Biscoitos de Especiarias



Chega esta altura do ano sempre da mesma maneira, depressa demais. O frio vai avisando que sim, que já é quase Inverno. A estação vai mudando e a quadra natalícia aproxima-se. Do Verão até aqui foi um pulinho. Não sentem isso?
Confesso que sou uma pessoa de todas as estações, encontro nelas sempre algo que me conforta ou liga a elas, mas esta que se aproxima é a que mais custa a passar. Adoro usar cachecóis e gorros e luvas, mas detesto frieiras nos dedos. E detesto os pés frios à noite. O andar encolhida na rua.
Mas o forno a lenha aceso mal chego a casa, faz logo desaparecer esses queixumes. E rendo-me às labaredas, que aquecem a cozinha e ali me prendem mesmo que já seja tarde.
A gata e a cadela procuram esse mesmo quente. Estão todos à frente do lume, e essa sensação é mesmo boa. Quase tão boa como fazer mais uns biscoitos com especiarias. A ver se entro de vez no espírito natalício. Com cheirinho a canela e gengibre a voar no ar. E porque o mais importante é mesmo partilhar.






Biscoitos de Especiarias

75 gr de manteiga
3 colheres (sopa) bem cheias de golden syrup
75 gr de açúcar mascavado escuro
250 gr de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de gengibre em pó Margão
1 colher (chá) de canela em pó Margão




Preparação

Num tacho pequeno levar a lume brando a manteiga em pedaços, o golden syrup e o açúcar. Mexer até ficar tudo líquido e homogéneo. Retirar do lume e reservar.
Numa taça juntar a farinha com fermento e especiarias e envolver bem, fazendo depois um buraco no centro, onde se vai colocar o líquido reservado.
Com uma colher de pau mexer muito bem até a massa começar a ligar. Passar a massa para uma bancada enfarinhada e amassar ligeiramente até ficar homogéna.
Formar uma bola com a massa, envolver em película aderente e colocar no frio por 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar um tabuleiro com papel vegetal antiaderente.
Retirar a massa do frio e formar bolinhas do tamanho de nozes. Colocar no tabuleiro e levar ao forno até cozerem (uns 15-20 minutos dependendo do forno), mas ainda estarem ligeiramente moles. Depois de arrefecerem endurecem mais um pouco. Guardar num recipiente hermético.

Bom Apetite!





27 comentários:

  1. Que delicia! certamente que irei tentar fazê-las...E as fotos estão lindas! Bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  2. Belas bolachinhas! É pá, eu este ano não estou nada em modo natalício... Já temos a nossa "árvore" de Natal montada (entre aspas porque é sempre uma instalação inusitada, este ano à base de um cabide de casacos) e já comprei algumas prendinhas, mas sinto-me como se ainda faltasse uma eternidade!

    ResponderEliminar
  3. Adoro o Inverno, não consigo explicar - principalmente aqueles dias como o de hoje, com frio mas muito sol. Já o Natal este ano está menos evidente cá em casa - ainda não arranjei coragem de ir buscar a árvore à garagem, por isso só tenho mesmo umas grinaldas, umas coroas nas portas e uns enfeites engraçados espalhados.
    Mas estes biscoitos estão maravilhosos! Comia já um de bom grado :)
    Confesso que me aventurei nas bolachas de gengibre ainda Novembro estava a começar, mas agora acho que chegou a altura de as partilhar

    ResponderEliminar
  4. Olá Inês!!
    Eu amo o inverno!!! Pena que por aqui não é muito rigoroso, às vezes só passa uma brisa fria na época...rsrsrs
    Biscoitinhos caseiros são tudo de bom, né? Adorei a receita, ainda mais que leva Maple Syrup!
    Beijos e ótimo final de semana pra você! =)

    ResponderEliminar
  5. Sim, também sinto isso. Parece que do verão damos um pulo e de repente estamos no Natal. Eu gosto muito do frio, mas com sol. Também não gosto de sentir as mãos geladas, mas aquele pequeno prazer que dá ficar em frente a uma lareira, ou então virar o rosto para o sol num dia de muito frio, são sensações incomparáveis. E esses biscoitos de especiarias, com um bom chá, iluminam os dias mais frescos e aquecem qualquer alma :)
    Beijos Inês

    ResponderEliminar
  6. Adoro biscoitos com sabor a canela, esses ficaram lindos...lindos
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  7. Humm, parece que sinto o aroma dessas bolachinhas tão lindas! Ficaram perfeitas! Uma ótima receita para o inverno, para os dias frios, para o Natal! Adorei!
    Muito obrigada, querida, por mais uma excelente receita acompanhada com as fotos maravilhosas!
    Beijinhos e bom fim de semana** :)

    ResponderEliminar
  8. Seus biscoitinhos são mesmo aconchegantes, daqueles de comer com uma xícara de chá nas mãos. Não sou lá uma pessoa muito natalina, estas festas de fim de ano me deixam muito nostálgica, cheias de memórias daqueles que se foram...
    beijos e bom final de semana

    ResponderEliminar
  9. Olá, Inês!
    Concordo contigo que o tempo passa depressa demais e, de facto, o natal aproxima-se a passos largos... E que melhor para o receber que estes biscoitinhos de especiarias que hoje nos trazes?! devem ser perfeitos!
    Bjs e bom fim de semana!
    Paula

    ResponderEliminar
  10. Que belas bolachinhas, ótimas para nos confortar a alma. Não morro de amores pelo inverno, custa-me a suportar o frio,mas também adoro aquecer o forno e fazer qualquer coisa que nos aconchegue o estômago.As tuas bolachinhas ficaram lindas mesmo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Querida Ginja,
    por aqui o tempo está chuvoso bom para saborear esses biscoitinhos com
    uma xícara de chá ou café, hummmmmm...!
    Adoro fazer biscoitos em qualquer estação, mas no tempo frio é melhor ainda e
    o aroma vai longe.

    Um grande beijo e ótimo fds ♥

    ResponderEliminar
  12. E o frio dá-te para estas coisa terríveis: fazer bolinhos e bolachinhas deliciosas e lindas de tão perfeitinhos que estão! :)
    Mais uma receita "anti-esparramamento" que te vou roubar, nem duvides!

    Bjsss e um bom hidratante nas mãozinhas! :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Inês,
    Eu já entrei em modo Natal aqui em casa a meio de Novembro com jantares antecipados de Natal a amigos em vias de ser pais, e que o foram 2 dias depois do jantar :) mas o meu espírito anda a ser testado com a minha gata a atropelar as decorações todos os dias ;)
    O cheiro a especiarias, principalmente a canela é tão indocissiavel ao Natal e são tão boas as sensações e memórias a elas associadas que me deixa logo com um sorriso na cara. Umas bolachinhas assim aquecia-me o coração e melhorava qualquer dia frio.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Estão maravilhosos esses biscoitos, perfeitos na forma e na cor. Adoro biscoitos, bolachas, bolinhos....tudo o que leva especiarias.
    Beijinhos e um excelente fim-de-semana

    ResponderEliminar
  15. Concordo contigo do verão ao natal passa tão rápido, mas em relação ao frio desta época se tiver bem agasalhada acho piada de passear pelas ruas iluminadas com as decorações de natal e toda camuflada só sentindo o frio na cara!
    Focando-me nestes teus biscoitinhos lindos e que devem ser deliciosos, adoro esta conjugação de sabores nesta altura do ano, ficam tão reconfortantes com uma chávena de chá quente :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  16. Sou como tu: de todas as estações. E muito do inverno. Nesta altura, a casa sabe melhor do que nunca. Com biscoitos perfumados como estes, melhor ainda ;)

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  17. O Inverno também me custa muito mas ficar ficar debaixo da mantinha com os gatinhos assim que chegamos a casa é mesmo o melhor da estação :) E uma bolachinhas destas também calham mesmo bem para aqeucer a barriguinha! Adoro bolachas de canela e gengibre, deste-me vontade de fazê-las! :)

    beijinhoo*

    ResponderEliminar
  18. Uma combinação de sucesso que sempre resulta, Inês.
    Adoro gengibre e a canela tempera com alma esses biscoitos que ficaram lindos !
    Perfeitos para acompanhar o cházinho que se impõe nestes dias frios !

    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Que biscoitos fantásticos,..bem posso imaginar o sabor delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  20. Querida Ginjinha, moro em um país tropical e quente como você sabe, e o frio que faz aqui é minimo perto do frio que por ai se faz. Mas para mim no frio, já é frio demais e adoraria um forno a lenha, não sairia da cozinha de modo algum e só ficaria preparando quitutes deliciosos como seus biscoitos. Consegui imaginar o aroma e a delicia que ficaram essas pequenas delicinhas. Biscoitos são algo que nunca deveriam faltar em nossas cozinhas. Adorei os seus. A apresentação como sempre um encanto. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  21. Apesar de ser uma moça outonal, confesso que gosto de todas as estações e acho que todas tem coisas super boas para nos dar. Como o inverno que se avizinha a passos largos: sabe bem o calor da casa e o cheiro das especiarias, a comida quente e picante, o chá fumegante. Conforto. E Inverno :)

    ResponderEliminar
  22. Bom dia Ginja,
    Infelizmente não temos esse prazer de ter 4 estações e definidas, mas mantem-se o prazer de saborear esses lindos biscoitos, amei.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  23. Confesso que sou mais primaveril, mas todas as estações têm o seu encanto e magia.Com o Inverno sabe bem a comida reconfortante e saborosa, o calor da casa e o cheiro das especiarias...Adorei estas tuas bolachinhas cheias de sabor! perfeitas para acompanhar um chá quentinho!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  24. O frio tem muita piada quando estamos num cobertorzinho quentinho, mas às 7h30 da manhã num dia de semana já não é tããão agradável... Haha :P
    O que é sempre agradável são essas bolachinhas maravilhosas! Têm mesmo bom aspeto :)

    ResponderEliminar
  25. Estão tão lindos :)
    Eu também detesto o frio assim! Podia ser frio que desse para usar cachecóis mas que não congelasse os dedos e os pés!
    E sim, passa num instante! Ainda há pouco comíamos gelados (eu não lhes digo que não agora também :p) e agora já só apetece ligar o forno :)
    Sabe bem chegar a casa e ter uns biscoitinhos assim à espera! Ou levar para o trabalho e comer pelo meio :)
    São certamente uma maravilha!
    Um beijinho minha linda :)

    ResponderEliminar
  26. Inês,
    gengibre e canela são sabores que adoro encontrar nas coisinhas deliciosas que como.
    Já por aqui cheira a aromas irresistíveis nestes teus biscoitos. Adoro fazer biscoitos e nesta altura que faz tanto frio, sabe tão bem ligar o forno e aquecermos o corpo e a alma com biscoitinhos caseiros.
    Vou levar a receita
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  27. Que espetáculo essa receita, vou levá-la comigo!
    Diferente de ti não sou uma pessoa de todas as estações, pois a minha cidade no Brasil faz calor o ano todo e para mim, após 7 anos que moro na Itália, ainda é muito difícil conviver com o esse frio intenso europeu!
    Que sonho ter um forno a lenha em casa :-)
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar