Bolo de Courgette, Canela e Chocolate



Andava ansiosa por experimentar courgette em bolos. Já salivava cada vez que via uma nova receita de bolos com courgette no blog da Ameixinha - o Canela Moída - que tanto adoro! Gosto muito de courgette em pratos salgados e como acompanhamento, é um dos meus vegetais de eleição, por isso faltava mesmo provar no ramo da doçaria e afins. Andei a pesquisar na net várias receitas e esta tinha tão bom aspecto que simplesmente tive de o ir fazer na hora. É referido não como bolo mas como pão ("Zucchini Bread"), embora seja bem docinho. Só posso dizer que adorei!!! A textura e humidade que a courgette dá ao bolo são fantásticas. Fica muito fofinho e é bastante viviante. Espero que gostem tanto como eu.





Bolo de Courgette, Canela e Chocolate

(fonte: blog Simple Bites)


1+ 1/2 chávena de farinha integral

1 + 1/2 chávena de farinha de trigo

1 colher sopa de canela

1/4 colher chá de noz moscada

1/2 colher chá de sal

1 colher chá de fermento

1 colher chá de bicarbonato sódio

2 ovos

1 chávena açúcar mascavado

1/3 chávena de óleo

1/3 chávena de buttermilk

3/4 chávena de iogurte natural

2 colheres chá baunilha

2 + 1/2 chávena de courgette ralada e espremida

120 gr chocolate preto aos pedaços


Preparação


Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e forrar com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Numa taça juntar os ingredientes secos (os sete primeiros da lista) e reservar. Entretanto para preparar o buttermilk, numa caneca colocar 1 colher de chá de sumo de limão e juntar 1/3 de chávena de leite. Misturar e deixar a repousar 10-15 minutos antes de usar. Numa taça bater bem os ovos até dobrarem de volume. Adicionar o iogurte, o buttermilk, óleo, açúcar e baunilha, mexendo bem. Adicionar depois a courgette e o chocolate. Por fim envolver a mistura da farinha. Colocar a massa na forma e vai ao forno a 180º até cozer (teste do palito). Retirar do forno e aguardar 10 minutos antes de desenformar.


Bom Apetite!

8 comentários:

  1. Com tanta courgette fico muito tentada neste bolo, se o fizer digo :)
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Fizeste muito bem experimentar, também gosto imenso de bolos com courgette, agora vou fazer é compota de courgette
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Conheci o teu blogue e logo vi este bolo maravilhoso, deve ter ficado uma delicia :))Já sou tua seguidora e virei sempre que puder visitar o teu cantinho!Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eles chamam "bread" aos bolos feitos na forma de bolo inglês. Pelo menos essa é a impressão que tenho :) Ótima experiência!

    ResponderEliminar
  5. Estes bolinhos com courgette, andam a deixar-me muito curiosa em relação ao seu sabor. Já tenho visto várias receitas e um dia destes tenho mesmo de experimentar estas doçuras! Acho que vou gostar muito...o bolo ficou lindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Lindo e tentador, adorei e o blogue também por isso é hoje destaque no meu blogue, espero que não te importes,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  7. Menuda apariencia que tiene este bizcocho!!! con el chocolate tiene que estar muy bueno. Un saludo y me quedo amirar por aquí.

    ResponderEliminar
  8. Fiquei tentada com esta receita! Confesso que ainda não tive coragem de provar abobrinhas em doces,mas acho que chegou a hora! Te direi o que achei quando fizer!
    Bj,
    Marília
    P.s adoro a diversidade de receias e ingredientes. Sempre me inspiro quando venho aqui!

    ResponderEliminar