Bolo de Batata-Doce e Maple Syrup


Mais um bolo. Eu sei. Tenho-vos atormentado com os meus bolos e doces. Vista desse lado serei considerada uma gulosa de primeira... Não é que não seja gulosa (que isso já assumi), mas tento ter algum cuidado com a alimentação.
Durante a semana é muito raro comer doces de qualquer tipo, sejam sobremesas ou bolos. Fora de casa então é impensável verem-me a comer numa pastelaria. Não digo que não coloque um pouco de compota caseira nas torradas matinais, porque isso já seria exagerar.
Guardo então os devaneios gulosos para o fim-de-semana (mais propriamente o domingo), em que gosto de mimar os meus com um bolinho ou uma sobremesa. Também faço muitas vezes para oferecer a amigos e vizinhos. Gosto de partilhar.
Quando vasculho as fotografias que guardo na pasta do blog, às vezes tenho surpresas. Bolos esquecidos no tempo, embrulhados em receitas antigas de fim-de-semana. Foi o caso deste bolo, feito ainda em Dezembro ou início de Janeiro (nem me recordo bem), que surgiu depois da minha amiga P. que vive em Inglaterra, passar de visita no Natal e oferecer-me uns frascos de produtos que raramente encontro por aqui. Como o maple syrup, o golden syrup e o black treacle. Lembro-me que fiquei super entusiasmada com as ofertas e que fiz logo este bolinho, que embora tenha sido esquecido numa pasta sem pó, é delicioso e super fofo. Muito agradável na textura e no sabor, envolvente e viciante a cada fatia.
E como o tempo parece mais cinzento por estes dias, pede mesmo um bolinho assim, caseiro e com sabores de outono/inverno. Aqui fica a sugestão para o vosso fim-de-semana.



Bolo de Batata-Doce e Maple Syrup
(receita adaptada do blog Tachos de Ensaio)

1 chávena de puré de batata doce
2 ovos
1/2 chávena de maple syrup
1 colher (sopa) de água
1/4 chávena de azeite
1 e 1/2 chávena de farinha trigo
1 colher (chá) de fermento
1/2 chávena de açúcar amarelo
1 colher (chá) canela


Preparação

Para preparar o puré de batata-doce, cozer as batatas (cozi duas médias) aos cubos e depois esmagar com garfo ou triturar com varinha mágica.
Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar uma forma de bolo inglês. Reservar.
Numa taça colocar os ovos, maple, água e azeite e bater muito bem até ficar homogéneo. Adicionar o puré já frio e mexer bem.
Noutra taça colocar a farinha, fermento, açúcar e canela e juntar à mistura dos húmidos, envolvendo suavemente, sem bater muito.
Colocar a massa na forma e levar ao forno a cozer (teste do palito).

Bom Apetite!



56 comentários:

  1. Que maravilha de bolo, ficou tão apetitoso!

    ResponderEliminar
  2. QUerida Ginja, esse bolinho deve ser delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ginja , este bolinho està de puchar pela orelha, ficou muito bonito!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Hum...que bom aspecto...parece que até consigo sentir o aroma...adorei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ginjinha,
    Esse bolo deve ser uma verdadeira tentacao amiga... Com esses ingredientes só pode ter ficado uma delicia : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Este bolinho é dos tais, perfeito para dias cinzentos como o de hoje.

    ResponderEliminar
  7. Depois de ter feito o de laranja, este vai ali para o bloco de notas, mas sem o maple syrup :)terei que trocar quem sabe por sumo de laranja :)

    ResponderEliminar
  8. POr aqui tb é ao fim-de-semana que fazemos mais "loucuras"! Durante a semana há sempre uns cubinhos de chocolate, mas raramente mais do que isso. E não são apenas os doces, batas, arroz e massa, pão branco, tudo coisas que comemos com mt moderação.
    De vez em qd batatas doces, que eu adoro como sabes, adoro!! Excelente ideia este bolo. Mesmo a pedir chá e um filmezinho no sofá.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro batata doce Ana! Este bolo pede mesmo um chá, sofá, manta e filme bom :) E sim, esqueci-me que durante a semana por vezes um quadradinho de chocolate sabe mesmo bem...

      Eliminar
  9. Ai esses fins de semana de loucura na alimentação ahahahah
    Eu também sou assim e exagero mesmo :)
    Adorei o bolinho, perfeito!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Ginja, querida amiguinha,
    Já fiz este bolo e a fonte foi a mesma que a tua.Sou testemunha que é simplesmente divinal e viciante. Apetece só parar na última fatia.
    Adorei que o tivesses trazido aqui.
    Xi coração da
    Maria

    ResponderEliminar
  11. Adoro o teu blog, já o sigo! :)
    Passa no meu e segue-o também, tenho uma proposta de part-time ideal para ti!!!
    É um part-time que não nos ocupa tempo nenhum, não temos obrigações, não temos de ter experiência de vendas, basta mostrar o catálogo (ele vende-se sozinho, basta mostrar...) e ainda temos descontos em todos os produtos para nós!!!
    Se te inscreveres agora pela ficha de inscrição no meu blog, na tua 1ª encomenda receberás GRÁTIS o conjunto Full Moon no valor de 15,80€, que inclui um desodorizante, um creme para o corpo e um sabonete, que poderás vender ou ficar para ti!!
    Beijinhos e até já*

    ResponderEliminar
  12. Querida Ginja, revejo-me nas tuas palavras, quem me tira a possibilidade de comer um bolinho caseiro, não me verá com toda a certeza a comer bolos de pastelaria, perde-se esse hábito muito rápidamente, começamos a ficar muito exigentes e a estabelecer comparações.É claro, perdem os bolos de pastelaria.
    Gostei muito do teu bolinho:)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, lembro-me de já termos falado sobre isso. Que cada vez vamos ficando mais exigentes em relação a bolos de pastelaria. Claro que ganham os nossos, então os teus :)

      Eliminar
  13. Sem dúvida que ele tem um aspecto delicioso.Os ingredientes são de uma combinação não muito usual mas devem combinar muito bem e a batata doce dá-lhe aquela humidade que escorrega na boca!Delicia!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  14. Ginga vou-me servir dessa fatia que ja tens aí partida... menina que bolo fantastico!!!

    Adorei a receita!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Olá minha querida Ginjinha! :)
    E o que era um domingo (ou fim de semana) sem um bolinho caseiro? Por mim os teus bolos são e serão sempre muito bem-vindos, aliás, já faz parte da minha gulodice vir aqui espreitá-los! Admiro isso em ti, a tua forma de partilhar e de mimar os outros...a vida assim tem muito mais significado :)
    Já o imaginava, mas agora que o vejo estou mesmo rendida, o aspecto dele rústico deixou-me deliciada! Nunca provei maple syrup, mas a curiosidade já ficou afiada ;) lol já me aciganaste!
    Ainda hoje de manhã comentei com a empregada do café onde vou que não sou de bolos de pastelaria, mas os caseiros, ai ai, esses sim!!:))
    Beijinho grande amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, obrigado. Ainda bem que vejo que os bolinhos são bem-vindos pela malta amiga :) E o maple, provas quando cá vieres!

      Eliminar
  16. MINHA QUERIDA AMIGA,
    NÃO TEM COMO ENJOAR DE RECEITAS DE BOLOS, CADA RECEITA É ÚNICA, E OS BOLOS FAZEM PARTE DO NOSSO DIA-A-DIA, COM CAFÉ COM LEITE BEM QUENTINHO EU AMO, NÃO DÁ PRA RESISTIR A UMA FATIA. SOU MUITO GULOSA PARA O LADO DE DOCES, MAS TENTO EVITÁ-LOS E COMÊ-LOS MAIS NOS FINAIS DE SEMANA PORQUE NA SEMANA EU QUEIMO TODAS AS CALORIAS ADQUIRIDAS, RSRS.
    DIZEM QUE PEIXE MORRE PELA BOCA, RSRS, ENTÃO TENHO QUE FICAR ATENTA.
    ESTA RECEITA PRA MIM É NOVIDADE, NUNCA PROVEI BOLO DE BATATA DOCE, É MAIS UMA RECEITA QUE VAI PARA MINHA LISTA.
    FICOU COM UM ASPECTO DELICIOSO, BOM DEMAIS!

    ÓTIMO FINAL DE SEMANA!
    BJS ♥

    ResponderEliminar
  17. Por mim, faz os bolos que quiseres, que eu sou fã deles!!!!
    Adoro os teus bolinhos rústicos e os textos a acompanhar!
    São as delícias das minhas tardes...Hehehe!
    Mais um delicioso......
    Bjocas

    ResponderEliminar
  18. Ginjinha minha querida amiga, já esperava de vc essa partilha com vizinhos e amigos, é bem de voce que é tão doce, gentil e querida
    Também sou como vc, evito doces, pois meu pessoal quer doces todos os dias, se dependesse deles. E não há como não fazer um docinho, um bolo ou torta no final de semana ou um domingo todos reunidos a tomar um chazinho. Vc sabe que adoro batata doce? e por várias vezes pensei em fazer um bolinho com ela, mas acabo sempre esquecendo. Tenho certeza que vou adorar, a textura do seu bolo ficou super macia e certamente está delicioso. Não sei o que é maple syrup, mas vou procurar ver com o titio Google, de certo é algo muito bom hehe. Bjocas

    ResponderEliminar
  19. Não perdi meu tempo amiga querida, fui logo averiguar do que se trata e agora já sei, é um melado,comumente usado pelos americanos em panquecas e waffles, hummmm...agora já sei, só falta saber o sabor que deve ser muito bom. Será que posso substituir pelo mel? Ou a receita perderia a graça? Gostei tanto desse bolo!! Bjos miga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josy, não perdeu tempo :) Sim, o maple é meio melado mas mais líquido que o mel. Uso nas panquecas e fica óptimo. Tem um sabor a açúcar amarelo, mais forte e doce. Penso que pode substituir por mel, sem problema,(embora o sabor não fique igual) ou por metade mel e metade sumo de laranja.
      Fique bem amiga.
      Um beijinho.

      Eliminar
  20. ficou muito bonito gostei muito do interior que esta muito fofinho adorei bjs

    ResponderEliminar
  21. Ginja querida, parece mesmo telapatia!!!!! Sobraram 2 batatas doces aqui em casa e não sabia o que fazer com elas, aí vc posta este delicioso bolo e pronto já tenho o meu bolo de fim de semana....bjinhos Gina

    ResponderEliminar
  22. Minha amiga, este bolo deve ser divinal, a julgar pelos sabores. Batata doce e golden sirup, dois ingredientes que eu adoro!!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  23. Meu doce, nem penses em dizer que nos atormentas porque isso é impossível.
    Eu também sou gulosa, aliás, muito gulosa :D mas também só faço um bolinho aos domingos. Aos domingos faço o que mais gosto e passo o dia enfiada na cozinha :D desde um assado no forno, a uma sobremesa mais gulosa e um bolinho para o final da tarde:)

    Este bolinho está com ar delicioso e lá vou ter que experimentar fazer um bolo com batata-doce :P
    Bjo doce:*

    ResponderEliminar
  24. Que bom aspecto amiga.
    Deve ser muito saboroso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Querida, este posso experimentar porque no SuperCor há Maple Syrup ;) A batata doce já está na despensa a aguardar um fim ainda mais doce!
    Bjinhos ☺

    ResponderEliminar
  26. que delicia de receita estou aman do ..adoro batata doce são divinas mesmo
    bjão

    ResponderEliminar
  27. Olá Ginja,
    Sofremos do mesmo mal, pois eu já fui acusada de o meu blog ser só doces, mas sinceramente, assumo que cá em casa somos todos uns gulosos e apesar das idas diárias ao ginásio, a balança já começa a acusar o meu prazer pela cozinha :))). Adoro o cheiro de bolos no forno e quando estou entediada, vai de ir fazer um bolito...
    Este teu bolo deve ser uma maravilha de bom. A cor é linda e os ingredientes perfeitos!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  28. Bom dia minha querida Ginjinha:)
    Eu adoro os teus bolinhos, são sempre benvindos e por mim até podias publicar um todos os dias!!:D Eu sou uma grande gulosa, desde pequena que sempre o fui (e muito, para desgraça dos meus dentinhos!)! Mas tal como tu, tento ter cuidado durante a semana e raramente como doces, muito menos em pastelarias, também guardo esses pequenos pecados para o fim de semana:)
    Gosto muito desse tipo de bolos, com batata-doce deve ser delicioso e com o aroma da canela deve ser irresistível!
    Um grande beijinho linda e eu é que agradeço o carinho com que sempre me visitas, fico sempre muito contente com os teus comentários! Um excelente fim de semana para ti, cheio de doces aromas:)

    ResponderEliminar
  29. QUE DELICIA...muito doce e fofo o seu blog,ameiii...

    bjss


    http://morenaborboletas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  30. Ginja,

    Este bolo é de facto muito guloso e com sabores diferentes. Vai lindamente com uma chávena de chá. E como o fim de semana está aí à porta, vou lembrar-me disto. ;)

    Um beijo e bom fim de semana. Com bolo, claro!

    ResponderEliminar
  31. Obrigada, a todos, pelos vossos comentários. Que bom que apreciam os meus devaneios gulosos e bolos de fins de tarde perfeitos.
    Um beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  32. Ginjinha, estava mesmo para voltar aqui e ver se vc tinha me respondido, pois só posso visitar as amigas na parte da tarde, e vc gentilmente foi la me responder, muito obrigada querida. Com certeza vou fazer esse bolo e quando o fizer, lhe aviso. Vou fazer como vc aconselhou, usarei metade melado e metade suco da laranja. Obrigada mais uma vez, ótimo final de semana amiga

    ResponderEliminar
  33. Mais um bolo...e qual é o mal? hehe, para nós é um prazer :)

    Eu por acaso sou guloso todos os dias, mas sim, é ao fim de semana que "peco" mais ;)

    Eu adoro maple syrup e batata doce, por isso para mim esse bolo é perfeito!

    ResponderEliminar
  34. Pois cá em casa também é assim. Ao Domingo é dia de festa pois é dia de guloseima. Em compensação as refeições são, na maioria das vezes de peixe grelhado (mas por gosto não porque seja para "combater" o açúcar das sobremesas).
    Achei este bolo tão diferente do habitual. Na verdade há no estrangeiro ingredientes que por aqui nem sonhamos(só no C.I. e a preço de ouro).
    Ainda no outro dia uma amiga me telefonou aflita a perguntar como havia de gastar um arsenal de batatas doces que lhe tinham dado. Pois se eu tivesse conhecimento desta receita ela certamente faria este delicioso bolo.
    Desejo um ótimo fim de semana.
    beijos

    ResponderEliminar
  35. Apesar de ter comentado em cima, venho aqui mais uma vez a felicitar-te por teres publicado a tempo este receita para eu poder copiar, pois o blog onde ela estava originalmente, foi removido...
    É uma pena pq era um blog excelente.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Maria! Ainda bem que eu tinha a receita apontada num caderninho, porque já a fiz há algum tempo. E não coloquei o link exactamente por ter sido removido o blog (que era maravilhoso e cheio de receitas boas...é mesmo uma pena amiga).

      Eliminar
  36. Pois, visto o meu tb fico com a sensação que me acham uma gulosa, e se disser que até 2/3 anos atrás nem bolos comia ninguém acredita :)... E neste momento, o meu pequeno almoço perfeito é uma fatia de bolo simples com uma púcara de cafe ;)
    Está divino o teu bolo amiga, comia já uma fatia...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Que bolo tão apetitoso... adorei, deve ser uma delícia!
    Onde se pode encontrar maple syrup em Portugal? :S

    Beijinhos MissB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss B, por cá sei que há no Corte Inglés. Espero que encontres :)

      Eliminar
  38. eu não acho mal nenhum em passar por aqui e encontrar um belo bolinho :) alias acho muito bem, principalemnete porque são bolinhos mesmo como eu gosto, secos e saborosos :) beijinho

    ResponderEliminar
  39. Ginjinha querida, que bolo mais jeitosinho!!! E eu que tenho aqui maple syrup (provei "puro" e confesso que não adorei, mas em bolo deve ficar bem mais suave ;)).
    Beijinhos e bom domingo!
    Madalena

    ResponderEliminar
  40. Obrigado pelos vossos comentários de apoio aos meus bolinhos! Fico contente de saber a vossa opinião e carinho. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  41. Qué buenísima pinta! Los bizcochos siempre te salen estupendos, con un corte fantástico!
    He echado de menos esta cocina, mmm, qué rico huele!
    Feliz semana!
    Besitos.

    ResponderEliminar
  42. Un pastel de lo s de nota Ginja, con unos ingredientes muy sanos y ricos. Bueno todo te sale bien!!! Besinos amiguina.

    ResponderEliminar
  43. QUEM VÊ O MEU BLOG TAMBÉM DEVE PENSAR QUE SÓ COMO DOCES MAS FAÇO APENAS AO FIM DE SEMANA E CORTO SEMPRE AO AÇÚCAR.
    ADOREI O TEU BOLO FICOU UMA MARAVILHA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  44. Buonissimo! mi piace l'idea della batata :)!!

    ResponderEliminar
  45. No outro dia comi um bolo com batata doce que foi dos melhores dos últimos tempos. Era da Margarida, do Figo Lampo, e agora que ela partilhou a receita n blogue, tenho que o fazer para avivar a boa memória que me deixou.
    Consigo por isso imaginar a consistência fantástica deste bolo que partilhas. Deve ser tão bom!
    :)
    BJs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, eu vi esse bolo da Margarida e fiquei apaixonada mesmo sem provar. É um forte candidato a ser partilhado num lanche de amigos e domingo!

      Eliminar
  46. Querida Ginja, que delícia!!!
    É difícil entra em sua cozinha e não elogiar cada uma delas...
    todas feitas com tanto amor e tão saborosas! amei!!! Beijos.

    ResponderEliminar
  47. Querida Ginja
    Amo batata doce e certamente farei esse bolo, pois também adorei a receita.
    Um grande abraço e obrigada pelo carinho.
    Léia

    ResponderEliminar
  48. Ginja querida, acabei de fazer esse bolo, e simplesmente adoramos, ficou delicioso, como vc disse viciante, fiz em uma forma de bolo ingles, metade minha amiga, ja se foi kkkkk
    Apreciamos essa delicia ainda quentinho,com um chá em plena 11 horas da manhã, não almoçaremos no horário de sempre, pelo menos hoje. Vou postar a receita na quinta feira, pois amanha é dia de receita salgada, amiga muito obrigada, nunca havia experimentado bolo de batata doce a com certeza o repetirei muitas vezes. Bjos. Tenha um lindo dia querida

    ResponderEliminar