Doce de Ameixa Vermelha e Especiarias



As ameixas vermelhas estão na moda cá em casa. Comidas ao natural, em salada de fruta, em bolo, têm sido raínhas por cá.
Apesar de gostar imenso de fazer compotas, confesso que nunca tinha experimentado fazer com ameixas. Fiquei rendida com a cor e o sabor, uma maravilha, e passou a ser uma das minhas preferidas. Aqui fica a receita.


Doce de Ameixa Vermelha e Especiarias
(fonte: inspirado nesta receita do blog My Creative Flavors)

2 chávenas ameixas (descascadas e cortadas em pedaços)
2 chávenas de açúcar
2-3 cravinhos da índia
1 pau de canela
2-3 grãos de pimenta (moídos na hora)
sumo 1/2 limão


Preparação

Juntar os ingredientes todos numa panela e levar ao lume até ferver. Depois de levantar fervura baixar o lume e deixar cozinhar lentamente, mexendo de vez em quando, até ficar na consistência desejada (uns 45 minutos). Retirar o pau de canela e triturar com a varinha mágica e voltar ao lume até atingir ponto de estrada. Retirar do lume e guardar em frascos esterelizados.

Bom Apetite!



Crumble de Pêssego, Maracujá e Amêndoa


Continuando na onda do maracujá e tendo recebido mais uma sacada de maracujás, resolvi fazer uma sobremesa com eles e com os fantásticos e aromáticos pêssegos que tinha na fruteira.
Achei que seria uma boa altura para experimentar um crumble, sobremesa com fruta e com diferentes texturas, que me agrada e muito.
Pesquisei e foi no Technicolor Kitchen que me inspirei para fazer esta receita. Foi a minha primeira experiência de crumble, mas não será a última de certeza. Gostei muito da combinação de sabores e texturas. Espero que seja do vosso agrado.


Crumble de Pêssego, Maracujá e Amêndoa
(fonte: inspirado nesta receita do Technicolor Kitchen)

3-4 pêssegos
6 maracujás
2 colheres (sopa) de açúcar amarelo

2/3 chávena de farinha
70 gr manteiga em cubinhos 1 cm
3 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar amarelo
1 e 1/2 colher (sopa) de amêndoa laminada


Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Numa tigela misturar a farinha e a manteiga com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Juntar o açúcar e as amêndoas, misturar e reservar.
Descascar os pêssegos e cortar em cubos. Retirar a polpa aos maracujás e juntar aos pêssegos, bem como o açúcar. Colocar esta mistura num tabuleiro refractário, por cima colocar a farofa e vai ao forno até dourar (uns 25-30 minutos). Servir imediatamente acompanhado de gelado de baunilha ou iogurte natural.

Bom Apetite!



Gelado de Maracujá


Hoje publico uma receita de gelado, que tanto adoro e me deixa a sorrir e sempre bem disposta. Nestes últimos dias é mesmo o que tenho precisado, sorrir. O trabalho tem sido muito e o descanso pouco. Já ando com o sistema em parafuso... anseio pelas férias e pelo sol e o mar.
Enquanto planeava fazer o gelado de maracujá lembrei-me da minha amiga Ana dos Açores, que tinha imensos maracujás no jardim, e enquanto almoçávamos esticávamos o braço e apanhávamos mais um maracujá e comíamos. Lembrei-me também do licor de maracujá que trouxe dos Açores e resolvi então adicionar à receita. Aproveitei uns maracujás oferecidos para colocar a enfeitar por cima do gelado. Adoro aquelas sementinhas estaladiças e o sabor forte e ácido da polpa.
Enquanto não chegam as férias vou degustando o meu gelado e partilhando receitas.


Gelado de Maracujá


300 ml polpa de maracujá
125 gr açúcar
1 cálice de licor de maracujá
300 ml natas
maracujás para enfeitar


Preparação


Numa taça separar as sementes da polpa do maracujá. À polpa adicionar o açúcar e o licor e mexer bem. Numa taça à parte bater as natas até ficarem montadas. Juntar as natas à mistura e envolver.
Coloque tudo na máquina de fazer gelados e proceda de acordo com as indicações do fabricante. Se não tiver máquina, como é o meu caso, coloque a mistura no congelador e vá batendo de hora a hora de modo a quebrar os cristais de gelo e para tornar o gelado mais cremoso.
Servir com maracujá a enfeitar.

Bom Apetite!


Flan Salgado de Courgette


Já mencionei que sou fã de courgette? Sou fã nos salgados e mais recentemente em doces (território ainda a ser bem explorado). Assim que vi esta receita segui de imediato até à cozinha, tinha todos os ingredientes e resolvi fazer.
Este flan salgado encheu-me as medidas, adorei o resultado e já voltei a repetir. Fica super fofo e colorido. Pode ser servido como refeição completa (vegetariana) ou como acompanhamento. Eu acompanhei com saladinha e soube tão bem.

Flan Salgado de Courgette
(fonte: Teleculinária nº1681 de Julho 2011)

150 g farinha
1 courgette média
1 cenoura
1 cebola
1 dente alho
3 ovos
1 dl óleo
1 colher chá de fermento
1 raminho de salsa
sal e pimenta q.b.
margarina para untar


Preparação

Ligue o forno a 180ºC e barre com margarina uma forma grande de louça.
Descasque a cenoura, cebola e alho. Rale a cenoura e pique a cebola e o alho. Lave a courgette, retire as extremidades e passe-a também no ralador.
Deite os ovos para uma tigela, tempere com sal e pimenta, junte o óleo e bata. Adicione a farinha e fermento e bata bem. Junte todos os legumes e a salsa picadinha e misture.
Deite a mistura para a forma e leve ao forno durante 30 minutos. Retire e sirva de imediato.

Bom Apetite!


Muffins de Framboesa


Aproveitando ainda as framboesas acabadas de colher, que me foram gentilmente oferecidas pela minha amiga Jill, sairam do forno desta cozinha uns muffins muito saborosos. Ficaram fofos e com um recheio cheio de cor. Não ficaram muito doces, por isso, para paladares mais gulosos poderão juntar pedacinhos de chocolate branco à massa no final. Eu acho que vou juntar numa próxima ocasião. Ideais para levar para a praia ou um piquenique, para partilhar com a família e amigos ou para saborear no sossego do lar em tardes mais solitárias.


Muffins de Framboesa

(baseado nesta receita)

3/4 chávena de açúcar
raspa de 1 limão
2 chávenas de farinha
2 colheres chá de fermento
1 ovo batido
1 chávena buttermilk
1/2 chávena óleo
1 e 1/2 chávena de framboesas
açúcar mascavado q.b.


Preparação


Numa taça misturar o açúcar com a raspa de limão, a farinha e o fermento. Noutra taça juntar o ovo batido com o buttermilk e o óleo. Juntar estas duas partes. Por fim envolver as framboesas. Colocar a massa em forminhas de papel (que estão dentro das formas de metal) e salpicar por cima com açúcar mascavado. Vão ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficarem cozidos (teste do palito no centro do bolo).
Nota: para fazer o buttermilk, juntar 1 colher de sopa de sumo de limão com 1 chávena de leite, mexer e deixar repousar uns 10-15 minutos.

Bom Apetite!



Limonada de Framboesas


Está difícil o Verão chegar a estes lados. O tempo anda mesmo murcho, nevoeiro e até chuviscos. Faz um pouco de sol, mas vem um vendaval ao mesmo tempo. Por cá ainda visto um casaquinho, ainda ando de sapatilhas, ainda não saquei das sandálias e pijamas de verão, ainda durmo com 3 mantas (bolas, friorenta!), e ainda apetece comidinhas quentes e ligar o forno. Talvez para rumar contra a maré publico uma receita bem fresca, duma bebida que surgiu para um lanche entre amigos queridos. Ofereceram-me uma cestinha de framboesas que tinham sido acabadas de colher. Estavam tão lindas, vermelhas, ácidas, cheias de sabor e cor. E deram esta limonada linda, que sabe bem em qualquer dia de verão.


Limonada de Framboesa

(fonte: blog one lovely life)

1 chávena de framboesas
2/3 chávena de açúcar
1 chávena de sumo de limão
4 e 1/2 chávena de água fresca

Preparação

Numa taça juntar as framboesas com o açúcar. Mexer e deixar a macerar durante 5-10 minutos. Enquanto isso espremer os limões (usei 6). Com um garfo esmagar as framboesas e depois adicionar o sumo de limão e mexer bem. Passar a mistura por um coador. Juntar a água e mexer. Poderá juntar mais água e açúcar a gosto.

Bom Apetite!