Mousse de Chia e Chocolate


Os dias de frio e chuva, e os domicílios ao ar livre, conduziram a uma recaída da gripe, que este ano veio sorrateira e diz que quer ficar. Nem os sumos de laranja do pomar, e as tangerinas me ajudaram, e voltei a ficar constipada, desta vez com direito a tosse e a ficar afónica.
Limão, mel e gengibre à mistura, e a voz voltou. Continua muito frio, o que não ajuda nada.
E o que mais custa nestes dias é ficar sem sabor e sem cheiro.

Assim que melhorei, comecei logo a pegar em tudo e a cheirar de novo, como se fosse pela primeira vez. Os limões e a sua raspa, as tangerinas que deixam o cheiro nas mãos. O pão a sair do forno. A cevada quentinha pela manhã. Pequenos prazeres. A par do chocolate claro. Um quadradinho de chocolate negro é quanto baste para me animar nestes dias. Mas sem exageros.
A meio da semana não se fazem bolos nem sobremesas, por norma. Tentamos deixar o açúcar de lado. Só em compotas pela manhã, ou nalgum ataque de pura gula. E acreditem que com o frio, tenho muitos!

Lembrei-me de fazer uma mousse de chia e chocolate, a par destas duas que já havia feito. Claro que a textura não é a de uma mousse verdadeira, mas acaba por ser leve e saciante. Para mim é o suficiente. E saudável. Sem açúcar refinado, com cacau de boa qualidade, sementes de chia do projecto novo Sementina, e num instante temos uma sobremesa leve com sabor a chocolate, e sem culpas.





Mousse de Chia e Chocolate

1 e 1/2 chávena de leite vegetal
4 colheres (sopa) de sementes de chia
pitada de sal
3 colheres (sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de agave ou maple syrup
raspas de chocolate negro q.b.


Preparação

Numa taça colocar o leite e as sementes de chia a hidratar, durante uns 20 minutos, mexendo de vez em quando esta mistura.
Colocar esta mistura num liquidificador juntamente com uma pitada de sal (muito pouco), o cacau e o adoçante. Triturar bem, até ficar cremoso e homogéneo. Ajustar a doçura a gosto se necessário e voltar a bater.
Colocar em tacinhas ou copos e levar ao frio para ganhar consistência, uma a duas horas.
Na altura de servir, colocar raspas de chocolate a enfeitar.

Bom Apetite!



40 comentários:

  1. Olá querida,

    Que docinho lindo e que fotos maravilhosas! :)
    Adoro quando dizes que quando voltaste a ter cheiro procuras-te logo o cheiro das tangerinas nas mãos, pois é uma coisa que também adoro. É um perfume natural tão bom que depois de as descascar nem dá vontade de lavar as mãos! ^_^
    Um dia destes tenho que provar chia... é algo que ainda não experimentei! (shame on me!!! :P)
    Beijinhos,

    Sandra

    ResponderEliminar
  2. Não, não. não, não, não, não, não.... assim não dá!! Como sabes também sou fã de chocolate, e claro que depois de ver estas tuas fotos, não vai dar para resistir! :)
    Mas também, é sem culpas porque esta é uma receita gulosa mas saudável.
    Vou fazer assim que tiver oportunidade.
    As melhoras Inês.
    Beeeeeeijo!!
    http://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
  3. Que perdição, impossível resistir a este chocolate :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  4. Ando há que tempos para experimentar fazer a mousse de chia (com chocolate certamente) e os leites vegetais e creme de aveia. Tomara que o dia tivesse 48h00.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. E se eu te disser que ontem fiz um creme/pudim de chia com tamarilho, e os coloquei em frasquinhos, acreditas?!? :D :D
    No entanto, nada que se compare com esta tua mousse divinal, de uma decadência que ninguém acredita poder ser saudável :) Que maravilha!!!
    E as fotos magnificas!

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. Olá querida Ginja, saudades...!
    O pior da gripe é ficar sem sentir sabor e cheiro é terrível mesmo e quando o
    nariz entoque e ter que respirar pela boca, socorro! rsrs...
    Ainda bem que vc está melhor e com tantas delícias no seu pomar a cura vem
    rapidinho.
    Delícia esse seu mousse com o toque da chia melhor ainda!

    Um grande beijo e tudo de bom pra ti! ♥

    ResponderEliminar
  7. Ficou bem apetitosa esta mousse, mas acho que vou fazer numa versão não tão saudável (apesar da minha filha só beber leite de soja, não posso nem com o cheiro!).
    Perder o paladar com a gripe é realmente ruim, espero que melhore logo!
    beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tati, pode usar leite de coco por exemplo, ou de aveia ou amêndoa, não tem de ser o de soja. Espero que goste! Um beijinho.

      Eliminar
  8. Que sobremesa excelente a ainda por cima, de comer sem culpas. Que mais se pode pedir? Adorei esta versão bem saudável de mousse de chocolate. As fotos estão lindas!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Chia ainda não usei, mas ando curiosa. Bem tento deixar os açúcares mas é tãaaoooo difícil :)
    Ainda não gripei mas a minha garganta já se ressentiu com o frio e ataquei-lhe com o mesmo que tu, limão, mel e gengibre :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Inês,

    Olhando assim de relance, e à primeira vista, ninguém diria estar perante uma sobremesa saudável. Mas é, daquelas que só tu sabes fazer, que são lindas e deliciosas.
    Também fiz pudim de chia por estes dias, nunca tinha provado antes e fiquei surpreendido com a textura. Essas sementinhas são de facto surpreendentes.
    As melhoras para ti, espero que voltes rápido à tua cozinha, para fazer o que mais gostas. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Mentha Spicata >> Ausente...Fica a opinião tardia: Este logotipo sim. Marca a diferença. Não desfazendo os "anteriores", bem me lembro; As receitas... a qualidade mantem-se. Fica bem. Beijo. E o livro; aquando a edição...?

    ResponderEliminar
  12. M S >> https://www.youtube.com/watch?v=WIm1GgfRz6M

    ResponderEliminar
  13. Olá Inês,

    Espero que essa gripe te deixe de vez e que possas usar todos os teus sentidos na cozinha a fazer aquilo que tu gostas e fazes tão bem.
    Esta tua sugestão é ótima para saciar um ataque de gula, que em mim são mais frequentes do que deveria, doente ou não ;)
    As fotos estão fantásticas, decadente e saudável a coexistirem harmoniosamente, quem diria?!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ginjinha querida, chocolate é uma verdadeira perdição não é mesmo? Pena que não podemos comer exageradamente, os chocólatras que o digam. Essa versão saudável dá para se comer com menos culpa. Ficou lindo nos potinhos. As fotos como sempre magnificas. Beijinhos amiga.

    ResponderEliminar
  15. Oh, que chata esta gripe! Este ano tem sido demais!
    Mas mesmo com essa gripe em cima tens ideias maravilhosas :)
    Ainda bem que há vontade de doces, ainda que pouco pecaminosos! Mas não interessa, são suficientes para satisfazer a gula! :)
    Adoro :)
    As fotos estão um mimo e a última deixa-me completamente a babar por um potinho :)
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito de pudins de chia com leites vegetais e frutas mas ainda me falta experimentar com chocolate. Fiquei rendida aos teus potes bem gulosos e nutritivos. São super saciantes e tiram a vontade de comer doces. Vou ter que experimentar!
    Tenho a certeza que vais recuperar bem depressa depois dessa mousse :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Minha querida, essa gripe só se vai embora depois de beberes chá de cebola com carradas de açúcar. Era assim que a minha mãe me fazia quando era miúda e deve ser por isso que detesto coisas extremamente doces. Alguns no meu subconsciente deve estar recalcado o sabor do doce a cebola, ugh!
    Mas nada que essa tua mousse não ultrapasse. Também faço assim uns cremes, mas ultimamente tenho feito com psilio e tb fica bom :)

    ResponderEliminar
  18. Adorei a sugestão, parece tão gulosa e rica como uma mousse tradicional.

    ResponderEliminar
  19. Ai, que tentação deliciosa! Eu ainda não usei chia mas estou muito curiosa pra experimentar!)) Tenho certeza que vou gostar dessa mousse! Então vou fazer assim que tiver oportunidade!
    Obrigada, Inês, pela ótima receita!

    Bom fim de semana! ;)
    Beijo*

    ResponderEliminar
  20. Olá Inês!
    As gripes vieram para ficar e nos deixarem doentinhas... por aqui também andamos meio adoentado.

    Ao olhar para a tua sugestão nem parece que saudável! Ando a descobrir as vantagens de adicionar este tipo de sementes a nossa alimentação. Acho que vou experimentar brevemente... fotos lindas...

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Olá Inês,
    espero que estejas melhor, acredito que o limão, mel e gengibre ajudam muito, pois eu também recorro a esses ingredientes cá em casa.
    Quanto à mousse, tem tão bom aspeto que nem parece diferente daquela mesmo gulosa :) Adoro os ingredientes, por isso um dia destes vou tentar fazê-la para mim e para a filhota, não sei é se vou ficar viciada como se fosse uma mousse normal, de tal forma sou gulosa :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  22. Minha querida Inês, esta mousse é tudo de bom! Fiquei com imensa vontade de a fazer, acho que vou entretanto para a cozinha, pois tenho os ingredientes todos que preciso :) Espero que estejas melhor, este ano o frio está mt rigoroso e as diferenças de temperaturas agora são mais acentuadas o que nos deixa com as defesas mais debilitadas.
    Vou fazer a mousse, depois digo-te como ficou :P

    Beijinhos grandes,
    Joana

    ResponderEliminar
  23. Minha querida,

    esta semana que acaba também estive de cama com gripe. Mas logo que fiquei melhor, fiz como tu, fui de novo cheirar e provar tudo na minha cozinha.
    E deixa que te diga, esta tua mousse foi um belo recomeço pós-gripe. Ficou tão linda e apetitosa que me apetece ir já experimentar. Deve ser uma delícia!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Bom dia Inês,

    Como grande fã de chocolate, gostei muito desta tua sugestão.
    Deliciosa e prática, é sem dúvida uma sobremesa para todos os dias.

    Boa semana, beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ! As tuas melhoras ! :)
      Também já fui à cama este ano cheia de febre, uma grande chatice !

      Eliminar
  25. Bom dia Ginja,
    Que deliciosa e nutritiva combinação, também a aparência é muito convidativa.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  26. Eu já fiz uma com abacate e ficou bastante bem, a textura era muito boa :)
    Assim com chia já fiz overnight oats mas mousse não... Parece-me que, depois desta tua receita maravilhosa, vou ter de experimentar :D
    As melhoras ;)

    ResponderEliminar
  27. Hummm nunca fiz mousse com sementes de chia. Ficou com um aspecto bem guloso e muito mais saudável.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/preparar-o-dia-dos-namorados-2-legumes.html

    ResponderEliminar
  28. Tem tão bom aspecto que não diria ser saudável! :)
    Ahhh também adoro esse cheio nas mãos de descascar citrinos mas o meu preferido é o das limas! Irresistível ahah :)
    Espero que já estejas melhor então :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  29. Passei pra conhecer o seu blog e adorei!!!

    ResponderEliminar
  30. Acho que vou tentar fazer essa sobremesa para sábado! Evelyne.

    ResponderEliminar
  31. Também detesto ficar sem cheiro, eu que me regulo tanto pelo olfacto na cozinha, é terrível, parece que estou a fazer comida de olhos fechados!!
    Uma delicia esta sobremesa, a primeira vez que fiz uma mousse de chocolate destas não gostei nada mas agora já estou habituada à chia e ao cacau de certeza que vou achar maravilhosa! :) As tuas dão mesmo vontadinha de comer, yummi! :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  32. Inês querida,

    por aqui estamos com uma sorte danada a gripe não quer nada connosco, umas constipações mas nada de grave, um xarope de cascas de cebola resolve tudo.
    Adoro o cheiro das tangerinas nas mãos, e sempre que posso lá meto as mãos no nariz de alguém é um vicio :)
    Antes fazíamos sempre um docinho a meio da semana mas agora é raro, a falta de tempo é a culpada mas ao fim de semana sai mais do que uma coisinha doce.
    Potes lindos e gulosos, a cor já é tentadora e a textura que boa.
    E lindas estão as fotos, tão lindas Inês.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Inês,
    já fiz 2 vezes esta mousse :) nem preciso dizer que adorei :)
    Come-se com prazer e nada de culpas
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  34. Mi querida amiga portuguesiña, hace muchos meses que no paso por esta rica cocina y hoy, visitando todas las recetinas que me perdí, no sé con cual quedarme de tan estupendas. A ver si pronto me pongo con ganas de preparar cosinas ricas. Después de los días pasados, tristes, se nos fue mi padre inesperadamente, aún no me siento fuerte para comenzar, pero me acordaba de ti y hoy quise dejarte un besín. Hasta pronto amiga.

    ResponderEliminar