Lollipops de Parmesão





E as festas continuam. As mesas continuam cheias. De sabores e de pessoas queridas e amigas. É sempre bom ter uma mesa em celebração, e mesmo que eu não ligue à passagem de ano, acho que qualquer motivo é bom para reunir amigos à mesa. Para petiscar e dar gargalhadas.
E por falar em petiscos e amigos reunidos, não consegui resistir a esta receita da Lorraine. Queijo parmesão e sementes numa camadinha fina, estaladiça, perfeita para ter à mesa de ano novo e ir petiscando ao sabor de uma boa conversa. Lollipops salgados!




Este ano que passou foi bom, apesar de ter momentos menos bons. Foi um ano em que me fartei de trabalhar (eu sei, isso é bom sinal hoje em dia), e andei mesmo esgotada e com alguns problemas de saúde. A precisar de pequenas lufadas de ar fresco para continuar. O blog ajudou-me muito nesse aspecto, a fazer coisas novas, a conhecer pessoas novas, a consolidar amizades. Com ele aprendi muita coisa, e até enfrentei medos. Fui feliz em pequenos momentos, que guardo no meu coração. Fui feliz por ter ao meu lado pessoas boas e a família. O que nos dá força.

Vivi um dia de cada vez, saboreando o melhor que ele me dava. Apesar de nem sempre ter sido fácil, sei que chego ao fim do ano de coração cheio. Por saber que fiz o meu melhor, ajudei imensos animais, cozinhei coisas novas, viajei na medida do possível, li muitos livros, cometi algumas loucuras (mas das boas), e sigo para o novo ano com esse espírito. Continuar sempre, nunca desistir, tentar ser feliz.
Desejo a todos os leitores do Ananás e Hortelã um bom ano! Esperança. E aproveitem os bons momentos.




Lollipops de Parmesão
(receita de Baking Made Easy, de Lorraine Pascale)

80 gr de parmesão
1 colher (sopa) de sementes de papoila
1 colher (sopa) de sementes de sésamo (usei brancas e pretas)


Preparação

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Forrar com papel vegetal antiaderente um tabuleiro grande (ou dois).
Ralar o parmesão grosseiramente e numa taça misturá-lo com as sementes.
Colocar um aro redondo (6-9cm de diâmetro) em cima do papel vegetal e colocar dentro dele um pouco da mistura de queijo, de forma a preencher um círculo plano.
Retirar o aro e colocar um palito próprio (os de cake pops ou os de espetadas) sobre o queijo. A extremidade superior do palito deve ficar a meio do círculo. Cobrir essa parte do palito com mais um pouco da mistura do queijo, para que ele fique aderido a ele durante o tempo de forno.
Colocar novamente o aro afastado (pois o queijo ao derreter espalha um bocadinho) e repetir a operação até a mistura de queijo acabar.
Levar ao forno durante uns 5 minutos, ou até o queijo dourar.
Retirar do forno e aguardar 1-2 minutos até o queijo assentar e ficar com aspecto crocante.
Com cuidado remover cada um, com ajuda de uma espátula se necessário.
Servir e petiscar!

Bom Apetite!






Umas Bolachinhas de Natal





O que há de bom no natal. Os dias frios que pedem para ficarmos em casa. O aconchego das noites frias, enrolados em mantas e com os pés à lareira. As fogueiras que nos aquecem!
O estarmos todos juntos à mesa. Celebrar os momentos felizes. Uma mesa cheia, cheia de coisas boas, memórias e afectos. Sabermos que estamos juntos.
O cheiro a coisas boas. A especiarias. À canela do arroz doce, ainda morno. Os filhoses da minha avó. As tradições em forma de receitas e de histórias. Um toucinho do céu coberto de açúcar em pó, nevou sobre ele. Um assado no forno a lenha. Uma bebida quente, pela noite dentro, a aquecer a alma. 
As lembranças da infância, do natal de outros tempos, das corridas com os primos, dos bolinhos trincados, e espalhados pela casa. Dos chocolates. Das brincadeiras e do pai natal. Da família. Do que temos de melhor. E nos aconchega em sorrisos.
E das partilhas. Esta é a época de partilhar. Guardando assim mais pedaços de coisas boas nas memórias. 





E como não podia deixar de ser, aqui fica mais uma partilha de receita. Eu adoro fazer bolachas, bombons, coisas doces para partilhar. Miminhos em forma de um gesto de mãos dadas, de um abraço. 
Bolachinhas de natal, feitas com carinho, inspiradas nos polvorones e com açúcar de coco e farinha de coco, para oferecer e partilhar neste natal.
Sejam felizes e boas festas! São os desejos do Ananás e Hortelã, a todos os amigos e leitores.





Bolachinhas de Natal
(adptadas de Oh, Ladycakes)

1/4 chávena de óleo de coco, derretido
5 colheres de leite de coco, morno
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 chávena de açúcar de coco
1/2 chávena de farinha de espelta integral
6 colheres (sopa) de farinha de coco
1/3 chávena de amêndoa moída
pitada de sal 

açúcar em pó para salpicar


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal antiaderente.
Numa taça pequena juntar o óleo, leite e canela e misturar bem.
Numa taça maior colocar os restantes ingredientes, misturar bem e abrir um buraco no centro, onde se colocam os líquidos. Misturar com uma colher de pau, até ficar homogéneo.
Se a massa estiver muito seca, adicionar mais leite de coco, aos poucos (eu juntei mais um pouquinho).
Deixar a massa descansar por 15 minutos.
Numa superfície, salpicar um pouco de açúcar em pó, e esticar a massa com um rolo (poderá deixar mais espesso, ou menos conforme preferir).
Usar cortadores de feitio à escolha e cortar as bolachas, colocando no tabuleiro.
Levar ao forno até cozer (8-12 minutos). Salpicar com açúcar em pó depois de frias.

Bom Apetite!







Compota de Arandos Frescos (de Portobello Road)




Há posts que demoram a ser escritos. Por não saber exactamente o que escrever. Por haver tanto a dizer que não cabe nestas linhas. Por ser uma aventura. Por serem coisas que nos marcam para sempre. Por serem especiais. Este é um deles.
Uma simples compota, eu sei. Mas que no fundo não é só uma compota. É o reviver de dias felizes (happy days, como diria o Jamie Oliver).

Há momentos na vida que são para serem vividos e partilhados. E foi o que aconteceu há pouco tempo. Uma food trip a Londres, em boa companhia. A Maria João, a Naida e a Sandra foram as melhores companheiras desta aventura. Foi um realizar de sonhos, um conhecer Londres de uma perspectiva diferente, um mergulhar nas coisas que nos fazem bem. 




Adorei cada sítio por onde passámos. Posso destacar sem dúvida a Portobello Road. Começar a percorrer essa rua é um sem fim de coisas boas. De pequenos sítios que nos dizem tanto.
Ver as bancas do mercado, cheias de legumes e frutas frescas, o pão em pilhas, cogumelos lindos, imaginam a minha felicidade? Eu queria vir carregada com tudo! Curgetes amarelas, bróculos roxos, alcachofras de Jerusalém, cheróvias, lemongrass, spring onions, cenouras baby coloridas, coisas que só tinha visto em livros de culinária.

Os arandos frescos! Quando os vi agarrei-me a eles, e estes sim, vieram comigo na bagagem. Ácidos mas perfeitos para compotas de natal e mince pies da Nigella.
Eu sei, a Ginja vai a Londres e compra fruta? Sim, são estas pequenas coisas que me fascinam! Quem como eu é food geek percebe-me bem. Da Spice Shop que ficava ali vieram também coisas boas, especiarias e cheiros de encantar. E eu deixei-me encantar nesta rua. A aventura continuou por ela.







Percorrer esta rua é um despertar de sentidos. Ali há cores, há pessoas, há bancas cheias de coisas boas, há lojas que merecem visitas, há street food, há cheiros no ar. 
Há a banca da Popina! Com os petiscos, tartes e bolinhos dela. Que eu vi e já fiz do livro dela. E ali estavam, à espera de serem provados. Foi um sonho. Cada dentada.
A livraria Books for Cooks, outra perdição. Onde as estantes e os dedos tocam os livros, só de culinária. Eu perdia-me ali por horas. A Hummingbird Bakery, merece uma visita também se forem apaixonados por bolinhos e cupcakes.










A loja Daylesford foi uma agradável surpresa. Produtos orgânicos, biológicos, legumes, padaria, pastelaria, num espaço harmonioso, cheio de livros de culinária lindos e inspiradores, com uma loja de produtos para cozinha de perder a cabeça (e foi mesmo!), com zona de café e restaurante, super agradável.
O Ottolenghi merece uma visita, nem que seja para trazer um lollipop de framboesa. As saladas super convidativas e o espaço aconchegante pedem para ali ficar um pedacinho, a saborear o que se vê e come com os olhos.
As feirinhas de antiguidades, cheias de tralhas e peças interessantes espalham-se pelas ruas. O movimento aumenta pela manhã fora, e as ruas enchem-se de gente.
Ali bem perto fica o Whole Foods Market, que recomendo mesmo! Mais um sítio para perder a cabeça, cheio de pordutos de qualidade, tudo o que possam imaginar.




  



Comida e mais comida. Mas é mesmo isso. Uma food trip. Que vai ficar para sempre nas nossas memórias.
E claro, se é para comer, é melhor comer em grande estilo e realizar mais um sonho, ir aos restaurantes do Jamie Oliver. Confesso que me perdi de amores pelo Trattoria, e foi por um triz que não nos cruzamos com o Gennaro. Ali come-se primeiro com os olhos, saboreia-se cada garfada com prazer, a comida é maravilhosa, e na alma ficam as lembranças de cada prato.
Por isso não tenho fotos dos restaurantes, do que comi, porque quis saborear como gosto, guardando cada pedaço disso na minha mente. A comida servida em tábuas jamie style e made in Portugal, a melhor pizza que já comi com mozzarella fumado, cada sobremesa mais perfeita que a outra. O partilhar de cada prato entre as quatro. Foi a melhor maneira de o viver.

E claro, uns cursos de culinária no Recipease vêm mesmo a calhar numa food trip. Aconselho muito quem tem esta mesma paixão a ir lá, entrar um bocadinho no mundo do Jamie, e fazer uma lesson em grande estilo. A chef Antonia que nos recebeu tão bem, foi super prestável e acessível, adorei ter falado imenso tempo com ela sobre comida, sobre as paixões que nos movem, a fazer certas coisas, tão acertadas.
Bem sei, falta falar de Londres! Em si. Na cidade. Num mundo. Mas o que mais me moveu e adorei foram estes sítios, estes lugares, e o ter sido vivido ao lado das minhas meninas. Não poderia ter sido de outra forma. Obrigado a elas por me terem incentivado a ir, bem sabem como foi importante. E emocionante!
Podem ver mais sobre a nossa viagem na Marmita, no Clavel´s Cook e no Frango do Campo.


 


E depois de um post tão longo, ainda pode vir a receita? É uma compota simples, feita com os arandos frescos do mercado de Portobello Road. Fazia sentido entrarem no post de hoje, por todas as razões que já leram acima. Podem usá-lo para rechear pequenas tartes, tipo mince pies, very british e in season. Para já sirvo-a com torradas pela manhã, enquanto me lembro destes dias. Dias felizes.


Compota de Arandos Frescos
(inspirada no Nigella Christmas)

300 gr de arandos frescos
50 ml de vinho do Porto
150 gr de açúcar mascavado
1 pedaço (2cm) de gengibre fresco ralado
1 pau de canela
raspa e sumo de 1 clementina
1/4 colher (chá) de pasta de baunilha
2 colheres (sopa) de mel


Preparação

Num tacho colocar todos os ingredientes e levar ao lume, deixando a fruta macerar e os açúcares derreterem e tudo se envolver. Quando ferver, colocar em lume brando e mexer sempre até obter o ponto de compota (ponto de estrada), mais ou menos uns 20 minutos. Retirar o pau de canela.
Se preferir, pode passar com a varinha mágica para ficar mais homogéneo.
Servir fria, e guardar em frascos esterelizados no frio.

Bom Apetite!






Bundt de Chocolate e Alfarroba





Depois de uma semana cheia de sopas, legumes, pequenos-almoços saudáveis e saciantes, pensamos no bolinho de fim-de-semana. Pensamos no forno aceso, e nas fatias que se cortam sem fazer migalhas, à hora do lanche. Momentos felizes.
Adoro fazer bolinhos, isso já não é novidade. De preferência simples, muitas vezes com base no bolo de iogurte, que foi dos primeiros que aprendi a fazer em pequenina, com ajuda da minha mãe. 
É sempre tão bom reviver a infância numa fatia de bolo.




Depois começo a pensar no bolo que vou preparar. E acaba por vir o chocolate à baila (já mencionei como adoro chocolate?), e a alfarroba (outra paixão). E partindo de um bolo simples de iogurte, nasce um bolo novo, que passou já a ser um dos meus favoritos. Simples, sem coberturas e cremes, sem muita gordura, super fofo. Com o toque do mel e da alfarroba. E claro, do chocolate.
Um bolo nada pesado, para fazer este domingo e animar o lanche das vossas casas.
E este vai com um abraço, à festa da Mena e da Lia, que adoram bundts. Para adoçar-vos a boca meninas!




Bundt de Chocolate e Alfarroba

125 gr de chocolate 70% cacau
1/2 chávena de água 
2 colheres (sopa) de mel
3 ovos biológicos
3/4 chávena de açúcar mascavado
125 gr de iogurte natural
1/4 chávena de óleo vegetal
1 e 1/2 chávena de farinha
3 colheres (sopa) de alfarroba
1 colher (chá) de fermento
açúcar em pó (opcional)


Preparação

Untar uma forma bundt com manteiga e polvilhar com farinha. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Num tacho colocar o chocolate em pedacinhos, a água e o mel e levar a lume brando até derreter e ficar homogéneo.
Numa taça bater muito bem os ovos com o açúcar até ficar uma mistura volumosa. Adicionar o iogurte e óleo e mexer bem. Juntar a mistura do chocolate à massa, mexendo sempre.
Aos poucos adicionar as farinhas e fermento, e bater muito bem a massa até ficar homogénea.
Colocar na forma preparada e levar ao forno até cozer (teste do palito).
Desenformar e servir polvilhado com açúcar em pó, se desejar.

Bom Apetite!



 



Porridge de Quinoa e Romã





Uma das coisas que mais me orgulho é da educação que os meus pais me deram. Foi ela que moldou e me fez parte da pessoa que sou hoje. Sei que me transmitiram bons valores. Sei que fizeram o melhor por mim.
E uma das vertentes foi sem dúvida a educação alimentar. Comer alimentos de qualidade e saudáveis. Produtos da horta e de produtores locais. Conhecer o padeiro, o peixeiro, o talhante. Saber de onde vêm as coisas. Comer bem, não é difícil, nem é caro. Temos é de saber aproveitar a sazonalidade e sim, o facto de ter uma horta ajuda imenso. E vizinhos que partilham connosco o que vem da terra.
Comer uma sopa de legumes antes da refeição principal, comer fruta, abusar nos legumes, desde sempre que me foi transmitido, e nunca me queixei de comer os verdinhos! Sempre fui de "boa boca".
Os doces ficam guardados para fins de semana e dias de festa. E optamos pelos caseiros. E acreditam que só na altura da faculdade provei nutella? (é verdade!) Não posso dizer que não sou gulosa, há dias em que me apetece chocolate e como! E se me apetece um doce como. Nada de fundamentalismos.
E nunca sair de casa sem tomar um bom pequeno-almoço é outra regra de ouro. Começar bem o dia cheia de energia. Costumo sempre tomar em casa, não se perde assim tanto tempo e come-se melhor que em qualquer pastelaria ou padaria. Já para não falar que é bem mais económico.
Nos dias frios, nada como umas papas quentinhas com mel e fruta para me aquecerem a manhã, e fazem-se em poucos minutos. Adoro pequenos-almoços assim.






Porridge de Quinoa e Romã
(adaptado do livro"Honestly Healthy")

1 chávena de flocos de quinoa
25 gr de bagas goji
pitada de canela em pó
1 chávena de leite de aveia (ou outro)
1 chávena de água
1/3 chávena de bagos de romã
mel q.b.


Preparação

Num tacho colocar os flocos, as bagas goji, a canela, o leite e a água, e levar ao lume médio, mexendo sempre até os líquidos serem absorvidos e ficar com aspecto de papa (uns 5 minutos).
Fora do lume servir em duas taças, misturando os bagos de romã e mel a gosto.

Bom Apetite!








Trufas de Tâmaras e Cacau





No passado domingo 24 de Novembro decorreu mais um Cozinha de Blogs, a edição de Inverno, em Matosinhos. O dia estava frio e as comidas de aconchego que foram elaboradas nos showcookings foram aquecendo as vistas e os paladares de todos.
Não tenho muitas fotos para partilhar convosco, mas não quis deixar de falar sobre o evento que a mim me diz tanto. Por ser um evento solidário, todos os lucros reverteram a favor da "Sem Abrigo, uma Questão Social", e por ser em tão boa companhia. Espalharam-se sorrisos que nos encheram o coração.

Reunimos desta vez muitos bloggers que tanto admiro, foi para mim uma honra estar ao lado destas pessoas. Obrigado a todos: Peace of Cake, Clavel´s Cook, Delícias da Pipas, Frango do Campo, Le Passe Vite, Chilli com Todos, Be Nice Make a Cake, Hoje para Jantar Temos, Lume Brando, Coentros e Rabanetes, No Mundo de Luisa, Alquimia dos Tachos, Petiscos e Miminhos e LabKitchen. Obrigado pelo entusiasmo, pela alegria, pelo companheirismo.

Um obrigado especial à Luisa que é uma força da natureza. E aos nossos parceiros que apoiaram a causa. E obrigado a todos que estiveram presentes. Vejam um pouco deste dia no vídeo lindo feito pela Naida.
Partilho convosco uma das receitas do meu showcooking "Delícias de Chocolate", uma trufas de tâmaras e cacau, saudáveis e maravilhosas. E deixo um abraço especial à minha convidada e amiga Ana
Agora é só moldar as trufas e comer!





Trufas de Tâmaras e Cacau
(inspiradas no livro "the Green Kitchen")

40 tâmaras descaroçadas
4 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de coco ralado
2-3 colheres (sopa) de agave (ou mel)

coco e cacau q.b. para enrolar


Preparação

Num processador de alimentos colocar as tâmaras e pulsar, até ficarem bem trituradas e com um ar esmagado e pegajoso, de cor caramelo.
Adicionar os restantes ingredientes e pulsar novamente até ficar o mais homogéneo possível.
Colocar a mistura no frigorífico por 15 minutos.
Com as mãos molhadas formar bolinhas do tamanho desejado.
Enrolar em cacau ou coco ralado e levar ao frio mais 15 minutos antes de servir.

Bom Apetite!