Cookies de Amendoim e Chocolate



Os dias são melhores quando há uma caixa de bolachas à mão, cheia de vontade de ser a estrela das horas de silêncio, enquanto bebemos um chá e lemos um livro à noite.
Está frio cá dentro. Apetece ter a caixa das cookies bem recheada. Retirar uma a uma e passar os olhos por livros de receitas novos. Aquecer os pés ao lume e as mãos numa caneca.
Saudades do forno a lenha aceso nestes dias frios. Uma sensação de conforto percorre o corpo e a alma e não preciso de mais nada quando chego a casa. É como um abraço na noite fria.

É tão bom apreciar as pequenas coisas, que sempre me farão sorrir, onde quer que esteja.
O prazer de fazer bolachas, de as moldar e provar ainda quentes, do forno aceso. Dos dias que pedem conforto, do vento lá fora, e a gata ao colo, as pantufas nos pés e a paisagem que muda à janela.
Adoçá-los com estas pequenas cookies, as minhas favoritas, que partilho aqui. Para quem gosta de amendoim e chocolate, uma combinação daquelas que só pode arrancar sorrisos e deixar a caixinha das bolachas vazia em três tempos!





Cookies de Amendoim e Chocolate

4 colheres (sopa) de manteiga de amendoim
110 gr de açúcar mascavado claro
1 ovo biológico
140 gr de farinha de espelta
½ colher (chá) de fermento
75 gr de pepitas de chocolate negro (ou chocolate em pedaços)
45 gr de amendoins sem sal torrados
(1 a 2 colheres de sopa de leite)


Preparação 

Forrar dois tabuleiros com papel vegetal antiaderente (se não for antiaderente, untar com manteiga).
Numa taça colocar a manteiga de amendoim e o açúcar e bater muito bem com a batedeira até obter uma mistura cremosa. Adicionar o ovo e bater novamente, até ficar mais claro/esbranquiçado. De seguida juntar a farinha e fermento e bater levemente, até obter uma massa homogénea.  Por fim incorporar as pepitas de chocolate e os amendoins em pedacinhos.
Se notar a massa demasiado seca, adicione uma ou duas colheres de sopa de leite e mexa bem, até ficar uma massa bem ligada.
Formar bolinhas do tamanho de nozes com as mãos, e achatar com um garfo, de forma a obter um efeito riscado. Colocar as bolachas nos tabuleiros preparados, com algum espaço entre si.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, por 12-15 minutos, ou até dourarem e ainda estarem ligeiramente moles. Depois de frias endurecem. Guardar num frasco hermético.

Bom Apetite!



 


38 comentários:

  1. Muito boas!! uma optima ideia para gastar a manteiga de amendoim... posso usar outra farinha?? bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kika, sim podes usar a farinha de trigo normal, vê só se depois precisas de juntar um pouco mais de farinha ou leite para ligar a massa, sim? :) beijinho.

      Eliminar
  2. Os meus filhos adoram bolachas caseiras. De longe melhores e mais saudáveis do que as de compra. Estas estão mesmo apetitosas.

    ResponderEliminar
  3. Excelentes bolachinhas, Inês! Gosto tanto! E com estes dias de chuva são perfeitas! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Humm que delicia.

    Beijinho,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/preparar-o-natal-6-crinkles-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
  5. Querida Ginjinha, adoro seus posts, tão minuciosamente relatados, que me fazem fechar os olhos e imaginar a cena. Tão gostoso que é essas noites frias, a ler um livro com o gatito no colo, e bem agasalhada, bebericando um café, ou chocolate, e saboreando essas pequenas delicias. São momentos como estes que faz mesmo a vida valer muito a pena. Adorei seus cookies, a mistura de amendoim e chocolate não tem como resistir. Ficaram lindos e claro que vou levar a receita. Beijinhos, um lindo resto de semana

    ResponderEliminar
  6. Uma maravilha de biscoitos, tão apetitosos!

    ResponderEliminar
  7. Bolachas trazem felicidade - acho que escrevi isso até num post. Nada melhor do que elas alegra um dia, seja de chuva seja de sol; porque meteorologia à parte, as bolachas são sempre felizes :)
    Adoro a combinação de sabores, e estas fotografias - que me inspiram sempre para tentar ser melhor!

    ResponderEliminar
  8. As bolachas melhoram tudo... principalmente se tiverem esse aspecto!
    E andava eu a pesquisar receitas com farinha de espelta :)

    ResponderEliminar
  9. As tuas palavras são isso mesmo, uma manta quente num dia frio, muito bom :)
    Beijinhos Inês

    ResponderEliminar
  10. nham, nham!! ADORO bolachas, é das minhas maiores tentações. E essas têm um aspecto bem bom! *

    ResponderEliminar
  11. Adoro fazer bolachinhas, adoro comê-las e esta combinação é uma das minhas preferidas :) Conforto no seu estado mais puro :)

    beijinhoo*

    ResponderEliminar
  12. Não se faz isto a uma grávida no fim da gravidez!!! :) Lá vou ter que ir comprar amendoins... Sou doida por esta combinação!

    R de Rita

    ResponderEliminar
  13. Gosto tanto da forma como escreves os teus posts! Facilmente fico com a imagem da mantinha nos pés e do conforto da lareira acesa a saborear essas bolachas, que confesso são uma das minhas combinações preferidas! Imagens lindas como sempre nos habituaste!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Querida Ginja
    Concordo plenamente com você! Esses dias frios são bem melhores quando há uma caixa de bolachas à mão, enquanto bebemos um chá e lemos um livro de receita novo à noite.
    Adoro tudo que leva amendoim e esses biscoitos são tudo que queria nesse momento!
    Bjim com muito karim
    Léia

    ResponderEliminar
  15. Já fiz umas parecidas e são irresistíveis, adoro a combinação :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  16. Adoro sempre os teus textos, Inês! Mesmo não tendo uma relação tão próxima com bolachas e afins, entendo bem o que dizes :) São coisas boas que reconfortam de forma tão simples e imediata.
    Adoro amendoim e imagino a maravilha que sejam estas bolachinhas, que muito provavelmente serão feitas por cá. ;)

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
  17. Uma pausa kit-kat perfeita para mim, seria um cenário assim como descreveste :)
    Adoro tanto fazer bolachas como comê-las, o meu problema é que por muito que as ponha fora da vista não consigo deixar de ir buscar uma, e mais uma....até sobrar migalhas ;)
    Estas tuas bolachas lindas e deliciosas seriam um alvo perfeito para desaparecer em três tempos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Queria ter sempre umas bolachinhas dessas por perto... Mas acho impossível...porque iriam desaparecer num ápice!
    Estão lindas lindas!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  19. Eu adoro bolachinhas e confesso que não tenho umas preferidas porque basicamente gosto de todas. Gosto de as fazer, de lhes dar forma, de experimentar novos sabores e depois, como dizes, ter aquele momento só nosso em que nos deleitamos a ler um livro ou a ver uma série no sofá e surripiamos uma quantas bolachas da latinha.
    Esta combinação é perfeita, chocolate e amendoim soa a paraíso e a felicidade. Impossível não sorrir ao comer uma cookie dessas. ;)
    Um beijinho. ;)

    ResponderEliminar
  20. Inês, como mestre bolacheira assumida, viciada em bolachas... sempre com 2 ou 3 caixas de diferentes tipos de bolachas cá em casa.
    Esta ficariam lindamente numa das minhas caixinhas. Combinação fantástica que acompanha uma noite frio na perfeição.

    Beijinho
    Ana Matos

    ResponderEliminar
  21. São estas as bolachas que me falaste!
    E estou a comentá-las com um sorriso de orelha a orelha, com vontade de pôr aí a mão e tirar umas quantas!
    Os dias frios são bons por isso, por nos fazerem ligar o forno e preparar o que mais gostamos, comer as bolachas ainda quentinhas (e por vezes queimar a lingua)!
    Vou guardá-las para fazer minha querida :)
    Estão tão bonitas!
    Que boa companhia nos fazem enquanto nos encantamos com mais um livro!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  22. Estão tão perfeitinhas Inês!!!! E olha que eu já cometi a loucura do mês com o arroz doce, será que é desta que faço bolachas. Admito a minha preguiça, gosto das receitas de bolachas em que a massa fica num rolo e depois é só cortar. E claro, prefiro salgadas :)

    ResponderEliminar
  23. Eu também já fiz umas parecidas (só ainda não escrevi a receita no blog))). As tuas bolachinhas ficaram perfeitas! A combinação de amendoim e chocolate é tão deliciosa!
    E tuas as fotos, como sempre, é um prazer para os olhos! Muito lindas!!!
    Obrigada, Inês!
    Beijinhos** :)

    ResponderEliminar
  24. Estava sentindo falta de passar por aqui! Andei tendo que me adaptar com a nova rotina depois da chagada do bebe e mal estive visitando blogs. Devo ter perdido muitas receitas tuas maravilhosas :)
    Esses cookies estao lindos, mas eu confesso que tenho um grande problema com bolachas: eu nao consigo parar de comer :/

    ResponderEliminar
  25. Que bem retratado...Quase que dá para nos imaginarmos assim de chávena numa mão e com uma bolachinha na outra.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  26. Olá Inês,

    ai já chegaste?! Vou tratar das sementes :)
    Eu adoro bolachas, em criança colocava o leite num copo e enchia com bolachas e comia à colher, hoje já não faço, com muita pena minha claro.
    Manteiga de amendoim?!!! Bem, gosto tanto mas evito ter se não perco-me entre colheres e bolachas-maria recheadas com ela.
    Agora já ligámos o fogão dia sim, dia não, nem sempre dá para fazer um bolinho, pão ou bolachas, mas vou sempre "esfrega-me" nele.
    As tuas cookies estão a chamar por mim de tão gulosas e apetitosas que estão, a combinação de sabores faz-me lembrar os teus queques/muffins que são um sucesso, só nos trazes coisas boas e bonitas Inês, mais umas para fazer.

    Beijinhos querida

    ResponderEliminar
  27. Olá Inês,

    As bolachas são algo que nunca deve faltar em casa, quer se tenha ou não crianças, elas são companhia imprescindível para saciar a gula nos entremeios das refeições e não só !
    Muito bonitas as tuas, gosto muito de amendoim e por isso já me vejo a "roer" uma atrás de outra sem parar ! :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  28. Ginja minha querida,
    eu adoro fazer bolachinhas independente da estação, gosto de ver a minha família
    saboreando e esvaziando os vidros, pra mim é gratificante fazer e vê-los comer, rsrs...
    Adorei a combinação dos ingredientes, belos cookies!

    Um grande beijo e ótimo fds ♥

    ResponderEliminar
  29. Para quem gosta de amendoim e chocolate?! Mais valia dizeres para toda a gente :P
    Não faço bolachas há imenso tempo, tenho de fazer :)

    ResponderEliminar
  30. Olá Inês, adorei sua receita, já anotei e irei experimentar!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  31. Ai, ai, essa combinação de amendoim e chocolate é uma delícia e uma perdição! Gosto muito dessas bolachas com aspecto rústico, parece que são ainda mais gostosas! Adorei a sugestão.
    beijos e boa semana

    ResponderEliminar
  32. Inês,
    cá em casa não podem faltar bolachinhas e de preferência com chocolate. Mas se juntarmos a isso uma lareira acesa, um bom livro e um chazinho então o serão fica perfeito :)
    As tuas estão tentadoras, são daquelas que se agarram à mãos :) o sabor da manteiga de amendoim com o chocolate não deixa ninguém indiferente.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  33. Bom dia Ginja,
    Esses cookies são sempre uma agradável e deliciosa companhia em qualquer época do ano, esses ficaram lindos.
    Beijos, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  34. Que bom aspecto estas cookies :)
    Gosto de tudo isso descrito acompanhado com cookies assim para o outono! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  35. Nestes dias frios, nada melhor que ter a lata das bolachas cheinha e à mão, para acompanhar uma chávena de café ou chá quentinho e com bolachinhas deliciosas como estas, acho que a lata não ficaria cheia por muito tempo não...
    Um beijinho amori,
    Lia.

    ResponderEliminar
  36. Maravilhosas, é a palavra certa para estas bolachinhas!
    Além de super deliciosas, são muito boas de executar. Se eu, o terror na execução de bolachas, as fiz tão bem, qualquer pessoa as faz! :)
    Adorei!!!

    Bjinhosssss

    ResponderEliminar