3º Aniversário do Figo Lampo


O Figo Lampo faz 3 anos! 3 anos de receitas fantásticas e sabores algarvios, 3 anos de sucesso. O Figo Lampo é um blog que inspira e que já sigo há muito tempo, muito antes de pensar em abrir este meu cantinho e de me aventurar. A Margarida lançou um desafio para comemorar o aniversário, no qual o elemento central seria o número 3. Vamos então celebrar o número 3! Escolhi para esta receita três dos meus sabores favoritos: o chocolate, o côco e a canela. Espero que a receita seja do teu agrado Margarida, e que o Figo Lampo comemore muitos mais anos de existência. Felicidades.



Creme de Chocolate e Côco com Chantilly de Canela

(fonte: blog Dandysugar)

1 +1/4 chávena de leite de côco
3/4 a 1 chávena de chocolate semi-amargo
2 ovos
1 colher sopa de açúcar baunilhado (usei caseiro)
1/4 colher chá de sal
1 chávena de natas
2 colheres sopa açúcar em pó
canela q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Aquecer o chocolate e o leite de côco em banho-maria, até derreter. Vá mexendo sem deixar queimar. Retirar do lume e deixar arrefecer. Num processador de alimentos juntar a mistura do chocolate com os ovos, sal e açúcar baunilhado. Misturar tudo. Dividir a mistura por 4 ramequins grandes. Colocar os ramequins num tabuleiro, encher até meio com água e vai ao forno a cozer durante uns 35 minutos, até o centro ficar firme. Para o chantilly, bater bem as natas com o açúcar em pó até obter a consistência desejada. Polvilhar com canela a gosto e envolver. Servir fresco e polvilhado com mais canela.

Bom Apetite!

Bolo de Courgette, Canela e Chocolate



Andava ansiosa por experimentar courgette em bolos. Já salivava cada vez que via uma nova receita de bolos com courgette no blog da Ameixinha - o Canela Moída - que tanto adoro! Gosto muito de courgette em pratos salgados e como acompanhamento, é um dos meus vegetais de eleição, por isso faltava mesmo provar no ramo da doçaria e afins. Andei a pesquisar na net várias receitas e esta tinha tão bom aspecto que simplesmente tive de o ir fazer na hora. É referido não como bolo mas como pão ("Zucchini Bread"), embora seja bem docinho. Só posso dizer que adorei!!! A textura e humidade que a courgette dá ao bolo são fantásticas. Fica muito fofinho e é bastante viviante. Espero que gostem tanto como eu.





Bolo de Courgette, Canela e Chocolate

(fonte: blog Simple Bites)


1+ 1/2 chávena de farinha integral

1 + 1/2 chávena de farinha de trigo

1 colher sopa de canela

1/4 colher chá de noz moscada

1/2 colher chá de sal

1 colher chá de fermento

1 colher chá de bicarbonato sódio

2 ovos

1 chávena açúcar mascavado

1/3 chávena de óleo

1/3 chávena de buttermilk

3/4 chávena de iogurte natural

2 colheres chá baunilha

2 + 1/2 chávena de courgette ralada e espremida

120 gr chocolate preto aos pedaços


Preparação


Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e forrar com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Numa taça juntar os ingredientes secos (os sete primeiros da lista) e reservar. Entretanto para preparar o buttermilk, numa caneca colocar 1 colher de chá de sumo de limão e juntar 1/3 de chávena de leite. Misturar e deixar a repousar 10-15 minutos antes de usar. Numa taça bater bem os ovos até dobrarem de volume. Adicionar o iogurte, o buttermilk, óleo, açúcar e baunilha, mexendo bem. Adicionar depois a courgette e o chocolate. Por fim envolver a mistura da farinha. Colocar a massa na forma e vai ao forno a 180º até cozer (teste do palito). Retirar do forno e aguardar 10 minutos antes de desenformar.


Bom Apetite!

Pasta de Tomate e Requeijão



Sabe tão bem estarmos entre amigos a divertir-nos, a por a conversa em dia, enquanto degustamos uns belos petiscos ou bolinhos. Esta pasta esteve presente num desses encontros de amigos. Tosta atrás de tosta, fomos enchendo o papo! É muito agradável, fresquinha, e sai um pouco dos tradicionais patés de atum (que não tenho nada contra!) e afins. Foi uma surpresa pela positiva, vou repetir mais vezes sem dúvida. Já passou para o meu top 3 de pastas/patés! Façam e deliciem-se.



Pasta de Tomate e Requeijão
(fonte: adaptado dum folheto do hipermercado Jumbo)

1 requeijão
2 tomates chucha
1/2 cebola
1 dente alho
2 colheres sopa de azeite
1 colher sopa de manjericão
1 colher sopa de orégãos
1 colher sopa sumo lima (usei limão)

Preparação

Lave os tomates e retire-lhes a pele. Num copo misturador triture o requeijão, o tomate, a cebola, o dente de alho, o manjericão e os orégãos. Depois de triturados adicione o azeite e o sumo de lima misturando bem. Colocar no frio a refrescar. Servir com tostas.

Bom Apetite!

Trifle de Cerejas



Não sei se poderei chamar a isto um trifle... Será mais uma espécie de sobremesa em tripla camada. Estava num daqueles dias em que me apetecia desesperadamente um docinho mas não me apetecia estar a procurar receita nem a ligar o forno. Então, havendo restos de pão-de-ló, um restinho de doce de cereja e iogurte natural, meti mãos à obra e em 3 minutos estava feito! Só não comi logo porque achei melhor colocar no frio para ficar bem fresco e os sabores se fundirem e o bolo ficar húmido. Gostei muito! Também costumo fazer com pedaços de morango em xarope com açúcar e usar iogurte grego. Simples, fácil, fresco e delicioso.



Trifle de Cereja (para 1 pessoa)

1 iogurte natural
doce de cereja q.b.
restos de pão-de-ló(ou outro bolo)
canela q.b.

Preparação

Num copo ou taça colocar uma camada de bolo aos pedacinhos. Por cima colocar uma dose generosa de doce de cereja. Mexer bem o iogurte e colocar metade por cima do doce. Repetir as camadas, finalizando com o iogurte, Polvilhar com canela e enfeitar a gosto. Vai a refrigerar até servir.

Bom Apetite!

Arroz Doce





Depois duma semana que me deixou k.o. e de cama, regresso! Ainda meia abananada consegui fazer este docinho. Quando estou doente apetece-me sempre comer arroz doce. Não sei porquê, mas apetece e pronto. E lá o fiz, para saborear ainda morninho e com carradas de canela, que é como eu mais gosto. Esta receitinha é mais uma de família. Passou da minha avó para a minha mãe e agora para mim! Que delicioso e cremoso que é. Fiz uma refeição só de arroz doce... (gulosa!!!).




Arroz Doce

150 ml água
1 pitada de sal
3 casquinhas de limão
250 g arroz (uso carolino ou o saludães próprio para sobremesas)
1,5 l leite
200 g açúcar
canela q.b.

Preparação

Num tacho colocar o leite a aquecer. Noutro tacho colocar a água, o sal e o limão e ferver para fazer tipo um chá. Juntar o arroz à água e mexer até o arroz absorver a água quase toda. Quando o leite estiver quase a ferver, juntar ao arroz. Ir mexendo de vez em quando, em lume brando, até o arroz estar bem cozidinho (uns 30 a 40 minutos). Nessa altura, retirar as cascas do limão e juntar o açúcar. Envolver e deixar ferver mais uns 5 minutos. Servir nas tacinhas e quando estiver morno polvilhar com canela.

Bom Apetite!