Gelado de Cheesecake de Cereja



Era tempo de abrir a época dos gelados aqui no Ananás e Hortelã. Com os dias de calor, já apetece comer um (ou mais que um) gelado bem fresquinho!
Afinal estamos quase no verão. É tempo de petiscos, refrescos e muitos gelados.
Os dias se sol e praia começam a chamar, e os festivais de verão também.



De 14 a 16 de Agosto todos os caminhos vêm dar à minha Figueira. É tempo de Fusing. E o Ananás e Hortelã vai lá estar. Afinal de contas é a minha cidade. Linda, cheia de luz, com um areal bem grande, o mar bem azul. E em Agosto está cheia de vida. Convida a vir.
Tragam as toalhas e os amigos e aproveitem bem este festival, que reune música, gastronomia, arte e desporto, mesmo ali à beira-mar. 

E para dias de verão e festival, trago um gelado! Para adoçar a boca aos mais gulosos. Ainda com as cerejas da época (mas fiquem à vontade para usar morangos ou uma mistura de frutos silvestres).
Um gelado de cheesecake de cereja, que foi dos mais apreciados em minha casa, desde que chegou o calor. O swirl da calda de cereja e os pedacinhos de bolacha, tornam-no viciante.
Espero por vocês na minha praia.

 


Gelado de Cheesecake de Cereja

para o gelado:
250 gr de queijo creme (à temperatura ambiente)
150 ml de natas frescas batidas
250 ml de leite
150 gr de açúcar
1 colher (chá) de pasta de baunilha

para a calda de cerejas:
300 gr de cerejas descaroçadas
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sumo de limão

8 bolachas digestivas em pedacinhos


Preparação

Preparar primeiro a calda de cerejas. Levar ao lume num tacho as cerejas com o açúcar e o sumo de limão. Manter em lume brando, deixando cozinhar até engrossar e as cerejas derreterem. Triturar com a varinha mágica e deixar mais um pouco ao lume, até formar um género de compota leve.
Deixar arrefecer totalmente antes de usar.
Para a base do gelado, misturar numa taça o queijo-creme com o açúcar e a pasta de baunilha, bater muito bem. Adicionar depois as natas batidas e o leite e misturar. Refrigerar e depois de frio, levar à máquina de fazer gelados, seguindo as instruções do fabricante. Quando já estiver bem batido e cremoso, adicionar as bolachas em pedaços ainda na máquina, e deixar envolver.
Retirar o gelado da máquina e colocar camadas dele numa caixa, alternando com calda de cerejas, e ao mesmo tempo com uma faca fazer um efeito swirl não deixando misturar completamente a compota no gelado, criando assim o efeito mesclado.
Levar ao congelador até solidificar, e retirar do frio 5 a 10 minutos antes de servir.

Nota: caso não tenham máquina de gelados, coloquem a mistura de queijo-creme no congelador e vão batendo com um garfo de 20 em 20 minutos (para quebrar os cristais de gelo) até estar mais firme. Antes de solidificar completamente adicionar as bolachas e envolver bem. Passar o gelado para outro recipiente alternando camadas de gelado com a calda de cereja e fazendo um swirl com a faca. Congelar.

Bom Apetite!





66 comentários:

  1. Olha que boa ideia! Tenho caixas de cerejas do Fundão em casa, a tua sugestão vem mesmo a calhar.
    As fotos são liiiiiiiindas :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Inês,

    Que belo gelado para as mais bonitas cerejas! Faça o São Pedro as tropelias que quiser com o tempo que faz, também já estou em modo Verão. ;)

    Beijocas*

    ResponderEliminar
  3. Inês minha querida,

    aqui em casa gostamos todos de gelados então o meu irmão mais novo pensa que é um expert neste campo e é cada invenção que acho que só ele os come, a mãe também mas é para não ficar triste.
    Esse evento já me tinha ficado registado mas agora que vi que vi que tem aí um feriado pelo meio quem sabe não mate as saudades dessa cidade que me acolheu de férias alguns anos:)
    Já tinha curiosidade de experimentar uma receita destas com queijo, pareceu-me sempre tão suaves e cremosos, e como eu gosto de cerejas.
    Ficou verdadeiramente guloso, aqui em Viana não temos nenhuma gelataria, mas eu vingo-me na Póvoa que tem uma com tantos sabores e um dos meus favoritos é mesmo de cheesecake mas de cerejas não têm, ganhaste-lhes Inês:)
    Tenho a sensação que estou com "água na boca", não me escapa.
    Em relação ao livro, oh tem muitos bolinhos mas é como as feiras medievais, mais do mesmo, não me pareça que te vá fazer feliz!!


    Um beijinho muito grande Inês

    ResponderEliminar
  4. Que bomba calórica com tão bom aspeto!!! :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Inês! Aqui está uma receita deliciosa para estes dias mais quentes... As imagens falam por si!! Lindo e apetitoso:) Manuela

    ResponderEliminar
  6. Que delicia esse gelado, está com um aspecto maravilhoso.
    Fotos lindas!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  7. Não tenho tido muito tempo para me dedicar à cozinha, mas como para semana vou estar de férias vou já apetrechar os meus armários com o que preciso para fazer destas gulodices. Vai ser a vingança total do tempo que tenho dedicado ao trabalho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Minha Inês, cá por casa não há abertura oficial de época de gelados pois gostamos tanto que os comemos o ano inteiro faça frio ou calor. Como sou uma doida por gelados vou mesmo roubar esta receita. Adorei!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Adorei a sugestão e vou levar a receita!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. adorei a ideia ;) será que consigo fazer sem máquina?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês, eu acho que sim. Não testei sem máquina (porque já que a tenho, que a usar e bem!) mas deixei em nota como fazer sem ela. Tens de ir batendo bem o gelado para não criar cristais de gelo e só quando estiver mais firme fazer as camadas, para se notar o mesclado. É capaz de não ficar tão cremoso, mas de certeza que fica bom!
      Um beijinho.

      Eliminar
  11. Nossa, que espetáculo! Fiquei com água na boca!
    Caso tenha alguma receita de sorvete sem máquina poste por favor!beijinhos, Marília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marilia, praticamente todos os gelados que tenho no blog podem ser feitos sem a máquina, tem é de se ir batendo várias vezes para não formar cristais de gelo. Pode ver no separador do cabeçalho que diz Recipes, e depois no tema Sobremesas, tenho várias receitas. E mesmo nesta indico como fazer sem máquina, embora não tenha testado. Mas por exemplo o gelado de doce de leite que faço, pode ser sem máquina que fica maravilhoso. Veja aqui no índice. Um beijinho.

      Eliminar
  12. Adorei o gelado Inês....tãooo bom <3
    As fotos ficaram demais :)
    Apetece ir a correr fazer...
    Bjinhooos

    ResponderEliminar
  13. Que gelado delicioso!
    Beijinhos,
    Passatempo a decorrer no meu blog, vê tudo aqui: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2014/06/passatempo-do-5-aniversario-do-blog-o.html
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  14. Adorei o gelado!
    Fiquei com vontade de tirar a máquina de gelados da despensa ;)

    ResponderEliminar
  15. Minha linda Ginja,

    Estou a salivar!!!!!! Que gelado apetitoso! Adorei! Cremoso e crocante. Vistoso e delicioso!
    No fim de semana que passou fui à procura de cerejas lá da terra da minha cara metade. Encontrámo-las grandes, escuras e riginhas e dos 2 quilos que vieram já não sobra nada. Com o calor foi vê-las a serem devoradas uma a uma, assim ao natural. Tão bom! E que bem que sabe também um gelado feito em casa. Como este. Perfeito. Um swirl de sorrisos marotos ;)
    Mais uma receita para o meu caderno da Ginja!
    Beijinho

    PS: onde encontraste os cones de bolacha para os gelados?! Ando à procura há imenso tempo e qualquer dia ainda vou a uma gelataria pedir se me vendem só os cones de bolachas :):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, os cones comprei numa gelataria da Figueira, eles vendem baratinho e compro só mesmo quando preciso ou faço uns gelados assim. Soube tão bem no domingo, um cone a cada um! :) um beijinho.

      Eliminar
  16. Bem, não te vou dizer o quão apetitoso e lindo esse gelado ficou, o como fiquei a salivar por algo assim neste momento.
    Vou apenas dizer que deves estar super orgulhosa dessas fotos arrebatadoras. Se fores como eu, aposto que já as viste 1 milhão de vezes com um sorriso enorme e uma satisfação incomparável.
    I rest my case.

    Beijinhos enormes :)

    ResponderEliminar
  17. as fotos estão lindas, o gelado de babar, e mal posso esperar por Agosto para voltar à Figueira e dar-te mil abraços :) tens de me fazer este gelado, sim? a ver se é desta que os frangos fazem a sushizada :) beijinhos mil****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Franguinha, claro que te faço este ou outro geladinho, já sabes #umgeladopelanaida!
      Se já não houver cerejas fazemos com morangos, boa? Aguardo por novidades dessa sushizada em Agosto! um beijinho.

      Eliminar
  18. Este teu geladinho está BRUTAL, Inês!
    No aspecto, na textura, nos sabores... Perfeito!
    Sabes que "strawberry cheesecake" é dos meus sabores favoritos, logo, tenho a certeza que iria adorar esta tua delicia.
    Belíssima proposta! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Que gelado delicioso! Uma combinação de ingredientes fantástica!
    As fotografias estão lindas!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. IRRESISTÍVEL!
    Como sempre, as fotos lindas a fazer jus à receita. Um manjar dos deuses!
    Beijinhos,
    Ana

    http://danossacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Hm que delícia! Adoro as tuas fotos, fico sempre pasmada e encantada - e com vontade de saber fotografar assim também. Isto sim é talento :)

    ResponderEliminar
  22. Amei tudo: o gelado, as fotos e o convite para a figueira (vais ter q me aturar, lol). A última foto é tão #umgeladopelanaida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo #umgeladopelanaida, so me falta o instagram :)
      Podes vir, que eu adoro aturar-te! Beijinho.

      Eliminar
  23. Este gelado esta fantástico ,as fotos lindas e eu aqui a babar...
    bj

    ResponderEliminar
  24. Querida amiga, que lindo seu sorvete, gostei tanto da mistura das cerejas e bolachas, com certeza ficou saboroso e crocante. Uma combinação mais que perfeita, gosto muito de cerejas e frutos vermelhos em geral, além de dar um visual lindo a receita. Sua apresentação como sempre, um primor. Adorei. Beijinhos, boa noite

    ResponderEliminar
  25. Uma sugestão deliciosa para abrir a época dos gelados com pompa e circunstância! Delicioso, os pedacinhos de biscoito devem ficar irresistíveis!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Ginja minha querida,
    espetáculo de receita e fotos!
    Gostei da sua receita porque não leva nenhum conservante, deu
    água na boca. adoro sorvetes.
    Eu não tenho máquina de sorvete, mas irei testar essa receita, vou bater
    várias vezes na batedeira p/ não formar cristais de gelo.

    Bjs, fique com Deus ♥

    ResponderEliminar
  27. Olá Inês: que maravilha de gelado! Adoro cerejas e este está absolutamente perfeito!!! Apetece comer só de olhar. Embora não tenha máquina de gelados, vou experimentar à mesma.
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
  28. Ai que coisa tão boa este gelado!!!
    E adivinha quem fez um cheesecake de cerejas? Foi esta jovenzinha, sim ;) Comprei 2 kg delas e toca a aviar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Que bem que sabia agora com este calor.
    Ficou com umas cores lindas.
    Bj

    ResponderEliminar
  30. Que lindo minha querida :)
    Adoro gelados! Eu sou tão gulosa e no Verão, com o calor, nada sabe melhor do que um gelado!
    E esse soa bem, e adoça os olhos (além da boca)!
    Gosto muito de gelados de cheesecake! Com cereja deve ser óptimo!
    Adorei as fotos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  31. Ficou com uma cor linda!!! E com toda certeza muito saboroso!!!! Beijos!!! =)

    ResponderEliminar
  32. Meus Deuses mais um blog DELICIOSOOOOOO que "sou" obrigada a seguir, este gelado esta com um aspecto simplesmente maravilhoso, vaou mesmo ter de fazer, cheguei agora e vou ter de voltar muitas vezes amei seu blog parabéns, bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Que gelado irresistivel, Inês! Com cerejas só pode ser bom...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Bom dia Ginja,
    Lindas cores do sorvete, belíssimas fotos, sem dúvida ficou pura tentação.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  35. Nao sei do q gosto mais...se da receita,se das fotos ♡

    ResponderEliminar
  36. Ah, que lindas cerejas e que lindo gelado! Sabia-me pela vida um agora :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  37. Admirador >> é um encanto a flor que há em ti . Preciso de olhar para ti! O bolo do dia 12 de junho é uma pétala... Quero mais! Continua a surpreender-me... "mentha spicata"

    ResponderEliminar
  38. Olá, Inês!
    Muitos parabéns pelo Fusing, já no ano passado andei muito tentada em ir ao festival, mas não foi possível conciliar datas e companhia, que isto de fazer programas com os filhos às vezes não é fácil ;)
    Essas fotos estão simplesmente fantásticas, e como bem mostram o quanto deve ser delicioso esse gelado! Juro que fiquei com vontade de lamber o ecrã :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Olá Inês!
    Esse delicioso gelado é para convidar o calor... Que teima em chegar atrasado. Tem tudo de bom para estar delicioso e com o acompanhamento desse cone crocante... Fiquei a salivar:
    Agora como só estamos os dois, eu e o marido, e como não tenho máquina, fico preguiçosa de bater o creme. Então compro já feito :) Há... já me esquecia, faço um doce género gelado, prático, económico e faz um brilharete. Foi a sobremesa servida no casamento da minha filha, mas com crepes, tenho que o publicar.
    Espero que estejas bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde Inês!
    Que tipo de queijo creme usou? Nunca sei se devo usar o filadélfia ou algum que diga queijo creme...Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, usei precisamente o queijo filadélfia. Um beijinho.

      Eliminar
  41. Oh Inês, que gelado tão bonito!! Fiquei colada a olhar para o computador... Que maravilha!
    O efeito marmoreado dá-lhe um toque lindo! Uma verdadeira maravilha :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  42. Querida Ginja
    Que espetáculo é esse - mamma mia!
    E' uma das receitas mais gulosas que já vi e estou aqui salivando - nham, nham...
    Te desejo o melhor no Festival em Figueira!
    Bjim com karim
    Léia

    ResponderEliminar
  43. Ó céus, venho aqui e começo logo a babar....
    Tão bom! Adoro gelados com queijo creme (shame on me), e tão lindo que está :D
    beijinhos
    sara

    ResponderEliminar
  44. Minha querida e linda #queridamaori e #foreverfriend, nem preciso de te dizer o quanto, eu também adoro gelados e gelados como este, com aromas e combinações de primeiríssima qualidade.
    O fusing, contigo lá a cozinhar, só pode ser um sucesso garantido e vais deixar toda a gente a pensar e a implorar para abrires o teu pequeno restaurante. Claro que pequeno é só em tamanho, porque em qualidade, será gigante.
    O teu gelado, bom, que dizer, a não ser que comia já um desses teus cones, ou quem sabe dois, pois sou #mulherdealimento e tenho a certeza que o adoraria, embora um bocadinho menos do que aquilo que te adoro a ti :)))!!
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  45. Que bom aspeto! Ainda há pouco provei cheesecake, mas gostei bastante :)
    Achei piada às cerejas coladas... Quando era pequena dizia que eram cerejas gémeas, achava imensa piada e punha como se fossem brincos... Até tinha pena de as comer :)

    ResponderEliminar
  46. Que lindo o gelado! Mesmo por aqui, com o frio do início do inverno, comeria várias bolas desse sorvetinho. Pena que as cerejas aqui só chegam importadas e custam um pouco caro :(
    Aproveite bem o verão!
    beijos

    ResponderEliminar
  47. Começam os teus gelados, começo eu a precisar de um babete!! Mesmo não sendo vegetarianos, fico logo a imaginar como ficariam se fossem, aai e este de cheesecake matou-me, tenho a sensação que é desta que me aventuro nos gelados mais trabalhosos! ;)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  48. Que gelado lindo! Eu sempre acabo fazendo os meus próprios gelados por causa da intolerancia a lactose, entao obrigada por postar essa receita deliciosa =)

    ResponderEliminar
  49. Olá Inês,

    Uam vez mais nos prendas com fotos lindas e preparações deliciosas e este geladinho é prova evidente disso mesmo. :)
    Está com uma aspecto magnifico, eu então que ador cerejas e até acho que deveriam ser fruta da época o ano todo, fiquei mesmo presa por ele.
    Agoar comprei uma máquina de gelados, baratinha, para ver se resulta ou não, fiz ontem um de morangos e framboesas, vamos lá a ver o que sai ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  50. Ai minha linda Inês, esse gelado está a fazer-me salivar!! Que aspecto delíciosooo :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  51. Que linda essa receita, realmente esse verão precisa de um sorvete de cheesecake de cereja!

    ResponderEliminar
  52. #umgeladopelanaida maravilhoso!!! adoro cheesecake e em gelado fica mesmo delicioso :)

    ResponderEliminar
  53. Inês,
    Pode estar chuva, vento, trovoada, mas ao olhar este gelado para mim brilhou um sol resplandecente!

    ResponderEliminar
  54. E viva a época dos gelados!!Olé!!!
    Amélia

    ResponderEliminar
  55. Com este calor só apetece mesmo andar de geladinho constantemente boca dentro :-) e olha que destes teus era hora sim, hora não! Gorda gorda e a culpa era tua!!!
    Deliciosos, querida. Mais um dos teus para guardar carinhosamente ❤️
    Beijinhos grandes
    C

    ResponderEliminar
  56. Querida Inês... e não é que só agora reparei que esta receita é de... 2014?!... Já o referi noutros lugares, mas cumpre vir aqui... DELICIOSA receita, experimentada ontem!
    Obrigada! <3

    ResponderEliminar