BBD #49 - Focaccia de Trigo Sarraceno com Tomate e Alecrim



Scroll down for english version

Mais um Bread Baking Day. Que já vai na sua 49ª edição. Um evento criado pela Zorra do blog Kochtopf, em que todos os meses inúmeros cozinheiros amadores por esse mundo fora, fazem receitas de pães em torno de um tema escolhido.
Este mês o desafio está em casa da Manuela, o Cravo e Canela - Uma Cozinha no Brasil, e como tal não poderia deixar de participar. A Manuela é uma portuguesa muito simpática, que vive no Brasil e de lá nos escreve e mostra as suas receitas e fotos encantadoras. O tema escolhido por ela para este mês foi Pizzas e Pães Italianos. Que bem escolhido!
Pães, focaccias, ciabattas, pizzas, grissini, calzones deliciosas e aromáticas, com sabores italianos... que perdição.
Preparei com muito carinho uma focaccia, com farinha de trigo sarraceno e tomates cherry e alecrim fresco.
Uma focaccia perfumada, que animou a mesa.


Focaccia de Trigo Sarraceno com Tomate e Alecrim

200 ml água morna
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) queijo parmesão ralado
300 gr de farinha trigo
100 gr de farinha trigo sarraceno
2 colheres (chá) de fermento seco

15 tomates cherry
alecrim fresco q.b.
sal grosso q.b.
azeite q.b.


Preparação

Colocar os ingredientes para a massa (desde a água até ao fermento) na cuba da máquina do pão, segundo as instruções do fabricante e seleccionar o programa de amassar e levedar.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal e untar com um pouco de azeite.
No fim do ciclo da máquina, retirar a massa e colocar no tabuleiro. Espalhar a massa com a ajuda das mãos, espalmando. Cobrir a massa e deixar levedar por mais meia hora.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. 
Com o cabo de uma colher fazer as covinhas na massa. Colocar os tomates cherry cortados ao meio, alecrim a gosto, um pouco de sal grosso e um fio de azeite.
Levar ao forno a 180ºC até cozer (teste do palito).

Bom Apetite!





English Version

Buckwheat Focaccia with Tomato and Rosemary

200 ml warm water
4 tbsp olive oil
1 tsp sugar
1 tsp salt
2 tbsp grated parmesan cheese 
300 gr all-purpose flour
100 gr buckwheat flour
2 tsp active dry yeast


15 cherry tomato
a few sprigs of rosemary
salt
olive oil


Methode

Place all ingredients for the dough (from water to yeast) in the pan of the bread machine, according to manufacturer´s  directions, and programe to knead and leaven.
Prepare a tray with baking sheet and brush with olive oil.
Place the dough in the tray and use the hands to spread it. Cover and let it rise for more 30 minutes.
Preheat the oven to 180ºC.
Poke dents into the dough, place the tomatoes and the rosemary (pressing into the dough) and sprinlke with salt and a dash of olive oil.
Bake in the oven at 180ºC until golden brown (insert a toothpick in the center).

Enjoy!





Risotto Primaveril de Favas



Eu gosto imenso de favas. Mas nem sempre foi assim. Em pequena por mais que provasse não lhes ligava nenhuma, detestava até.
Em minha casa nunca houve o hábito de se fazer mais do que um prato caso alguém não gostasse do menu do dia. O lema sempre foi, se não gostas comes menos, numa tentativa de habituar a mais pequena a comer de tudo e não ser esquisita. Então, quando era um prato de favas... que desilusão.
Não sei exactamente quando foi o momento em que aprendi a gostar de favas. Algures na adolescência. E agora adoro! Incrível como mudam os nossos gostos ao longo dos anos. Gosto delas guisadas com ovos escalfados e coentros e em sopas. Acompanhadas de um belo pão tipo alentejano.
Todos os anos as plantamos no nosso quintal. Um belo faval, visitado diariamente nesta altura do ano, por nós e pelo meu gato, que aí se esconde e espia os pássaros. 
Uma sorte, o nosso cantinho de terra, onde podemos plantar e colher as nossas próprias favas, biológicas e tenrinhas. Prontas para a panela sem segredos e ilusões. A tradição manda fazer a primeira panela de favas guisadas com ovos escalfados e muitos coentros e folhas de alho, a nossa maneira favorita de as comer.
A época delas é pequena, tem de ser bem aproveitada. E este ano lembrei-me de fazer um risotto em jeito de chamar a Primavera até ao meu prato. Um risotto aliado do conforto, bem perfumado, e que foi elogiado e repetido. Quem não gostar de favas pode sempre trocar por ervilhas. Experimentem.




Risotto Primaveril de Favas

1/2 cebola
1 dente de alho
1 alho francês
3 colheres (sopa) de azeite
1 chávena de favas 
1 chávena de arroz para risotto
1/2 chávena de vinho branco
raspa de 1 limão
caldo de legumes q.b.
1 courgette pequena aos cubos
2 colheres (sopa) queijo da ilha ralado
coentros picados q.b.
folhas de alho picadas q.b.


Preparação

Num tacho preparar o caldo de legumes e manter em fervura.
Noutro tacho colocar o azeite, a cebola e alho picado e o alho francês em rodelas, levando ao lume brando até ficarem translúcidos. Nessa altura juntar as favas e refogar.
Adicionar o arroz sem lavar e envolver, deixando fritar um pouco. Juntar o vinho branco e a raspa de limão e mexer até o vinho evaporar e o arroz ficar com pouco líquido.
Em seguida ir adicionando o caldo de legumes bem quente e mexer sempre, até o arroz ir absorvendo o caldo e cozendo. Adicionar caldo à medida que for necessário, sempre a mexer o arroz.
A 5-10 minutos do final da cozedura adicionar a courgette em cubos e envolver.
Quando o arroz estiver cozido, retirar do lume e adicionar o queijo e os coentros e folhas de alho picados, a gosto. Envolver suavemente e servir de imediato.

Bom Apetite!



Crema Catalana



Barcelona. Uma cidade que me acolheu por uns meses em 2007. Início de carreira profissional, carregada de malas, sonhos e esperanças, e muita vontade de aprender e conhecer, assim parti à descoberta desta cidade. 
Barcelona é uma cidade multicultural, cheia de vida, gente e luz. Banhada pelo mar, cheia de tesouros para descobrir.
Desde a Sagrada Família, ao parque Guell, passando pelas Ramblas, Montjuic e Montserrat. A cultura, o espírito de Gaudi sempre presente, os artistas de rua, e uma cidade com tanto para oferecer e para conhecer.
A gastronomia a princípio não me entusiasmou... Tinha um plano de trabalho com pouco tempo livre e tinha que cozinhar todos os dias, sem forno e com poucos utensílios de cozinha. Não encontrava o que queria no pequeno supermercado à beira da casa alugada, o que me frustrava. Confesso até que tive saudades do nosso pão e do nosso queijo...
Até ter descoberto o mercado La Boqueria, que me inundou de cores, cheiros e sabores. As frutas e os sumos naturais seduziam-me. Os restaurantes de tapas coloridas e que permitiam experimentar um pouco de tudo. Gosto de petiscar, provar um pouco disto e um pouco daquilo, e nesse aspecto uma refeição de tapas era mesmo "o petisco". Ainda hoje gosto de planear jantares só de entradinhas e tapas. 
Os lanches de churros e chocolate quente...que boa lembrança! E o crema catalana, cremoso e com a capinha de açúcar queimado. Impossível resistir a esta sobremesa. Sabem qual é a melhor parte para mim? O quebrar o açúcar queimado com a pontinha da colher... pequenos prazeres, em coisas simples.

Com esta receita participo no desafio da Vera, que nos propôs partilhar uma receita de um local/país onde tivéssemos estado. Esta viagem marcou-me, e fascinou-me. E uma sobremesa tão catalã esteve assim presente na minha mesa. Mais uma colherada e vou ali a Barcelona e já volto...




Crema Catalana
(receita adaptada do blog Sabores de Canela)

800 ml de leite
1 pau de canela
1 casca de limão
7 gemas
140 gr de açúcar
45 gr de farinha maisena


Preparação

Num tacho ferver o leite com o pau de canela e a casca de limão. Deixar arrefecer.
Bater muito bem as gemas com o açúcar e a maisena e aos poucos ir juntando o leite, mexendo sempre, até ficar homogéneo.
Levar a lume não muito alto, mexendo sempre, até engrossar. Retirar a casca de limão e o pau de canela.
Colocar o creme em tacinhas.
Depois de frio, e antes de servir, polvilhar com açúcar e queimar com ferro próprio.

Bom Apetite!







Para a minha mãe









Para ti mãe, um bolo no teu dia.
Um bolo simples, sem enfeites, mas carregado de afecto.
Simples e perfeito. Suave com o aroma do limão.
Feito com carinho para a melhor mãe do mundo.
Parabéns mãe!


Bolo de Ricotta, Limão e Amêndoa
(adaptado daqui)

125 gr de açúcar
50 gr de manteiga derretida
75 gr de ricotta
raspa de 1 limão
4 colheres (sopa) de sumo de limão
2 ovos
40 gr de farinha de amêndoa
160 gr de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
1 chávena de buttermilk

açúcar em pó q.b.
morangos q.b.


Preparação

Untar com manteiga e forrar com papel vegetal o fundo de uma forma redonda pequena. Reservar.
Preparar o buttermilk: adicionar a uma chávena de leite, uma colher de sopa de sumo de limão e aguardar 15 minutos antes de usar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça misturar os ovos com o açúcar até formar uma mistura volumosa e esbranquiçada (uns 5 minutos com a batedeira). Adicionar a manteiga derretida, o sumo e a raspa de limão. Juntar a ricotta esmagada. Mexer muito bem.
Adicionar a farinha de amêndoa, a farinha normal e o fermento, envolvendo suavemente.
Por fim, juntar o buttermilk e mexer até ficar homogéneo.
Colocar a massa na forma preparada e levar ao forno até cozer (teste do palito).
Desenformar, deixar arrefecer, polvilhar com açúcar em pó e enfeitar com os morangos.

Bom Apetite!







Risotto de Limão e Hortelã


Cozinhar é partilhar. Partilhar com os outros memórias e afectos. Veicular amor e carinho através de uma refeição e à volta de uma mesa, em boa companhia.
Já quando era pequena e li o livro "Como Água para Chocolate" de Laura Esquivel fiquei surpreendida com o facto de a comida produzida pela Tita veicular todo o seu amor e todas as suas emoções. Ela vivia em torno da cozinha, onde temperava amores e desamores, risos e choros. Uma celebração da vida.
Quando li no blog da Mané, que o risotto era um trabalho de amor, não podia ter concordado mais. Uma entrega a uma refeição, que é depois partilhada com quem mais gostamos, como que lhes dizendo "amo-te".
Uma sugestão bem aromática, do gato Mel, o lindo gato da Mané, que amanhã vai estar a celebrar a festa do seu blog. Um ano de partilhas de boas receitas e boa disposição, sempre com uma palavra amiga. 
Deixo-vos um risotto refrescante. Um raio de sol num dia chuvoso.


Risotto de Limão e Hortelã
(receita do blog O Bolo da Tia Rosa)

6 chávenas de água
sal q.b.
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 chávenas de arroz para risotto
1 chávena de vinho branco
2 colheres (sopa) sumo de limão
1 colheres (sopa) de raspa de limão
1 colher (sopa) de hortelã picada
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado


Preparação

Colocar a água ao lume com o sal e deixar ferver. Reservar tapado.
Num tacho colocar o azeite e a cebola picada e levar ao lume até a cebola ficar translúcida.
Adicionar o risotto e mexer bem até alourar.
Juntar o vinho branco e deixar ferver, mexendo sempre, até evaporar.
Misturar o sumo de limão, deixando absorver.
Adicionar aos pouco a água com sal, mexendo sempre e deixando a água ser absorvida e o risotto ficar cozido e cremoso. 
Apagar o lume e juntar o parmesão, envolvendo. Salpicar com a raspa de limão e a hortelã.
Servir de imediato.

Bom Apetite!



Bolo Crumble de Maçã e Alfarroba


Ele diz que a culpa é das bolachas, e muitas vezes do chocolate. Quem por lá passa não fica indiferente às guloseimas, sobremesas voluptuosas, bolachas lindas e bolos deliciosos que preenchem o blog. E às fotografias tentadoras, que nos atiçam a gula e fazem sorrir.
Mas de vez em quando as bolachas e o chocolate são colocados de lado e surgem pequenas surpresas como este bolo. Camadas fofas de massa com alfarroba, que se desfazem na boca, abraçadas por maçãs fatiadas, com cobertura crumble de canela. Perfeito, sim! E sem chocolate!
Neste fim-de-semana de chuva, frio e trabalho, uma pausa para ligar o forno, aquecer e aproveitar o calor da casa. Um bolo perfeito para o lanche de domingo. Risadas e descanso, tentando soprar o negro dos dias para bem longe.



Bolo Crumble de Maçã e Alfarroba
(receita do blog A Culpa é das Bolachas)

Cobertura:
120 gr de farinha trigo
85 gr de açúcar mascavado claro
2 colheres (café) de canela
85 gr de manteiga

Bolo:
180 gr de açúcar mascavado claro
180 gr de manteiga (usei 125 gr)
3 ovos
130 gr de farinha de trigo
50 gr de farinha de alfarroba
3 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de sumo de limão
3 a 4 maçãs


Preparação

Começar por preparar a cobertura crumble: juntar numa taça todos os ingredientes (a manteiga em cubinhos) e misturá-los com as pontas dos dedos até obter uma mistura areada tipo crumble. Fazer uma bola e reservar no frio por 30 minutos.
Para o bolo: bater a manteiga amolecida com o açúcar até obter um creme. Adicionar os ovos e bater muito bem. Juntar o leite e o sumo de limão e bater.
Dividir a massa em duas taças iguais e juntar 100 gr de farinha de trigo a uma das partes, envolvendo bem. À outra parte adicionar a restante farinha e a de alfarroba, envolvendo.
Descascar em quartos e fatiar as maçãs. 
Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com farinha (forrei o fundo com papel vegetal).
Colocar no fundo da forma a massa clara. Cobrir com uma camada de maçã fatiada em círculo, tapando toda a camada clara. Por cima das maçãs colocar a massa escura com alfarroba, espalhando com cuidado. Colocar mais uma camada de maçãs.
Retirar a cobertura do frio e desfazê-la num género de crumble, espalhando por cima das maçãs.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer (teste do palito).

Bom Apetite!







Muffins ou Nuvens de Maçã


A vida é feita de desafios. Desafios que nos fazem fervilhar o sangue nas veias, sentirmo-nos vivos. Desafios do dia-a-dia, das tropelias da vida. Desafios profissionais, desafios onde objectivos são cumpridos e conquistados, que nos ajudam a crescer e a ajudar os outros. Desafios menos bons, que parecem atrasar-nos os dias, que pensamos serem impossíveis de transpor, momentos menos bons que parecem aborrecer e preocupar. Mas que estão lá, porque sem eles tudo o resto não teria sabor. Os momentos felizes ganham assim mais vida, mais alegria se os conseguirmos vencer. Temos é de ter esperança e lutar.
Também na culinária e no blog há desafios. E eu gosto de desafios. Desafios culinários que me despertem o apetite. A procura e idealização de receitas, o frenesim da escolha de ingredientes, o preparar uma receita nova com uma pitada de nervosismo e excitação, sentir os seus aromas e sabores, observar o resultado final, como uma obra produzida por nós. Que coisa boa. Adoro desafios como já repararam. Por isso quando fui contactada pelo blog Arco-Íris na Cozinha para o desafio "Uma receita para ti..." fiquei em pulgas para descobrir qual a receita que me seria sugerida.
Uns muffins de maçã fofíssimos, dizia o título da receita. Achei que eram a minha cara. Perfeitos para um chá, ou para levar para o lanche. Mãos à obra, foram reproduzidos. Rápidos e tão simples. Fofos como uma nuvem...


Muffins de Maçã Fofos

75 gr de manteiga
100 gr de açúcar
225 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento
225 ml buttermilk

100 gr maçã em cubinhos
pitada de gengibre em pó

gengibre e canela em pó q.b.
açúcar q.b.


Preparação

Começar por preparar o buttermilk: juntar 225 ml leite com uma colher de sopa de sumo de limão e deixar a repousar durante 15 minutos antes de utilizar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar formas de muffins com papel ou untar com manteiga e reservar.
Numa taça bater o açúcar com a manteiga. Adicionar alternadamente e aos poucos a farinha com fermento e o buttermilk. Envolver suavemente.
Misturar as maçãs com o gengibre em pó e envolver na massa.
Colocar a massa nas forminhas e salpicar com uma mistura de gengibre, canela e açúcar.
Levar ao forno até cozer.
NOTA: A massa não leva ovos. A mistura que se polvilha por cima da massa não constava da receita original. A massa fica super leve e fofa.

Bom Apetite!







Porridge com Morangos e Mirtilos


Quando o cinzento dos dias se parece apoderar do nosso corpo, conduzindo a um estado de letargia e engano, por vezes deixa-nos sem reacção. O tempo é feito de momentos menos bons, de dias que se arrastam sem energia, aguardando que a chuva passe, lavando a alma e tornando-os mais solarengos num abraço quente.
O corpo pede "papas e descanso", num esforço reduzido, quase num murmúrio fechado.
E se ele pede, nós damos umas boas papas, de preferência deliciosas, para o animar. Umas papas de aveia, fáceis e rápidas, aromatizadas com a canela e enfeitadas com fruta. As cores saltam à vista, da fruta refrescante, num gesto de ânimo. 
Uma sugestão para um pequeno-almoço delicioso ou uma simples refeição preguiçosa num dia cinzento e chuvoso.


Porridge com Morangos e Mirtilos

1 medida de flocos de aveia (usei 1/2 cháv)
1 medida de água
1 medida de leite
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de canela
1 colher (sopa) de mel (ou açúcar)
morangos e mirtilos q.b.


Preparação

Colocar num tacho os flocos, o sal, a água e o leite. Levar ao lume até ferver, diminuindo para o mínimo e mexendo sempre durante uns 5 minutos até cozer. Se necessário, adicionar mais leite ou água de modo a que fiquem mais cemosas e líquidas.
Quando estiver cozida, juntar a canela e o mel (ou açúcar) e deixar cozinhar por mais um minuto sempre mexendo.
Servir de imediato, com a fruta e polvilhar com mais canela.

Bom Apetite!

 



Pão-de-Ló e uma Páscoa Feliz


Dizem que a tradição já não é o que era... Mas cá em casa gostamos de manter tradições. E nesta época de Páscoa, sabe bem celebrar essas tradições que são de facto o que nos identifica e caracteriza. Memórias de tempos mais antigos e celebrações do tempo, de dias e de cheiros que ficam agarrados a nós.
Mesa farta, borrego ou cabrito assado, que nem aprecio, mas sei que faz parte dos aromas e sabores destes dias. Prefiro o bolo folar, o pão-de-ló, as amêndoas e os chocolates. A visita dos afilhados e os sorrisos felizes. 
Na mesa deste ano não poderia faltar o pão-de-ló! Adoro este bolo, tão simples e tão agradável, que faz parte da nossa tradição. Perfeito para celebrar a Páscoa. Optei por fazer este ano uma receita de pão-de-ló tipo Margaride, depois de pesquisar várias receitas. E usei ovos das minhas galinhas, porque por cá os bolos ainda são assim, feitos com ovos caseiros. Não tenho foto do interior porque só vai ser aberto amanhã, em família. Mas cheira tão bem, acabadinho de fazer. Desejo a todos uma Páscoa feliz.


Pão-de-Ló tipo Margaride

8 gemas
3 ovos
250 gr de açúcar
125 gr de farinha trigo
raspa de 1/2 limão
pitada de sal


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e forrar com papel uma forma de chaminé. Reservar.
Numa taça bater os ovos, as gemas, o açúcar, a raspa e o sal, durante 30 minutos (optei por bater durante 10 min usando a batedeira), até obter um preparado volumoso e esbranquiçado.
Adicionar a farinha e envolver suavemente.
Colocar a massa na forma e levar ao forno a cozer (teste do palito).

Bom Apetite!



O meu gato convidou para jantar... o Garfield


Era final de tarde quando ele chegou. A sua pelagem laranja tigrada brilhava ao sol e o seu ar superior não deixavam ninguém indiferente à sua passagem.
Há uma semana atrás quando fui informada pelo meu gato que o Garfield viria jantar connosco, não acreditei. Disse-lhe que só poderia estar a brincar comigo. Insistiu muito, enquanto me dava turrinhas e ronronava, até que me convenceu. Avisou-me que o jantar não poderia ser a uma segunda feira pois era o dia em que ambos estariam de mau humor. Eu acenei sorrindo, escolhemos o dia e eu preparei tudo de forma a atender ao seu pedido.
E não é que o Garfield apareceu mesmo? O Garfield, o famoso gato, com um humor bem peculiar, irónico e sarcástico, preguiçoso e malandro, jantaria em minha casa.


O meu gato estava à porta à espera, trocaram saudações e miaram um pouco, enquanto eu os observava da janela da cozinha... "devo estar louca...preciso mesmo de umas férias".
O Garfield parecia seduzido pelo quintal e pelo jardim, as árvores, as borboletas, os pássaros e os cheiros primaveris. O meu gato desafiou-o para uma corrida e trepar árvores, mas o Garfield riu-se e disse que respirar já era um bom exercício. Por isso enquanto o meu gato corria numa busca incessante por um insecto, o Garfield esticou-se numa rede na laranjeira e preparou-se para uma bela sesta. Disse para o avisarmos quando o jantar estivesse pronto.
Eu na cozinha ia preparando o banquete. Para entrada, uns jaquinzinhos e um paté de sardinha. Para prato principal, uma lasanha de salmão (o que mais poderia ser?). E para sobremesa uma mousse de delícias do mar e camarão. Tive de mobilizar fornos de vizinhas, pois sabia do grande apetite do bichano, e tentei fazer o maior número de travessas de lasanha possíveis. Foi uma estafa. Assim que terminei, fui chamar os meninos.
Fui até à rede, onde era suposto estar o felino, mas não o encontrei. Dei uma volta o quintal, chamei por eles, mas nada... Fui então encontrá-los perto da casa da vizinha, agachados nas ervas, a olhar para o mesmo sítio... a gata da vizinha, a fazer a sua higiene pessoal. Que malandrecos.
Avisei que o jantar estava pronto! Foi o suficiente para ele olhar para mim e desviar a sua atenção. Os seus olhos arregalaram-se ao som da comida, e foi bem rápido que a bolinha de pêlo seguiu o meu gato até à sala de jantar.
Falámos então um pouco sobre ele, o facto de ter nascido num restaurante italiano e o seu amor incondicional por lasanha. Uma obsessão. Adorou a lasanha de salmão, e comeu sozinho 7 tabuleiros. Ia retirando algumas nabiças para o lado, armado em esquisito, e lambendo as almofadinhas das patas. Eu estava perplexa, mas contente por ele apreciar. O meu gato olhava com orgulho para o amigo, e com uma pontinha de inveja por eu não lhe preparar banquetes destes todos os dias. Era o que mais faltava!
Depois de jantar e de mais uma sesta na sala, tempo ainda para preparem uma armadilha à minha cadela, que apanhou um valente susto, enquanto os traquinas se riam e gozavam com ela.
Despediram-se e o Garfield apanhou um táxi (claro que a pé é que não iria, seria uma canseira), e avisou que voltaria no Verão para mais um banquete de lasanha. Eu acenei um adeus enquanto pensava "e agora, quem vai lavar aquela pilha de loiça?"


Esta é a minha participação na 3ª edição do projecto da Ana, "Convidei para jantar...", cujo tema proposto para este mês, pela anfitriã Su, foram Personagens de Desenhos Animados que nos marcaram na infância.







Lasanha de Salmão em Creme de Batata-Doce e Ricotta

placas de lasanha frescas
2 lombos de salmão
150 gr de nabiças (ou espinafres)
1 dente de alho
2 batatas-doces médias
tomilho fresco q.b.
leite q.b.
100 gr de ricotta
queijo mozarella ralado q.b.
sal e azeite q.b.


Preparação

Descascar e cortar em cubos as batatas-doces. Colocá-las num tabuleiro, temperar com sal, tomilho e um fio de azeite e levar ao forno a 200ºC até ficarem assadas.
Enquanto isso, cozer o salmão com sal, escorrer, retirar peles e desfiar. Reservar.
Numa frigideira, colocar um fio de azeite e um dente de alho, deixar alourar e colocar as nabiças (previamente cozidas) a saltear. Adicionar o salmão e envolver. Reservar.
Quando as batatas estiverem assadas, retirar os pés de tomilho, colocá-las numa taça e triturar até puré. Adicionar leite a gosto e a ricotta e mexer até ficar homogéneo.
Num tabuleiro de forno, untar o fundo com azeite e colocar placas de lasanha. Por cima, uma camada do creme de batata e ricotta. Depois uma camada de nabiças e de salmão. Repetir as placas de lasanha e os restantes ingredientes. Colocar mais placas de lasanha e finalizar com o queijo ralado.
Levar ao forno a 200ºC até o queijo derreter e dourar e a massa cozer (uns 25-30 minutos).

Bom Apetite!



Tarte de Amêndoa e Gila


Alguém pediu uma bomba calórica?
Deixo-vos uma tarte feita com ovos, amêndoas, açúcar e doce de gila. Um pecado da gula. Para comer fatias pequeninas, devagar, com tempo, em companhia da família, padrinhos e afilhados. 
Uma receita de família que aqui partilho convosco.
Uma sugestão bem doce para a Páscoa.


Tarte de Amêndoa e Gila

250 gr de açúcar
6 ovos
200 gr de amêndoa sem pele
150 gr de doce de gila
1 colher (chá) de canela
açúcar e canela em pó para polvilhar


Preparação

Untar uma forma redonda com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal. Reservar.
Triturar as amêndoas em pó. 
Colocar numa taça os ovos e juntar o açúcar. Bater muito bem. Adicionar a amêndoa moída, o doce de gila e a canela, envolvendo.
Verter o preparado na forma e levar ao forno a cozer (o palito poderá vir um pouco húmido, a massa fica ligeiramente húmida).
Retirar, deixar arrefecer, desenformar e polvilhar com açúcar e canela em pó.

Bom Apetite!