Pão de Batata-Doce e Curgete



A minha primeira memória de pão na infância remete para a minha avó. Claro que já comia pão antes dessa memória, em torradas com manteiga pela manhã e com queijo ao lanche, mas o que mais me lembro são as noites de sexta-feira em que chegávamos a sua casa e a via amassar o pão.
Amassava o pão e a broa muito bem, a par da nossa vizinha, e era quase uma tradição fazer pão quando o forno a lenha estava aceso. 
E sentir o cheiro do pão acabado de fazer e caseiro, é algo que ainda me lembro bem, tão bem. Assim como o comer, ainda quente, ver o fumegar do miolo ao partir.
Das melhores coisas que podemos guardar nas memórias dos sentidos.

Para hoje, que se celebra mais um World Bread Day, comecei com esta memória. Do pão de outros tempos, feito em casa, pela minha avó. Ela já não tem forças para o amassar.
Mas sempre que chega a época do forno a lenha aceso, recordamo-nos desses tempos, e lá ponho eu as mãos na massa, ou a batedeira faz isso por mim, e cozemos mais um pão. Muitas vezes, bem diferente do habitual. Ainda me falta aprender muito na arte do pão, e tenho imensa vontade de fazer pães cada vez mais elaborados e distintos, mas nem sempre o tempo chega para tudo.



Andava indecisa em que pão fazer para esta data especial. Foi ao ver o livro novo da Mafalda Pinto Leite, que me decidi. Outono e batata-doce, combinam tão bem, como uma fatia deste pão com uma chávena de cevada bem quente. 
Estava escolhido o pão, e domingo passado foi o dia para o fazer e saborear. Em casa todos gostamos de um pão assim, bem fofo, que se come em jeito de bolo.
As Receitas da Mafalda, inspiraram-me assim para este dia do pão e para tantos outros, com receitas saudáveis, fáceis de preparar e deliciosas.
Muitas mais estão marcadas para fazer, pois gostamos de praticar uma alimentação saudável por regra, mas com margem para pecar.
Vamos lá fazer um pãozinho bom de batata-doce? Este mantém-se fofo por muitos dias. Fiz pequenas alterações, seguindo as sugestões. E foi fatia atrás de fatia.




Pão de Batata-Doce e Curgete
(adaptado do livro As Receitas da Mafalda, de Mafalda Pinto Leite)

2 chávenas de puré de batata-doce assada
3/4 chávena de curgete ralada com casca
2 colheres (sopa) de coco ralado
4 ovos batidos
2 colheres (sopa) de mel ou maple syrup
2 colheres (sopa) de azeite
1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de espelta
2 colheres (chá) de fermento
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de pevides de abóbora


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal antiaderente e reservar.
Numa taça colocar a polpa da batata-doce assada, a curgete ralada (e bem espremida), o coco ralado, os ovos, o mel/maple e o azeite. Misturar muito bem.
Juntar as farinhas, o fermento e o sal e incorporar bem.
Colocar a mistura na forma preparada, alisar a superfície da massa e espalhar as pevides de abóbora.
Levar ao forno até cozer (teste do palito), ou por uns 25-30 minutos.
Desenformar e deixar arrefecer ligeiramente antes de cortar.

Bom Apetite!





46 comentários:

  1. Olá Inês
    Uma receita fantástica, adorei a combinação de sabores, e gosto muito de utilizar a farinha de espelta!
    As fotos estão muito boas!
    Um beijinho
    Helena
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, mas onde posso comprar farinha de espelta?

      Eliminar
  2. Eu sou um zero na cozinha, mas fiquei tentada a experimentar :)

    ResponderEliminar
  3. Querida Ginjinha, como me recordo também dos tempos em que minha avó fazia fornadas e fornadas de pães e como adorávamos, comê-los ainda quentinhos com uma manteiga. É uma pena que nossas avós, com o tempo perdem a força que um dia tiveram em seus braços naquelas mãozinhas abençoadas e que nos ensinaram tanto. Levamos com carinho e amor o que sempre foi dedicado a nós não é? A sua escolha foi maravilhosa, adoro batata doce, coco, e abobrinha, só poderia resultar em um pão tão lindo como esse. Tão saboroso e que faz jus ao dia de hoje. Ficou lindo. Adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Inês, ficou um pãozinho especial com ingredientes "mágicos". A batata-doce e a curgete nas massas trabalham tão bem os resultados, adoro! E tens razão, temos pão macio por muitos mais dias ( se conseguirmos resistir-lhe).
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá Inês,
    Esse pão não durava dias por aqui, pelo aspecto e pelos ingredientes seria impossível parar de comer, sou perdida por este tipo de pães que lembram bolos.
    Tenho que ver o novo livro da Mafalda, parece cheio de receitas deliciosas e saudáveis, mesmo como eu gosto :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro fazer pão, mas como dizes e bem, nem sempre temos tempo. O aroma do pão acabado de sair do forno é qualquer coisa de delicioso :)
    A tua avó pode estar orgulhosa de te ter transmitido esse "jeito" de fazer pão.
    Amei as fotos, como sempre, estão lindas.
    Beijinhos Inês
    http://coeurdartichautbyannabelle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Que conjugação de ingredientes tão interessante, Inês!
    A batata doce uso no Bolo do Caco e resulta mesmo bem, depois de ver esse interior acredito que tenha ficado um delicia :) Que lindo!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Inês, que aspecto delicioso! Fotos linhas :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. obrigada a mafalda por partilhar este blog, fotografias apetitosas que so apetece enfir-me na cozinha a cozinhar xxx j

    ResponderEliminar
  10. Adorei a lista de ingredientes e o aspecto mais ainda
    É um pão lindo e á minha medida
    Adorei
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pela sua participação, Inês! Um pão lindo, aromático e saboroso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  12. adorei o pão! batata doce deixa um sabor bem especial no pão, e juntando aos outros ingredientes me parece excelente!
    beijos

    ResponderEliminar
  13. Parece delicioso, adoro a cor no interior e a parte de cima com as sementes

    ResponderEliminar
  14. Olá Ginjinha,
    Ficou tão lindo e pela cor usaste as batatas doces cor de cenoura, gosto tanto!, só tenho encontrado as batatas doces brancas.
    A avaliar pela lista de ingrediente e pelo maravilhoso aspeto só pode ser uma delicia, e tem a vantagem de se fazer num instante, não precisa levedar. Olhando para ele de facto fica-se em duvida se é pão ou bolo, uma coisa é certa... é de certeza muito bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Olá Inês,

    devo dizer-te que celebraste bem este dia da alimentação e dia do pão.
    Este pão ficou muito lindo e deve ser uma verdadeira delícia.
    Obrigada por partilhares connosco mais uma receita fantástica.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Esta com um ar muito bonito deve estar a saber ainda melhor :) Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Adoro batata doce, por isso ia-me perder nesse belo pão :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  18. Ginja querida,
    um pão cheio de sabores e boas lembranças só poderia ter ficado lindo e gostoso!
    Eu nunca fiz pão de batata doce já está na hora de testar, adorei a sua receita!

    Bjs, ótimo fim de semana ♥

    ResponderEliminar
  19. Esta semana quando recebi o meu exemplar, marquei muitas receitas para experimentar. Esta foi uma delas e agora o vê-lo aqui ainda fiquei com mais vontade! Que maravilha querida Ginja!
    Das tuas mãos saem coisas maravilhosas1 Adorei o post!
    uma grande beijinho

    ResponderEliminar
  20. Que aspecto delicioso. E o cenário do lanche, fantástico ;)
    Como fazes para o puré de batata doce assada? Assas a batata com ou sem casca? quanto tempo, cortada como e com que tempero? bj
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá babette,
      o puré faço assim, asso as batatas doces com pele, ou na patusca ou no forno a lenha, sem tempero algum, durante uns 35-40 minutos (notas que ja estao moles), depois deixo arrefecer, retiro a pele e trituro com a varinha mágica. beijinho.
      (para esta receita uso umas 2 bem grandes ou 3 médias)

      Eliminar
  21. São essas memórias que nos aquecem o coração :) a tua avó deve ter um tremendo orgulho nestes pães mais "modernos" da netinha.
    Está lindo e de certeza muito saboroso
    bj
    sara

    ResponderEliminar
  22. Olá Inês!
    Eu também adoro pão e é mesmo como dizes, houvesse mais tempo e eu experimentaria muitos mais e diferentes. Este pão tem um aspecto delicioso, ficou lindo e tem uma cor irresistível. Vindo da Mafalda só pode ser mesmo bom. Vou querer experimentar, ainda estou à espera do meu livro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Oi Inês, bela receita! Recordações de infância são ótimas, enchem nossos corações de alegria!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  24. Gosto muito das louças ^^ São de onde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,
      as loiças são antigas de esmalte, são peças que já haviam em casa da minha avó e sogra e eu adoro usar nas fotos.

      Eliminar
  25. Olá, Inês!
    Concordo contigo que poucas coisas suplantam o cheirinho do pão acabado de fazer...
    e este pão que nos trazes no WBD parece ser maravilhoso! Cor e texturas lindas e de fazer crescer água na boca! Adorei! ;)
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  26. Que cor tão gira! Deve ter um sabor bem peculiar :D Achei a ideia muito engraçada :)
    Adoro memórias do género, pena que na minha família ninguém faça pão :P Eu às vezes ainda faço, mas ser eu não tem piada hahaha :)
    É tão giro quando o pão está mesmo quente e se corta e sai imeeenso fumo haha :)

    ResponderEliminar
  27. Humm adoro. Quero fazer já! Tenho uma dúvida, pode-se substituir as farinhas por outras? E, se sim, quais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu só experimentei assim, com estas. Mas penso que dá perfeitamente para adaptar a outras. Presumo que pergunte por intolerância ao glúten. A Mafalda sugere farinha de amêndoa também. Eu sugiro amêndoa e milho ou trigo sarraceno talvez, mas a dose já não sei dizer se será a mesma desta, mas vê e vai juntando até a massa ficar consistente e menos líquida. Espero ter ajudado.

      Eliminar
  28. Olá Inês,

    a minha avó também fazia broa, tinha um forno de pedra onde cozia sempre grandes quantidades,dava aos vizinhos, família e muitas das vezes cozia para oferecer nas festas que se fazia na freguesia, ainda não foi há muito que nos desfizemos da masseira dela, já não dava para nada de tão velhota que estava, mas ficam as boas memórias.
    Gosto de tudo neste teu pão com ar de bolinho, gosto da cor, das sementes e da batata-doce, está muito lindo e uma fatia com essa geleia que bem que me ia saber agora.
    Eu levo uma cavada e tu trazes uma fatia deste pão maravilhoso, que lanche bom!!!
    Adoro essa louça de esmalte:)

    um beijinho grande e boa semana

    ResponderEliminar
  29. Inês,

    A invulgaridade dos ingredientes usados nesse pão/bolo torna-o especial e distinto ! :)
    Gosto dos sabores usados, perfeitos para a estação que atravessamos e mesmo a lembrar a lareira (embora o calor se tenha lembrado de nos contemplar fora de época) !
    Está lindo, apetitoso e é sem dúvida um pão que se come com desejos de repetir !

    Beijinho

    ResponderEliminar
  30. Bom dia Ginja,
    O seu texto também me avivou momentos de minha infância em cada da minha avó, gostei muito.
    Lindo visual, convida-nos a saborear uma fatia.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  31. Partilho das mesmas memórias de infância, pois a minha mãe também amassava com a vizinha e o pão nada tem a ver com os de agora... Lembra-me de comê-lo com marmelada acabada de fazer... e das torradas maravilhosas...
    O teu pão ficou uma maravilha como já nos habituaste.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  32. Olá querida Ginja!

    O teu pão é tão lindo quanto as tuas memórias. Algumas que partilho contigo, quando eu era também uma miúda cheia de curiosidade com as delícias da cozinha da minha avó. Tempos que nunca se esquecem e que nos moldam a personalidade e o gosto pelo que nos é familiar e reconfortante.
    Adoro o novo livro da chef Mafalda. E este teu pãozinho ficou mesmo lindo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  33. São recordações tão boas :)
    Na minha avó paterna também é assim :) É tão bom vê-la na cozinha lá fora com o forno ligado a fazer a broa!
    Aqui em Coimbra resta-me o forno da cozinha eheh!
    E o teu pão ficou tão bonito! Com uma cor tão linda :)
    Aposto que a tua avó adorou e comeu cada fatia com uma alegria enorme :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  34. Ginja querida, que pão maravilhoso!
    Estou aqui salivando, pois você uniu duas coisa que eu amo: pão e batata-doce!
    Vou levar a receita comigo, pois quero experimentar.
    Também sinto muitas saudades das comidinhas que a minha avó fazia, principalmente a sua sopa de verduras!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  35. Great bread and beautiful photography! Thank you for participating in World Bread Day 2014!

    ResponderEliminar
  36. Obrigada Ginja pela sugestão
    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2014/11/a-buika-e-o-pao-de-batata-doce-e.html

    ResponderEliminar
  37. Sabes bem o que este pão me tenta e estas tuas fotos valorizam-no de uma forma fenomenal, pois sempre que olho para ele, apetece-me ir fazê-lo imediatamente. Não só pelos ingredientes, como pela cor linda.
    Continuas a pôr corante amarelo em tudo tu!!!
    Bjs amori

    ResponderEliminar
  38. inspirada por este post e por estas fotografias, agarrei no meu livro da MPL e pus mãos na massa. valeu bem a pena, é delicioso. por vezes, há receitas que nos passam despercebidas e, de repente, por causa de um post, por exemplo, olhamos verdadeiramente para elas. foi o caso. ficou ótimo. :)

    ResponderEliminar