Scones com Morangos Assados





A Primavera chegou. Veio com dias mais frios e alguma chuva, depois dos dias lindos de sol e bem quentes que o fim do Inverno nos trouxe.
Hoje o sol brilha, e apesar de estar uma brisa fresca, ficamos logo de melhor humor. Eu pelo menos não resisto a uns raios de sol. São o suficiente para me deixar com outro ânimo e disposição, começar melhor o dia com um sorriso nos lábios.
Sábado foi dia de passeio, apesar da chuva matinal, a tarde brindou-nos com um sol lindo e perfeito para uma caminhada pelos jardins e parque nas Caldas. Pelos encantos das loiças Bordallo, do comércio local e pelos petiscos de uma taberna antiga. Energias renovadas!




Domingo foi dia de descanso, mercado e algumas tarefas domésticas para preparar a semana, aliado a programa caseirinho. Filmes, séries, e morangos.
Já se encontram no mercado os primeiros morangos bem doces, pequeninos e vermelhos. Fruta que me lembra logo a estação e os dias de sol. Não resisti a trazer comigo uns quantos no saco, enquanto os da horta não crescem.
Para o lanche, scones com morangos, inspiração de um livro lindo nas minhas estantes, o "Bountiful". Os morangos são assados (e era capaz de os comer todos numa bela taça de iogurte natural e granola) e ficam perfeitos nos scones. Ainda mornos. Lanche servido.




Scones com Morangos Assados
(receita adaptada do livro "Bountiful" de Porter & Cu)

Para os Morangos Assados:
200 gr morangos lavados e cortados em quartos
1 colher (sopa) de açúcar mascavado

Para a massa dos Scones:
275 gr de farinha
70 gr de açúcar
1 colher (chá) de fermento
Raspa de ½ limão
½ colher (chá) de sal
50 gr de manteiga em cubinhos
1 ovo
1 gema
½ chávena de leite


Preparação

Começar por assar os morangos.  Num tabuleiro forrado com papel vegetal antiaderente, colocar os morangos já cortados e envolvidos no açúcar mascavado. Espalhar no tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos. Deixar arrefecer.
Preparar os scones. Numa taça colocar a farinha, açúcar, fermento, sal e raspa de limão e misturar muito bem. Adicionar os cubos de manteiga à temperatura ambiente e com as pontas dos dedos misturar bem com a mistura da farinha até ficar a manteiga incorporada. Juntar o ovo, gema e leite e misturar na massa, mas sem mexer demasiado, só até ficar homogénea.
Passar a massa para uma superfície enfarinhada e moldar uma bola, que se achata num círculo com a altura de 3cm. Cortar o círculo, com uma faca, em 8 triângulos.
Em cada um dos triângulos (scones), pressionar com o dedo, fazendo umas cavidades onde se colocam os pedaços de morangos assados.
Colocar os scones num tabuleiro com papel vegetal antiaderente e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até estarem cozidos.
Servir mornos com compotas e manteiga.

Bom Apetite!


 

 

57 comentários:

  1. Olá minha querida!
    A tua receita ficou lindíssima a julgar pelas fotos com certeza uma delicia...um beijinho e resto de uma boa semana:))

    ResponderEliminar
  2. Hummmmm Inês, só de olhar para os morangos dá para sentir na boca a sua textura ainda mais acentuada... Delicioso! ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Ginjinha minha querida,
    iniciar a primavera com estes scones lindos e tentadores bom demais!
    Aqui o Outono chegou com chuva e frio tbm, um tempinho gostoso p/ esquentar
    o forno e fazer muitos quitutes.
    Suas fotos como sempre perfeitas!

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ResponderEliminar
  4. Ai que mimosos! Adorei! Tenho que experimentar. :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Já tenho comido imensos morangos e com açúcar e vinagre balsâmico é como os moços aqui de casa gostam...
    Eu sou mais de morangos em pastelaria, como os teus scones....adorei!!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Ginja,
    Lindas fotos e decoração, pela apetitosa aparência foi um lanche perfeito.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  7. Ai ai ai... com esta me rendo! Não fosse eu a fanática de morangos assados! Vão bem em tudo. E já agora aqui deixo uma dica: Morangos assados + creme balsâmico = perdição pura ;)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. Olá Inês,

    a Primavera entrou num dia de sol mas rapidamente trouxe consigo a chuva, o vento e dias frios, aqui tem sido sempre assim.
    Um fim de semana cheio de coisas boas e de momentos que nos fazem feliz, já não vou às Caldas há muito tempo mas vontade não falta de lá voltar nestas férias.
    Adoro scones, gosto deles "toscos" nada de aspecto regular, gosto destes, e que bem que sabem ao lanche e em dias frios muito mais, ficaram deliciosos e com esses morangos devem ser bem gulosos, perfeitos Inês.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que saudades dos morangos, e eles ficam bem com tudo, o meu maior problema é conseguir guardar alguns para fazer outras coisas com eles, pois mal chegam são devorados ao natural mesmo :) adorei esta sugestão, que belo lanche ou pequeno almoço esses scones devem proporcionar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que belo passeio, quem me dera ter ido convosco, tinha sido muito divertido!
    E podia ter ficado para domingo, para petiscar esses lindos scones :)

    ResponderEliminar
  11. Um belo snack para o meu lanchinho.
    Ficaram lindos.
    bjinho

    ResponderEliminar
  12. Ideal para uma tarde de Domingo... sem dúvida :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá querida Ginja!
    É tão bom sentir a Primavera a chegar, não é?! Mesmo com este vento gelado que nos desvia as atenções, ela já cá anda, um pouco por todo o lado. Nas bancas da fruta, por exemplo, já vão aparecendo os morangos, ai gosto tanto, e os limoeiros começam a ficar carregados. E que melhor forma de celebrar esta chegado do que uns deliciosos e diferentes scones quentinhos em redor do sofá e boa companhia?! Não imagino melhor cenário. Adorei a tua sugestão. É diferente e tão bonita. Para mimar os nossos sem nenhum pretexto especial.
    E tenho a dizer que estás cada vez mais inspirada nas tuas fotografias. Adoro cá passar e namorar as imagens e os cenários.
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  14. Olá, nada como os moranguinhos da nossa própria horta não é Inês? Aqui também á um bocadinho de tudo e biologico.
    Vou fazer estes scones

    Beijinhos Sonia

    ResponderEliminar
  15. Uhmmmm, amiga, que sugestão tão apetitosa!! Se estivesse agora em casa, não resistia e seria o que iria fazer para o meu lanche... mas, como estou no trabalho, vou ter que me contentar com um mero iogurtinho de morangos!!! ;)))

    ResponderEliminar
  16. Apesar de querer também estar em modo primavera, hoje está aqui na ilha um nevoeiro cerrado. E estas brumas fazem-nos desejar por dias bonitos e receitas reconfortantes e frescas como esta. Excelente ideia a de adoçar os scones no topo.
    Muitos beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  17. Minha amori,
    Pois estou encantada com os teus scones com morangos assados. O nosso Bountiful é mesmo lindo não é? E cheio de coisas boas e estes scones, eram mesmo bons para um lanchinho entre nós as duas, com muita conversa fiada e tempo...
    Beijinhos minha linda,
    Lia.

    ResponderEliminar
  18. que lindos para um lanche semi-primaveril ;))

    ResponderEliminar
  19. Inês,
    este lanche eu devorava com o maior prazer.
    Adoro scones e de certeza que estes com os morangos assados (já aprendi :) ) estão deliciosos.
    Vou roubar um para o lanche :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  20. Querida Inês,

    por aqui, a primavera arrependeu-se. Hoje está um dia mesmo cinzento e chato. Já apetece começar a usar roupas de primavera, mas o tempo não deixa.
    Também já comprei morangos. Tenho-os usado em saladas e pretendo fazer compota muito em breve. Que lindos scones. Imagino o cheiro reconfortante enquanto coziam :)

    Um beijo,

    Ilídia

    ResponderEliminar
  21. É verdade, só o facto de ser primavera até torna os dias mais solarengos... E é outra coisa acordar com um solinho na janela :)
    Ao tempo que não faço scones! E são tããão bons! Esses parecem uma delícia... Que bom aspeto, mesmo!

    ResponderEliminar
  22. Que boa sugestão, ficaram perfeitos.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  23. Olá Inês! Que lindos estes scones, enchem os olhos!
    Semeei há dias morangos... vou esperar por eles.
    Bjos

    ResponderEliminar
  24. Que aspeto fantástico Inês, já estou a salivar :)
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar
  25. Olá Inês,
    Tão lindos os teus scones. E apesar dos morangos lembrarem a primavera, os scones ainda morninhos estão mais de acordo com estes dias frescos. O vento de hoje era gelado, não te pareceu? Não nos está a valer de muito estarmos coladas ao mar ;)
    Beijinho,
    Guida

    ResponderEliminar
  26. Simplesmente deliciosos!! Quero! :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  27. Boa noite, Inês!
    Primavera também me trás logo à memória os morangos, que adoro! E nestes scones devem ter ficado divinais, um lanchinho perfeito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Olá Inês: gosto tanto de scones e de morangos também, por isso, a junção destes dois só pode ser excelente!!! A aparência é ótima e apetece mesmo levá-los para um delicioso lanche.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  29. Olá Inês!
    Que scones deliciosos e tão primaveris que nos trazes. O aspecto está fantástico, mesmo. ;)
    E o bem que sabe passear pelas Caldas, adoro aquela cidade, vou lá muitas vezes, chego a ir de propósito ao mercado. Claro que depois existem todos aqueles lugares de visita obrigatória, dos quais não saímos de mãos a abanar, mas vale sempre a pena. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Já digo eu que os morangos trazem a Primavera! Mais nao seja pelas cores e pelo perfume que emanam!
    Ai Ginja tu nao sabes ha qto tempo eu nao tenho um domingo desses.... bem ja lhes perdi a conta e lanches assim haja vontade!!!
    E deixa-me que te diga que esses morangos assados, me deixam intrigadissima!!! Mas nao perdem pela demora!! Aqui a gulosa ainda punha mais uma coisinha nesses scones!!
    Adivinhas o que???
    beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  31. Morangos assados! Que idéia maravilhosa!!!!

    ResponderEliminar
  32. Muitas vezes só necessitamos de uma palavra de conforto, de ânimo,
    de alguém que dedique um pouco do seu tempo para nós.
    E são nessas muitas vezes que encontramos nossos amigos virtuais!
    Hoje venho te abraçar pelo dia do amigo virtual.
    Você é benção na minha vida.
    Quero estar em sintonia contigo
    por muitos anos .
    Como muito carinho deixei um mimo na postagem,
    simples mais de todo coração.
    beijos te agradeço pela nossa amizade.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  33. Que engraçado! Andei a magicar aqui uma receita com morangos assados (mas andava com alguma receio) e agora aparece assim uma receita que me diz que eu tenho mesmo que levar essa ideia avante!
    Ficam lindos os teus scones! E se têm morangos eu ia adorar comer um!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  34. que lindos scones!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. A tua descrição sobre os dias de sol me fazem sentir ansiosa pra chegada deste final de semana, que parece que também vai ser bonito por aqui. Também me sinto com as energias renovadas quando o tempo melhora. Esta semana comprei morangos pela primeira vez no ano e essa receita parece uma excelente opção! As fotos estão de dar água na boca!
    Beijos

    ResponderEliminar
  36. Adoro o sol, adoro o conforto do quente na pele, adoro passeios na Primavera. E Adoro scones!
    Um dia vou lanchar contigo ;-)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  37. Ginja querida, bom dia!
    Infelizmente, após dias lindos de sol, começou a chover e o frio retornou:-(
    Pelo menos tem-se uma grande satisfação com a chegada da primavera: os morangos!
    Nunca comi scones e adorei a tua receita!
    Te desejo um ótimo dia.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  38. Uma gulosa sugestão para o pequeno-almoço, bjs

    ResponderEliminar
  39. Adoro esses domingos e esses fins-de-semana.
    Só queria mais calor.
    devem ser muito saborosos esses scones.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Que maravilha de triângulos! Há muito que não faço scones, fiz uns parecidos em tempos mas com framboesas. Os próximos serão estes :)
    Beijo

    ResponderEliminar
  41. Que lindos scones, Inês! Ficaram com um aspecto fantástico, que delícia!
    Nunca utilizei morangos assados, mas gostei imenso da receita! Vou guardar para experimentar :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  42. Sábado nas caldas e a carteira mais leve! Mas é uma perdição :) Só mais uma peça! Qual ir às compras de roupa qual quê! É tão mais divertido comprar louças :)
    Domingo de séries, filmes e morangos é perfeito :)
    Scones e domingo são sinónimo e esses estão lindos lindos :)
    E se os morangos já são docinhos ainda melhor!
    Um grande beijinho querida

    ResponderEliminar
  43. Eu sou doida por scones!!! Vou experimentar estes, sem dúvida :)

    R de Rita

    ResponderEliminar
  44. Hmm, que fotos fabulosas!!! Também adoro scones e gostei imenso da tua receita!!!
    Obrigada! :)
    Beijinhos e bom fim de semana!** ;)

    ResponderEliminar
  45. Estão lindos Ginja Maria, podes trazer pra semana LOL Ai é que vai ser comer pra semana... Quando estou contigo só como pá!

    ResponderEliminar
  46. Que lindos! Adoro scones e esta versão deve ser deliciosa!
    Fotos lindas como sempre!
    Adoro passar por aqui.
    Beijinho

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  47. Ginja :) os scones estão mesmo a chamar por mim...adoro...!
    E o sumo tem uma cor linda, que belo contraste.
    Ainda hoje fui ao mercado comprar uns morangos bem vermelhinhos daqueles minis...da horta de pequenos produtores :) vou fazer compota para ter sempre ao pequeno-almoço, nunca falha!
    Bjinhooos

    ResponderEliminar
  48. Lindos e deliciosos!!! Adorei a receita!!! Tenha um lindo domingo beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  49. Eu fiz scones agora á tarde e tenho ali morangos...

    ResponderEliminar
  50. Sugestão top! Comia uns dois ou três, a ver se alegra o dia, que a falta de sol não ajuda! :)

    ResponderEliminar
  51. Inês,

    Ainda não tive oportunidade de fazer scones, mas já ando há um tempo a pensar nisso... agora ao ver estes teus, tão bonitos e pintalgados com os deliciosos moranguitos, fiquei ainda mais convicta que tenho mesmo de fazer ! :)
    Estão altamente apelativos os teus, uma receita simples mas que nos deixa com água na boca !
    Como sempre, as fotos estão lindas ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  52. Pena não ter estado lá para vos receber! Esse scones parecem perfeitos! beijinhos

    ResponderEliminar
  53. Inês, ficaram maravilhosos! Eu também adoro morangos assados em tudo, ou mesmo sozinhos, e calculo que desta forma também devem ficar uma delicia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar