Chamuças em Crepes de Arroz





Sabe bem viajar num prato de comida. Sabores exóticos que se confundem com outras paragens e nos levam a sítios distantes, ao alcance do palato.
Pegar em pequenos tesouros, como especiarias, folhas de crepes de arroz, são sempre momentos especiais, de descoberta. Mais ainda quando nos chegam por mãos amigas, da querida Marmita.
Enquanto não vou mais perto destes sabores numa viagem a sério, ou numa passagem pelo Martim Moniz na sua companhia, vou brincando com os novos ingredientes, que me deixam sempre entusiasmada.
Obrigado Marmita! Pela caixinha cheia de cheiros e sabores. Pela amizade e pelas conversas sempre animadas. Agora, vamos lá provar estas chamuças, bem diferentes das habituais, mas deliciosas. Com cheiro a petisco e viagens.







Chamuças em Crepes de Arroz
(adaptada do blog My New Roots)

8 folhas de crepes de arroz
azeite q.b.
sal q.b.
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher (chá) de caril da marmita
1 cenoura média
3/4 chávena de ervilhas frescas
3/4 chávena de grão cozido
1 chávena de espinafres frescos
1/2 colher (chá) de gengibre seco ralado
2 colheres (sopa) de pistachios tostados
1 colher (sopa) de coco tostado

Dip de Manga:
1/2 manga sem casca
sal q.b.
fio de azeite
raspa de 1/2 lima
sumo de lima q.b.
1 pitada de coentros em pó
6 folhas de hortelã
1/4 chávena de coentros frescos


Preparação

Para o dip de manga, colocar a manga em pedacinhos, com a raspa de lima, algumas gotas de sumo, os coentros e a hortelã picados, um fio de azeite, e triturar com a varinha mágica. Temperar com sal a gosto e mexer. Reservar no frio até servir.
Preparar o recheio das chamuças, colocando numa frigideira um fio de azeite, a cebola picada e o caril. Cozinhar até a cebola amolecer, e depois adicionar o alho picado e o gengibre seco.
Juntar a cenoura em cubinhos pequenos (do tamanho das ervilhas) e deixar cozinhar uns 5 minutos. Adicionar depois as ervilhas e o grão e deixar cozinhar mais um pouco. Temperar com sal a gosto.
Por fim, adicionar os espinafres, os pistachios picados e o coco, envolvendo bem e desligando o lume.
Numa taça colocar água e mergulhar as folhas de crepe de arroz uma a uma, até ficarem maleáveis (é importante não deixar demasiado tempo na água, se não ficam mais quebradiças).
No centro do crepe colocar uma boa quantidade de recheio e em seguida dobrar a folha com muito cuidado, de maneira a obter um formato triangular. Repetir os passos com os restantes crepes.
Colocar as chamuças num tabuleiro untado com azeite e pincelar os seus topos com azeite.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC e deixar cozinhar por uns 15 minutos, ou até tostarem ligeiramente na superfície. Servir quente com o dip de manga.

Bom Apetite!



 
 
 
 


Gelado de Manga e Maracujá





O verão traz consigo outras vontades. Vontade de pegar na bicicleta e ir passear ao fim do dia. Vontade de ir para a praia e nadar no mar. Vontade de partir em viagem sem destino, ao sabor do nosso Portugal, e da sua riqueza em paisagens e lugares que me enchem o coração. Vontade de descansar à beira de uma piscina, com o sol a acompanhar. De sentir o calor nos braços e usar chinelos.

Apetecem momentos vividos ao sabor da estação. Ver amigos que estão longe. Estar numa esplanada à beira-mar. Conviver e petiscar. Estar lá fora até mais tarde. Acender a fogueira e grelhar um peixe fresco. Colher curgetes na horta. Perfumar os pratos com ervas aromáticas. Aproveitar as frutas da época, e as suas cores.

O verão são cores e cheiros, são dias para sorrir. E enquanto não há férias nem tempo para o que apetece, vou fazendo gelados e saboreando o verão na frescura de uma taça!







Gelado de Manga e Maracujá

2 mangas maduras
100 ml polpa de maracujá (usei da congelada)
300 ml de iogurte natural
150 ml natas frescas
75 ml de agave
(pistachios picados q.b. para servir)


Preparação

Num liquidificador ou com a varinha mágica triturar a manga (descascada e a polpa em pedaços) com a polpa de maracujá, o agave e o iogurte.
Bater as natas até ficarem volumosas sem ser necessário estarem em ponto de chantilly.
Juntar à mistura da fruta e envolver bem.
Colocar na máquina de fazer gelados e seguir as instruções do fabricante. 
Depois de preparado, colocar o gelado num recipiente próprio e levar ao congelador.
Retirar do frio uns 15-20 minutos antes de servir. Poderá ser servido com pistachios picados.

Nota: o agave pode ser substituído por mel ou maple syrup e pode ser colocado a gosto, consoante a doçura da fruta. Apesar de ter ficado bastante cremoso depois de passar na máquina de gelados, ficou bastante duro depois do congelador. Daí ser necessário retirar com algum tempo antes de servir. É um gelado de sabor bem fresco. Delicioso em dias bem quentes.

Bom Apetite!






Quadrados Fofos de Coco e Limão





Adoro fazer bolos e bolinhos, vocês bem sabem. Domingo que é domingo, pede um destes bolos, bem simples como eu mais gosto. Para além de simples, com sabores que eu adoro, o coco e o limão que se juntam para dar uns belos quadradinhos. Que se comem ao sabor dos dias sem pressas.
Enquanto o fim-de-semana não chega, deixo já a sugestão desta receita. Perfeitos para partilhar num lanche de amigos, ou levar para a praia! E criar doces momentos.


Quadrados Fofos de Coco e Limão

175 gr de açúcar
4 ovos
125 gr de iogurte natural
raspa de 2 limões
sumo de 1 limão
75 gr de manteiga derretida e fria
50 gr de coco ralado
225 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento


Preparação

Untar um tabuleiro pequeno com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça juntar o açúcar e a raspa do limão, esfregando bem com as pontas dos dedos, até se libertarem os óleos da raspa e ficar com uma aparência de areia molhada. Adicionar os ovos e com a batedeira, bater muito bem até a mistura ficar volumosa e esbranquiçada.
Juntar o iogurte, a manteiga e o sumo de limão e mexer bem. Por fim, adicionar a farinha, fermento e coco e envolver bem na massa.
Levar ao forno até cozer (teste do palito). Desenformar e depois de arrefecer ligeiramente, cortar em quadrados. Polvilhar com açúcar em pó se desejar.

Bom Apetite!







Tabbouleh Rosa com Cherrys





Os dias de calor pedem saladas, comidas mais leves. Com os produtos da época, ao sabor do que a horta nos dá e dos mercados locais. Comida descansada em dias corridos.
Fazemos refeições preguiçosas e frescas, que nos saciam e deixam os olhos felizes.
Cores lindas à mesa, é o que eu gosto de ver num prato de verão. O rosa, o verde, o vermelho ficam aqui tão bem dentro desta taça. 
Os tomates cherrys da horta estão prontos a comer, e são deliciosos. Apanhei muitos este ano! E até parecem doces. Junta-se a beterraba à festa e surge um tabbouleh de cuscuz cor-de-rosa!
Para saborear num dia sem carne. Happy Meatless Monday!







Tabbouleh Rosa com Cherrys
(adaptado do livro La Tartine Gourmande, de Béatrice Peltre)

2 colheres (sopa) de pinhões
1 chávena de cuscuz
1 chávena de água quente
sal q.b. 
2 beterrabas pequenas cozidas
1 chávena de tomates cherry
1/4 cebola roxa picada
1 queijo fresco pequeno

para o vinagrete:
6 colheres (sopa) de azeite
sumo de 1 limão
sal q.b.
2 colheres (sopa) de salsa
1 colher (sopa) de coentros
1 colher (sopa) de cebolinho
1 colher (sopa) de hortelã


Preparação

Numa frigideira tostar os pinhões até fragantes (uns 2 minutos). Deixar arrefecer e reservar.
Preparar o cuscuz juntando a mesma quantidade de água quente e sal a gosto, tapar e repousar por 5 minutos, até a água ser toda absorvida. Separar com um garfo. E colocar numa taça.
Cortar as beterrabas em cubinhos e juntar ao cuscuz, envolvendo bem até este se pintar de rosa.
Adicionar os tomates inteiros ou cortados ao meio, a cebola e o queijo fresco em pedaços.
Preparar o vinagrete, juntando os ingredientes todos (ervas picadinhas) e mexer bem até emulsificar.
Temperar a salada com o vinagrete e servir com os pinhões e ervas frescas a gosto.

Bom Apetite!


 


 

Gelado de Doce de Leite com Nutella





Os dias andam quentes, abafados. Um calor que nos amolece e derrete. E os dias andam cheios. Cheios de trabalho. E sem folgas. Chego a casa tarde, e sem vontade de fazer nada. Nem de cozinhar. Só me apetecem banhos de água fria e refrescos e gelados!
Uma luta, vencer este calor. Uma luta, certos casos clínicos que me aparecem. Um desespero quando não há nada a fazer. Sinto-me impotente em certas situações. Sei que não posso fazer mais nada, mas não consigo ser fria e distante o suficiente para não sofrer com o sofrimento alheio e o sofrimento animal. Há dias que custam, que doem. É mesmo assim. Gostava de poder chegar a casa e retirar esse pedaço de mim e colocar numa estante, arrumado, até ao dia seguinte. Mas não consigo.
Preciso mesmo de adoçar os meus dias. A vida. Mesmo que seja com um gelado, fresco e doce. Mas até o gelado dá luta a fotografar. Num dia de calor, que o faz derreter depressa. Num instante sem tempo, mas bem doce.






Gelado de Doce de Leite com Nutella

400 gr de doce de leite
300 ml de iogurte grego natural
200 ml natas frescas
2-3 colheres (sopa) de nutella


Preparação

Numa taça juntar o doce de leite com o iogurte e misturar bem. Adicionar as natas ligeiramente batidas e volumosas e envolver na mistura.
Colocar o preparado na máquina de fazer gelados e seguir as instruções do fabricante.
Depois colocar o gelado num recipiente que possa ir ao congelador e espalhar por cima a nutella em fios. Com uma faca, fazer um ligeiro efeito swirl. Tapar e levar ao congelador até solidificar.

Bom Apetite!






Umas Trufas com o sabor do Café





O café motiva ao encontro, à conversa. A ficarmos juntos à mesa, em volta de chávenas aromáticas e estimulantes. Em irmos até uma esplanada, com amigos, tomar um cafézinho e dar dois dedos de conversa.
Um hábito, uma rotina, um gosto que muitos não prescindem. 
O café junta as pessoas, junta as conversas e promove bons momentos.




A Delta lançou recentemente novas embalagens, a sua Gama Origens, nas variedades Brasil, Timor, Angola, Colômbia, os cafés mais afamados do mundo. De sabores exóticos e ricos aromas, transmitem uma sensação de conforto a cada chávena. Para além disso as embalagens são práticas, com abertura fácil e fecho zip, permitindo conservar da melhor forma o produto. E são versáteis, podendo ser utilizado tanto em máquinas expresso como de saco. 
Deixei-me inspirar pelo lote "Timor" com um aroma rico e um sabor subtil com traços doces de chocolate, e preparei umas trufas, de chocolate e café, para saborear ao ritmo de uma chávena de café e boa conversa.






Trufas de Chocolate e Café

200 gr de chocolate preto 70% cacau
100 ml leite
2 colheres (chá) café "Timor Origens"
cacau em pó q.b. para enrolar


Preparação

Partir o chocolate em pedacinhos e derreter em banho-maria juntamente com o leite e o café, mexendo bem até a mistura estar homogénea, brilhante e cremosa.
Colocar a mistura num tabuleiro pequeno, de modo a que fique bem espalhado e solidifique mais rápido. Tapar com película aderente e levar ao frio por uma hora, de modo a permitir moldar as trufas.
Com uma colher pequena retirar um pouco da mistura e moldar as trufas com as mãos. Colocar no frio por uns 15 minutos. Passar por cacau em pó e servir de imediato.
Conservar no frio, dentro de um recipiente fechado.
Nota: não usei as tradicionais natas na preparação destas trufas, usei antes leite e ficaram com uma consistência muito boa e suave.

Bom Apetite!








Fritatta no forno com Flores de Curgete





Adoro curgetes! E costumamos sempre plantar na nossa horta. Não precisam de muita dedicação e dão-nos tanto em retorno. Por esta altura do Verão é vê-las a crescer a enorme velocidade. São mesmo muitas. 
Alegram os pratos, as saladas, as sopas e até os bolos. Quem ainda não provou bolos ou muffins com curgete ralada na massa? Ficam super húmidos e fofos, substituindo grande parte da gordura que se usa. Deliciosos. Quem nunca provou, procure aqui no blog que há receitas com elas e toca a experimentar.

Uma coisa que sempre tive curiosidade de provar, as flores de curgete. Todos os anos vejo por aí receitas feitas com elas. Mas cá em casa sempre tivemos pena de as colher.
Este ano finalmente consegui e aventurei-me! Nem queriam acreditar cá em casa, quando eu disse que íamos comer flores! De curgete! Por entre caras feias e desconfiadas, rumei à receita e este foi o resultado.
Uma fritatta feita no forno, de cara linda, e que agradou mesmo muito a todos. Flores à mesa!





Fritatta no Forno com Flores de Curgete

6 ovos biológicos
5 colheres (sopa) de leite
sal q.b.
cebolinho fresco picado q.b.
125 gr de requeijão
1 curgete média
6 flores de curgete
3 curgete mini com flor
azeite q.b. para untar


Preparação

Forrar uma forma redonda com papel vegetal (fundo e laterais, de forma a conseguir puxar a fritatta) e untar ligeiramente com azeite. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Numa taça bater muito bem os ovos, com o leite e o sal. Adicionar o cebolinho picado a gosto e metade do requeijão aos pedacinhos. Mexer bem.
Cortar a curgete em rodelas, e as rodelas em quartos. Juntar aos ovos.
Lavar as flores e limpar, cortando os estames.
Colocar a mistura dos ovos na forma, espalhar as flores e as mini curgetes com flor na massa de ovos e salpicar com o restante requeijão esfarelado.
Levar ao forno até cozer (uns 25-30 minutos, dependendo da forma usada e do forno).

Bom Apetite!