Bolo de Puré de Maçã e Cacau


Fim-de-semana. Dias de folga e sol. Lá vou eu para mais um passeio e caminhada. O sol acompanha-me e queima-me na cara. Puxo dos óculos já há muito esquecidos naqueles dias de praia de Setembro. Os pés não querem as meias, anseiam pela areia e pela espuma do mar. Os salpicos das ondas chegam à cara e os sorrisos aplaudem o tempo primaveril. Há tempo para roubar um pôr do sol, que guardo, ansiosa pelo próximo.
O dia parece longo e convida à partilha de momentos felizes. O descanso, o passeio, o barulho do mar. Um encontro de amigos para um chá. Tempo para uma maratona de filmes nocturna. Com direito a ver um dos primeiros filmes de Almodóvar e libertar umas valentes gargalhadas.
Há também tempo para a cozinha, para coisas boas. O aromas e os sabores do fim-de-semana são mais calmos e deliciosos. As maçãs assadas que saem do fogão a lenha aceso à noite lembraram-me dum bolinho que havia visto num livro cheio de chocolate. O chocolate, que combina bem com estes dias. Estava assim escolhido "o artista" da noite.




Bolo de Puré de Maçã e Cacau

(adaptado do livro The Golden Book of Chocolate, de Carla Bardi e Claire Pietersen)

60 gr de manteiga
3/4 chávena de açúcar mascavado
1 colher (sopa) de extracto de baunilha
2 ovos
1 chávena de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de fermento
1 chávena de puré de maçã (usei polpa de maçãs assadas)
1/4 chávena de pepitas de chocolate
1/4 chávena de passas
1/4 chávena de nozes picadas


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma de bolo inglês e reservar.
Preparar o puré de maçã: retirar a polpa de maçãs assadas (usei 4 pequenas) e triturar até ficar homogéneo.
Numa taça bater a manteiga com a baunilha e o açúcar até ficar uma mistura cremosa. Acrescentar os ovos um a um.
Peneirar a farinha, o fermento e o cacau e juntar, envolvendo aos poucos e alternando com o puré de maçã. Por fim incorporar as pepitas, as passas e as nozes na massa.
Levar ao forno a cozer (teste do palito).

Bom Apetite!


Tarte Tatin de Pêra e Cardamomo


Mais um desafio do Dorie às Sextas. Sabe sempre tão bem. Um desafio bem guloso, na forma de uma tarte que é um clássico.
Lembro-me de ter feito uma tatin já há alguns anos e ter adorado, só não sei como demorei tanto a repeti-la.
Cá em casa por estes dias reinava a pêra rocha, por isso acabei por dar-lhe um toque bem português. E pêra combina tão bem com cardamomo que foi impossível resistir a uns salpicos.
Uma tarte que desapareceu depressa demais, deixando boas memórias, memórias de um caramelo a escorrer, perfeito, memórias de uma sobremesa que nos fez dar gargalhadas à mesa, memórias de um perfume pela cozinha, que pedem que seja repetida brevemente na versão original com maçãs ou num gesto diferente com mangas (como refere a Dorie no seu livro).


Tarte Tatin de Pêra e Cardamomo
(receita do livro Baking, de Dorie Greenspan)

1 placa de massa folhada fresca
6 a 8 pêras
1 colher (sopa) de açúcar + 1 colher (chá) de cardamomo em pó
100 gr de manteiga
3/4 chávena de açúcar


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Descascar as pêras e cortar em quartos.
Numa frigideira que possa ir ao forno (ou numa forma redonda baixa) derreter a manteiga e untar bem as laterais. Retirar do lume e polvilhar com o açúcar uniformemente. Espalhar as pêras em círculos, com a parte redonda para baixo. Aconchegar bem e tapar todos os buracos com as pêras pois estas vão encolher com a cozedura. Misturar a colher de açúcar com o cardamomo e salpicar por cima das pêras alinhadas.
Levar novamente ao lume até que o açúcar caramelize. Este processo poderá demorar uns 15 minutos, mas convém ficar atento à mudança de cor. Quando estiver dourado não demasiado escuro retirar do lume.
Espalhar a massa folhada por cima da fruta, e aconchegar as laterais. Levar ao forno até dourar (uns 20 minutos).
Retirar do forno e virar imediatamente (com confiança) sobre um prato largo. Deixar arrefecer um pouco antes de servir.

Bom Apetite!


Salada de Couscous com Especiarias e Laranja


O Cinco Quartos de Laranja comemora o seu sexto aniversário! Uma Laranja madura, sumarenta e que nos alimenta no dia-a-dia com receitas brilhantes e textos e fotografias que nos fazem sonhar e ganhar asas. Um blog de visita diária, que tanto me inspira e ajuda nas artes culinárias. Uma referência sem dúvida, desde sempre que o acompanho, e me delicio.
A Laranjinha sugeriu um desafio para este 6º aniversário. Criar uma receita com laranja. E já que estamos na época delas, não há melhor forma de celebrar.
As minhas laranjeiras aguardaram pacientemente a escolha da receita, enquanto o sol fazia brilhar os frutos para a festa. Um couscous foi imaginado e temperado pela laranja doce.
Parabéns Laranjinha!



Salada de Couscous com Especiarias e Laranja

2 chávenas de abóbora manteiga em cubos
1 cebola
1 chávena de água a ferver
1 chávena de couscous
2 bifes de frango
gotas de sumo de laranja
azeite e sal q.b.
2 colheres (sopa) de vinagre
1/2 colher (chá) de coentros em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cominhos em pó
1/4 colher (chá) de noz moscada
raspa de uma laranja
uma mão cheia de arandos secos
coentros frescos picados q.b.



Preparação

Aquecer o forno bem quente. Colocar a abóbora em cubos e a cebola em fatias num tabuleiro. Temperar com sal e um fio de azeite e levar a assar (uns 25 a 30 minutos).
Entretanto colocar a água a ferver por cima do couscous, temperar com sal a gosto e tapar. Aguardar 10 minutos antes de usar.
Cortar os bifes de frango em tiras finas e temperar com gotas de sumo de laranja e sal. Saltear numa frigideira até ficar douradinho.
Num tacinha preparar o molho: juntar 4 colheres de sopa de azeite com o vinagre, raspa de laranja e especiarias. Mexer muito bem.
Numa taça de servir colocar o couscous, o frango, a abóbora e a cebola, os arandos e envolver tudo com o molho preparado. Servir salpicado com os coentros frescos.

Bom Apetite!

E um beijinho especial à Laranjinha.





Scones de Alfarroba


As amizades fortalecem-se mesmo à distância. A minha amiga P. rumou a Inglaterra em 2008, na esperança de uma vida melhor e de concretizar sonhos a nível profissional. Minha quase vizinha na terra natal, colega de quarto na faculdade, colega de trabalho, minha amiga. Falamos muitas vezes por telefone e internet, e quando vem de visita às origens, há sempre tempo para um lanche cheio de sorrisos e coisas boas. Partilha de momentos felizes, em redor dum chá e bolinhos.
Na sua última visita esmerei-me no lanchinho, o frio assim o pedia. E assim, para além dum chá, pão quente e outras iguarias, surgiram estes scones de alfarroba, que deixaram alguns mais cépticos (talvez pelo aspecto), mas foram aprovados e saboreados com muita amizade.
P., já tenho saudades destes nossos lanches, quando voltas? A minha mesa aguarda pelo teu sorriso e boa disposição.
Aqui fica então a receita dos deliciosos scones de alfarroba, ideia da Ilídia, do belíssimo blog Acre e Doce, cheio de boas partilhas e receitas fantásticas. Uma sugestão para um lanche nestes dias frios.


Scones de Alfarroba
(receita do blog Acre e Doce)

200 gr de farinha trigo
25 gr de farinha alfarroba
20 gr de açúcar
1 ovo batido
1 colher (sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) cheia de fermento
1 pitada sal


Preparação

Peneirar a farinha com o sal e o fermento. Juntar a manteiga com os restantes ingredientes, misturando com as pontas dos dedos, sem amassar. Tender bolinhas que se colocam num tabuleiro untado. Levar ao forno quente (180ºC) até cozerem (uns 15 minutos).
Servir morninhos com manteiga e compotas caseiras.

Bom Apetite!


Bolo de Laranja e Canela


Mesmo que só tenha o domingo livre, tento sempre aproveitá-lo ao máximo, quase parecendo roubar horas em meu proveito. E já é certo e sabido que ao domingo é dia de bolinho no forno. Um ritual que já não dispenso.
O seleccionar uma receita que me prendeu a atenção num certo blog ou livro, o preparar dos ingredientes, o envolver da massa, as mãos engorduradas da manteiga, o espreitar e ver tomar forma do bolo, o cheiro que se liberta do forno e contagia as divisões da casa, deixam-me feliz.
Os dias de sol, que não dispensam um bom agasalho, permitem as caminhadas. Outro ritual de fim-de-semana. De gorro e de luvas lá sigo à beira rio, aproveitando para carregar baterias e imortalizar a minha cidade a preto e branco.
Já em casa, aquela receita escolhida segue rumo à cozinha. E como a Vera diz, "quem conta um conto acrescenta um ponto", aqui fica a minha versão do bolo de laranja e canela, que perfumou a minha casa num domingo cheio de sol e muito frio, que pedia forno ligado e um lanche de fatia a fatia.




Bolo de Laranja e Canela
(adaptado do blog "E hoje para o jantar temos...")

5 ovos
250 gr açúcar
raspa de 3 laranjas
sumo de 2 laranjas
100 ml óleo
1 iogurte natural
1 colher (chá) canela
300 gr farinha
2 colheres (chá) fermento


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e reservar uma forma de chaminé.
Numa taça, bater os ovos com o açúcar até formar uma mistura volumosa e esbranquiçada (uns 5 minutos com a batedeira eléctrica).
Adicionar o óleo, o iogurte, a raspa e o sumo das laranjas. Mexer bem.
Por fim, peneirar a farinha com o fermento e a canela e juntar à mistura, envolvendo suavemente.
Colocar na forma e levar ao forno até cozer (teste do palito).

Bom Apetite!





Convidei para jantar...Amélie Poulain

A Ana do blog Anasbageri, lançou um desafio bastante interessante. Se pudessemos convidar uma personagem dum livro ou filme para jantar, quem seria? O que lhe serviríamos? Não foi fácil escolher num mundo tão vasto do cinema e da literatura só uma personagem para receber no meu lar. São tantas as gostaria de ver sentadas à minha mesa.
A escolha acabou por recair numa personagem bem simpática, a Amélie Poulain, do filme Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain. Um filme de Jean-Pierre Jeunet que tanto admiro, que conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada de outras crianças, por pensarem sofrer de uma doença cardíaca. Uma infância isolada, a morte prematura de sua mãe e a transferência do afecto de seu pai para um gnomo de jardim, condicionaram a forma como se relaciona com os outros e com o mundo. Já em adulta, mudou-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde trabalha no café Deux Moulins, e decide reparar a vida dos outros, tentando trazer felicidade a todos que a rodeiam.





Seria um dia de Primavera solarengo. Amélie, chegaria cedo, ao início da tarde. Eu tentaria recebê-la da melhor forma possível, embora o meu francês esteja bastante enferrujado. Ambas esboçamos um sorriso tímido e iniciamos a nossa conversa.
Durante a tarde, um passeio à beira-mar que a surpreende. O vasto areal da Figueira não deixa ninguém indiferente. Aproveita para tirar uma foto ao gnomo de seu pai, na praia, para mais tarde lhe enviar a foto e o incitar à partida e descoberta de novos locais. Os salpicos do mar fazem-na sorrir e recordar momentos não vividos na infância.
Já em casa, uma limonada fresca feita com limões do meu limoeiro recebe-nos depois da caminhada longa. Ela prefere sentar-se no páteo, à sombra da laranjeira, com o meu gato ao colo. E é aí que coloco a mesa e sirvo o jantar, ao fim da tarde, para aproveitarmos a luz. Corre uma brisa suave e coloco música enquanto faço os últimos preparativos. Yann Tiersen é uma boa escolha, diz ela.
Para o jantar optei por fazer algo simples, aconchegante, usando o máximo de produtos caseiros e biológicos do meu quintal. Ela aprova, por gostar de coisas simples.
Um frango caseiro, feito no forno, acompanhado dum arroz de grelos da minha horta. Salada de tomate, cebola e orégãos (tudo da horta) numa taça à parte. Para sobremesa um leite creme queimado na hora. Sorrimos cúmplices ao quebrar a camada generosa de açúcar queimado com a ponta da colher, um prazer simples que partilhamos. Ela diz-me que está tudo do seu agrado. Aprecia os pequenos momentos da vida.
Despede-se, porque já se faz tarde, dizendo que adorou a refeição e o dia bem passado ao sol. Faz-me prometer uma visita a Paris, a tomar um chocolate quente e um croissant consigo no Deux Molins. Fica prometido, num abraço.

(como o post já vai longo, deixo apenas a receita do meu frango no forno, bastante apreciado pela Amélie e pela minha família)


Frango em Vinho e Tomate no Forno

1 frango caseiro
2 cebolas
3 dentes de alho
1 folha de louro
3 tomates
750 ml vinho branco
sal q.b.


Preparação

Partir o frango em pedaços (não muito pequenos) e remover o excesso de pele. Colocar o frango num tabuleiro. Temperar com sal. Por cima do frango colocar as cebolas às rodelas, os alhos descascados, a folha de louro e os tomates aos pedaços. Regar com uma quantidade generosa de vinho branco e levar ao forno bem quente a assar, até reduzir o vinho (+/- 1 hora).

Nota: a quantidade de vinho e o tempo total de forno vão depender do frango. Se for frango caseiro necessita de mais vinho e tempo no forno. Se for frango de aviário, demorará menos tempo e convém reduzir o vinho.

Bom Apetite!


Cookies de Granola da Dorie


E chegou mais uma sexta ao sabor do livro Baking da Dorie Greenspan. Fiquei entusiasmada ao saber que a receita para hoje no Dorie às Sextas eram umas cookies de granola (granola grabbers no original). Perfeitas para encher a lata dos biscoitos e manter o forno ligado nestes dias frios.
Como a Dorie diz no seu livro, esta receita foi elaborada a pensar no seu filho e amigos, e em como ficariam contentes ao chegar a casa e ver a lata das bolachas cheia destas maravilhas. Acabou por ser o seu marido que se tornou o seu maior fã e percebe-se bem porquê.
São umas cookies cheias de pequenas surpresas no interior. Estaladiças, crocantes e ao mesmo tempo "chewy" e cheias de pequenos pedacinhos de prazer. Perfeitas para molhar num copo de leite ao pequeno-almoço ou ao lanche.
Alterei a meu gosto e de acordo com o que tinha por casa. Usei a minha granola caseira, substitui as passas por arandos secos, os amendoins por chocolate branco aos pedacinhos e adicionei pistachios. Fiz metade da receita que me rendeu umas 20 bolachinhas.
Um prazer de fazer e comer. Tanto que já se acabaram. Os gulosos da casa não lhes resistiram.


Cookies de Granola
(fonte: livro Baking, de Dorie Greenspan)

3 chávenas de granola caseira (receita aqui)
3/4 chávena de arandos secos
1/2 chávena de chocolate branco aos pedacinhos
1/2 chávena de amêndoas laminadas e pistachios
1/2 chávena de côco
1/3 chávena de gérmen de trigo
14 colheres (sopa) de manteiga
3/4 chávena de açúcar mascavado claro
1/4 chávena de açúcar
1 ovo grande
1/4 colher (chá) de sal
1 chávena de farinha


Preparação

Untar e forrar com papel vegetal dois tabuleiros grandes. Reservar. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Misturar a granola (desfazendo os aglomerados formados) com os arandos, amêndoas, pistachios, côco, chocolate branco e gérmen de trigo. Reservar.
Numa taça, bater a manteiga com a batedeira durante 2 minutos. Adicionar o açúcar e bater bem até obter um creme. Juntar o sal e o ovo e misturar. Depois adicionar a farinha e envolver. Por fim juntar a mistura da granola e incorporar com uma espátula.
Utilizar uma colher de sopa para encher com massa e colocar no tabuleiro. Achatar com os dedos para ficarem cookies mais espalmadas. Levar ao forno até cozer (uns 10-12 minutos). Devem ser retiradas do forno ainda moles, ao arrefecer endurecem.

Bom Apetite!


Granola Caseira


Gosto do pequeno-almoço. Gosto de acordar devagar e dedicar algum tempo à refeição mais importante do dia. Para recolher energias e estar pronta para enfrentar desafios. Gosto de ter tempo para me sentar com calma e o saborear sem pressas, lendo até um livro ou um jornal.
Claro que às vezes é uma correria, os dias não permitem que seja sempre assim, mas nunca deixo de o tomar. E é sempre em casa. Um hábito que vem desde pequenina.
Um pequeno-almoço que me seduz naturalmente é comer numa taça de fruta aos pedacinhos, iogurte natural, granola, um fio de mel e uns pózinhos de canela. Um taça que abraça o dia logo pela manhã da melhor forma.
A granola tem de ser caseira. Gosto de a preparar, reinventar, colocar no forno e sentir os aromas a libertarem-se até que fique bem douradinha. Não resisto a prová-la ainda quente, correndo o risco de me queimar. Esta receita é a que costumo fazer, resultado de uma pesquisa e leitura de várias receitas e de pequenas variações de momento. Na sua composição entra o puré de maçã, que permite reduzir significativamente a gordura adicionada. Os frutos secos e as sementes podem ser alterados a gosto pessoal.
Já adivinham como têm sido os pequenos-almoços desta semana. Assim se começa bem o dia!



Granola Caseira

2,5 chávenas de flocos de aveia
1 chávena de frutos secos picados (amêndoas com pele, nozes, avelãs e pistachios)
1/2 chávena de sementes de girassol
1/4 chávena de sementes de linhaça e de sésamo
1/4 chávena de gérmen de trigo

1/4 chávena de puré de maçã
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de água
1 a 2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de açúcar mascavado escuro
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de gengibre em pó

2 a 3 colheres (sopa) de passas (facultativo)


Preparação

Numa taça misturar os elementos secos (flocos, frutos secos, sementes e gérmen de trigo). Reservar.
Num tacho colocar o puré de maçã, mel, açúcar, óleo, água e especiarias e levar a lume brando mexendo até envolver bem os ingredientes. Juntar esta mistura aos secos e envolver muito bem.
Colocar a granola bem espalhada num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 160ºC, até dourar (+/- uns 30 minutos). Deve mexer a mistura de 10 em 10 minutos. O tempo total vai depender do forno e do grau de dourado pretendido.
Fora do forno e depois de fria, adicionar as passas inteiras ou cortadas ao meio e envolver. Guardar em frascos hermeticamente fechados.

Nota: para o puré de maçã costumo usar a polpa de maçãs assadas, que trituro.

Bom Apetite!


Chocolate Branco Quente


Com o frio dos últimos dias a pedir agasalhos reforçados, surgem também outras vontades.
Vontade de aconchego e comidas de conforto. Vontade de saborear a nossa casa. Tardes e noites à lareira, maratonas de filmes, mantas enroladas e gatos a ronronar.
No forno ligado crescem bolachinhas que vão direitas ao lanche. Cresce também a vontade de bebidas quentes. Infusões, chás de especiarias e chocolate quente. Tudo devagar e com calma, que a recuperação assim o pede. O corpo ainda preguiçoso pede mimos e um chocolate quente perfumado pelo gengibre e canela.
Um chocolate do livro da Gasparzinha, Velocidade Colher, que aqueceu o meu dia gelado.


Chocolate Branco Quente
(fonte: inspirado no livro Velocidade Colher, de Susana Gomes)

80 gr chocolate branco
400 ml leite
3 colheres (chá) amido de milho
1/4 colher (chá) gengibre
2 paus de canela
canela em pó para polvilhar


Preparação

Picar o chocolate branco.
Aquecer o leite com o gengibre e os paus de canela. À parte misturar o amido de milho com um pouco do leite quente e juntar ao restante leite que está em lume brando, mexendo com uma vara de arames.
Juntar o chocolate branco picado e mexer até que derreta e a mistura engrosse.
Servir em taças ou chávenas e polvilhar com canela em pó.

Bom Apetite!


Um pão preguiçoso


Tenho andado em baixo nos últimos dias. Um problema de saúde, associado a cansaço e a uma hipotensão de cair para o lado, deixaram-me de cama um dia e outros quantos muito mal passados. Estou em fase de recuperação, sinto-me extremamente cansada e um pouco desanimada. A combinar com o dia de ontem, chuvoso e frio. Um tempo de inverno, um frio que pede recolha e aconchego.
As refeições têm-se tornado monótonas, pouco imaginativas e nada elaboradas. A preguiça apodera-se de mim. Quero coisas simples e que não impliquem grandes esforços. Caldinhos fumegantes de legumes da horta e canjas de galinha reconfortantes, acompanhadas de pão e queijo. Comida de conforto.
E foi assim que surgiu este pão, tão fácil de fazer, quase como uma brincadeira de criança. Sem máquina do pão, sem amassar, sem levedar, sem tempo de espera. Misturar tudo, levar ao forno e está pronto a comer em três tempos.
Hoje espreito pela janela ao acordar. O sol parece sorrir e está frio lá fora. Descongelo uma fatia deste pão e coloco a chaleira ao lume. Uma torrada quentinha com compota de maçã e canela, na companhia de um chá, ajudam-me a pensar em dias melhores.


Pão de Sementes
(fonte: blog Love Food Eat)

3 chávenas farinha trigo integral
1 colher (chá) fermento
1 colher (sopa) açúcar
3 colheres (sopa) sementes linhaça
3 colheres (sopa) sementes sésamo
2 chávenas água com gás
sementes para polvilhar


Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma forma de bolo inglês e reservar.
Numa taça misturar bem todos os ingredientes secos, de forma a que o fermento fique bem espalhado e incorporado. Adicionar a água com gás e mexer bem.
Colocar a massa na forma, polvilhar com mais sementes e levar ao forno a cozer (teste do palito).

Bom Apetite!