em português?)
    foi a minha avó paterna que me ensinou a fazer pipocas, ela e o meu avô também eram viciado e levavam-nas para todos os lados em saquinhos de plástico. Mas penso que as suas favoritas eram as com sal, eu nunca lhes achei mt piada. As de caramelo com sal sim, adoro! (há uma receita parecido no livro do Heston e é a que constumo fazer em casa para os nossos muito raros seroes a ver filmes)
    beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  27. Bons filmes e excelentes pipocas!
    Uma boa semana!

    ResponderEliminar
  28. Olá Inês, o teu texto fez-me lembrar dos bons filmes e boas tardes passadas no cinema na adolescencia.
    As tuas pipocas dão 10 a 0 às do cinema e vão-me ficar gravadas na memória até as experimentar! Talvez no próximo domingo!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  29. Olá Inês.

    Foi o primeiro filme que vi do J. Depp e foi um filme que também adorei ver, há já muitos e muitos anos atrás !
    O cinema sempre esteve muito presente na minha casa e nunca falhávamos as noites dos Óscares para vermos as "tendências" nesta arte.
    As pipocas estão lindas e muito apetecíveis, imagino que seja comer uma atrás de outra sem se dar conta pois o caramelo salgado é delicioso !
    Uma boa proposta para acompanhar sessões de cinema e não só.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  30. Eis que passo um tempo viajando e quando volto o Blog está com uma cara nova! Parabéns, ficou lindo!!! Eu adoro pipoca e confesso nunca ter feito a doce em casa. Amei esta receita e vou colocar em prática :*

    ResponderEliminar