Crumble de Verão



Muitas vezes me perguntam qual é o meu prato preferido, o bolo que mais gosto, a minha sobremesa favorita. Acho quase impossível resumir as coisas que gosto numa só.
Apesar de fazer muitos bolos e bolinhos (vocês já bem sabem), bolachas, gelados e outros docinhos, não conseguiria dizer qual a minha sobremesa preferida, eleger uma só.
Sei que adoro arroz doce, e adoro gelados caseiros, e embora nunca faça mousse de chocolate em casa, fico toda gulosa por uma, se a vejo a passar à minha frente num restaurante. Ah, e o leite creme queimado na hora, adoro! Quebrar aquela capinha de caramelo é das coisas que me fazem sorrir. 

Posso é dizer-vos que das sobremesas que se fazem todo o ano, em qualquer estação, o crumble foi das melhores descobertas dos últimos anos. Comi a primeira vez, um de maçã, depois de ter visto num programa de culinária, e adorei. A simplicidade da fruta morna com a cobertura crocante, o contraste de texturas, deixou-me rendida. Depois foi num instante que fiz um com marmelos, delicioso. E dando a volta às estações do ano, há crumbles para todas as frutas e todos os gostos. E é isso que adoro nesta sobremesa, fácil de fazer, de conforto, com fruta da época, e perfeita com uma bolinha de gelado de baunilha ou um pouco de iogurte grego natural.
Assim que tive o livro "Vibrant Food" nas mãos, fiquei encantada. Celebram-se nele os ingredientes e as cores de cada estação. E eu escolhi este crumble (ou crisp na versão original) em celebração do verão e das frutas boas. 





Crumble de Verão (fiz 1/2 receita)
(receita do livro Vibrant Food, de Kimberley Hasselbrink)

3 pêssegos ou nectarinas em cubos
1 chávena de amoras
1 chávena de mirtilos
1 chávena de morangos em quartos
1/4 chávena de açúcar mascavado
2 colheres (sopa) de sumo de limão
1 colher (sopa) de farinha
1/2 colher (chá) de gengibre em pó Margão

crumble:
2 chávenas de flocos de aveia
1 chávena de amêndoas com pele picadas grosseiramente
1/3 chávena de farinha de aveia
1/3 chávena de açúcar mascavado
1/2 colher (chá) de canela em pó Margão
1/2 colher (chá) de gengibre em pó Margão
1/2 chávena de manteiga fria e em cubos


Preparação

Numa taça colocar as frutas e envolver os restantes ingredientes do recheio nelas. Colocar esta mistura num tabuleiro de ir ao forno.
Para preparar o crumble, numa taça colocar a aveia, amêndoas, farinha, açúcar e especiarias. Adicionar a manteiga e com as pontas dos dedos trabalhar a massa de forma a obter um género de migalhas ou areia grossa e molhada.
Espalhar o crumble por cima da fruta e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20 a 30 minutos, até o crumble estar dourado e a fruta borbulhar pelos lados.
Deixar arrefecer 5-10 minutos e servir com gelado de baunilha.

Bom Apetite!





31 comentários:

  1. Adoro!!! este ano ainda não fiz com estes sabores... bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro crumble e esse com frutos que eu adoro e com um crumble com aveia e amêndoa tem que estar divino.
    Adorei

    ResponderEliminar
  3. Parece delicioso :) Eu uso pouco o crumble. Já fiz algumas vezes crumble de maçã no microondas, um crumble de frutos vermelhos e muffins de maçã com crumble, de resto não costumo fazer muito. Desde o primeiro, com frutos vermelhos, que fiquei com a impressão de que o melhor era o de maçã, apesar de não ter provado, e seguiram-se os outros :P
    É engraçado que, pelo menos que me lembre, nunca provei leite creme queimado... a minha mãe e avó eram umas preguiçosas e, apesar de terem o ferro, diziam sempre que não valia a pena :P
    Gelados caseiros só de banana, e nem sei se conta, mousse de chocolate não gosto muuito e arroz doce também nunca provei :P
    Mas tenho a certeza que tive azar com as mousses que já provei, e que arroz doce não é tão mau como ouço dizer (vivo entre conservadores fãs de aletria :P)

    ResponderEliminar
  4. Olá Inês: gosto muito de crumble, do contraste entre o crocante e as frutas macias. Este está maravilhoso, com as frutas de verão. Deve ficar delicioso!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Como eu te entendo!
    É tão difícil escolher só uma sobremesa!!! São tantas e tão boas! (O quebrar do caramelo no leite creme deixa sorrir qualquer guloso :) - já estou a sorrir só de pensar)
    E crumbles são bons o ano inteiro, com a fruta da época! E que junção de fruta deliciosa nos trazes, com essa capinha que é tão boa para trincar! Adoro!!!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  6. Revejo-me nas tuas palavras no que diz respeito a sobremesas, bolos e bolinhos, gelados e afins. Fiquei curiosa com esse livro... Cada vez mais aprecio as sobremesas feitas em casa que deiam realce a ingredientes deliciosos e saudáveis. pata mim o crumble também foi uma ótima descoberta. Por isso, adorei o teu que ficou lindo devido às cores da fruta e deve ser tão bom acompanhado com uma bola de gelado.
    uma beijoca

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro um bom crumble. Mas o meu ultimo vício é a fruta escalfafada, sem açúcares adicionados, com granola caseira e iogurte grega. Nem imaginas como os meus pequenos-almoços têm sido divinais :)

    ResponderEliminar
  8. Diria que é um crumble para todas as estações! Ficou com excelente aspecto e combina mesmo na perfeição com esse geladinho :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  9. Oi Ginja,
    Também fico muito dividida não consigo escolher uma só receita e dizer que é a minha preferida, principalmente se o ingrediente principal é fruta, adorei este crumble.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  10. A Monte Alegre sempre tem novidades para a refrigeração das suas receitas, sejam quentes ou frias. Fazemos de tudo para preserva-las, no sabor e na temperatura. Confira no nosso site, você não vai se arrepender!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  11. Hummm! Muito bom! Mais uma vez e correndo o risco de me repetir, parabéns pela apresentação! Manuela

    ResponderEliminar
  12. concordo plenamente :) desde que descobri os crumbles que não quero outra coisa :) sabe sempre bem em qualquer altura do ano e com uma bola de gelado ai ai vou hoje às amoras e depois desforro-me neste crumble :) beijinhos**

    ResponderEliminar
  13. Como não gostar? Na terça feita, foi o meu bolo de anos, um de pêssego e framboesas caseiras, com gelado de amoras e pêssego. Foi colocar as velas e fez-se a festa!
    Tentei há uns tempos lembrar-me da primeira vez que comi e não consigo lá chegar... foi certamente de maçã, como tu, mas gostava mesmo de ter a imagem desse momento feliz guardada na cabeça.
    E viv'ó crumble! :D

    ResponderEliminar
  14. Comigo, os crumbles também foram amor à primeira dentada! Além de serem uma sobremesa muito rápida e fácil, fazem sempre um sucesso, razão por ser a minha eleita sempre que tenho visitas, é só suspiros de prazer. A minha favorita é a de maçã com a obrigatória bola de gelado. Ainda não experimentei com frutos vermelhos, como esta tua, mas desconfio de que irei adorar, se tiver em conta que os bolos com crumbles e frutos vermelhos são os meus preferidos :)
    Adorei a loiça é linda, embora adorava mais puder comer agora o que está lá dentro ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que lindo e apetitoso que ficou esse crumble, Inês. Com frutinha boa, da estação, que tentação mais deliciosa. Ainda me lembro quando comi o meu primeiro crumble, à cerca de 2 anos (sim, descoberta recente), foi de maçã e adorei a textura, o sabor. Comi-o ainda quentinho, numa noite de Inverno e soube-me pela vida. Claro que fiquei fã. Também já fiz de marmelo, com canela e pedaços de chocolate negro, uma delicia e dos meus preferidos.
    Este que nos mostras tem uma cor linda, irreesistível. Com um geladinho a acompanhar...mnham, mnham!
    Beijinho e bom fim de semana. ;)

    ResponderEliminar
  16. Também gosto muito de crumbles e com fruta da época então... Este ficou lindo :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Ginja minha querida,
    essa sobremesa cai bem em qualquer estação, tudo que leva frutas fica mais
    saudável, atrativo e irresistível!
    Como sempre fotos maravilhosas e tentadoras, adoro!

    Bjs, ótimo fds junto a sua família ♥

    ResponderEliminar
  18. Que crumble delicioso! E neste Verão meio bipolar que temos tido, comida que vá ao forno sabe bem ;)
    Um beijo!
    Babette

    ResponderEliminar
  19. Também adoro crumble e achei este o máximo por ter várias frutas...nunca experimentei assim. Com gelado é TOP!
    Adorei a apresentação e as cores. As fotos estão lindas!
    Bjinhos doces

    ResponderEliminar
  20. Humm que aspecto divinal e com gelado a acompanhar, irresistível!!!

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Eu sou viciado em crumble e também concordo que o melhor é mesmo é que dá para todas as estações do ano! :)
    As fotografias estão lindas :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. nunca comi crumble, mas quero mesmo experimentar, tem um aspeto!

    Deixo aqui os meus blogs se quiser ver:
    http://www.onlytalking.com/
    http://bigtreats.blogspot.pt/ (comida)

    ResponderEliminar
  23. Que beleza de crumble irresistível!!!!
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  24. Crumble é bom, mas crumble com gengibre e canela é muito bom!
    A combinação dos frutos macios e húmidos com a cobertura crocante e seca é irresistível, para não falar sos sabores :)
    Beijo

    ResponderEliminar
  25. Adoro crumbles no inverno, mas também não dispenso no verão. Nunca experimentei assim, sortido de frutas. Deu até algumas ideias para próxima ida ao sacolão para comprar vegetais.
    beijos

    ResponderEliminar
  26. Parece-me muito bem, o crumble e o livro! :)
    Só não faço mais crumbles em casa porque depois sou a única que como e não me parece muito bem devorar uma travessa inteira sozinha ihih tenho de voltar a fazer, agora no Inverno para comer bem quentinho e talvez versões mini só para mim :P

    beijinho*

    ResponderEliminar
  27. Cá eu também não tenho prato favorito. Qual prato favorito? Para mim é prato cheio e são todos favoritos!! Comer que nem uma labrega, ehehehe!!
    Adoro este crumble amori e sabes bem que o adoro que até já o fiz também e desapareceu num piscar de olhos!!
    Ficou lindo e as fotos, como sempre, top, top!
    Adoro-te amori linda,
    Lia.

    ResponderEliminar
  28. Como te compreendo, bolos, bolinhos e docinhos são mesmo a minha praia! Crumble, adoro! O primeiro que comi também foi de maçã, há muito tempo e desde então, faço muitas vezes!
    Este teu, ficou lindo e apetitoso!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  29. Um crumble perfeito, nas cores, nos sabores, nas texturas... Imagino degustar esse docinho ma-ra-vi-lho-so! Lindo, Inês! ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar