Biscotti de Alfarroba, Amêndoa e Figos






Às vezes pergunto-me "e se...?". E se não tivesse ido para o meu curso? O que estaria a fazer hoje? E onde? O que teria escolhido em alternativa? Com quem me teria cruzado pelo caminho? As pessoas que me rodeiam e fazem parte da minha vida poderiam ser outras completamente diferentes.
Estou grata por ter seguido este caminho e ter-me cruzado com quem cruzei através dele. 
Também me pergunto e se não tivesse criado este blog? Tenho a certeza que a minha vida não seria tão rica.
Rica em novos conhecimentos, rica em novos ingredientes e receitas, rica em pessoas que chegaram com ele e me são tão queridas.






Não sei bem explicar, mas acho que há coincidências que nos levam a cruzar com certas pessoas pelo nosso caminho. Uma delas foi a N. do blog Frango do Campo, que acabei por conhecer pessoalmente, por termos amigas a fazer voluntariado em África e pela nossa paixão por mirtilos.
E depois de receber tanto carinho em forma de bolachas, não pude ficar indiferente ao seu gesto! À sua simpatia e amizade. E é sempre um gosto enorme falar com ela e estar com ela. Afinal até somos muito parecidas.
Resolvi juntar sabores e receitas suas, a das tais bolachas e a dos biscottis e fiz estes de alfarroba, amêndoa e figos, sabores tão meus. E são tão bons. Os melhores que já comi.
Obrigado Frango do Campo, por estares aí, pela tua amizade e pela companhia. Que bom que os nossos caminhos se cruzaram!







Biscotti de Alfarroba, Amêndoa e Figos
(inspirado no blog Frango do Campo)

100 gr farinha trigo integral
50 gr farinha espelta
50 gr farinha alfarroba
1 colher (chá) fermento
70 gr açúcar mascavado claro
2 ovos batidos
raspa de 1 laranja
100 gr de amêndoas e figos secos
(1 colher de sopa de água)


Preparação

Untar e forrar com papel vegetal um tabuleiro. Reservar. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça misturar as farinhas com o fermento. Adicionar o açúcar, a raspa e os frutos secos em pedaços.
Acrescentar os ovos e misturar muito bem. Se achar a massa demasiado seca e difícil de juntar acrescentar a colher de água.
Moldar um tronco achatado com  2-3 cm de altura, colocar no tabuleiro e levar ao forno a cozer durante uns 25 minutos, mas sem tostar demasiado. Retirar do forno, deixar arrefecer ligeiramente e cortar o tronco em fatias com 1-2 cm.
Dispor as fatias no tabuleiro, e levar ao forno mais uns 10 minutos, virando de ambos os lados para tostar.

Bom Apetite!









Pão de Batata-Doce e Coco






Era uma vez uma menina que sonhava. Mas perdia sempre os seus sonhos ao acordar. Tentava por tudo lembrar-se deles mas não os conseguia encontrar. Os sonhos escapavam ao seu pensamento e à sua vida.
Uma vida sem sonhos torna-se vazia. Cinzenta. Lá fora os dias estão frios, chuvosos e cinzentos, e muitas vezes cá dentro também. E a menina anseia por dias que se preencham de cores e calor. Que lhe tragam os seus sonhos.
Debaixo de uma árvore abriga-se da chuva. Não sai dali, para não se molhar. Sente-se protegida. Até que passa uma pessoa sábia e lhe diz para não ter medo da chuva, nem de se molhar. Para sair do abrigo e seguir caminho, sem medos. À procura dos sonhos e de si.









Pão de Batata-Doce e Coco

1 chávena de farinha de espelta
3/4 chávena de farinha trigo integral
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de canela
1/2 chávena de açúcar mascavado escuro
1/4 chávena de coco
3/4 chávena de leite de coco
1 chávena de puré de batata-doce (cozida ou assada)
1/4 chávena de óleo de coco derretido


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de bolo inglês e forrar o fundo com papel vegetal.
Numa taça juntar os ingredientes secos (farinhas, fermento, bicarbonato, canela, açúcar e coco) misturando-os bem. Noutra taça juntar os líquidos (leite de coco, puré e óleo). Adicionar os líquidos aos sólidos e envolver suavemente até obter uma massa homogénea.
Colocar a massa na forma preparada e levar ao forno até cozer (teste do palito).
Servir morno com manteiga e compotas caseiras, ou frio.

Bom Apetite!









Palmiers de Laranja e Chocolate










Nada melhor que continuar a semana de uma forma bem doce, de mãos dadas com o chocolate. Com uns palmiers, quase tão fáceis de fazer como de comer, um atrás do outro... deliciosos, crocantes e viciantes.
E como esta semana foi para celebrar e o chocolate ajudou à festa, nada melhor que vos desejar um bom fim-de-semana em forma de coração bem redondinho, mergulhado em chocolate preto. 
Dias doces, com sorrisos e sabor a chocolate! Não se esqueçam de participar no giveaway.


Palmiers de Laranja e Chocolate

1 placa de massa folhada fresca
75-100 gr de açúcar
raspa de 2 laranjas
75-100 gr de chocolate preto


Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar um tabuleiro com papel e vegetal e untar ligeiramente.
Numa taça misturar o açúcar e a raspa de laranja com as pontas dos dedos, até obter uma mistura tipo areia molhada.
Esticar a massa folhada e espalhar metade do açúcar, calcando bem para colar à massa. Virar e repetir o processo com o restante açúcar. 
Enrolar a massa folhada de cada uma das extremidades até ao centro de maneira igual para obter o efeito do palmier. Cortar os palmiers em fatias com 1 cm de espessura e colocar no tabuleiro. Levar ao forno até dourar.
Derreter o chocolate em banho-maria e depois de retirar os palmiers do forno mergulhar metade no chocolate, colocando em seguida sobre uma rede ou papel vegetal até o chocolate secar.

Bom Apetite!


Com esta receita participo no desafio da Manuela do blog Cravo e Canela, "Vamos Fazer Bolachas!".












Coração de Brownie






Celebra-se esta semana o dia de S. Valentim. O dia do amor, dos apaixonados e namorados. Eu acho demasiado simplista embrulhar o amor num dia. O amor não tem de ter hora marcada.
O amor deve ser celebrado sempre. Não em dias de calendário. Não em prendas e cartões impessoais. Pode ser celebrado em pequenos gestos, pequenos momentos, a cada acordar. Naquele miminho especial, naquele passeio junto ao mar, naquele coração que bate mais forte.
E até num coração de brownie, com muito chocolate, pois o amor é doce, e combina com chocolate.

E como o amor também é carinho, amizade e partilha, tenho uma surpresa para vocês. Esta semana fiquem atentos ao facebook do Ananás e Hortelã. Vem aí um giveaway bem doce, com chocolate. Sejam felizes e namorem muito! Sempre.






Coração de Brownie sem Glúten
(adaptado do livro Ready for Dessert, de David Lebovitz)

85gr de margarina vegetal
225gr de chocolate preto/semiamargo
125gr de açúcar mascavado
2 ovos biológicos
1 colher (sopa) de cacau em pó
30gr de farinha de arroz ou alfarroba
100gr de amêndoas picadas (ou nozes)


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e forrar com papel vegetal um tabuleiro pequeno e quadrado.
Derreter o chocolate e a margarina em banho-maria, mexendo até obter um preparado homogéneo e brilhante. Retirar do calor e adicionar o açúcar e os ovos. Bater bem.
Peneirar o cacau e a farinha e juntar à mistura de chocolate. Mexer vigorosamente a massa durante um minuto até esta ficar quase lisa e homogénea. Adicionar as amêndoas e envolver.
Colocar a massa na forma preparada e levar ao forno até cozer, sem ser demasiado, só até o centro ficar firme (mais ou menos uns 25 minutos dependendo do forno). O interior deve ficar húmido.
Deixar arrefecer e cortar em quadrados ou usar um cortador em forma de coração.

Bom Apetite!









Frango com Iogurte e Açaflor






Fala-se muito de comida de conforto. Comida que nos aquece o estômago e a alma. O aconchego de uma taça de sopa quente, de uma fatia de bolo caseiro que acompanha uma chávena de chá fumegante, um assado rico, pão quente com queijo, um prato de massa, tudo se pode enquadrar neste tema. Desde que nos dê conforto.
Pessoalmente por estes dias frios e de cansaço só penso em comidas deste tipo. Mas que não me dê muito trabalho, tem de ser prática e rápida. Mas com aquele cheirinho a caseiro.
Uma comida que associo muito ao conforto e à nossa cozinha dos dias frios, é o frango assado em forno de lenha e o arroz de manteiga também de forno, feitos pela minha avó. Cheira a casa, cheira a família, cheira a coisas boas, comida de sempre, que nos preenche.
Quando não há tempo para essa receita, resta-me improvisar outros frangos com arroz, que me dêem conforto. Esta receita baseia-se nisso mesmo. Arroz com frango caseiro, do campo, das poucas carnes que ainda consumo. Com um molho espesso, quase pecaminoso, que apetece repetir, nem que seja só mais um bocadinho de arroz branco, bem afogado neste molho cremoso.
E vocês? Qual é a vossa comida de conforto?






Frango com Iogurte e Açaflor

1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 alho francês (parte branca)
1 colher (chá) de açaflor (ou açafrão)
1/3 copo de azeite
3 peitos de frango do campo
2 iogurtes naturais
1/3 copo de vinho branco
sal q.b.
coentros frescos q.b.


Preparação

Num tacho colocar o azeite, a cebola e alhos picados e o açaflor. Mexer, para envolver bem o açaflor. Colocar o alho francês em rodelas. Por cima, os peitos de frango em cubos. Adicionar os iogurtes batidos e o vinho branco. Temperar com sal a gosto e mexer envolvendo todos os ingredientes.
Tapar o tacho e levar ao lume aproximadamente 30 minutos até cozer. Depois de cozido, retirar os cubinhos de frango do tacho e reservar. Triturar o molho com a varinha mágica até este ficar homogéneo e bem cremoso. Colocar o frango no molho. Servir com arroz branco e coentros frescos picados.

Bom Apetite!









Muffins de Granola, Maçã e Centeio






É rara a vez que entro em pastelarias aqui na minha zona. São sempre os mesmos bolos, a mesma oferta. Confesso que adoro um pastel de nata com canela, ou um pão de deus fofinho, mas tirando isso fico a olhar para os mesmos bolos de sempre, cheios de cremes e sabores artificiais, que não me convencem muito.
Gostava de poder entrar num sítio diferente e encontrar coisas novas, bolinhos caseiros à fatia, muffins despretensiosos, bolos simples, cheios de sabor, feitos com ingredientes saudáveis e de qualidade. Que não enganam ninguém ao primeiro olhar.
Por cá ainda é difícil de encontrar, talvez nas grandes cidades conseguisse colocar o pézinho num sítio assim.
A alternativa para um lanche mais guloso, é fazer os meus próprios bolinhos. Levar um muffin embrulhado para saborear no trabalho sabe-me tão bem. Com um chá quente acabado de fazer. Se o tempo o permitir, sentada em frente à janela, olhando o dia lindo de sol lá fora. E saboreando uma crosta crocante de granola, nuns simples muffins. Pequenos momentos que me sabem tão bem.







Muffins de Granola, Maçã e Centeio

1 chávena de farinha de centeio
2 colheres (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de canela
2 ovos
1/4 chávena de açúcar mascavado escuro
1 iogurte natural
1/4 chávena de óleo de côco derretido
1 maçã ralada
3/4 chávena de granola caseira

Crisp de granola:
1/2 chávena de granola caseira
1/4 chávena de farinha
1/4 chávena de açúcar mascavado
3 colheres (sopa) de margarina vegetal em cubinhos


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar forminhas de muffins e reservar.
Preparar a cobertura dos muffins, juntando os ingredientes todos do crisp numa taça e ir amassando com as pontas dos dedos até obter uma mistura com aspecto de migalhas.
Numa taça juntar os ovos com o açúcar, o iogurte, óleo e bater muito bem. Adicionar a farinha com o fermento e a canela e envolver sem mexer demasiado. Por fim juntar a maçã e a granola envolvendo na massa.
Colocar um pouco da massa em cada forminha untada, sem encher demasiado. Espalhar uma quantidade generosa de cobertura por cima de cada um e levar ao forno até cozer (teste do palito).

Bom Apetite!






E vocês? Quais são os bolos e bolinhos que preferem? Quais são os bolos que não conseguem resistir?








Pão Integral de Espelta com Arandos






O tempo para a cozinha tem sido pouco por estes dias. Não por falta de vontade ou por falta de receitas novas para experimentar. Tenho uma lista enorme de coisas que quero fazer e provar e partilhar. Mas por falta de tempo. Os dias passam a correr. Com novas e velhas rotinas.
E eu vou roubando pedaços do baú, retalhos de receitas de há algum tempo mas que continuam a ser feitas  por cá. Há sempre a máquina do pão, uma ajuda preciosa e que me permite ter um pãozinho diferente à mesa. Mesmo sem tempo. Amassa e leveda. Depois o fogão a lenha aceso nestes dias de Inverno trata do resto. Pão novo ou não, sabe sempre bem, caseiro e cozido em forno a lenha, morno ou em torradas, para levar para o lanche. Que nunca nos falte o pão!


Pão Integral de Espelta e Arandos

1 e 1/3 chávena de água morna
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de mel ou maple
1 colher (chá) de sal
1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de trigo integral
1 chávena de farinha de espelta
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1/2 chávena de arandos secos
1/3 chávena de sementes de girassol


Preparação

Na máquina do pão colocar todos os ingredientes da lista, pela ordem indicada pelo fabricante. Colocar a correr o ciclo de amassar e levedar (eu coloco logo no início as sementes e os arandos).
Ao fim do ciclo, colocar a massa numa forma ligeiramente untada. Pincelar com água e com mais uns arandos secos e sementes de girassol. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC ou ao forno a lenha. Deixar cozer até dourar.

Bom Apetite!