Gelados de Mirtilo e Iogurte



Cheira a Verão finalmente. Será que veio de vez? Os pés descalços e as blusinhas de alças parece que já lhe apanharam o gosto. E eu agarro o sol nem que seja à hora de almoço e ao fim do dia, cheia de vontade que desta vez tenha vindo para ficar. 



Nestes dias de calor sabe tão bem comer um gelado! Quer seja ao pequeno almoço, ou lanche ou sempre que os temos à mão. Bem fresquinho.
Adoro estes gelados de pauzinho, a coisa mais fácil de fazer, fruta e iogurte e refrescam-se as vontades.
Os mirtilos do verão são sempre um bom motivo para fazer algo na cozinha, mais não seja um smoothie ou comer um a um. Mas nestes geladinhos não há como resistir a este fruto. Só mais um! Pelo verão!





Gelados de Mirtilo e Iogurte

2 chávenas de mirtilos frescos
1/4 chávena de açúcar amarelo
sumo de 1/2 limão
625 ml de iogurte natural


Preparação

Colocar os mirtilos, açúcar e sumo de limão num tacho e levar a lume brando, cozinhando e mexendo de vez em quando para prevenir os mirtilos de se colarem ao fundo do tacho.
Deixar cozinhar até os mirtilos libertarem os seus sucos e amolecerem, derrentendo e esmagando com a ajuda da colher de pau (quase até formar um género de compota ainda líquida).
Retirar do lume e passar a mistura num coador, deixando depois arrefecer totalmente.
Numa taça colocar o iogurte natural e depois espalhar o líquido dos mirtilos fazendo um efeito swirl com a ajuda de uma faca. Se preferir pode misturar completamente no iogurte, obtendo uma cor uniforme.
Colocar a mistura com cuidado nas forminhas de gelados, colocar os pauzinhos, fechar e levar ao congelador até solidificar.
Na altura de servir, mergulhar as forminhas por alguns segundos em água, para ajuda a remover mais facilmente os gelados.

Nota: é um gelado pouco doce, para mim na medida certa, mas para quem tem apetites mais gulosos, talvez seja melhor adoçar o iogurte natural com agave a gosto!

Bom Apetite!






Muffins de Milho, Queijo e Cebolinhas



Onde está o Verão por estes dias? Anda a brincar às escondidas connosco. Uns dias está sol e quente, noutros vem um vento frio e o céu cinzento, fazendo pensar que estamos em qualquer outra estação.
Há dias de calor que são insuportáveis, abafados, em que ansiamos por uma brisa fresca ou um mergulho no mar, mas convenhamos que andar de meias, calças e casaco em Julho, não é de todo normal. 

Aguardo esses dias de chinelo no dedo, calções e vestidos de praia, dias descontraídos e que me lembram mesmo o verão. Mais não seja à mesa é sempre verão, com as curgetes, os primeiros tomates da horta, os mirtilos e os pêssegos, os gelados e os batidos de fruta, os grelhados lá fora, as sardinhas na brasa, as saladas coloridas. Comer lá fora, fazer piqueniques, ando cheia de vontade!
Daí me ter lembrado duns muffins salgados, o petisco perfeito para refeições ao ar livre e lanches na praia.
Adoro estes bolinhos pequeninos e que se comem tão bem, até porque com dias assim, sabe bem ligar o forno. E imaginar que estamos num piquenique cheio de petiscos e sol.





Muffins de Milho, Queijo e Cebolinhas

125 gr de farinha de trigo
125 gr de farinha de milho
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de sal de aipo
50 gr de queijo parmesão ralado (+ para polvilhar)
2 ovos
50 ml de azeite
200 ml leite
1 raminho de cebolinhas (spring onions)


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro de muffins com forminhas de papel ou untar com manteiga.
Numa taça misturar as farinhas, fermento, sal de aipo e queijo ralado.
Noutra taça misturar os ovos, azeite e leite e bater muito bem.
Adicionar os líquidos aos sólidos e misturar bem a massa, mas sem exagerar, só até ficar bem homogénea.
Por fim adicionar as cebolinhas cortadas finamente e envolver delicadamente na massa.
Colocar colheradas da massa nas forminhas até 3/4 de altura, polvilhar com queijo ralado a gosto e levar ao forno até cozer (teste do palito).

Nota: o sal de aipo pode ser substituido por sal normal. O queijo parmesão pode ser substituido por queijo da ilha. E as cebolinhas podem ser substituidas por recheios ao vosso gosto, por exemplo, tomate seco, feta em quadradinhos e tomilho ou outra erva aromática.

Bom Apetite!






Panna Cotta de Morango



Não sei se já vos contei, mas há uns anos atrás, quando ainda nem sonhava em ter um blog de culinária, muitas vezes pesquisava receitas em revistas ou livros, algumas já na net, mas assim que via certos ingredientes na preparação delas, acabava por desistir de as fazer. Passava à frente simplesmente.
Por exemplo, se via ingredientes que não conhecia, mesmo que me parecesse apelativa, acabava por nem ligar, desistia logo da receita. Hoje em dia não sou nada assim, gosto mesmo é desses desafios.
Procurar novos ingredientes, comprar algo que nunca usei em culinária, preparar receitas que antes nunca pensaria em fazer, partir sempre à descoberta na cozinha, tornou-se uma coisa que adoro.



 Outras vezes nem eram os ingredientes que não conhecia, ou mais difíceis de encontrar, mas sim as quantidades de gordura ou o facto de serem fritas. Por exemplo, se vejo uma receita de um bolo com mais de 200gr de manteiga é certo que me arrepio e acabo por a reduzir sempre. Outras vezes são as coisas que por norma não tenho nem uso em casa, como as natas!
Nunca tenho natas em casa é um facto, não uso. Então, como fazer uma panna cotta quando me apetece?
Desenrasco-me com o que tenho em casa e uso outros ingredientes, como foi o caso desta receita do Bill Granger que mal que a vi me apeteceu comer mas tive preguiça de ir comprar natas (ok às vezes também sou preguiçosa nalgumas coisas).


 
Há coisas que nunca mudam, é certo. O não ter nunca natas em casa, o arrepio com receitas cheias de manteiga (mas não resisto a ver a Nigella a fazer as suas maravilhas com a manteiguinha hehe), o fazer fritos só quando o rei faz anos.
Outras mudam e ainda bem. Nestes últimos anos conheci novos ingredientes, provei tantas coisas novas. Arrisquei muito mais na cozinha. E mesmo sabendo que o meu forno não me permite fazer pavlovas lindas e macarons, continuo a tentar, sabendo que as fornadas acabam por sair um desastre.
O mesmo me acontece com a tecnologia. Digo sempre que não, que não percebo nada, que não vou mudar, e se antes por exemplo pouco ligava ao telemóvel, a ponto de não ouvir chamadas e nem saber dele, agora já não passo sem o meu telefone "mais moderno". E o novo vício do instagram.
É isso mesmo, criei uma conta no instagram que podem seguir aqui. E já não passo sem este vício. Isso e as minhas panna cottas sem natas. Ficam mesmo boas, com morangos, fresquinhas, leves e cor-de-rosa.




Panna Cotta de Morango
(receita adaptada do livro "Easy" de Bill Granger)

400 gr de morangos biológicos
250 gr de iogurte natural
185 ml de leite
55 gr de açúcar
4-5 folhas de gelatina (usei 5 mais pequenas)
morangos q.b. para servir


Preparação

Num liquidificador colocar os morangos lavados e cortados em pedaços, adicionar o iogurte e triturar até ficar homogéneo. Passar esta mistura por um coador e reservar.
Hidratar as folhas de gelatina numa taça cheia de água, durante 10 minutos.
Aquecer ligeiramente o leite com o açúcar de forma a dissolver o açúcar.
Entretanto escorrer as folhas de gelatina, e aquecer em lume brando num tacho pequeno, até se dissolverem e ficarem líquidas.
Juntar a gelatina líquida e em fio ao leite aquecido mexendo sempre e rapidamente, para misturar bem.
Adicionar esta mistura à dos morangos e mexer bem.
Colocar em tacinhas ou copinhos de servir, e levar ao frio durante umas horas ou durante a noite.
Servir bem fresco, com morangos em pedacinhos por cima.

Bom Apetite!





Snacks de Banana e Muesli



Quando estava em Barcelona, os meus horários de refeições eram muito diferentes de cá. Pelo menos a hora de almoço era aquela que mais demorava a chegar. Muitas vezes tomava o pequeno-almoço às 7h e só almoçava por volta das 16h ou mais tarde ainda.
Era um suplício, às vezes estar em cirurgias a manhã toda e sentir a minha barriga a roncar! E eu a desfalecer. Claro que comigo andavam sempre peças de fruta e bolachas de compra, saquetas e saquetas, espalhadas pelo cacifo, pelos bolsos, pelas malas e pela cozinha do hospital.
Os outros veterinários de lá já sabiam, quando não me encontravam, estava eu escondida na cozinha a roer bolachas e bananas!


Para mim é super importante comer bem, e não estar muitas horas sem comer. Gosto de comer pouco mas com qualidade e várias vezes ao dia, e a meio da manhã ou da tarde tem mesmo de ser!
Claro que na minha profissão, muitas vezes nem sempre o posso fazer e bem, da forma mais saudável.
Mas tento cada vez mais ter isso em atenção no que toca aos lanchinhos, quando estou cheia de fome. Em vez de me encher de porcarias (ok, às vezes acontece!) tento fazer lanches mais saudáveis, com frutas e iogurte natural com granola, e barrinhas ou snacks.



Estes snacks eram tudo o que desejava ter tido comigo em Barcelona, a acompanhar essas horas (demasiadas) sem almoçar. Adoro. São docinhos, mas sem açúcar. Bem mais saudáveis que muita bolacha que enfardei.
Banana madura e tâmaras para adoçar, e outras coisas boas à mistura, para saciar e comer de forma rápida quando não há mesmo tempo para mais.
Vão direitinhos ao Desafio Receita Saudável da Maria, ou não gostasse eu tanto de desafios e de coisas boas e saudáveis.



Snacks de Banana e Muesli

6-8 tâmaras descaroçadas
1 colher (chá) de manteiga de amendoim caseira
1 banana pequena madura
canela em pó q.b.
2 colheres (sopa) de amêndoas cruas com pele
2 colheres (sopa) de flocos de coco
1 chávena de flocos de aveia (bem cheia)
2 colheres (sopa) de arandos secos


Preparação

Colocar as tâmaras de molho em água morna durante 15 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar um tabuleiro com papel vegetal antiaderente.
Num processador de alimentos, colocar as tâmaras e pulsar bem, até ficarem desfeitas. Adicionar a banana, a canela e a manteiga de amendoim e pulsar novamente até obter uma papa. Juntar as amêndoas e o coco e triturar ligeiramente. Por fim juntar a aveia e os arandos e pulsar até combinar bem os ingredientes e se formar uma pasta mais sólida e consistente.
Com as mãos ligeiramente molhadas de água, formar bolinhas do tamanho de nozes e colocar no tabuleiro preparado.
Levar ao forno durante mais ou menos 15-20 minutos a 180ºC, ou até dourarem ligeiramente.
Deixar arrefecer antes de comer.

Bom Apetite!




Gelado de Ameixa e Earl Grey



Continuamos a caminhada pelas frutas da época. Do meu pomar. Que nesta altura está carregadinho de ameixas bem maduras.
Como os dias de sol estão a começar a aparecer (ou não!) nada como os saborear com gelados de fruta. Bem frescos, ao ritmo da estação. Cheios de cor, para comer quando apetecer.




Refrescar em dias de verão e calor. Penso em frutas, sumos e gelados! Adoro os frozen yogurts ou froyo. Fruta e iogurte. Adoro a combinação, e a textura ainda que não seja tão cremosa como um gelado clássico, acaba por ser muito mais refrescante e menos pesada.
E com tanta ameixa no pomar, madura e sumarenta, nada melhor para este mês de Julho que fazer um geladinho destes. Anima qualquer verão mais tímido, a aparecer, e convida-o a ficar.

 



Gelado de Ameixa e Earl Grey
(adaptado do livro Lola´s Icecreams & Sundaes, de M. Richards)

1 kg de ameixas vermelhas
175 gr de açúcar amarelo
1 colher (chá) de pasta de baunilha (opcional)
1 saqueta de chá Earl Grey (opcional)
400 ml iogurte natural


Preparação

Descascar as ameixas e descaroçar. Cortar em pedaços e colocar num tacho com o açúcar e baunilha. Quando começar a ferver, baixar o lume e juntar a saqueta de chá. Deixar cozinhar em lume brando até as ameixas ficarem bem moles e cozidas (quase esmagadas) e com o líquido reduzido (uns 20 minutos).
Retirar a saqueta de chá e colocar as ameixas e os seus líquidos num liquidificador e triturar (pode usar a varinha mágica).
Passar esta mistura num coador, e deixar arrefecer totalmente. Juntar o iogurte e misturar muito bem, levando depois a mistura ao frio, para ficar bem fresca.
Colocar a mistura na máquina de fazer gelados e seguir as instruções do fabricante.
Transferir o gelado para um recipiente, fechar e levar ao congelador.
Na altura de servir, retirar do frio 15 minutos antes.

Bom Apetite!




Bolo Crumble de Alperce



A fruta da época. Desta estação. Adoro. Acho que não há nenhuma fruta que não goste, mas então quando chegamos ao final da Primavera e início de Verão há tanta variedade e cor, e eu perco-me entre alperces e pêssegos perfumados. Morangos e framboesas bem vermelhas. Mirtilos roxos, que eu adoro. As ameixas do pomar sumarentas e maduras. As cerejas que pintam os dias. E em breve as meloas e os melões, as melancias comidas bem frescas. Que boas.
 




Adoro alperces. Há que aproveitar, que como as cerejas também duram pouco. Levo-os comigo para os lanches da manhã e da tarde e nem me importo de me sujar (mais do que o que devia!) enquanto os como à dentada, e o sumo escorre. Antes que os dias desta fruta se acabem.

E fazer um bolinho com eles, inspirada pelo Bill Granger, é sempre uma coisa boa! Um bolo para fazer aos domingos e servir ao lanche. Um bolo que mais parece uma tarte, por ser tão pequenino. Na dose certa, só mesmo para animar os dias que continuam tímidos em sol e calor. Com migalhas de crumble, juntam-se coisas boas e doces ao travo ácido do alperce assado.




Bolo Crumble de Alperce
(adaptado do livro Everyday, de Bill Granger)

140 gr de farinha com fermento
1/2 colher (chá) de canela em pó Margão
50 gr de açúcar amarelo
1 ovo batido
6 colheres (sopa) de leite
1/2 colher (chá) de pasta de baunilha
50 gr de manteiga derretida e fria

6 alperces cortados em metade (e sem caroço)

para o crumble:
40 gr de farinha
1/2 colher (chá) de canela em pó Margão
30 gr de açúcar amarelo
30 gr de manteiga fria e em cubinhos


Preparação

Untar uma forma redonda de 20cm de diâmetro e forrar o fundo com papel vegetal antiaderente.
Preparar o crumble, colocando todos os ingredientes numa taça e com as pontas dos dedos começar a amassar até obter um género de migalhas grossas. Reservar.
Preparar a massa colocando numa taça a farinha, a canela e o açúcar, misturar bem, abrir um buraco no centro e colocar o ovo, leite, baunilha e manteiga. Mexer bem com a colher de pau até a massa ficar homogénea.
Colocar a massa na forma preparada e espalhar com a ajuda duma espátula, nivelando a superfície.
Arranjar as metades dos alperces, e colocar com o lado cortado virado para cima, sobre a massa, pressionando ligeiramente, mas sem enterrar demasiado.
Espalhar o crumble sobre a massa e entre os alperces.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer (teste do palito). Ao retirar do forno, deixar arrefecer por 10 minutos e desenformar com cuidado.

Bom Apetite!