Bolo de Coco e Lima






Dias de festa e bolos. Sempre de mãos dadas. Amizade e bolos, também. Adoro fazer bolos para os amigos. Celebrar a amizade com um bolinho. Como que um abraço, um elo doce, em fatias que se cortam e são partilhadas.
A amizade. Que se guarda e estima. Bem agarrada às nossas mãos. E ao nosso coração.
A Lia é uma grande amiga. E apesar de estar longe, sei sempre que está perto. É engraçado o que um blog de culinária faz. Traz pessoas com ele. Algumas que ficam para sempre.
E hoje o bolinho é dela, é nosso. Fazemos um lanche quase todos os dias, mesmo que virtual, é tão bom falar com ela. Em dia de anos, abrem-se prendas, algumas assim, em forma de bolo.
Com coco e lima, dois sabores que ficam perfeitos juntos. Dois sabores que me lembram a Lia. Como os sabores despertam memórias e afectos, e nos recordam algo ou alguém. Espero que gostes minha amiga.





Bolo de Coco e Lima
(adaptado do livro "Cake" de Rachel Allen)

100 gr de manteiga
100 gr de açúcar de coco
50 ml de xarope de agave ou mel
3 ovos biológicos
raspa e sumo de 2 limas
150 ml de leite de coco
50 gr de coco ralado
200 gr de farinha de trigo
50 gr de farinha de coco
1 colher (chá) de fermento

Cobertura:
8 colheres (sopa) de açúcar em pó
sumo de 1/2 lima
1 colher (sopa) de leite de coco
flocos de coco tostados q.b.


Preparação

Untar uma forma de bolo inglês com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal. Reservar.
Colocar a manteiga amolecida e o açúcar numa taça e bater com a batedeira até ficar uma mistura cremosa.
Adicionar o agave e um ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição.
Juntar a raspa e sumo de lima e mexer bem. Adicionar o leite de coco e o coco ralado, incorporando na massa.
Por fim, juntar as farinhas e o fermento e envolver até ficar uma mistura homogénea.
Colocar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, até cozer (teste do palito).
Deixar arrefecer, depois de desenformar e em seguida preparar a cobertura.
Para a cobertura, colocar numa taça o açúcar peneirado, o sumo e o leite e mexer muito bem até obter um preparado branco, suave e brilhante, sem grumos.
Espalhar sobre o bolo ainda morno e deixar assentar.
Por cima salpicar com flocos de coco tostados (levar o lume numa frigideira e deixar tostar, sem queimar).

Bom Apetite!





Scones com Morangos Assados





A Primavera chegou. Veio com dias mais frios e alguma chuva, depois dos dias lindos de sol e bem quentes que o fim do Inverno nos trouxe.
Hoje o sol brilha, e apesar de estar uma brisa fresca, ficamos logo de melhor humor. Eu pelo menos não resisto a uns raios de sol. São o suficiente para me deixar com outro ânimo e disposição, começar melhor o dia com um sorriso nos lábios.
Sábado foi dia de passeio, apesar da chuva matinal, a tarde brindou-nos com um sol lindo e perfeito para uma caminhada pelos jardins e parque nas Caldas. Pelos encantos das loiças Bordallo, do comércio local e pelos petiscos de uma taberna antiga. Energias renovadas!




Domingo foi dia de descanso, mercado e algumas tarefas domésticas para preparar a semana, aliado a programa caseirinho. Filmes, séries, e morangos.
Já se encontram no mercado os primeiros morangos bem doces, pequeninos e vermelhos. Fruta que me lembra logo a estação e os dias de sol. Não resisti a trazer comigo uns quantos no saco, enquanto os da horta não crescem.
Para o lanche, scones com morangos, inspiração de um livro lindo nas minhas estantes, o "Bountiful". Os morangos são assados (e era capaz de os comer todos numa bela taça de iogurte natural e granola) e ficam perfeitos nos scones. Ainda mornos. Lanche servido.




Scones com Morangos Assados
(receita adaptada do livro "Bountiful" de Porter & Cu)

Para os Morangos Assados:
200 gr morangos lavados e cortados em quartos
1 colher (sopa) de açúcar mascavado

Para a massa dos Scones:
275 gr de farinha
70 gr de açúcar
1 colher (chá) de fermento
Raspa de ½ limão
½ colher (chá) de sal
50 gr de manteiga em cubinhos
1 ovo
1 gema
½ chávena de leite


Preparação

Começar por assar os morangos.  Num tabuleiro forrado com papel vegetal antiaderente, colocar os morangos já cortados e envolvidos no açúcar mascavado. Espalhar no tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos. Deixar arrefecer.
Preparar os scones. Numa taça colocar a farinha, açúcar, fermento, sal e raspa de limão e misturar muito bem. Adicionar os cubos de manteiga à temperatura ambiente e com as pontas dos dedos misturar bem com a mistura da farinha até ficar a manteiga incorporada. Juntar o ovo, gema e leite e misturar na massa, mas sem mexer demasiado, só até ficar homogénea.
Passar a massa para uma superfície enfarinhada e moldar uma bola, que se achata num círculo com a altura de 3cm. Cortar o círculo, com uma faca, em 8 triângulos.
Em cada um dos triângulos (scones), pressionar com o dedo, fazendo umas cavidades onde se colocam os pedaços de morangos assados.
Colocar os scones num tabuleiro com papel vegetal antiaderente e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até estarem cozidos.
Servir mornos com compotas e manteiga.

Bom Apetite!


 

 

Brownies de Batata-Doce Saudáveis





Adoro brownies. É difícil resistir a estes quadradinhos deliciosos e cheios de chocolate. Piscam o olho com ar malandro e sempre atrevidos, dispostos a quebrar qualquer dieta e a fazer-nos pecar.
Confesso que não faço muitas vezes, mesmo por isso, para não abusar. É tão fácil cair em tentação e comer mais um. Doce. Docinho.
Uma vez por outra há que quebrar regras, sabe tão bem! E nesses dias lá vem um brownie feito a preceito, com manteiguinha, açúcar e ovos. Partem-se quadradinhos mais pequenos para tentar iludir a gula.

Mas confesso que me dá ainda mais prazer comer um doce saudável. Repensar a nossa alimentação é bastante importante. Diminuir o uso de açúcares refinados, gorduras "más" e comer saudavelmente sem culpas.
É o caso deste brownie saudável, feito com batata-doce e outras coisas boas, sem açúcar, sem lactose, sem ovo e sem glúten. A textura dele é diferente da de um brownie decadente, mas confesso que me surpreendeu.

A Rute do Cozinha Fresh que sabe que eu adoro desafios, fez-me um convite, para um primeiro guest post no seu blog, na rubrica "Convidei o Blog", com o tema "receitas quase (sem) culpa". A sua simpatia e doces palavras conduziram-me a este brownie, que vi num blog que acompanho recentemente e adoro. E acho que ela vai gostar de o provar. Ela adora brownies e bolinhos de chocolate (e eu também). E este pode comer e repetir! 
Vejam o guest post aqui com a receita e a entrevista.




Brownies de Batata-Doce
(receita adaptada do blog Deliciously Ella)

2 batatas-doces médias
15 tâmaras descaroçadas
½ chávena de farinha de trigo sarraceno
½ chávena de amêndoa moída
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de cacau cru em pó
4 colheres (sopa) de xarope de agave


Preparação

Forrar um tabuleiro quadrado e pequeno, com papel vegetal antiaderente. Reservar.
Descascar as batatas, cortar em cubos e cozer durante uns 20 minutos até ficarem bem tenras.
Colocar as batatas e as tâmaras num processador de alimentos e triturar bem, até se formar um puré homogéneo.
Numa taça colocar os restantes ingredientes e juntar a eles o puré preparado. Mexer bem.
Colocar a massa no tabuleiro preparado, usando uma espátula para ajudar a espalhar e alisar a superfície, e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, por uns 20 minutos, ou até um palito sair quase limpo.
Deixar arrefecer uns 10 minutos antes de desenformar e cortar em quadradinhos, que podem ser servidos salpicados com cacau em pó.

Bom Apetite!





Bolo Zebra de Chocolate e Baunilha




Por cá continua a inspiração da terapia de cozinha. No tempo livre é nela que muitas vezes me encontram.  Sozinha ou acompanhada, com taças, colheres, medidores, balança, rolo da massa, avental ou não, receitas e livros abertos e gastos do uso, e mangas arregaçadas.
E a vontade que tenho de nela estar a preparar o que mais gosto. Bolinhos!
Acho que se me perguntarem o que mais gosto de fazer na cozinha, apesar de pensar em várias coisas, como scones e muffins, bolachas e biscoitos, pães doces e salgados, entradinhas e petiscos, risottos e pastas, gelados e sorvetes (há mesmo muitas coisas que gosto de fazer na cozinha), acho que os bolos e os bolinhos ganham destaque. Sou a menina dos bolinhos.


Quase me sai um sorriso só de pensar num bolo, só de falar num bolo, de ver um bolo lindo numa fotografia, de pensar numa receita que quero experimentar, nos ingredientes que ainda posso vir a combinar. Pareço quase uma criança em dia de natal. Fico feliz e relaxada enquanto preparo um bolinho aos domingos.
E depois quando vejo os meus livros de baking e penso que nunca na minha vida toda vou conseguir experimentar todos os bolos que desejo fazer. Vou fazendo à medida das vontades, dos humores, com quem partilho as fatias, das receitas que me inspiram.
Este bolo deu-me imenso prazer fazer (embora o efeito zebra não tenha ficado perfeito). Por ser para a Lia e para a Mena. Por ser um dia em que apetecia mesmo um bolinho. E o chocolate anima logo as ideias. E apesar de não ser o bolo mais saudável que já fiz consegui transformar a bomba de manteiga e açúcar que era o original em algo que me deixou a consciência mais tranquila. Sem prejudicar o sabor e o lanche.




Bolo Zebra de Chocolate e Baunilha
(inspirado no blog Bakers Royale)

375 gr de farinha trigo
2 colheres (chá) de fermento
140 gr de manteiga derretida e fria
225 gr de açúcar
4 ovos
1 colher (chá) de pasta de baunilha
1 chávena de buttermilk
1/2 chávena de cacau em pó
6 colheres (sopa) de água morna

cobertura:
125 gr de chocolate 70% cacau
1/2 chávena de leite


Preparação

Numa taça colocar os ovos e o açúcar e bater com a batedeira até ficar uma mistura cremosa e volumosa. Adicionar depois a manteiga e a baunilha e mexer bem.
Aos poucos ir incorporando a farinha com o fermento e o buttermilk, e bater bem a massa para ficar homogénea.
Numa taça à parte colocar o cacau e a água e misturar bem. Adicionar ao cacau um pouco mais de 1/3 da massa de bolo preparada e mexer bem, obtendo assim duas massas, a amarela de baunilha e a castanha de chocolate.
Untar muito bem uma forma de bundt ou de chaminé com manteiga e polvilhar com farinha.
Aos poucos colocar 2 colheres de sopa da massa amarela na forma, e por cima dela, 1 colher de sopa da massa escura, repetindo as camadas/colheradas, até terminar ambas as massas (demora um bocado, é preciso uma boa dose de paciência nesta etapa que podem ver melhor aqui nas fotos).
Levar o bolo ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer (teste do palito).
Perto de estar cozido, preparar a calda, derretendo o chocolate em pedaços com o leite, em lume brando, mexendo sempre até o chocolate derreter e obter uma mistura bem brilhante. Deixar a calda arrefecer uns 10 minutos antes de a colocar no bolo, depois de o desenformar.

Nota: para o buttermilk misturar uma chávena de leite com 2 colheres de sopa de sumo de limão, e deixar repousar 15 minutos antes de usar.

Bom Apetite!





Pão de Stilton, Mel e Nozes




A cozinha é mesmo uma terapia. Ajuda-me imenso a ser quem sou, e a gerir algumas emoções. Deixo-me estar nela envolvida em sintonia com os meus pensamentos. Deixo que ela me leve ao encontro do que gosto de fazer, e das coisas boas que nela acontecem. Das aventuras por descobrir.
Magicar receitas em noites de insónia é uma coisa que me acontece muito. Sonhar com outras, também acontece. Pedaços de receitas, de imagens já vistas ou por viver. Acordar com vontade de fazer determinada receita, de ir logo para a cozinha e deitar mãos na massa.
Quer queira quer não, ela está presa a mim. A cozinha. Por entre livros e receitas, mesas enfarinhadas, batedeira e forno aceso, colher de pau e loiças lindas, ingredientes diferentes e especiais, sinto-me bem lá. Consigo relaxar, enquanto amasso um pão à mão e o coloco no forno. Há lá terapia melhor.
Este pão é delicioso, com mel, nozes e o queijo Stilton (que trouxe de Londres). Podem usar outro queijo azul, caso não o encontrem. Um verdadeiro e robusto pão, para deixar espreitar o sol dos dias.





Pão de Stilton, Mel e Nozes
(adaptado do livro Bread Revolution, de D. Glendinning e P. Ryan)

350 gr farinha de trigo
150 gr farinha de centeio integral
1 colher (chá) de sal
15 gr de fermento de padeiro fresco
260 ml água morna
2 colheres (sopa) de mel
90 gr de Stilton (ou outro queijo azul)
60 gr de nozes


Preparação

Numa taça colocar as farinhas com o sal e misturar muito bem. Abrir um buraco no centro.
Dissolver o fermento em parte da água morna (não deve estar muito quente para não matar o fermento) e colocar com a restante água e o mel, no centro.
Colocar o gancho de amassar na batedeira e amassar a massa, ou caso não tenha batedeira, formar uma massa com as mãos e colocar numa superfície enfarinhada, onde deve ser amassada por 10 minutos.
Depois de amassada, juntar o queijo e as nozes, em pedaços, amassando só mais um pouco para incorporar.
Colocar a massa numa taça e tapar com um pano, colocando num local quente e deixando levedar por 60-90 minutos, ou até a massa dobrar em tamanho.
Ao fim desse tempo, colocar a massa numa superfície enfarinhada e amassar um pouco, dando depois o formato desejado (em bola) e enfarinhando a superfície (usei farinha de centeio).
Deixar levedar por mais 45 minutos.
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Preparar um tabuleiro com papel vegetal antiaderente e colocar nele a massa moldada, dando uns cortes com uma faca na superfície.
Levar ao forno até cozer e ficar bem dourado, e ouvir um som oco ao bater no fundo dele. Mais ou menos uns 35-45 minutos. Fatiar depois de frio.

Bom Apetite!






Gnocchis de Abóbora com Pesto de Coentros





Um cabaz de produtos Pingo Doce à minha porta. Fresquinhos e bons. Acompanhados da Revista Sabe Bem, que caso não conheçam é a revista do Pingo Doce, de preço bastante acessível e recheada de boas receitas, práticas, económicas e que agradam aos olhos.
Gosto imenso da revista, porque nela consigo encontrar receitas encantadoras, simples, mas elegantes e com um design apelativo. Quem resiste a uns pães de framboesa com sésamo, umas barrinhas de cereais saudáveis, uma salada de couve-chinesa com tangerina, uma quiche de couve-flor, uns biscoitos de mirtilo ou um bolo de cenoura com laranja caramelizada? 




Com eles vinha um desafio (e como eu gosto de desafios!). O de preparar uma receita da revista, usando os produtos do cabaz.
Da variedade de receitas que me despertaram a atenção e curiosidade, escolhi mais um desafio, uns gnocchis de abóbora com pesto de coentros. 
Nunca tinha feito gnoochis. E achei que era boa altura de por as mãos na massa, até porque os cubos de abóbora embalados a fresco, já lavados e prontos a utilizar, tornam o processo bastante rápido.
E um pesto de coentros perfumado, ao qual se junta o queijo da ilha que adoro, a envolver a receita. Sabe bem!





Gnocchis de Abóbora com Pesto de Coentros
(receita da revista Sabe Bem, nº17)

para os gnocchi:
1 emb. 300 gr de abóbora aos cubos
2 batatas
200 gr de farinha trigo T55 sem fermento
1 ovo M
sal q.b.
noz-moscada q.b.
pimenta q.b.

para o pesto:
40 gr coentros frescos picados
1 dente alho
20 gr miolo de pinhão + 2 colheres (sopa)
1 dl de azeite
1 colher (chá) de sal
40 gr queijo da ilha ralado


Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal, dispor por cima dele os cubos de abóbora e levar ao forno cerca de 20 minutos (até ficarem tenros).
Cozer as batatas com a casca e descascar depois de ligeiramente arrefecidas.
Passar os cubos de abóbora e as batatas cozidas pelo passe-vite para uma tigela. Misturar a farinha, o ovo, sal a gosto, noz-moscada e pimenta e amassar bem.
Numa superfície enfarinhada, formar pequenos rolos com a massa (se necessário juntar um pouco mais de farinha à massa) e cortar em pedacinhos com cerca de 2 cm de comprimento. Poderá marcar os gnocchi com um garfo de forma a ficarem com risquinhas.
Para o pesto, picar as folhas dos coentros com o alho, pinhão (reservando as 2 colheres de sopa), azeite, sal e o queijo, usando um processador de alimentos.
Colocar ao lume uma panela com água e sal e deixar ferver, introduzindo depois e aos poucos os gnocchis, deixando cozer. Quando vierem à superfície, retirar com uma escumadeira para dentro de uma terrina.
Reservar a água de cozedura.
Tostar as duas colheres de sopa de pinhão numa frigideira e reservar.
Diluir o pesto com um pouco da água da cozedura (1 ou 2 colheres de sopa) e envolver os gnocchis neste molho. Polvilhar com os pinhões tostados. Servir de imediato com mais queijo ralado a gosto.

Bom Apetite!