Bolo de Cereja e Amêndoa





Chegaram as cerejas. E eu não lhes consigo resistir. Adoro! Começo a comer uma, e depois outra e mais umas quantas. Uma atrás da outra. Como as conversas. 
Prefiro comer ao natural, aliás é raro sobrar alguma quando chega uma cestinha delas cá a casa. Mas como gosto de experimentar novas receitas e um bolinho ao domingo sabe sempre tão bem, guardei estas para um bolo de cereja e amêndoa.
Bem sei que está calor e não apetece ligar o forno, mas cá em casa os domingos têm sempre um sorriso maroto de criança à espera de uma fatia de bolo. E que bem que sabe, mesmo com a cozinha quente, retirá-lo do forno e admirar as cerejas na massa, que lindas.
Aqui fica a sugestão para um domingo de menos calor, ou para quando apetece um bolinho à hora do lanche.





Bolo de Cereja e Amêndoa
(inspirado no livro "A Volta ao Mundo em 80 Pratos" de David Loftus)

150 gr de açúcar amarelo
3 ovos
120 ml de iogurte natural
3 colheres (sopa) de óleo de coco
150 gr de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
100 gr de amêndoa moída
450 gr de cerejas descaroçadas
açúcar para polvilhar q.b.


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e forrar com papel vegetal, o fundo e laterais de uma forma redonda, de forma a poder puxar o bolo sem ter de o virar.
Numa taça colocar o açúcar, os ovos, o iogurte e o óleo de coco derretido, mexendo bem com a batedeira.
Adicionar a farinha com o fermento e a amêndoa moída, envolvendo bem na massa. Bater bem até ficar macio.
Colocar a massa na forma untada e dispor as cerejas por cima, numa única camada.
Polvilhar com açúcar a gosto (usei uma colher de sopa) e levar ao forno até cozer (uns 45 minutos ou teste do palito).
Desenformar puxando o papel e deixar arrefecer completamente antes de servir.
Nota: no meu caso algumas cerejas afundaram para o meio da massa dando um efeito giro e mais húmido à mesma.

Bom Apetite!







Pudim de Chia e Baunilha com Framboesas






Os dias estão mais quentes. O sol tem brilhado. Parece que chegou o Verão! Cheio de vontade de ficar, de nos aquecer e levar para a rua, para a praia, para os passeios e caminhadas.
Sabe tão bem tirar as meias e calçar as sandálias. Vestir uns calções e manga curta. Estava com saudades!
E como os dias pedem passeios e menos tempo para comidas elaboradas, há que ser mais práticos, fazer refeições leves e coloridas, beber sumos de fruta e batidos frescos, e sobremesas que se preparam num abrir e fechar de olhos!
É o caso deste pudim que se prepara num instante. Só temos de o preparar com antecedência.
Adoçado com maple syrup e perfumado com pasta de baunilha, dois produtos que me foram oferecidos pela minha querida Lia, que sempre me surpreende pelo correio. Obrigado!!
As sementes de chia ganham vida e as framboesas douradas do quintal dão uma frescura à tacinha, que se devora num instante. Porque é tempo de ir lá para fora e aproveitar os dias!

Com esta receita participo no passatempo que está a decorrer no blog Cozinhar sem Lactose.






Pudim de Chia e Baunilha com Framboesas Douradas
(inspirado no blog Pastry Affair)

3/4 chávena de leite de coco
1 chávena de leite de amêndoa
1/4 chávena de sementes de chia
1 colher (chá) de pasta de baunilha
2 colheres (sopa) de maple syrup
framboesas douradas para servir


Preparação

Numa taça misturar bem todos os ingredientes e refrigerar. Durante a meia hora que se segue, mexer de 10 em 10 minutos, à medida que vai ganhando consistência. Colocar em tacinhas individuais se preferir.
Cobrir com película aderente e manter no frio por 2 a 3 horas antes de servir, ou mesmo toda a noite.
Ao fim de 2 horas o pudim vai estar ainda cremoso e esperando toda a noite, a sua consistência fica mais firme. 
Servir o pudim quando estiver com a consistência desejada, com muitas framboesas frescas a acompanhar.

Bom Apetite!






Pão de Cenoura, Kefir e Sementes





Os dias de frio e chuva, tristonhos e cinzentos têm vindo a arrastar o desejo primaveril de bom tempo. A Primavera acaba sem ter sentido tanto dela. O que nos vale são as flores, a fruta e os legumes. Os pássaros que a cantam. Os dias mais longos em luz. 
O tempo nem sempre é o que nós queremos. Do tempo tanto se diz, e tanto se sente. Sente-se uma brisa nos braços que já queriam mangas curtas e voltaram aos casacos. Sente-se saudades de dias de calor e de passeios. De chinelar as ruas e a praia. De comidas que despertam o verão dos dias.
Esta semana tão fresca e com chuva, despertou o desejo de fazer pão, de ligar o forno e sentir o seu aroma a envolver-nos em aconchego. Sabe tão bem. Pareciam dias de Outono. De pão quente com manteiga.
Hoje o sol já brilha, vamos atrás dele! Comer uma fatia de pão lá fora sabe bem melhor.




Pão de Cenoura, Kefir e Sementes

200 ml água morna
150 ml kefir (ou iogurte natural)
1 colher (sopa) de agave ou mel
1 colher (chá) de sal
1 cenoura média ralada
150 gr farinha de cevada
200 gr de farinha de espelta
200 gr de farinha trigo ou espelta integral
1 pacote de fermento biológico seco (7gr)
125 gr de sementes e grãos (quinoa, amaranto, linhaça, sésamo, papoila, trigo sarraceno)
sementes papoila para decorar


Preparação

Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina do pão, segundo as instruções do fabricante, e deixar correr o ciclo de amassar e levedar. Retirar a massa da cuba e amassar um pouco, numa superfície enfarinhada.
Colocar a massa numa forma de bolo inglês ligeiramente untada, pincelar com água e polvilhar com sementes de papoila. Tapar com um pano e deixar levedar mais meia hora.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, até cozer.
NOTA: as pintas brancas no miolo do pão são os grãos de trigo sarraceno.

Bom Apetite!






Umas Curgetes lindas e um convite para jantar





Digam lá se estas curgetes não são a coisa mais linda? Adoro, pequeninas e redondinhas! Super amorosas. Foram-me oferecidas há uns dias para preparar um petisco para o blog, enquanto as que plantei estão a crescer a olhos vistos na horta. Ontem de manhã colhemos três curgetes enormes. Nunca vi nada assim. Não sei se foi da chuva em abundância. Sei que a sopa e as massas esta semana vão andar ao sabor das curgetes. Adoro! E grelhadas, com tomilho e um fio de azeite, tão simples e tão bom. E não esquecer um bolinho, com a polpa da curgete ralada, húmido e fofo. Não pode faltar, na época delas.
Uma forma deliciosa de as comer é recheadas e gratinadas no forno. Foi o que quis fazer com estas. Peguei nelas com carinho, preparei-as e convidei para jantar duas pessoas tão especiais na minha vida. E jantamos juntas como tantas vezes fazemos.




Convidei para jantar as mulheres da minha vida. A minha mãe e a minha avó. As minhas duas mães, sempre.
São elas que me acarinham desde bebé, num colo sem igual. Que me mimam e me aconchegam quando preciso. Que me ensinaram e continuam a ensinar tanto. Que me trouxeram o amor pela horta e pela natureza e animais. Que me trouxeram o amor por cozinhar. Que fizeram de mim quem sou. Que me dão conselhos e me apoiam. Um amor incondicional, família é amor.
E tantas vezes são elas que me preparam o jantar, quando chego tarde do trabalho, quando ando mais cansada e sem folgas. Desta vez fui eu que as mimei, pois merecem tudo! Sempre!
Preparei esta deliciosa e leve refeição, com direito a um bolinho simples para sobremesa (as minhas mães adoram os meus bolinhos!), e foi partilhada, em cumplicidade, ao sabor das coisas boas.

Assim participo em mais uma edição do Convidei para Jantar, desta vez no blog Pão de Cereais, com o tema "Convidei para Jantar outra geração da família".





Curgetes Recheadas com Bulgur, Grão e Cogumelos

6 curgetes redondas 
1/2 chávena de bulgur
1 chávena de água
sal q.b.
azeite q.b.
1/2 cebola
1 dente de alho
2 chávenas de cogumelos frescos
tomilho fresco q.b.
1 chávena de grão cozido
parmesão ralado q.b.


Preparação

Num tacho colocar a água, um pouco de sal e o bulgur, e cozinhar, deixando ferver durante 10 a 15 minutos, bem tapado. Apagar o lume e manter tapado por 10 minutos a repousar.
Numa frigideira colocar um fio de azeite, a cebola picada e o alho picado, deixando cozinhar até a cebola ficar translúcida. Adicionar os cogumelos em pedaços ou fatiados e salpicar com tomilho fresco picado (só as folhinhas). Deixar saltear os cogumelos até evaporar a maioria do líquido que se forma. Adicionar o grão e o bulgur e envolver tudo muito bem. Temperar com sal, se necessário.
Cortar os topos das curgetes e com uma colher pequena, remover o miolo (reservar a polpa da curgete para sopas). Salpicar o interior com sal e pincelar o exterior com azeite.
Rechear as curgetes com a mistura de bulgur, salpicar com um pouco de parmesão ralado a gosto, e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante uns 25-30 minutos. Servir ainda quente.

Bom Apetite!






Celebramos com um bolinho?






Hoje é dia de festa. O Ananás e Hortelã faz 2 anos! E se o tempo passa demasiado rápido, ele fica marcado por doces momentos, pelas receitas que escrevem as páginas de um ano, ao sabor da vontade e da partilha.

Sinto que o blog cada vez mais faz parte de mim, e nele consigo mostrar um pouco do que faço na cozinha, ao sabor das estações, da horta e das guloseimas. É um local de partilha. Partilha das receitas, partilha de conversas, partilha de mim. E recebo tanto em troca. Recebo quem por cá passa e deixa ou não uma palavra de carinho. Recebo quem chega para tomar um chá com bolinho. Recebo amizade.

Vêm as pessoas por detrás de blogs que tanto gosto, vem um gosto enorme por aprender sempre mais e cozinhar e explorar novos ingredientes e receitas. Vem o gosto pela fotografia. Vem o prazer de comprar mais um livro de culinária, mais uma peça de loiça, em ter um novo ingrediente nas mãos.





Este ano foi cheio de coisas boas por aqui no blog. Pedaços e fatias de bons momentos. Receitas novas e que me surpreenderam. Ingredientes esquecidos e que ganharam mais gosto.
Continua a vontade de cozinhar cada vez mais, continua a vontade de aprender com todos os que por cá passam e com quem visito. Continuo a ser uma cozinheira amadora!
 
Foi durante este segundo ano que tive o prazer de participar num workshop de fotografia com a Helena do Sabores de Canela. Em que me pus a descoberto numa ida à televisão. Em que conheci pessoalmente pessoas fantásticas por detrás de blogs que admiro. Um ano em que o meu blog ficou no Top 15 dos Blogs de Culinária da Vogue. Em que tive o prazer de conhecer a Mafalda Pinto Leite. Em que fui convidada para cozinhar num restaurante a sério, o Entra Restaurante, onde fui tão bem recebida e sei que continuam a fazer os meus pastelinhos de alheira. Um ano com mais workshops e mais pessoas. E um evento solidário que me encheu o coração, o Cozinha de Blogs. Recordo cada um deles com um gosto especial.

Obrigado a todos os que por cá passam! Que me fazem sorrir e me deixam sempre com vontade de continuar. Vou caminhando ao sabor da vontade. Dos dias piores e dos melhores. Dos dias em que o bolo se queima ou fica pegado, ou dos dias em que invento um bolo delicioso e tudo corre bem. Tal como a vida, aprendo com cada um deles, e sei que para já quero continuar por aqui. A partilhar uma fatia de bolo convosco!






Bolo de Chocolate com Cheesecake de Morango e Mirtilo

Para o Bolo:

3 ovos biológicos
1/2 chávena de maple syrup
1/2 chávena de açúcar mascavado escuro
250 ml de iogurte natural
100 gr de chocolate preto 70%
75 gr de cacau em pó
75 gr de manteiga
1 chávena de água
1/2 chávena de amêndoa moída
2 chávenas de farinha de espelta
2 colheres (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato


Para a Compota de Morango e Mirtilo:

350 gr de morangos
200 gr de mirtilos
150 gr de açúcar


Para o Cheesecake (Recheio e Cobertura):

350 gr de queijo-creme
350 ml iogurte grego natural
10 c.s. compota de morango e mirtilo
2 c.s. açúcar em pó

compota, morangos e mirtilos para enfeitar


Preparação

Preparar a compota, colocando num tacho os morangos em pedaços, os mirtilos e o açúcar levando ao lume até ferver. Manter em lume baixo, mexendo ocasionalmente até obter o ponto. Triturar com a varinha mágica e reservar até arrefecer (pode ser preparada no dia antes).
Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar e forrar o fundo de duas formas redondas pequenas, com papel vegetal. Reservar.
Num tacho levar ao lume o chocolate em pedaços, o cacau, a manteiga e a água até obter um líquido homogéneo e brilhante.
Numa taça colocar os ovos, o maple, o açúcar e iogurte e bater muito bem com a batedeira por uns 5 minutos até ficar mais volumoso. Adicionar a mistura líquida do chocolate e misturar bem.
Aos poucos adicionar a amêndoa, as farinhas, fermento e bicarbonato e envolver suavemente na massa.
Dividir a massa pelas duas formas e levar ao forno até cozer (teste do palito). Desenformar e deixar arrefecer.
Preparar o recheio, colocando numa taça o queijo-creme com o açúcar em pó e bater muito bem. Adicionar o iogurte e a compota e envolver. Levar ao frio até usar.
Cortar os bolos depois de frios, ao meio para rechear. Colocar uma primeira camada de bolo no prato de servir e espalhar um pouco da mistura de cheesecake, alisando com uma faca. Continuar o processo de bolo e recheio, terminando com uma camada de cheesecake. Espalhar um pouco de compota por cima e com uma faca desenhar um efeito swirl. Enfeitar com morangos e mirtilos.

Bom Apetite!







Cozinha de Blogs





Há dias que nos ficam na memória e no coração para sempre. Este foi um deles sem dúvida! Pelo significado que teve para mim, pela causa em si, e pelo amor à cozinha que é capaz de unir as pessoas.

O Cozinha de Blogs começou por ser uma ideia da Luisa, que no espaço de um mês se tornou realidade.
Fiquei super feliz quando fui convidada para fazer parte desta equipa, e nervosa pela responsabilidade de dar os meus primeiros workshops. Mas muito entusiasmada por fazer parte de um grupo excelente de bloggers, com a mesma paixão pela cozinha.

A Luisa é uma força da natureza, arranjou os patrocinadores e num instante esta ideia teve pernas para seguir o seu caminho, e ser um evento solidário que ajudou a APPACDM da Maia.
Assim nos juntamos, o Mundo de Luisa, o Frango do Campo, O Lume Brando, o Clavel´s Cook, o Hoje para Jantar e o meu Ananás e Hortelã. Para darmos workshops solidários. Num dia feliz.




Foi um dia longo, cheio de coisas boas. Muitos sorrisos. Foi sem dúvida um dia bem passado. Entre cozinhar, aprender, conhecer, partilhar, ficam registadas as memórias deste dia tão feliz. E não escondo que tenho muito orgulho em ter feito parte desta equipa fantástica!

Obrigado meninas Luisa, Vera, Naida, Maria João e Teresa. Foi tão bom estarmos juntas! Obrigado ao Continente, à Tescoma, Castelo D'Alba, Silampos, MyCook, Armazém 810, Brígida Brito, Escola Secundária do Cerco, Visão e RTP.
Obrigado a todos os que aderiram e estiveram presentes neste evento! Obrigado pelo apoio de todos!

Deixo-vos imagens deste dia, dos meus showcookings de Brunch e Piquenique, e agradecer à Brígida Brito pelas maravilhosas fotografias que partilhou. Foi sem dúvida um dia muito especial. Que vamos sempre guardar!




Agradecendo a todos, deixo-vos um miminho, uma tacinhas frescas e deliciosas para servir num Brunch.
A receita da Granola de Chocolate que preparei para a receita virá em breve para o blog.
E para recordar um dia tão especial, fica o link para a reportagem da Naida do Frango do Campo que fez um vídeo fantástico que mostra todas as emoções do Cozinha de Blogs.


Tacinhas de Granola, Iogurte e Fruta

Granola caseira q.b. (esta ou esta)
iogurte grego q.b.
canela em pó q.b.
mirtilos e framboesas (ou morangos) q.b.
mel q.b.


Preparação

Em copinhos de vidro pequenos colocar um pouco de granola caseira no fundo.
Numa taça misturar iogurte grego com canela a gosto e envolver bem.
Colocar o iogurte por cima da granola. Enfeitar com mirtilos, framboesas e morangos.
E servir com um fio de mel a gosto.

Bom Apetite!






FroYo de Morango e Ruibarbo





Apetece abrir a época balnear aqui pelo Ananás e Hortelã. Apetecem dias de sol e mar à vista. Vestir calções e sandálias, e a leveza de uma camisola de manga curta. E com eles trazer o primeiro gelado da estação!

Adoro gelados todo o ano, mas nestes dias mais quentes é quando me sabem melhor, bem fresquinhos e cheios de fruta. Abro a época dos gelados com um froyo, um frozen yogurt. Mais leve e fresco. Simples de fazer. Com os morangos e o ruibarbo da estação.

O ruibarbo foi-me oferecido pela J., uma senhora inglesa que vive em Portugal há alguns anos e tem imensos animais (quando digo imensos são mesmo muitos!) e um quintal de fazer inveja. Foi ela que me ofereceu o ruibarbo para plantar em casa, mas este ano ele não deu ar de sua graça, então muito gentilmente, trouxe-me um enorme saco de ruibarbo. Que casa tão bem com morangos. Então num gelado fresquinho! Sabe a dias de sol, dias quentes e dias felizes. Vamos provar?





FroYo de Morango e Ruibarbo
(receita adaptada do blog Green Kitchen Stories)

175 gr de ruibarbo fatiado
600 gr de morangos em pedaços
8 a 10 colheres (de sopa) de mel
2 chávenas de iogurte grego natural


Preparação

Numa panela colocar o ruibarbo, os morangos e 5 colheres de sopa de mel e levar ao lume. Deixar ferver em lume brando por 10 minutos. Triturar a mistura com a varinha mágica até ficar homogéneo (mas se preferir pode deixar pedacinhos de fruta). Levar a compota de fruta ao frio por uma hora até arrefecer completamente.
Numa taça juntar o iogurte, o restante mel (ou a gosto, tudo depende da doçura da fruta e de como gostam do vosso gelado, mais ou menos doce) e 3/4 da compota de fruta. Colocar esta mistura na máquina de gelados e seguir as instruções do fabricante.
Quando estiver pronto, misturar a compota restante suavemente e em fio, e com uma faca fazer um efeito swirl. Colocar num recipiente e levar ao congelador até ficar firme.

Bom Apetite!