Compota de Maçã e Canela


- Truz truz.
- Quem é?
- É o Outono!
- Seja bem-vindo.


Compota de Maçã e Canela

1 kg de maçãs
100 ml de água
600 gr açúcar
2 paus de canela


Preparação

Descascar as maçãs e cortar em cubinhos. Colocar num tacho as maçãs, juntamente com a água, o açúcar e os paus de canela e levar ao lume. Quando ferver reduzir para o mínimo e deixar cozinhar lentamente durante uns 45 a 60 minutos. Após isso retirar o pau de canela e passar a varinha mágica no doce. Levar novamente ao lume até atingir o ponto de estrada (uns 20 minutos). Retirar do lume, encher os frasquinhos esterelizados e guardar.


Bom Apetite!


Bolo de Chocolate sem Farinha com Frutos Vermelhos






A simpática Mariana do blog Na Cozinha da Mariana está quase a fazer aninhos! São 40 primaveras e para as festejar ela lançou um desafio. Fazer um bolo de anos para a sua festa. Achei uma belíssima ideia e já vi bolos lindos que as outras blogueiras fizeram.
De muitos bolos que me lembrei optei por este de chocolate, que fica tipo mousse porque não leva farinha e a cobertura generosa de frutas vermelhas é uma delícia. Desejo-te muitas felicidades Mariana e espero que gostes do bolinho. Foi feito com muito carinho e é uma verdadeira tentação.


Bolo de Chocolate sem Farinha com Frutos Vermelhos
(fonte: receita da Sophie Dahl)

300 gr de chocolate em tablete
225 gr de açúcar
180 ml de água bem quente
225 gr de manteiga cortada em cubinhos (usei 150 gr)
6 ovos (gemas e claras separadas)
1 colher (chá) de café(não usei)
1 colher (chá) de extrato de baunilha

250 ml natas frescas
2 colheres (sopa) de açúcar
frutas vermelhas a gosto (usei framboesas, morangos, amoras, mirtilos e groselhas)


Preparação

Começar por untar uma forma redonda sem buraco, com manteiga e forrar com papel vegetal. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Num processador de alimentos triturar o chocolate e a açúcar até ficar uma farinha fina. Adicionar a água quente, a manteiga, as gemas, o café e a baunilha. Bater bem até ficar homogéneo. Numa taça à parte bater as claras em castelo e juntar à mistura do chocolate. Colocar na forma preparada e levar ao forno a cozer (uns 45 minutos - fica mole e cremoso no centro e murcha um pouco depois de sair do forno). Desenformar e deixar arrefecer bem antes de enfeitar.
Para a cobertura, bater as natas até ficarem tipo chantilly, adicionar o açúcar e voltar a bater um pouco. Cobrir o bolo com o chantilly e decorar com as frutas a gosto.

Bom Apetite!






Flognarde de Figo


Estes foram os últimos figos da temporada. Muito poucos sobraram porque a figueira foi assaltada por um larápio, que não conseguiu resistir aos figos doces que brilhavam com o seu pingo de mel nos ramos da árvore. Felizmente não conseguiram apanhar aqueles lá bem no alto. Esses sobraram para nós.
Nunca tinha feito uma sobremesa do género e queria experimentar o tão afamado flognarde com fruta (se for feito com cerejas é chamado de clafoutis, mas se for com outra fruta qualquer já será um flognarde). Gostei do resultado, é bastante bom, embora nada se compare a comer o fruto ao natural!


Flognarde de Figo
(fonte: retirei a receita daqui)

40 gr manteiga
2 ovos
1/3 chávena açúcar
1/2 colher (chá) raspa de limão
1/4 chávena farinha
1/3 chávena natas (usei leite)
6 figos maduros


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Lavar bem os figos e cortar ao meio. Reservar. Numa taça misturar a manteiga com o açúcar, as gemas e a raspa de limão. Juntar a farinha e as natas e mexer até ficar cremoso. Bater as claras em castelo e juntar à mistura anterior. Colocar a massa numa tarteira untada e espalhar as metades de figos (com o interior do fruto virado para cima). Vai ao forno até cozer (uns 25 minutos).

Bom Apetite!



Pêssegos Assados com Alecrim


Pêssegos. Aromáticos, perfumados e carnudos pêssegos. Uma fruta que não dispenso no verão. Gosto de os comer ao natural como sobremesa.
Aqui fica uma receita para aproveitar os últimos pêssegos da estação. Com um toque fresco conferido pelo alecrim. Poderão ser servidos com uma bola de gelado de baunilha ou iogurte natural.


Pêssegos Assados com Alecrim

4 pêssegos
2 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) manteiga
2 hastes de alecrim
iogurte natural (para servir)
canela q.b.


Preparação

Aquecer o forno a 200ºC. Lavar bem os pêssegos e sem os descascar, cortar em quartos, removendo o caroço. Colocá-los num tabuleiro refractário. Por cima polvilhar com o açúcar, espalhar a manteiga em pequenas nozes e colocar o alecrim. Vai ao forno até ficar assado e tenro (uns 20-30 minutos). Servir com iogurte natural e polvilhar com canela.

Bom Apetite!


Compota de Figo com Vinho do Porto


Tenho sorte em ter uma figueira enorme em casa, que dá todos os anos uma quantidade generosa de figos "pingo de mel". São muito saborosos ao natural e nada me dá mais prazer nesta altura que ir à figueira, apanhar os figos e deliciar-me. Mas para poder mais tarde saborear esta preciosidade, costumo fazer compota.
Posso dizer-vos que esta é sem dúvida uma das minhas favoritas. Com pão, torradas, iogurte e panquecas sabe mesmo bem.
Vi esta receita no blog Canela Moída, da simpática e bem disposta Ameixa Seca. Obrigado pela receita Ameixinha! Fi-la no ano passado e voltei a repetir esta semana. É mesmo bom.


Compota de Figos e Vinho do Porto
(fonte: receita do blog Canela Moída)

900 gr figos
1 + 1/2 chávena de açúcar
1/4 chávena + 2 colheres (sopa) de sumo limão
1/4 chávena de vinho do porto
1 pau de canela


Preparação

Lavar bem os figos, cortar os pés e depois em quartos. Na MFP colocar todos os ingredientes e seleccionar o programa "Compotas". Quando terminar o programa ver se está na consistência desejada. Se não, voltar a programar e ir verificando até chegar ao ponto desejado. Guardar em frascos esterilizados e, depois de frios, conservar no frigorífico.
Para quem não tem MFP, colocar os figos numa panela com o açúcar, deixar repousar 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até que a maior parte do açúcar tenha dissolvido. Juntar o sumo de limão, o vinho e o pau de canela, e levar ao lume até ferver. Baixar para lume moderado, mexendo ocasionalmente, até ficar no ponto. Retirar o pau de canela, guardar em frascos esterilizados, deixar arrefecer e guardar no frigorífico.

Bom Apetite!




Tarte de Ameixa Rústica


Uma tarte que celebra o fim do Verão. Aproveitando as últimas ameixas da época fiz esta tarte simples mas muito saborosa, que poderá ser feita com qualquer outro tipo de fruta. Fica também a sugestão de a fazer com maçã e canela, como sugere a autora do livro "Popina - Iguarias Saudáveis", Isidora Popovic, de onde retirei a receita.


Tarte Rústica de Ameixa

(fonte: livro Popina - Iguarias Saudáveis)

90 gr açúcar amarelo
1 ovo
40 ml óleo
55 ml leite
140 gr farinha sem fermento
1 colher (chá) fermento
algumas gotas de essência de baunilha
6 ameixas cortadas ao meio e sem caroço
2 colheres (sopa)de geleia para cobrir


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar o açúcar e o ovo numa tigela e misturar com a batedeira. Adicionar o óleo, o leite, a farinha, o fermento e a baunilha e misturar novamente até os ingredientes ficarem bem incorporados.
Transferir para a forma previamente untada e forrada com papel vegetal e espalhar uniformemente. Colocar as ameixas por cima da massa com a parte cortada virada para cima.
Levar ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar com um tom dourado. Retirar do forno e deixar arrefecer durante alguns minutos, pincelar com a geleia aquecida e servir.

Bom Apetite!


Figos com Queijo de Cabra e Presunto


Chegou finalmente a época dos tão aguardados figos! Aguardo impacientemente deitando o olho à figueira na esperança que amadureçam mais rapidamente. Adoro ir até lá e quando já estão maduros, deliciar-me com o fruto. O figo, é para mim um fruto de eleição. O sabor, a textura, a cor, é lindo e exuberante. A minha forma predilecta de o comer é mesmo ao natural, e em compota também, mas volta e meio gosto de experimentar algo novo, em doce ou salgado. Esta foi a primeira receita com figos desta época, uma entrada bastante simples mas cheia de sabor. Gosto do contraste do doce do fruto com o salgado dos acompanhantes. Deliciem-se como eu.


Figos com Queijo de Cabra e Presunto

6 figos maduros
1/2 queijo de cabra
6 fatias de presunto


Preparação

Lavar bem os figos e cortá-los em quatro sem chegar ao fundo. Rechear com um cubinho de queijo de cabra e enrolar uma fatia de presunto à volta de cada figo, espetando um palito para segurar. Servir.

Bom Apetite!