Coroa Brioche de Chocolate e Laranja





Em Dezembro passado fui convidada pela Nacional a participar num workshop da marca, com o tema Bolos Tradicionais de Natal.
Rumei ao Porto, até aos Workshops Pop Up, e em boa companhia meti a mão na massa de bolo rei!
Uma das receitas que o chefe António Faria fez, e que mais me cativou, foi sem dúvida o bolo rei de chocolate e laranja, que estava delicioso. 
Foi inspirada nessa receita que fiz esta coroa de brioche na minha cozinha. Amassada na minha Kitchenaid, levedada ao pé do forno a lenha e cozida à hora do lanche. Imaginam o cheirinho que se espalhou pela casa? Foi difícil não a comer logo mal saiu do forno, tal era a vontade. 
Era um dia que pedia mesmo o conforto de um lanche feito no forno, um chá, uma manta e um filme. Aqueles domingos preguiçosos e doces.



 
Gosto mesmo da combinação de aromas chocolate e laranja. Aqui o cacau e as raspas de laranja ficaram mesmo bem na massa brioche. Depois sem querer abusar muito, foram recheados com nutella (uma camada fininha!). Um abuso de vez em quando não faz mal. Ajuda a animar dias menos solarengos. E barriguinhas gulosas da casa. Que merecem ser mimadas.




Coroa Brioche de Chocolate e Laranja

1/2 chávena de leite morno
1 colher (de chá) de fermento biológico seco
3 chávenas de farinha para usos culinários da Nacional
1 colher (sopa) de cacau em pó
raspa de 2 laranjas
pitada de sal
1/4 chávena de açúcar mascavado
1 ovo + 2 gemas
100 gr de manteiga amolecida
2 colheres (chá) de rum

nutella q.b. para rechear


Preparação

Numa taça colocar a farinha, o sal, o cacau, açúcar e raspa de laranja. Abrir um buraco no centro e colocar o leite morno (onde se dissolve o fermento),  o ovo e as gemas batidos, a manteiga amolecida e em pedacinhos, e o rum. Começar a envolver os ingredientes todos com uma colher de pau, ou colocar o gancho de amassar na batedeira e amassar durante uns 10 minutos. Se for à mão amassar durante um pouco mais de tempo. Poderá ser necessário juntar um pouco mais de farinha.
Colocar a massa num local quente e deixar levedar durante 2 horas ou até dobrar em volume.
Retirar a massa da taça, colocar sobre uma superfície enfarinhada e voltar a amassar para libertar o ar.
Poderá ser necessário adicionar um pouco mais de farinha nesta fase, para ajudar a estender.
Estender a massa num rectângulo grande, com a ajuda de um rolo da massa, até ficar com 0,5 cm de altura. Barrar a superfície com nutella, numa camada fina. Enrolar a massa num rolo, e cortar em 10 pedacinhos iguais. Virar os pedacinhos com a superfície de corte para cima e colocar em forma de coroa circular num tabuleiro com papel vegetal antiaderente.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer e dourar.

Bom Apetite!




 

66 comentários:

  1. Querida Ginja
    Sou apaixonada por pães doces, pois lembra a minha infância!
    Nunca fiz com chocolate e essa receita que também leva laranja deve ser de comer ajoelhada de tão boa!
    Isso sim é conforto:)
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  2. Adorei...A combinação chocolate/laranja é das melhores....
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Como eu gostava de um pedacinho dessa coroa para o meu domingo :) com um chá e um filme seria a tarde perfeita!

    ResponderEliminar
  4. O cheirinho chegou até aqui, Ginja! Que delícia! Adoro!
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  5. Até lhes senti o aroma amiga!!
    Chocolate e laranja é uma combinação dos céus e esta tua coroa brioche de rolls está fenomenal e super convidativa e sim, convida a um ch;a ente, uma manta e um filme bem calminho e em boa companhia.
    A tua mais recente melhor amiga Purple trabalha que é uma maravilha :))).
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Olá, nesta receita o que posso alterar para fazer os rolinhos de canela?

    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta receita, na massa omitiria o cacau, a raspa de laranja e o rum. Depois ao esticar a massa iria rechear com um pouco de manteiga derretida (pincelar toda a superfície), e polvilhar com bastante açúcar mascavado e canela (misturava os dois numa taça e depois polvilhava por toda a superfície). Em seguida, enrolava e cortava da mesma forma.
      Mas pode sempre procurar uma receita específica de cinnamon rolls.
      Esta da Patricia por exemplo:
      http://www.cocoebaunilha.com/2013/10/cinnamon-rolls.html

      Eliminar
  7. ohhh lindo!! este post é mesmo à Ginja :) pãozinho doce, forno aceso, partilha e gente em volta da mesa :) adorei e só queria agora um rolinho para mim, pode ser? beijo grande***

    ResponderEliminar
  8. Ficou linda e de chocolate agrada-me e muito
    bj

    ResponderEliminar
  9. Olá Inês,

    deixaste-me com uma vontade enorme de fazer um brioche, a tua descrição é tão tentadora que só por aí já abre o apetite.
    Consigo imaginar o cheiro dessa combinação, laranja com chocolate e os aromas a invadirem a cozinha e depois ainda atiças a gulodice com um creme de barrar que todos adoram, maravilhosa sugestão.
    Mais uma para experimentar Inês, as fotos sempre lindas e convidativas.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Acabei de almoçar mas acho que já comia qualquer coisa deliciosa como essa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. "Amassada na minha Kitchenaid, levedada ao pé do forno a lenha e cozida à hora do lanche". Aiiii que inveja!!! Uma Kitchenaid e um forno a lenha em casa e eu nunca mais saia à rua! Tem um aspecto delicioso!! Quem dera ter cá um desses rolinhos para provar agora ao lanche!

    ResponderEliminar
  12. Ginja minha querida,
    chocolate é super versátil e tudo que o contém fica tentador!
    Chocolate e laranja combinação perfeita, deu vontade de provar
    esses brioches lindos e irresistíveis!

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ResponderEliminar
  13. Nutella pra rechear.. pronto não tenho mais nada a dizer! AMO de paixão.. comia uma colher de sopa por dia e era uma mulher feliz e contente :) Ficou linda a tua coroa adoro a cor! beijos

    ResponderEliminar
  14. Chocolate e laranja é sempre uma combinação de sucesso, e esta receita ficou tão boa!
    Beijinhos
    Lena
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Que tentação!! Têm um ar irresistível...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  16. Oi Lia,
    A apresentação é muito tentadora, vendo os ingredientes imaginando o aroma e sabor que delicia.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  17. Maravilha chocolate laranja combinam muito bem!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Ginjinha minha doce filhota que linda coroa, cheia de sabor e perfume à laranja. Gosto muito dessa combinação de chocolate e laranja. E para completar a gostosura esse recheio de Nutella ficou de babar. Adorei a receita e levo comigo. Ficou linda a coroa, com certeza agradou a todos. Beijinhos minha amiga

    ResponderEliminar
  19. Hmmm, deve ser o delírio! Eu não sou fã do produto nutella mas adoro a combinação do chocolate com as avelãs, e do chocolate com laranja.

    ResponderEliminar
  20. Estou aqui a babar, Inês! Fiquei cheia de fome (daquela de comer gulodices!)... E só não vou para a cozinha porque estou exausta! Mas em breve este brioche vai sair da minha cozinha :)
    Tem um aspecto maravilhosa!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Olá Inês:que maravilha de coroa, com os sabores do chocolate e da laranja que "casam" tão bem!!! Excelente mesmo para os dias frios em que apetece uma coisinha doce e reconfortante. Que vontade me deu de ir fazer. A receita já está anotada.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  22. Como adoro brioches e afins...fiquei rendida :)
    Ainda mais com Nutella...uma perdição!
    Ficou lindíssima e as fotos também :)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  23. Qué bollito más rico, la combinación de chocolate y naranja es deliciosa!.
    La fotos preciosas como siempre!
    Un beso guapa!

    ResponderEliminar
  24. Olá doce Ginja!
    Mas que linda coroa esta que aqui nos vens mostrar!
    Adoro combinar chocolate e laranja em trufas, em mousses e em bolinhos doces... é mesmo um casamento celestial. Numa coroa nunca tinha pensado, mas adorei a tua receita e a tua experiência em mais uma sessão de aprendizes de cozinha, se bem que tu de aprendiz já tens muito pouco ;)
    Cá em casa, tenho sempre o dilema de a minha cara metade não gostar de chocolate (dá para acreditar!!), pelo que as receita com chocolate ou são poucas, ou então têm de vir sempre acompanhadas por uma outra para a metade da laranja que não pode ver cacau à frente. Coisas da vida, pois bem! A verdade é que a tua coroa me piscou o olho e já sei bem a quem a vou levar para o lanche :) As minhas "marias do chá", como eu carinhosamente lhes chamo, que nunca dizem que não a um docinho com chocolate!
    Até breve! Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Oh Ginja antes de comentar a tua coroa, hoje dou com o blog com as letras encavalitadas?? Isto nao é normal!! Será o meu pc? Ainda assim espreita!
    Ora então! Uma coroa para quem é uma rainha, pois claro!!
    A rainha dos momentos felizes!! Aiiii... nao sei se gosto mais desta coroa, que gosto e muito, se daquele pormenor do fogao de lenha!!!
    Ai amiga, um rolinho deste sentada ao pe dele, é um momento feliz!!
    Um beijinho
    Mena.

    ResponderEliminar
  26. Sempre com posts de nos deixar de boca aberta... Uma coroa linda, com sabores bem natalícios! Chocolate e laranja, adoro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Ginjinha um post nobre, com fotos majestosas e com uma coroa digna da realeza!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Oh, como adoro pães docinhos, adoro tanto fazê-los como saborear. E agora deixaste-me indecisa, eu andava com curiosidade de provar a tua rosca de nutella e Clementina e agora apresentas esta delícia que não sei qual hei-de "atacar" primeiro. Sugestões, por favor!

    ResponderEliminar
  29. Que delícia, querida Ginja!
    É impossível ficar indiferente às tuas palavras e às tuas receitas sempre tão bem apresentadas. És uma verdadeira inspiração, mesmo sem te conhecer sinto uma grande admiração pelo teu trabalho!
    Esta coroa deve ser deliciosa, pois adoro brioches e aliados ao chocolate e à laranja... hum nem há palavras.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Olá Ginja! Que linda coroa que nos trazes hoje! E o aspecto é tão tentador. Via-a no facebook e fiquei a salivar quando li "chocolate e laranja". Uma dupla que nunca falha, e em massa de brioche deve ficar tão bom. E tu usaste Nutella?! Oh my God! Isto deve ser MESMO bom!
    Beijinho. ;)

    ResponderEliminar
  31. Que lindos estes brioches! Também adoro a combinação laranja e chocolate, com uma camada de nutella imagino que belo pãozinho ficou! Por aqui os dias andam tão quentes (muito mais que o normal para o verão) que raramente me animo a ligar o forno, sinto falta do frio :)
    beijos!

    ResponderEliminar
  32. Posso levar uma... estão tão apetitosas :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Ando para fazer uns rolinhos desses há imenso tempo, ficaram tão bonitos os teus que me sinto inspirada, é este fim de semana que saem da minha cozinha uns parecidos ;) só não tenho é o forno a lenha, snif!! :( beijinhooo*

    ResponderEliminar
  34. Qué delicioso brioche, qué belleza. Tiene que ser delicioso!!!

    ResponderEliminar
  35. Olá,
    Só de ler a descrição do teu texto mesmo antes da receita já fiquei a babar e quase consigo sentir esse cheirinho saindo do forno de lenha...
    Quanto à receita, adorei também a combinação da laranja com o chocolate, é divinal. Um dia experimento.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  36. Olá Ginja

    Que perdição. Já comia... deve estar tão apetitosooooooo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Que bem me sabia agora um rolinho desses… forno a lenha e chuva, laranja e chocolate… perfeito.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  38. Olá, Inês!
    Também sou fã da combinação de chocolate e laranja, uma ligação irresistível! por isso imagino o sabor desta tua coroa que para além de linda ficou de fazer crescer água na boca!
    Bjs

    ResponderEliminar
  39. Minha querida :)
    Mal tenha oportunidade faço :)
    Adoro estes rolinhos, ficam um encanto numa coroa!
    E chocolate e laranja? Sou perdida por essa junção :) Adoro, adoro, adoro :) E não me canso em dizer que adoro mais uma vez!
    E com uma camada fininha de nutella ... hmmmm :) Que gulodice!
    Mas nestes fins de semana de chuva sabem bem miminhos destes!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  40. Tão bons! adoro este tipo de bolinhos, dão trabalho mas valem a pena :)
    Perfeitos
    bj
    sara

    ResponderEliminar
  41. Adoro a combinação de chocolate e laranja, ficaram perfeito e mesmo a pedir umas dentadinhas

    ResponderEliminar
  42. Gostava de ser rei, com uma coroa dessas!! :) Chocolate e laranja, combinação infalível!!!

    ResponderEliminar
  43. Olá Ginja,
    uma coroa linda e bem gulosa :) chocolate e laranja é um casamento que ninguém ousa separar :)
    Nutella??!! isto é mesmo uma tentação, imagino o sabor e o cheirinho, uma verdadeira tentação ao pecado da gula.
    Adorei.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  44. Eiii cheguei!!! Finalmente. Já tinha lido desde o dia em que publicaste mas os dias não estendem... possa não consigo. Adorei esta tua sugestão e olha que devem ser ainda mais saborosos que o bolo rei de chocolate. HUmmmm adorei mesmo!

    ResponderEliminar
  45. É a segunda vez que tento comentar, vamos lá ver se vai resultar :P
    Eu não costumar juntar laranja com chocolate, mas parece delicioso, deve ser uma combinação de sabores fantástica :)
    Esse tipo de dias é mesmo agradável e confortável, e assim um bolinho ou uns scones no forno são perfeitos para isso :)
    (ah, e como tem nutella já estou convencida :P)
    De aspeto é muito engraçado, faz-me lembrar o bolo rei de uma pastelaria que conheço.

    ResponderEliminar
  46. OLÁ INÊS
    Já te visitei outras vezes. Hummm que delicia de brioche. Se vc puder me faça uma vistinha. Um abraço
    Ana
    http://brisa-petala.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  47. Olá, Inês!
    Este brioche é uma tentação! Chocolate e laranja são uma dupla infalível! Que dizer do recheio?
    Deve ser mesmo bom...Imagino o cheirinho dessa coroa acabadinha de sair do forno!
    Linda!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  48. Que coroa brioche de chocolate deliciosa,....que tentação,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  49. Chocolate e laranja? Que combinação divinal!!
    Linda e muito saborosa de certeza
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  50. Ó Ginjinha... que maravilha é esta??? que boa que deve estar esta coroa (é mais que deve ter estado, porque imagino que já desapareceu.. :) )

    beijinhos

    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  51. Também gosto muito da combinação do chocolate com a laranja. A tua coroa está lindíssima. Se o sabor for igual ao aspecto está divinal :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  52. Ficou fantástica a coroa, deve ser uma delícia. Espero um dia encontrar-te num desses workshops do norte :)

    ResponderEliminar
  53. Olá Inês,

    Também adoro a conjugação do chocolate com a laranja, fazem de facto um par bem mediático e altamente delicioso ! :)
    A tua coroa está linda, perfeitinha como seria de esperar vindo de ti e com sabores ricos !
    Ainda colocaste Nutella... pois é... e a gulosa sou eu ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  54. Olá, tudo bem?
    Adorei seu blog, encontrei muita informação e coisas interessantes, parabéns.
    Acabei de colocar no ar o novo agregador do Portal Teia, é uma ótima ferramenta de apoio aos blogueiros, se interessar divulgação grátis é só nos fazer uma visita.
    Aguardo você lá, é fácil e grátis!
    Até mais

    ResponderEliminar
  55. Querida e doce amiga Ginja.
    Só podia ser uma coroa desta linda e gostosa feita por uma rainha da culinária. Só posso dizer uma coisa DELICIA! e ainda tem Nutella. Vou sonhar com ela até poder fazê-la.
    Beijinhos saudosos

    ResponderEliminar
  56. Oh ginga... e eu a ver isto a estas horas da noite e com folga só daqui a uma semana quase. Ninguém merece uma coisa destas! Ficaram fantásticos e essa cobinação só dá coisa boa ;)
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  57. Olá Ginjinha,
    maravilhosa a tua coroa e se a massa é tipo bolo rei, então só pode ser mesmo muito saborosa.
    Ficou linda com o formato que lhe deste, daqui até parece que lhe sinto o cheirinho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  58. Ginja ainda não me tinhas dito que já tinhas a amiga KitchenAid, acho que, mesmo sem a "aid" na "Kitchen" tu teris um resultado idêntico
    :)

    ResponderEliminar
  59. mesmo para quem, como eu, não aprecia muito o chocolate e muito menos a combinação chocolate-laranja, esta coroa tem um aspecto muito apetitoso, com o recheio a transbordar :)
    e que bom são os domingos preguiçosos!! :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  60. Eu adoro estes brioches!!! E dá para fazer uma variedade inacreditável!!
    Estão excelentes mesmo :)
    beijinhos kida

    ResponderEliminar
  61. Como é que eu tinha perdido isto?! Estava distraída! Que aspecto maravilhoso! Fiquei com água na boca! E também fiquei maravilhada com a parte da kitchenaid! Também quero!!! ;))

    Beijinhos,
    http://www.madamexicaras.com/

    ResponderEliminar
  62. Fiquei completamente deliciada, até parece que já sinto o cheiro pela casa! Esta vou fazer quanto antes ;)

    R de Rita

    ResponderEliminar